Filmes/Séries, Indicações

5 motivos para você assistir Deutschland 83

Aproveitando que em breve este blog será bombardeado de posts sobre a minha terceira viagem pra Alemanha (sorry not sorry), vou indicar pra vocês uma série alemã que eu sou apaixonada e que há tempos estou querendo fazer um post sobre.

A primeira vez que vi um poster da série eu não fiquei muito empolgada pra ver, mas quando eu finalmente li do que se tratava eu devorei os 8 episódios da primeira temporada em apenas um dia. Fora isso, já perdi as contas de quantas vezes assisti novamente alguns dos episódios pra ir treinando o alemão, fiquei viciada demais, gente, socorro!

Deutschland 83 (Alemanha 83) é uma série de 2015, que é mais famosa nos EUA e no Reino Unido do que na própria Alemanha. Essa foi a primeira série totalmente em idioma alemão a ser transmitida nos EUA.

Aqui vai um pequeno resumo do que se trata: a série se passa durante a Guerra Fria, mais precisamente no ano de 1983, quando a Alemanha era dividida em duas (Ocidental e Oriental). Deutschland 83 conta a história de Martin Rauch, um jovem de 24 anos que trabalhava como guarda da fronteira entre as duas Alemanhas, confiscando materias proibidos e revistando quem atravessava os dois lados. Até o dia em que ele foi recrutado pela Stasi (polícia secreta da Alemanha Oriental) pra espionar o lado Ocidental. Ele teve que assumir uma nova identidade, passando a ser Moritz Stamm, assistente do General das forças armadas alemãs do outro lado.

Agora, conto pra vocês 5 motivos pelos quais eu amo essa série e acho que todo mundo deveria assistir também.

1 – História

1200

Deu pra perceber que um peso grande na série é o pano de fundo histórico que ela retrata. Amantes de história de plantão, não podem deixar de conferir! Depois da Segunda Guerra, a disputa entre os lados capitalista e socialista em busca de poder e território foi grande e é interessante ver uma série com esse tema de uma época tão tensa! Ver como era a divisão gritante entre a Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental, a vida como as pessoas dos dois lados viviam. Um lado com mais liberdade e o outro com censura, as diferenças tecnológicas, econômicas, culturais etc.

Uma cena com certeza marcante mostrando a diferença entre os dois lados, é quando o Martin (foto acima) entra em um supermercado do lado Ocidental e se depara com o fácil acesso a esse monte de comida. Outra coisa interessante de ver  também, foi os métodos de espionagem da Stasi na época, inclusive fiz questão de visitar um museu sobre a Stasi lá na Alemanha pra ver mais desse tema.

2 – Os anos 80

Deutschland-83-Yvonne-Edel-Annett-East-vs-West-700x384-80s

Ahh, os anos 80! Só esse já é um motivo suficiente pra assistir a série, não é? É lindo de ver esse clima anos 80 da série. A fotografia da época, o figurino dos personagens, os carros, as decorações, as músicas… Tudo!

O legal de Deutschland 83 é que apesar da temática da Guerra Fria e espionagem, a série também aborda outros temas relacionados à época, como o homossexualismo, movimento hippie e outros movimentos sociais que tentavam de alguma maneira achar uma solução de paz entre os dois lados.

3 – A trilha sonora

960

Acho que dá pra imaginar se tratando dos anos 80 de que a série tem uma trilha sonora maravilhosa, né? Parece que cada escolha de música caiu como uma luva pra todas as cenas, com certeza um toque a mais pra gente se envolver. Você vai ouvir Duran Duran, Peter Schilling, The Cure, David Bowie, Nena (a cena com 99 Luftballons é uma das minhas favoritas) entre outros, muito bom!

Outra cena marcante ~das aventuras~ de Martin Rauch no lado Ocidental é quando ele tem contato pela primeira vez com um Walkman e escuta músicas que ele não pode ouvir no lado Oriental (também uma das minhas cenas favoritas).

4 – Jonas Nay

deutschland-83-jonas-nay

Não podia deixar de falar mais detalhadamente do personagem principal e o ator Jonas Nay que interpreta o Martin (Moritz, Kolibri..). Que escolha maravilhosa de ator, sério mesmo. Parece que o Jonas nasceu pra interpretar esse personagem de tão bom que ficou sua atuação.

Apesar de ter sido recrutado pra espionar, o Martin tinha zero experiência com isso, fora que ele era todo certinho e ter que passar por certas situações em nome da Stasi ia contra seus princípios. Ele teve que largar sua vida na Alemanha Oriental, deixando a mãe e a namorada, sem poder se comunicar com elas, para aprender a ser um espião e ter uma certa ~malícia~ na vida. Demais acompanhar a transformação do personagem durante a série.

Jonas Nay é um super fofo (insira coraçõeszinhos aqui) e ele também é cantor, tem uma banda que fiquei viciadinha e tô escutando sempre chamada Pudeldame.

5 – Os personagens e o bom roteiro

tumblr_o2ps991aqU1tknkm4o1_1280

Uma das coisas que também me prendeu atenção assistindo Deutschland 83 foi a construção de todos os personagens. Gosto dessas séries que o foco não é somente o personagem principal, mas também os personagens secundários que são bem construídos na trama. Cada um tem suas peculiaridades e tanto o elenco do lado Ocidental como Oriental são bem interessantes, com diálogos marcantes e bem elaborados.

Achei o roteiro muito bom, o jeito que foram conduzindo as histórias e os envolvimentos entre os personagens. Queria poder falar mais sobre cada um deles, mas deixo aí o mistério no ar pra despertar a curiosidade de vocês e irem correndo ver essa série que vale cada minutinho!

~♥~

Poderia facilmente escrever um motivo extra: 6 – o idioma alemão. Tem gente que não gosta, que acha horrível, mas apesar de difícil, é um idioma lindo e fascinante, certamente foi um bônus a série ser toda em alemão.

Uma pena Deutschland 83 não ter a devida atenção que merece, a série é ótima e com certeza deveria ter mais popularidade. Uma segunda temporada já foi confirmada pro ano que vem, ela levará o nome de Deutschland 86, ou seja, se passará 3 anos após a primeira temporada. Grande chances de que uma terceira temporada também seja confirmada, com o título de Deutschland 89 (a queda do Muro de Berlin!!). Ansiosa pelas próximas temporadas? Magina!

Conheciam essa série? Já assistiram? Gostaram? Ficou com vontade de assistir? Me contem!

Trailer!

//You Might Also Like

//22 Comments

  1. Gabi

    maio 10, 2017 at 9:59 am

    Adorei a dica. Estou precisando ver TV e alemão, e não me animo muito, porque não é de hoje que tenho visto pouca TV. Mas gostei da premissa da série, e AMO Berlim, então acho que vai ser bem gostoso ver 🙂

    1. Taís

      maio 17, 2017 at 9:45 pm

      Acho que você vai curtir, Gabi, depois me fala o que achou!

  2. Katarina Holanda

    maio 10, 2017 at 2:43 pm

    Amo Deutschland 83! <3 Especialmente pela fotografia que é maravilhosa.

    1. Taís

      maio 17, 2017 at 9:46 pm

      SIIIIM, fotografia muito maravilhosa! <3

  3. Lisete Reis

    maio 10, 2017 at 7:08 pm

    Que dica legal! Já fiquei com vontade de assistir e fui procurar na Netflix, pena que não tem por lá. :/ Mas já coloquei essa série nos meus planos. Não entendo nada do idioma, mas acho que vai ser bom criar certa familiaridade e até rever depois, quem sabe, quando eu tiver um pouco mais de noção! Comecei a achar o idioma mais charmoso do que jamais imaginaria de uns tempos pra cá.

    1. Taís

      maio 17, 2017 at 9:55 pm

      Pois é, não tem na NetFlix, mas tem no popcorn time, não sei se você usar, mas pode ser uma opção boa 🙂

  4. Alê

    maio 11, 2017 at 10:45 am

    Nossa, quero ver! Não sabia dessa série. Recheada de temas que eu adoro!

    1. Taís

      maio 17, 2017 at 9:56 pm

      Veja sim, Ale!

  5. Ana Jähne

    maio 11, 2017 at 1:43 pm

    e eu que moro por aqui nunca ouvi falar. mas fiquei com vontade de ver. (achei no amazon prime!)

    1. Taís

      maio 17, 2017 at 10:08 pm

      Todo mundo que eu pergunto na Alemanha não conhece essa série hahaa depois me fala o que vc achou se vc assistir, Ana 🙂

  6. Camila Faria

    maio 11, 2017 at 5:06 pm

    Procurando JÁ Taís. A gente tem um gosto parecido para séries, tenho certeza que eu vou gostar! :*

    1. Taís

      maio 17, 2017 at 10:16 pm

      Ahh depois me conta o que você achou, Cá!

  7. Thayse

    maio 12, 2017 at 4:22 pm

    Tô indo assistir pra ontem, principalmente por saber que ela é toda em alemão <3 E ah, os anos 80 e toda essa história louca e fascinante da Alemanha. Obrigada por compartilhar


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    1. Taís

      maio 17, 2017 at 10:21 pm

      Magina, Thay! Depois me conta o que achou 🙂

  8. Isa Marques

    maio 13, 2017 at 4:02 pm

    Você acabou de me convencer a assistir mais uma série. Acabei de colocar na grade!
    Parece ser ótima e o tópico que eu mais amei foi o da trilha sonora, risos.

    1. Taís

      maio 17, 2017 at 10:23 pm

      Haha que legal, espero que goste! 🙂

  9. E.

    maio 14, 2017 at 11:34 am

    Se você gostou de Deutschland 83, é possível que você goste também de Ku’damm 56 e nessa a parte histórica se mostra ainda mais presente.

    1. Taís

      maio 17, 2017 at 10:27 pm

      Ahh, não conhecia essa.. fui pesquisar aqui e acho que vou gostar bastante. Muito obrigada pela indicação 🙂

  10. Ana Beatriz

    maio 16, 2017 at 2:54 am

    Com certeza eu vou assistir! Já vou procurar o link para o download. Eu amo história, e gosto de acompanhar séries que tratam de temas históricos, como Outlander e The Crown. As séries estrangeiras também prendem a minha atenção, porque elas abordam uma visão de mundo bem diferente do qual estamos acostumados nas produções norte-americanas. Obrigada pela dica e depois vou contar o que achei!

    1. Taís

      maio 17, 2017 at 10:29 pm

      Que legal, Ana.. veja sim! Também sou viciada em produções estrangeiras que saem dessas produções mais comuns. Depois me conta o que achou sim 🙂

  11. Flávia Donohoe

    maio 16, 2017 at 10:39 am

    que interessante Taís, eu tinha visto a propaganda no canal 4 mas esqueci de vê-la, que bom que você me relembrou a assisti-la, eu sempre fui fã de séries históricas é mais uma pra assistir! Beijos

    1. Taís

      maio 17, 2017 at 10:37 pm

      Ah que bom, Flavia, veja sim, acho que você vai curtir bastante, depois me fala o que achou! 🙂

//Leave a Reply