Nordic Vibes

6 things you didn’t know were Swedish #NV

Foto por Benjamin Wang

Eu já contei aqui em um dos posts do projeto Nordic Vibes  6 coisas que vocês não sabiam que eram islandesas e resolvi fazer mais um post desse tipo com essa listinha, dessa vez sobre a Suécia.  É uma lista com coisas bem interessantes, também retirada do Pine Tribe e traduzida/adaptada do meu jeito.

Vamos lá conhecer?

O termo ‘made in Sweden’ provavelmente vai fazer você lembrar de IKEA, Alexander Skarsgård ♥ e H&M. Mas embora essas contribuições sejam fantásticas (ênfase para o Alexander, por favor), muitas pessoas não sabem que a Suécia também é pioneira em ciência e tecnologia, e os suecos inventaram muitas coisas práticas que ainda usamos hoje.  Aqui estão seis coisas que vocês (provavelmente) não sabiam que eram suecas.

1 – A escala Celsius

 
O sistema de temperatura Celsius foi criado pelo astrônomo sueco Anders Celsius em 1700. O sistema original tinha uma escala de 100 graus, com 0 para o ponto de ebulição da água e 100 para o seu ponto de congelação. Após a morte de Celsius, a escala foi invertida e o termômetro como conhecemos hoje foi criado. Outro sueco, Carls Linnaeus, é reconhecido por ter feito a inversão da escala para torná-la mais prática.

2 – A garrafa de Coca

 
É difícil ignorar contribuições feitas pelos suecos-americanos, e poucas coisas são tão icônicas nos EUA como a garrafa da Coca-Cola. Alexander Samuelson, um engenheiro de vidro de Göteborg, é reconhecido por ter criado a garrafa de Coca que conhecemos hoje. Ao projetar a garrafa, ele queria que fosse possível reconhece-la mesmo estando quebrada. Sendo uma das embalagens mais reconhecidas no mundo, podemos dizer que ele conseguiu o que queria.

3 –  Dinamite

 
Pode parecer estranho que a Suécia, sendo um país neutro, é a casa do inventor da dinamite, mas em sua defesa, foi um acidente! Ao experimentar nitroglicerina explosiva em garrafas, o químico sueco Alfred Nobel, acidentalmente misturou isso com um produto químico protegendo a garrafa. A mistura resultou em uma substância que teve uma explosão forte mas segura de manusear. Nobel deu o nome de dinamite e usou o dinheiro que ganhou com sua invenção para criar o que todos nós conhecemos hoje como a Fundação Nobel e o Prêmio Nobel.
 

4 – Spotify 

 
O Spotify parece que está dominando o mundo, com serviços em mais de 50 países, mas antes era apenas disponível na Suécia e você tinha que ter um código de convite para usá-lo. Este serviço de música em streaming foi lançado em outubro de 2008, começou em Estocolmo e se expandiu rapidamente desde então para mais de 40 milhões de usuários.

5 – Soundcloud

 
Todos nós já sabíamos que os suecos têm um talento especial para o pop, mas parece que eles também têm um talento para a tecnologia da música. SoundCloud, um software de distribuição de música, foi criado pelo designer de som sueco Alex Ljung e o artista sueco Eric Wahlforss em Estocolmo, em 2007. Ele foi projetado com a intenção de permitir que os músicos compartilhassem suas gravações uns com os outros, mas foi transformada em uma ferramenta de publicação completa, o que também permitiu os músicos a distribuirem suas músicas. Agora, com base em Berlin, SoundCloud tem mais de 200 milhões de ouvintes.
 

6 – O zíper

 
Os suecos podem não ter inventado o jeans, mas eles inventaram um dos elementos mais importantes usados nele. O zíper atual como conhecemos apresenta dentes entrelaçados puxado juntos e separados por uma barra deslizante, e foi desenvolvido pelo inventor sueco-americano Gideon Sundbäck. Foi melhorado a partir de um modelo menos eficaz em 1913 e a versão redesenhada foi patenteada em 1917.

Uau, quantas coisas esses suecos já não contribuíram para o mundo, né? Não é só um país de rostinhos lindos e maravilhosos, mas também de grandes inventores. Vou confessar que antes de ter lido essa listinha, eu não sabia de nada disso e fiquei surpresa com todos os itens. O que mais me deixou impressionada foi a garrafa da Coca e o zíper, não chutaria nunca que foi inventado por suecos.

Vocês já conheciam algum deles? Qual te impressionou mais?

//You Might Also Like

//7 Comments

  1. naterradaluavirada

    fevereiro 22, 2015 at 8:28 pm

    Que massa! Fiquei chocada com o lance do Celcius, não fazia a mínima idéia de que era sueco!

    Beijos,
    Lidia.

  2. filosofiabotequim

    fevereiro 22, 2015 at 9:55 pm

    Fiquei surpreendida com o Zipper. Não fazia ideia. 🙂

  3. Kah Souza

    fevereiro 23, 2015 at 1:39 am

    Não sabia de nada disso, hahahahah. Mas já tô aqui agradecendo a Suécia por esse Spotify maravilhoso.

    E a criação da garrafa de coca foi realmente um sucesso, impossível não reconhecer!

  4. Bárbara Hernandes

    fevereiro 23, 2015 at 9:34 am

    Eu não sabia de nenhum desses, fiquei surpresa! (Com exceção do Alexander, claro)
    Suécia, um país de lindos e inventores, adorei!

  5. Camila Faria

    fevereiro 23, 2015 at 4:31 pm

    Esses suecos são mesmo incríveis! Fora a produção intelectual sueca, que é demais, né? Escritores, cineastas etc. maravilhosos!

    Taís, você já viu o filme mais fofo do mundo: Song of the Sea? http://www.imdb.com/title/tt1865505/
    É sobre selkies e, é claro, lembrei de você imediatamente! 🙂

  6. Paula A.

    fevereiro 23, 2015 at 11:56 pm

    Mas gente, só sabia do zíper! :O
    Chocada com a escala celsius, especialmente em saber que era invertida antes! hahah Adorando essa sua série de posts.

  7. Adeisa Emanuelle

    fevereiro 24, 2015 at 3:58 pm

    Não sabia que nenhum desses itens listados foram criados por suecos 😮
    Gente, o zíper! Nunca me perguntei quem o criou ou de onde veio…

//Leave a Reply