Viagens

Anafiotika – uma “ilha” no coração de Atenas

A principal atração de Atenas com certeza é a linda Acropolis e também, todos os outros sítios arqueólogicos que existem por ali. Atenas tem muita história e sem dúvida é muito legal e emocionante ver tudo aquilo.

Só que, saindo um pouco desse tema, existe a linda Anafiotika e que na minha humilde opinião, se você  for visitar Atenas e tiver tempo, você precisa ir lá conhecer. ♥

Anafiotika é um lugarzinho muito apaixonante. É um pequenino bairro dentro do bairro de Plaka, nos pés da Acropolis. Não é um lugar muito grande, são apenas algumas ruelinhas, mas o suficiente pra te deixar encantado.

E o que tem de tão especial lá? Anafiotika foi fundada por moradores da ilha de Anafi, que vinham trabalhar em Atenas na era do Rei Oto.  Essas pessoas começaram a construir suas casas ali com uma forte influência da arquitetura das ilhas Cíclades. E até nos dias de hoje,  você tem a sensação de estar em uma das ilhas gregas ao andar pelas ruazinhas de Anafiotika. É incrível! Parece que ao entrar ali, você é magicamente transportado do agito de Atenas para uma ilha tranquila. Eu amei demais Anafiotika e ter ido lá deixou minha visita à Atenas ainda melhor.

IMG_2820

Mas… antes de mostrar as fotos que tirei lá, preciso contar um pouquinho como achar Anafiotika, porque pode passar um pouco despercebido se você tiver receio de entrar em uns ”becos”.

Anafiotika faz parte de Plaka, então você andando por lá,  mesmo seguindo o google maps, pode ficar um pouco confuso. O mapa mostrava pra gente um beco, com várias street arts nas paredes e ficamos sem entender nada. Até que vimos algumas pessoas saindo de lá e resolvemos arriscar.

Olha só isso:

IMG_2797

Se você chegou até aqui, recomendo você pegar o caminho que vai pra esquerda e ir seguindo as ruazinhas pra cima. Você meio que vai fazer um ”loop” e no final você vai sair nessa ruazinha estreita da direita. Tanto o caminho da esquerda ou o da direita vão dar no mesmo lugar. Só que acho que começando pela esquerda é melhor.

É só ir entrando e passando por umas ruazinhas fofas assim. ♥

IMG_2799IMG_2800IMG_2801Processed with VSCO with a6 preset

Até você começar a ver umas construções brancas e ali é que está Anafiotika. As ruas não têm nomes e as casas são númeradas como Anafiotika 1, Anafiotika 2 etc.

É muita lindeza, várias plantinhas, gatinhos, janelinhas fofas… Um encanto só!

IMG_2808IMG_2803IMG_2804IMG_2806IMG_2809Processed with VSCO with a6 presetProcessed with VSCO with a6 presetProcessed with VSCO with a6 presetProcessed with VSCO with a6 presetIMG_2814IMG_2817Processed with VSCO with a6 presetProcessed with VSCO with a6 presetProcessed with VSCO with a6 preset

E no finalzinho (ou o começo pra quem decidir começar pelo caminho da direita), tem uma área toda cheia de street art que eu adorei também!

Processed with VSCO with a6 preset

Eu fiquei muito feliz de ter descoberto Anafiotika antes de ir pra Atenas, porque eu ia ficar de coração partido se tivesse ido até lá e voltasse embora sem ter conhecido esse lugar, que fica numa região que todo mundo que vai pra Atenas acaba passando, mas fica escondidinha entre esses becos e o morro da Acropolis.

Anafiotika é ou não é um amorzinho?

//You Might Also Like

//9 Comments

  1. Laura Nolasco

    julho 15, 2018 at 4:44 am

    Meu deus, que coisinha mais linda!
    Eu só fico imaginando que não ia nem conseguir andar de tanta foto q ia querer tirar kkkkkkkk…
    Amei as fotos e os posts… como lidar com esse tanto de gatinhos???
    Beijos!

  2. wanila

    julho 15, 2018 at 10:38 pm

    Que cantinhos lindos! Concordo com a Laura, eu ia querer tirar tantas fotos que mal ia querer andar! ahhahaha adorei <3

  3. Claudia Hi

    julho 16, 2018 at 1:22 pm

    Nossa me senti no filme da Mamma Mia com essas ruelas e escadarias branquinhas ♥

  4. Camila Faria

    julho 16, 2018 at 1:57 pm

    Amorzinho demais Taís! Melhor dica de Atenas. Um oásis de calma no meio do agito da cidade, amei. E realmente tem o clima das ilhas gregas, simpático demais!

  5. Luiza

    julho 16, 2018 at 5:17 pm

    Sou apaixonada por lugares assim e ainda por cima é cheio de gato? Pelas fotos me deu a sensação de ser uma dessas vilas que a gente se sente fazendo uma mini viagem no tempo. ♡

  6. Grazy Bernardino

    julho 16, 2018 at 7:38 pm

    Que preciosidade! Amei demais essas fotos. ♥ Grécia deve ser um amor só!

  7. Loma

    julho 17, 2018 at 5:59 am

    Tanta coisa que eu senti e gostaria de falar sobre esse post e essas fotos que nem sei por onde começar exatamente. Primeiro: como eu amo ruelas e becos quando eu viajo. Eles geralmente levam até OS MELHORES lugares, você descobre cada coisa incrível. Aqui na Coreia, os becos são fenomenais. Quando fui pra Macau, também me enfiei em uns becos que chegavam em lugares lindíssimos. Sou fã dos becos (por mais esquisita que essa frase soe). Segundo: que arquitetura mais linda? Todas as suas fotos ficaram um sonho, que ligar mais fotogênico! Deu vontade de pinar cada foto desse post! Terceiro: o que são essas casas numeradas com Anafiotika 1, 2, 3 etc????? Achei tão fofo! Amei a foto da numeração que você registrou, a Anafiotika 2! Eu tô apaixonada nesse post. Obrigada por compartilhar essa experiência, que coisa mais linda e gratificante!

  8. Katarina

    julho 17, 2018 at 2:57 pm

    Que amooor essas ruas e esse climinha calmo, me lembraram as de algumas cidades de Portugal ♥

  9. BA MORETTI

    julho 17, 2018 at 7:45 pm

    se tem gatinhos por todos os lados já amo HAHAHA ♥

//Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.