Europa, Viagens

A incrível Dubrovnik no verão, parte 1

Ir conhecer a região dos Balcãs era um desejo antigo (vocês lembram desse post?) e principalmente Dubrovnik, a pérola do adriático. Não é surpresa que essa é a cidade mais visitada na Croácia, por todo seu contexto histórico, sua beleza e também por ser uma das locações da série Game of Thrones, a King’s landing da vida real.

Não se engane achando que a Croácia e principalmente Dubrovnik são destinos baratos, por ser na região dos Balcãs e por não usar o euro. Já se foi a época que a Croácia era um destino barato e ”alternativo”, o turismo lá só cresce a cada ano, ainda mais com esse fervo todo que Game of Thrones trouxe pro país. Outra coisa também são os navios de cruzeiro que param em Dubrovnik, milhares e milhares durante todo o verão. Então com certeza, o primeiro conselho que posso dar pra quem quer visitar Dubrovnik é: prepare o bolso. Mas te garanto, vale cada centavinho!

Conversando com locais, eles me falaram que a cidade tem se tornado cara propositalmente.  Dubrovnik é uma cidade rodeada por uma muralha e algumas fortificações, essa área é conhecida como Old Town e é Patrimônio Mundial pela UNESCO. Para preservar a cidade, eles querem diminuir o turismo por lá, aumentando os preços das coisas e já se falam em talvez, também diminuir a quantidade de navios ou até mesmo o número de pessoas que visitam a cidade.

IMG_1393Passei dois dias em Dubrovnik e achei que ainda foi pouco, esse lugar é uma surra de beleza. Apesar de aparentar que “só tem” a Old Town pra visitar, Dubrovnik é uma cidade que vale a pena conhecer na calma, não é todo dia que temos a oportunidade de visitar um lugar desses, né? Cada momento por lá merece ser saboreado e não simplesmente engolido.

Se você gosta de cidades costeiras, cidades históricas, Game of Thrones, gatinhos, agito, calmaria.. Dubrovnik é tudo isso junto e misturado. Não tem como ficar entediado por lá! Dá pra visitar fortificações, a muralha da cidade, se perder pelas ruelas da Old Town, museus, kayaking, praia, teleférico pra ver a cidade do alto, visitar as ilhas vizinhas.. E muito mais!

Eu fui na pior temporada possível, em agosto, no verão, fica tudo muito lotado e os preços mais caros ainda. E mesmo assim, curti demais a cidade. Indo pra lá em outras épocas deve ser muito melhor.

DIA 1
Cheguei no aeroporto de Dubrovnik bem cedinho e de lá peguei um ônibus que iria direto pro centro, foi bem prático! Uma dica amiga: se pegarem esse ônibus, sentem na fileira atrás do motorista, a vista durante o percurso é sensacional. De nada!

Meu hostel ficava fora da cidade murada, mas era coisa de 2 minutos andando, melhor localização! E foi também, o hostel mais caro que já paguei na vida: 40 euros a diária por uma cama num quarto compartilhado (e foi o mais barato que eu tinha achado).  Pelo preço, você até pensa que seria um local maravilhoso, mas esse foi também o hostel mais simples que já fiquei. Não chegava a ser um muquifo porque até que era limpinho. Tirando isso, o atendimento foi um dos melhores, era algo bem intimista e te ajudavam com tudo!

Como o check in era só na parte da tarde, deixei as malas por lá e fui procurar um lugar pra tomar café da manhã. Eis que dou uns 10 passos e já dou de cara com esse lugar aqui:

IMG_9872IMG_9876Alguém aí lembra que lugar é esse? Isso mesmo, Sansa e Little Finger em Blackwater Bay? Eu quase dei um berro quando cheguei ali, que incrível! E isso foi só o começo, porque andar por Dubrovnik é sempre assim ”Nossa, foi aqui que gravaram tal cena de GOT”.. Ou ”Ai, esse canto aqui, eu lembro, tava em GOT”.  Não tem como não pirar sendo fã da série, andava com a música de abertura na cabeça conforme entrava em cada ”cena”, digo, em cada paisagem da cidade.

Ali mesmo, achei um restaurante chamado Orhan pra tomar meu café da manhã, custou uns 10 euros convertendo (80 kunas, se não me engano) e você podia comer à vontade. Tinha pão, sucos, frutas, queijos, e muito mais. Fora comer vendo aquela vista maravilhosa. Recomendadíssimo!

IMG_9875(A vista de lá foi a foto anterior, nada mal, né?♥)

 Tomei meu café na calma, vendo o pessoal do walking tour de Game of Thrones passando por lá. E também, ali mesmo tem outro cantinho com essas escadarias que foi cenário pra série. Alguém lembra? (eu lembro da cena, mas não claramente qual episódio).

IMG_9880 IMG_9884

Subindo essas escadarias você chega até o Fort Lovrijenac, que também foi usado na série. Foi lá que gravaram as cenas do tornamento no ”name day” do Jofrey, na segunda temporada, se não me engano. Fora umas outras cenas também. Mas ali, não cheguei a entrar no forte, fiquei sentada um tempo apreciando a paisagem e procurando um refresco  na sombra já que o calor seguia firme e forte.

IMG_1398 IMG_1400Como não tinha me animado de subir mais escadarias pra ir até o forte (juro que não era preguiça, mas qualquer esforço naquele calor escaldante era demais!), fiquei dando umas voltas por essa área e achei um lugar que se tornou um dos meus preferidos em Dubrovnik.

Era essa entrada de mar que formava uma ”prainha”? Tentei procurar o nome, se era realmente uma ”praia” oficial, mas não achei nada. A única referência que posso dar, além de o local ser depois do Fort Lovrijenac, é procurar pelo Bar Dodo. O bar fica localizado ali mesmo e acho que é um bom ponto de referência pra tentar achar essa ~praia secreta~. Eu não diria que é super secreta assim, já que durante o dia tem seu movimento, mas não está na lista de ‘praias pra se visitar em Dubrovnik’.

IMG_9891 IMG_9893Neses dois dias, por volta das 8 da noite eu ia pra lá nadar. Ainda estava claro, só que bem menos movimentado e ficávamos lá na água até o anoitecer, já que mesmo durante à noite fazia fácil uns 30 graus. Eu não sou uma pessoa muito de praia ou verão, mas devo confessar que amei demais fazer isso, se banhar nas águas do Adriático é uma experiêcia pra vida. Vibe muito gostosa do lugar e aquele lindo mar. Que saudade desses dias!

IMG_0027 IMG_0023As praias na Croácia e pra esses lados do Adriático, são aquelas de pedrinhas.. MUITAS pedrinhas! E pra aproveitar na boa e de uma forma mais confortável, aconselho demais comprar aquelas sapatilhas pra nadar. Elas podem até ser feinhas, mas são bem confortáveis e uma mão na roda. Doi bastante andar por essas pedras, ainda mais dentro d’água também e esses sapatinhos protegem bem o pé.

No hostel fiz amizade com um casal holandês super gente boa e passamos o resto da tarde juntos andando por tudo quanto é canto da Old Town.

IMG_1405 IMG_1410 IMG_1411IMG_1406Ao passar o Pile Gate e se adentrar na Cidade Velha de Dubrovnik, é como se você voltasse no tempo. É como visitar um museu a céu aberto. Aquelas construções, o piso de mármore polido diáriamente pelas pessoas que ali circulam e o tanto de história que já aconteceu entre aqueles muros. A cidade tem uma história fascinante e que não cabe ao meu humilde blog passar pra vocês. Mas se puderem,  devorem tudo sobre a história local e as guerras que infelizmente Dubrovnik já testemunhou.

E mesmo com a cidade fervendo de gente, ela não perde seu encanto. Que lugar mais sensacional!

IMG_1413 IMG_1414IMG_9898 IMG_9900 IMG_9901 IMG_9904 IMG_9907 IMG_9911Comemos em um restaurante bem pequeno que ficava espremido entre as ruelas. Saindo da avenida principal da Old Town dá pra achar uns precinhos um pouco menores. Mas comer em Dubrovnik é caro! Não tive grandes problemas pra achar algo vegetariano pra mim, mas as opções não são muito variadas.

E nessas andanças por lá, impossível não passar pelas escadarias daquela cena marcante de Cersei em GOT: Walk of Atonement. É difícil tirar uma foto sem muita gente, mas é outro cantinho parada obrigatória pros fãs da série. Todo mundo que sobe lá sempre solta um ”SHAAAAME”, não dá pra perder a oportunidade, né?

“A sinner comes before you, Cersei of House Lannister…” 

dubrovnikIMG_9916 IMG_9915Na minha humilde opinião, eu não acho que vale a pena gastar dinheiro com tour temático de Game of Thrones. Claro que pro turismo local eles querem tirar o maior proveito dessa temática. Mas os lugares estão ali na sua cara o tempo todo, basta uma pesquisa na internet/youtube pra ter noção dos lugares e lembrar das cenas. Como não fiz o tour não tenho propriedade pra dizer se é realmente perca de tempo e dinheiro. Pelo que eu vi eles mostram as fotos das cenas nos locais que passam e provavelmente devem contar curiosidades de gravações ou coisa do tipo.

Tirando algumas construções, castelos e tudo mais inseridos digitalmente pela produção da série, eles quase não tiveram que alterar nada. Então só de andar pelas ruas da Old Twon de Dubrovnik você vai ter aquela sensação de estar em um dos episódios de Game of Thrones. Como não amar esse lugar, me diz?

IMG_1420 IMG_1418 IMG_1416E pra finalizar esse primeiro dia maravilhoso (e esse post gigantesco), à noite também não perdemos a oportunidade de andar mais e mais dentro dessas muralhas medievais. Como era época de verão, estava acontecendo um festival de verão em Dubrovnik e cada dia tinha alguma atração diferente. Neste, durante à noite, eles montaram uma festa no meio da rua principal da cidade velha.  Não estava esperando por aquilo e fiquei de boca aberta.

Tava uma atmosfera super legal, apesar de que não ficamos muito por lá. Uma festa com aquele cenário todo em volta, que divertido que foi!

IMG_9930 IMG_9936Dubrovnik me fez ficar apaixonada demais só com um dia e ainda tinha mais outro pra aproveitar esse lugar tão encantador! ♥

Fãs de Game of Thrones ou não, se eu fosse vocês já estaria planejando pra visitar essa cidade. Vale a pena DEMAIS!

 

//You Might Also Like

//11 Comments

  1. Laura Nolasco

    novembro 14, 2017 at 1:52 pm

    Que lugar sensacionaaaaaaaaaaal!
    Taís, temos um sério problema aqui: Cada post seu acrescenta lugares que ainda quero conhecer… E pros que já tavam na lista acrescenta umas estrelinhas de prioridade na frente, hahahah
    Amei o post… Cê tá arrasando nas fotos cada vez mais… Juro, Não tem um post que não tenha fotos que me dão vontade de ficar olhando só pra ela pra sempre…
    Tô apaixonada por esse lugar e louca com essa coisa das cenas de GoT… Já mandei o link pro boy ver e babar comigo também! hahahah
    Beijos!

    1. Taís

      novembro 17, 2017 at 12:04 am

      Aii Laura, fico toda derretida aqui com esses elogios. Obrigada mesmo! E fico feliz de contribuir pra essa tua lista ir crescendo! ♥
      Beijos!

  2. Claudia Hi

    novembro 14, 2017 at 5:43 pm

    Eu sou uma das pessoas que não assiste Game Of Thrones. Mas gosto de gatinhos. Estou autorizada a conhecer Dubrovnik?! rs

    Ah queria ver as comidinhas no restaurante caro. Você pediu algo diferente, típico da região?

    1. Taís

      novembro 17, 2017 at 12:09 am

      Claro que sim!! Você iria amar, Claudia, gatinhos everywhere! ♥

      hahaha eu sou péssima pra registrar as comidas que eu como, sempre esqueço! Essa região é muito influenciada pela comida italiana, então eu lembro de ter comido massas 🙂 a comida croata leva muita carne, então como sou vegetariana tenho que achar outras opções 🙂

  3. Ana

    novembro 14, 2017 at 7:29 pm

    Lindo, lindo, lindo! Eu falo isso em todos seus posts sobre suas férias, e cada vez vou colocando mais lugares que quero conhecer na minha lista! Amei suas fotos, e esse lugar é incrível 🙂

    1. Taís

      novembro 17, 2017 at 12:19 am

      Que bom que gostou, Ana.. e fiquei feliz aqui de saber que tb estou contribuindo aí pra sua lista de lugares crescer! haha
      Beijos :*

  4. Suelen Lima

    novembro 15, 2017 at 3:13 pm

    Eu to babando nessas fotos. Que sonho poder viajar dessa forma! Já favoritei seu blog e vou passar a seguir seus posts, talvez assim me bata aquela coragem de conhecer lugares novos s2
    PS: GOT AAAAAAA

    Beijos!

    1. Taís

      novembro 17, 2017 at 12:21 am

      Ah, que legal, Suelen! Conhecer lugares novos é muito bom, espero conseguir te inspirar bastante pra fazer o mesmo 🙂
      Beijos!

  5. Ana Mungioli

    novembro 15, 2017 at 10:54 pm

    Croacia também está na minha lista e, assim como você, eu tava na ilusao de que seria mais barato… De qualquer forma, já anotei a sua dica de restaurante para quando chegar o momento do meu passeio por lá!
    Bjs!

    1. Taís

      novembro 17, 2017 at 12:24 am

      Na verdade eu já cheguei lá preparada, Ana.. eu sabia que a Croácia não tá assim barata como há um tempo atrás, mas ainda muita gente pensa que é mais em conta porque eles não usam euro por lá e como tá pelos Balcãs, essa região costuma ser mais barata… achei bom avisar no post! haha
      Beijos :*

  6. A incrível Dubrovnik no verão, parte 2 - Nýr Dagur

    novembro 16, 2017 at 11:37 pm

    […] você caiu neste post de paraquedas e perdeu a primeira parte ~ clica aqui ~ pra ver como foi meu primeiro dia em […]

//Leave a Reply