América do Sul, Viagens

Cuzco e as Ruínas Incas

O nosso segundo dia em Cuzco foi mais agitado, após o desayuno fomos até o Pirwa da calle Suecia (outra unidade do mesmo hostel que estávamos, eram 3 na cidade) porque lá funcionava a agência do próprio hostel.

Fizemos um mega pacote e nossos passeios ficaram assim:
1- no mesmo dia – ruínas incas próximas a cidade
2- dia seguinte – Moray e salineiras
3- no outro dia – Valle Sagrado de los Incas
4- e por fim – Machu Picchu
No nosso roteiro separamos uns bons dias pra ficar em Cuzco, é uma cidade que vale muito a pena passar um pouco mais de tempo. Era a capital do Império Inca, hoje é bem marcada por traços dos espanhóis, mas ainda muito bem preservado os traços incas. Com um pouco mais de 3 mil de altitude e um clima friozinho o ano inteiro.

Enquanto esperávamos nosso tour sair, ficamos fotografando um pouco a cidade.

San Blas
_mg_6301 _mg_6304

San Blas é um bairro muito bonito, bem colonial. É conhecido como o bairro dos artistas e você encontra várias lojinhas de artesanato. Essa rua das fotos (Carmem Alto), é a rua do hostel. Bem estreita, quando passa um carro você tem que se espremer todo perto da parede pra deixar o carro passar. É um bairro bem agradável com restaurantes bons e baratos, também é bem pertinho da Plaza de Armas.

Plaza de Armas – o coração de Cuzco
_mg_6305 _mg_6307_mg_6308

A Plaza é rodeada de construções coloniais e também alguns resquícios de arquitetura Inca.
_mg_6346 _mg_6354 _mg_6328 _mg_6310

Uma dica: não confundam a bandeira de Cuzco com a bandeira gay.

Em muitos restaurante e bares, a bandeira de Cuzco fica na entrada.. e isso não significa que são estabelecimentos ao público gls, é apenas a bandeira da cidade! hahaha

Larissa fez  um comentário muito interessante na última postagem e achei legal falar aqui.
Ela mencionou se Mc Donald’s, Starbucks etc.. Respeitavam a arquitetura da cidade. Eu não sei dizer, mas acredito que só existam esses estabelecimentos aí na Plaza de Armas e lá eles ficam embaixo de pilares (acho que vocês conseguem visualizar melhor na foto a seguir). Todas as lojas e restaurantes que ficam alí embaixo seguem o mesmo padrão, sem interferir nada, apenas com seus logos discretamente.
_mg_6363_mg_6360
A geografia da cidade é muito interessante.
_mg_6358 _mg_6367

Nosso tour começou ali mesmo na Plaza, fomos andando até o nosso primeiro ponto de parada.

Qorikancha

O Quorikancha é o Templo do Sol, o maior templo Inca de Cuzco. Lá dentro você vê claramente o contraste das construções coloniais x construções incas. Na época que os espanhóis chegaram na cidade eles cobriram os paredões incas com uma camada de gesso e pinturas católicas. Foi depois de um terremoto fortíssimo que aconteceu no Peru, que descobriram muitos paredões incas que estavam escondidos por causa do gesso, muitas construções coloniais desabaram após o terremoto e as construções incas permanecerem intactas. Curioso, não?

Jardim do Templo do Sol e a Av. Sol, uma das mais importantes da cidade.
_mg_6371 mochilao-623Próxima parada fomos de ônibus, conhecer as ruínas.

Em Cuzco existe a ‘máfia’ do Boleto Turístico, é meio que impossível escapar dele!
Você paga 130 soles (valor em 2012) por ele e tem o direito de conhecer 16 atrações entre igrejas, museus, as ruínas incas e vale sagrado. O Boleto é válido por 10 dias e conforme você vai visitando os lugares  inclusos no Boleto eles vão marcando. Vale a pena comprar, as vezes um lugar custa 60 soles pra entrar e pegando esse ‘pacote’ sai mais em conta, mesmo que você não visite todos os lugares.
O Boleto você pode comprar na OFEC  que fica na Av. Sol ou nas próprias atrações, no no nosso caso compramos lá em Saqsaywaman.

Saqsaywaman
_mg_6384
 Saqsaywaman fica bem próximo da cidade, dizem que Cuzco tem o formato de um puma e que Saqsaywaman seria a cabeça do bicho. O mais impressionante são esses paredões com rochas pesando toneladas e encaixadas perfeitamente. Provavelmente era algum santuário e hoje é utilizado para realizar o Inti Raymi, uma grande festa em homenagem ao sol. Talvez seja a maior festa do país e acontece no mês de junho, dia 24. Se você estiver planejando uma viagem pra essa época, a cidade fica cheia, se prepare.

Aí a nossa guia nos contou algo bem curioso que eu não sabia, que além de grandes arquitetos, agricultores.. etc.. Os Incas também deram um grande passo em relação a medicina. Foram encontrados na parte dos dentes implantes com madeira! E que a causa da morte dessas pessoas não teve nada relacionado com o implante, foi muito bem feito.

A civilização Inca é uma das mais intrigantes e essa viagem ao Peru só confirmou mais minha teoria.
_mg_6387 _mg_6390mochilao-627_mg_6402_mg_6397

Nas próximas ruínas quase não fotografamos porque começou a chover um pouco.

Qenqo
mochilao-635

A guia nos mostrou uma foto muito curiosa sobre essa pedra, não lembro exatamente se era em alguma época específica ou a posição do sol, mas que quando o sol bate nessa pedra reflete alí na parede o formato de um puma sentado. Um puma sem orelhas, porque os espanhóis destruíram a parte de cima da pedra. Diz a lenda que o local era usado para rituais e sacrifícios.
_mg_6403 _mg_6412 _mg_6406

E para finalizar as ruínas, Puka Pukara e Tambomachay (quase sem fotos).
_mg_6417_mg_6422_mg_6420

E nosso dia não terminou por aí não!

Antes do passeio recebemos um recado pelo Facebook dos nossos amigos Paloma e Vinícios que nos separamos lááá em Uyuni na Bolívia, alguém que está companhando lembra disso? Hahaha
E antes de sair deixamos um recado no hostel deles que era bem próximo ao nosso, quando chegamos eles tinham deixado um recado pra gente e só deu tempo de deixar as coisas e ir voooando nos encontrarmos. Saímos pra comer, andar por aí e curtir um pouco da noche peruana!
_mg_6430

Depois fomos conhecer esses bares, o Mushroom e o Mama Africa.
_mg_6432

Foto dentro do Mushroom.
_mg_6434

Sim, estava bem vazio. Era domingo, mas não sei dizer se esse era o motivo de estar vazio. Acredito que seja porque o pessoal acorda cedo para os passeios.  A bebida é bem barata, pegamos dois mojitos pelo preço de um. Lá você também não paga entrada pra entrar nos bares.
E para nossa surpresa, chegam no bar o outro casal que começou a viajar com a gente  e que também nos separamos em algum momento da viagem,  em Uyuni também pra ser mais exata. América do Sul pequena, não? Hahaha. Só faltou o China, mas esse já estava em solo brasileiro.

Depois subimos pra conhecer o Mama Africa, estava tocando uma música super agitada e o lugar completamente vazio (tinha acabado de abrir). Ficamos 5 minutos e fomos embora. Mas, é bem legal o lugar e muito conhecido também.
Para voltar pegamos um táxi (4 soles!!!) até o hostel. Nunca andei tanto de táxi na minha vida.

Ficou gigante e cheio de informações, espero que você que leu até aqui tenha gostado e já esteja preparando uma viagem para conhecer a terra dos incas.

//You Might Also Like

//8 Comments

1. Bianca Moraes

maio 24, 2012 at 12:53 pm

Geeeente… muito legal ver essas fotos e lembrar da minha viagem!

Pois é! Desde pequenininha eu viajo em família!
    Hoje em dia é mais difícil ir todo mundo junto, mas a gente tá sempre viajando por aqui! 😛

Fui a Machu Picchu bem novinha mesmo.. e é uma das viagens das quais mais me lembro! Fizemos a trilha de 4 dias e tudo. Eu vejo as fotos e acho super legal! Qualquer diz escaneio algumas pra te mostrar! ^^

Com certeza em uma coisa que pretendo fazer com meus filhos também! Acho fundamental conhecer outras cidades do Brasil e pelo menos os países aqui pertinho do nosso! 🙂

Beijinhos! ;*

2. Danni Rossi

maio 24, 2012 at 2:12 pm

Olá Taís!
    adoro blogs que contam sobre viagens, fotografia, etc, então te linkei no meu 🙂
    É um blog novo, fiz pois vou fazer intercambio mês que vem (ansiosa)
    e também conta sobre viagens e fotografia.
    se quiser acompanhar, fique a vontade.
    beijos

3. Larissa Ayumi

maio 24, 2012 at 7:41 pm

Poxa bacana você ter postado foto das fachadas das lojas! Sanou minha curiosidade hahahaha! Realmente, a fachada foi muito bem respeitada, se você não dissesse que os estabelecimentos estavam lá, passaria desapercebido. Que bom! 🙂

Gente, que iluminação mais linda dessa fonte de noite! E que paisagens e construções em pedras mais maravilhosas!

4. Gabriela

maio 24, 2012 at 8:11 pm

Ta, estou amando seus posts sobre sua viagem. Sinto que mergulho com você pelos lugares que você esteve, ainda mais com essas fotos lindas.

Adorei Cuszo, as curiosidades e dicas que vc deu.

Quando eu fui para o México, tive a oportunidade de conhecer as ruínas maias em Chichen Itza, vi pirâmides, colunas, campos de "futebol" e espaços para sacrifícios. Tudo muito mágico.

Sabe, as vezes a gente tem uma ilusão com os países europeus ou mesmo os EUA mas acabamos nos esquecendo dos nossos vizinhos, que tem tanta cultura e coisas muito legais para se ver e aventuras para vivenciar… Não é mesmo.

Tô adorando.

Beijos.

5. Heline

maio 24, 2012 at 8:42 pm

Muito bacana o post, quase uma aula de história, aprendi muito!
    É a primeira vez que visito o blog e pretendo voltar mais vezes, gostei muito, parabéns!
    Beijos,

6. Gabriela Largher

maio 26, 2012 at 9:12 pm

Nossa, fiquei maravilhada.
    Que lugar mais lindo. Quero muito visitar um dia, deve ser uma experiência única.

7. La Lonita

maio 27, 2012 at 9:28 pm

Olá, primeira vez que visito seu blog e já fiquei maravilhada. Uma coisa que me chamou atenção: seu cabelo. É maravilhoso! Meu cabelo é vermelho, estava pensando em chegar no tom laranja, mas e o medo de não ficar legal?

E que lugar lindo, li tudinho viu? Como falaram "quase uma aula de história" as fotos, o local, maravilhoso, gostaria de visitar também mimimimi 🙁

Um beijo, um ótimo domingo!
    Tamires Macena!

8. Ba Moretti

maio 28, 2012 at 4:49 pm

Fico cada vez mais louca com essas suas fotos. Vontade de viajar corroendo loucamente.

Não morro sem ante conhecer Machu Picchu.