Nordic Vibes

Cemitério no Natal #NV

Via

 

Cemitério, Natal… ta aí duas palvras que não combinam na nossa cabeça, que não fazem o menor sentido juntas, pelo menos não na nossa cultura.
Quando estive na Islândia, não pude deixar de querer vivenciar a cultura e aprender algo novo que eu ainda não sabia. Natal é uma época mágica em qualquer lugar e foi muito especial estar lá nessa época do ano. Quando peguei um tour para fora de Reykjavík, tive a sorte de conhecer uma tradicão natalina dos islandeses que me deixou muito encantada. Visitamos uma igrejinha já no caminho de volta para capital, estava bem escuro e o guia nos levou pra conhecer o pequeno cemitério que tinha atrás da igreja, para minha surpresa e de todos, as poucas cruzes que tinham lá estavam todas iluminadas. Foi tão bonito de se ver e todo mundo voltou com um sorriso no rosto.
Os islandeses na época do Natal fazem essa linda homenagem para aquelas pessoas queridas que já se foram, é uma forma de serem lembrados nessa data, enfeitando o local com luzes natalinas ou velas. Fica tão bonito e passa um sentimento tão bom, uma forma alegre e desapegada de demonstrar amor por aqueles que não estão mais aqui, transformando um lugar triste em clima de festa. Islandeses têm uma forte ligação com os seus mortos, digamos assim, isso vem já desde as raízes vikings e é tão legal ver como eles ainda preservam e se conectam com o seu passado e tradições antigas. Para eles é super normal fazer isso, mas para gente de uma cultura tão distante, fica de boca aberta, eu pelo menos fiquei, nunca imaginei ver um cemitério todo decorado em clima de natal.
Na escuridão do inverno, os cemitérios ficam incrivelmente bonitos, durante o caminho no meio do nada islandês, era um brilho para os olhos avistar aquelas cruzes iluminadas. É uma forma tão fofa de celebrar o natal com aqueles que já se foram, vocês não acham?
Não tive oportunidade de fotografar e visitar mais cemitérios para presenciar essa tradição tão especial, mas selecionei algumas imagens para compartilhar  aqui.
Via

 

Via

Via
Via
Via
Via
Incrível, né? Se você for pra Islândia na época do Natal, não deixe de ir conferir essa tradição tão bonita e especial.
(Corri pra postar o Nordic Vibes de janeiro, quase que não consigo. Sei que já foram duas edições sobre a Islândia, mas não se preocupe que os outros países vão aparecer também, já tenho o próximo programado, mas mesmo assim gostaria de saber, qual próximo país vocês gostariam de ver por aqui? E pra quem é novo no blog, saiba o que é o projeto Nordic Vibes clicando aqui )

//You Might Also Like

//15 Comments

  1. Bela Carapinheiro

    janeiro 31, 2015 at 10:03 am

    Ai que coisa rica. Toda cultura é rica.
    Mas ai o pessoal não morre, não?! Cemitério vazio HSUIAHIUSH Desculpa a brincadeira.

    A Bela, não a Fera

    1. admin

      fevereiro 3, 2015 at 8:26 pm

      É um país pequeno poxa! hahahaha

  2. Kah Souza

    janeiro 31, 2015 at 6:08 pm

    Detalhe pra esses cemitérios cobertos de gelo (até isso é bonito aí, socorrr).
    Gostei muito dessa tradição.

    Eu sou bem desapegada com Natal, acho que poucas pessoas realmente se importam com o significado (e sim com os presentes, mas enfim) eu adorei, tá aí uma forma bonita, simples e com um significado especial pra celebrar essa data 🙂

  3. Dayane Pereira

    janeiro 31, 2015 at 11:49 pm

    Lindo demais!
    Não acho desrespeito ou estranho de forma alguma, é uma foram de celebrar com quem amamos e já se foi… e fica lindo.

  4. Anjo De Cor

    fevereiro 1, 2015 at 9:51 pm

    Gostei muito das fotos, já aqui no Porto (Portugal) as pessoas tem imenso respeito e necessidade de enfeitar nas festas as campas como símbolo de lembrança dos que já partiram.
    Eu gosto de ver essa ligação.

  5. Ingrid A.

    fevereiro 2, 2015 at 1:31 am

    meu, serio, que coisa mais linda taís! lindol ainda mais pensar a morte dessa maneira, de homenagea-los assim…e sensibilidade muito bacana do guia de perceber q isso eh muito diferente pra voces e mostrar <3

    ps. pode participar da promo siiim!
    ps2. se visitar glasgow por favor me conte pq vi um programa e to achando que Escócia pra mim é a Islândia pra vocÊ!!!!

  6. Bárbara Hernandes

    fevereiro 2, 2015 at 9:17 am

    Nossa, simplesmente maravilhoso! As luzes coloridas contrastando com o branco da neve é lindo de se ver! Nunca tinha ouvido falar dessa tradição mas achei demais! Os países nórdicos são encantadores…

  7. Alessandra

    fevereiro 2, 2015 at 9:18 am

    Como eu adoro cemitério, nem preciso dizer que adorei ese post neh? Muito lindo tudo iluminado! Adorei conhecer essa tradição tão diferente da nossa. Bjs.

  8. Priscilla Barreto

    fevereiro 2, 2015 at 1:07 pm

    Tá ai, uma bonita homenagem as pessoas queridas que se foram. Nunca tinha pensado que um ambiente tão sombrio e triste como um cemitério, poderia se transformar assim.
    Adorei conhecer um pouco mais dessa tradição tão diferente e bonita. Obrigada por mostrar isso para gente Tá!

    Bjo grande e bom começo de semana

    Pri

    http://www.styledchicas.blogspot.com.br

  9. Camila Faria

    fevereiro 2, 2015 at 2:21 pm

    Que bonito isso Taís. Deve ser emocionante ver ao vivo, incrível mesmo.

    Agora, tudo que eu vejo relacionado a Islândia, lembro de você, claro! Você conhece essa história do último mcdonalds de Reykjavik? http://bushostelreykjavik.com/last-mcdonalds-in-iceland 🙂

  10. Ana Luiza

    fevereiro 2, 2015 at 10:31 pm

    Esse costume é realmente bem diferente do que vivenciamos no Brasil, mas não deixa de ter sua beleza e relevância. Achei muito interessante essa homenagem e só fiquei com mais vontade de ir conhecer esse lugar maravilhoso (ao qual sonho visitar e morar, quem sabe, né?, desde pequena ♥).
    Obrigada pelo comentário no blog ♥
    Beijos,
    Nalu
    http://coisasafiins.blogspot.com

  11. BA MORETTI

    fevereiro 3, 2015 at 4:47 pm

    caramba, que coisa linda. amei 🙂

  12. Raquel

    fevereiro 7, 2015 at 4:26 pm

    Nossa, eh macabro, mas nao deixa de ser bonito.

  13. Ray Lanes

    fevereiro 17, 2015 at 2:59 pm

    Por um mundo com mais tradições islandesas <3 lindo!
    Eu admiro demais isso nessa cultura, o passado é vivo! Eles são muito ligados a história deles.

  14. Indicações de Links #5 – Nýr Dagur

    outubro 2, 2016 at 4:40 pm

    […] inclusive da própria Irlanda. haha vai lá conferir! Agradecimentos A Ana Carô indicou o post Cemitério no Natal no Clica aí, colega! #14 e a Nina indicou o post Escrever sobre viagens no #1 Links da […]

//Leave a Reply