5 motivos para você assistir Deutschland 83

Aproveitando que em breve este blog será bombardeado de posts sobre a minha terceira viagem pra Alemanha (sorry not sorry), vou indicar pra vocês uma série alemã que eu sou apaixonada e que há tempos estou querendo fazer um post sobre.

A primeira vez que vi um poster da série eu não fiquei muito empolgada pra ver, mas quando eu finalmente li do que se tratava eu devorei os 8 episódios da primeira temporada em apenas um dia. Fora isso, já perdi as contas de quantas vezes assisti novamente alguns dos episódios pra ir treinando o alemão, fiquei viciada demais, gente, socorro!

Deutschland 83 (Alemanha 83) é uma série de 2015, que é mais famosa nos EUA e no Reino Unido do que na própria Alemanha. Essa foi a primeira série totalmente em idioma alemão a ser transmitida nos EUA.

Aqui vai um pequeno resumo do que se trata: a série se passa durante a Guerra Fria, mais precisamente no ano de 1983, quando a Alemanha era dividida em duas (Ocidental e Oriental). Deutschland 83 conta a história de Martin Rauch, um jovem de 24 anos que trabalhava como guarda da fronteira entre as duas Alemanhas, confiscando materias proibidos e revistando quem atravessava os dois lados. Até o dia em que ele foi recrutado pela Stasi (polícia secreta da Alemanha Oriental) pra espionar o lado Ocidental. Ele teve que assumir uma nova identidade, passando a ser Moritz Stamm, assistente do General das forças armadas alemãs do outro lado.

Agora, conto pra vocês 5 motivos pelos quais eu amo essa série e acho que todo mundo deveria assistir também.

1 – História

1200

Deu pra perceber que um peso grande na série é o pano de fundo histórico que ela retrata. Amantes de história de plantão, não podem deixar de conferir! Depois da Segunda Guerra, a disputa entre os lados capitalista e socialista em busca de poder e território foi grande e é interessante ver uma série com esse tema de uma época tão tensa! Ver como era a divisão gritante entre a Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental, a vida como as pessoas dos dois lados viviam. Um lado com mais liberdade e o outro com censura, as diferenças tecnológicas, econômicas, culturais etc.

Uma cena com certeza marcante mostrando a diferença entre os dois lados, é quando o Martin (foto acima) entra em um supermercado do lado Ocidental e se depara com o fácil acesso a esse monte de comida. Outra coisa interessante de ver  também, foi os métodos de espionagem da Stasi na época, inclusive fiz questão de visitar um museu sobre a Stasi lá na Alemanha pra ver mais desse tema.

2 – Os anos 80

Deutschland-83-Yvonne-Edel-Annett-East-vs-West-700x384-80s

Ahh, os anos 80! Só esse já é um motivo suficiente pra assistir a série, não é? É lindo de ver esse clima anos 80 da série. A fotografia da época, o figurino dos personagens, os carros, as decorações, as músicas… Tudo!

O legal de Deutschland 83 é que apesar da temática da Guerra Fria e espionagem, a série também aborda outros temas relacionados à época, como o homossexualismo, movimento hippie e outros movimentos sociais que tentavam de alguma maneira achar uma solução de paz entre os dois lados.

3 – A trilha sonora

960

Acho que dá pra imaginar se tratando dos anos 80 de que a série tem uma trilha sonora maravilhosa, né? Parece que cada escolha de música caiu como uma luva pra todas as cenas, com certeza um toque a mais pra gente se envolver. Você vai ouvir Duran Duran, Peter Schilling, The Cure, David Bowie, Nena (a cena com 99 Luftballons é uma das minhas favoritas) entre outros, muito bom!

Outra cena marcante ~das aventuras~ de Martin Rauch no lado Ocidental é quando ele tem contato pela primeira vez com um Walkman e escuta músicas que ele não pode ouvir no lado Oriental (também uma das minhas cenas favoritas).

4 – Jonas Nay

deutschland-83-jonas-nay

Não podia deixar de falar mais detalhadamente do personagem principal e o ator Jonas Nay que interpreta o Martin (Moritz, Kolibri..). Que escolha maravilhosa de ator, sério mesmo. Parece que o Jonas nasceu pra interpretar esse personagem de tão bom que ficou sua atuação.

Apesar de ter sido recrutado pra espionar, o Martin tinha zero experiência com isso, fora que ele era todo certinho e ter que passar por certas situações em nome da Stasi ia contra seus princípios. Ele teve que largar sua vida na Alemanha Oriental, deixando a mãe e a namorada, sem poder se comunicar com elas, para aprender a ser um espião e ter uma certa ~malícia~ na vida. Demais acompanhar a transformação do personagem durante a série.

Jonas Nay é um super fofo (insira coraçõeszinhos aqui) e ele também é cantor, tem uma banda que fiquei viciadinha e tô escutando sempre chamada Pudeldame.

5 – Os personagens e o bom roteiro

tumblr_o2ps991aqU1tknkm4o1_1280

Uma das coisas que também me prendeu atenção assistindo Deutschland 83 foi a construção de todos os personagens. Gosto dessas séries que o foco não é somente o personagem principal, mas também os personagens secundários que são bem construídos na trama. Cada um tem suas peculiaridades e tanto o elenco do lado Ocidental como Oriental são bem interessantes, com diálogos marcantes e bem elaborados.

Achei o roteiro muito bom, o jeito que foram conduzindo as histórias e os envolvimentos entre os personagens. Queria poder falar mais sobre cada um deles, mas deixo aí o mistério no ar pra despertar a curiosidade de vocês e irem correndo ver essa série que vale cada minutinho!

~♥~

Poderia facilmente escrever um motivo extra: 6 – o idioma alemão. Tem gente que não gosta, que acha horrível, mas apesar de difícil, é um idioma lindo e fascinante, certamente foi um bônus a série ser toda em alemão.

Uma pena Deutschland 83 não ter a devida atenção que merece, a série é ótima e com certeza deveria ter mais popularidade. Uma segunda temporada já foi confirmada pro ano que vem, ela levará o nome de Deutschland 86, ou seja, se passará 3 anos após a primeira temporada. Grande chances de que uma terceira temporada também seja confirmada, com o título de Deutschland 89 (a queda do Muro de Berlin!!). Ansiosa pelas próximas temporadas? Magina!

Conheciam essa série? Já assistiram? Gostaram? Ficou com vontade de assistir? Me contem!

Trailer!

Comments

  1. Adorei a dica. Estou precisando ver TV e alemão, e não me animo muito, porque não é de hoje que tenho visto pouca TV. Mas gostei da premissa da série, e AMO Berlim, então acho que vai ser bem gostoso ver 🙂

  2. Que dica legal! Já fiquei com vontade de assistir e fui procurar na Netflix, pena que não tem por lá. :/ Mas já coloquei essa série nos meus planos. Não entendo nada do idioma, mas acho que vai ser bom criar certa familiaridade e até rever depois, quem sabe, quando eu tiver um pouco mais de noção! Comecei a achar o idioma mais charmoso do que jamais imaginaria de uns tempos pra cá.

    • Pois é, não tem na NetFlix, mas tem no popcorn time, não sei se você usar, mas pode ser uma opção boa 🙂

    • Todo mundo que eu pergunto na Alemanha não conhece essa série hahaa depois me fala o que vc achou se vc assistir, Ana 🙂

  3. Você acabou de me convencer a assistir mais uma série. Acabei de colocar na grade!
    Parece ser ótima e o tópico que eu mais amei foi o da trilha sonora, risos.

  4. Se você gostou de Deutschland 83, é possível que você goste também de Ku’damm 56 e nessa a parte histórica se mostra ainda mais presente.

    • Ahh, não conhecia essa.. fui pesquisar aqui e acho que vou gostar bastante. Muito obrigada pela indicação 🙂

  5. Com certeza eu vou assistir! Já vou procurar o link para o download. Eu amo história, e gosto de acompanhar séries que tratam de temas históricos, como Outlander e The Crown. As séries estrangeiras também prendem a minha atenção, porque elas abordam uma visão de mundo bem diferente do qual estamos acostumados nas produções norte-americanas. Obrigada pela dica e depois vou contar o que achei!

    • Que legal, Ana.. veja sim! Também sou viciada em produções estrangeiras que saem dessas produções mais comuns. Depois me conta o que achou sim 🙂

  6. que interessante Taís, eu tinha visto a propaganda no canal 4 mas esqueci de vê-la, que bom que você me relembrou a assisti-la, eu sempre fui fã de séries históricas é mais uma pra assistir! Beijos

  7. Me interessei mto, sabe como faço para assistir c legendas em português?
    Assino Netflix e Amazon Prime, mas não a encontrei em ambas.
    Obrigado !

  8. OI, Taís!
    Adorei seu estilo na materia sobre Deutschland 83!
    Estou começando a ver…
    E vi que vc tem dicas sobre série escandinavas, que eu amo!
    vou seguir seu blog, ok?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

© 2018 Nýr Dagur · by MinimaDesign