Viagens

A incrível Dubrovnik no verão, parte 2

Se você caiu neste post de paraquedas e perdeu a primeira parte ~ clica aqui ~ pra ver como foi meu primeiro dia em Dubrovnik.

DIA 2
Depois de uma noite de stress com nossos companheiros de quarto (história pra um post de causos de viagens), eu e o casal holandês que fiz amizade fomos tomar café no Orhan. Fizemos o check out também, eles iriam seguir rumo à Zagreb na parte da noite e eu ia ficar hospedada em outro lugar.

Fiquei afastada do centro dessa vez, em uma pousada no topo de uma colina, próxima ao novo porto da cidade. Eu amei muito ter ficado hospedada por lá por 4 motivos: primeiro, foi mais em conta do que ficar nas mediações da Old Town. Segundo, porque deu pra ver um pouco de Dubrovnik fora do miolo turistico do centro (afinal, Dubrovnik não termina quando você passas das muralhas da Old Town). Terceiro, parecia que estávamos na casa de alguém, de tão intimista que era. E quarto, tinha essa vista maravilhosa da varanda do quarto. ♥

IMG_1424IMG_0051IMG_9954Processed with VSCO with hb2 preset

Uma coisa importante pra saber sobre a Croácia,  é que tem muito morro pra subir. E subir morro no calor é uma tortura medieval, vamos todos concordar. Antes de fechar sua acomodação, veja se ela fica nessa parte alta da cidade, assim você já evita certas frustrações de tentar ir andando com uma mala pesada.  Já sabendo disso, não tive dúvidas de que o Uber seria meu melhor amigo na hora de chegar na pousada.

Uber na Croácia funciona super bem e achei barato. Transporte público não chega lá no topo, as ruas são bem estreitinhas e com o carro foi a melhor opção. Como era um valor barato, pra ir e voltar do centro usamos o Uber sempre! Em alguns casos, nem carro chega porque as ruas são feitas só pra pedestres, aí não tem jeito, tem que subir morro com mala mesmo.

Até no centro se prepare também porque tem umas ladeiras/escadarias. Croácia não tem dó dos sedentários. Já li post de gente que fala que é uma cidade fácil de andar porque é pequena. Pode ser fácil pra alguns, mas tem sim muitos degraus e subir esses lugares com um calor escaldante não é nada fácil, mesmo pra quem é bom de bater perna (imagina pra crianças e idosos). Por isso disse que Dubrovnik é uma cidade pra se conhecer na calma, ainda mais no verão.

Mas se você quiser explorar bem e conhecer lugares por trás das ruas principais, já vá sabendo que você vai encontrar escadas por todos os cantos pra subir.

IMG_1401IMG_9940No primeiro post comentei que Dubrovnik também é uma cidade pra quem ama gatinhos. E bem, tem gatos espalhados por todos os cantos. Na verdade esse é um problema na Croácia inteira, tem muitos gatos de rua e eles vão procriando cada vez mais. O bom é que tem gente muito boa que os alimenta e cuidam desses bichanos.

Em Dubrovnik, você pode visitar o Jardim dos Gatos. Além de estarem espalhados por toda Old Town, tem esse jardim público que uma senhora croata toma conta. Ela alimenta e cuida dos gatos lá nesse jardim. É a coisa mais fofa, ela deixa uns livrinhos pro pessoal que vai lá assinar e deixar uma mensagem pros gatos. E também, tem uma caixinha pra você deixar doações e ela continuar esse trabalho tão lindo que ela faz de cuidar desses animais abandonados.

Fui lá mais de uma vez brincar com eles e também deixei minha doação pra ajudar os gatinhos de Dubrovnik.

IMG_9942IMG_9948

O Jardim dos Gatos fica próximo ao Museu Marítimo, ao lado de um café (que eu não me recordo o nome). Eu também aproveitei pra tomar uma limonada gelada por lá e fiquei sabendo um pouco das tretas entre esse café e a senhorinha dos gatos. Esse jardim é um espaço público e o café queria utilizar essa área pra colocar mais cadeiras e ampliar o serviço do café. Mas a senhora dominou o local (ela mora na casa da frente), colocou suas plantinhas, penduricalhos, brinquedos pros gatos e fez dali um santuário pra esses bichos e de lá ela não sai, muito menos os gatinhos. Então eles ficam nessa ”briga”.

Fiquei pensando, eles poderiam se unir e montar um cat café, né? Assim acho que iria trazer mais clientes pro café e poderiam reverter as vendas pra cuidar dos gatos abandonados.

Quando eu estava lá, também pude conhecer a senhora, uma fígura! Ela não fala inglês muito bem, mas ela tava me explicando toda orgulhosa ”são todos meus gatos, meu jardim”. Muito fofa e dá aquele quentinho no coração ver todo aquele amor que ela tem pelos gatos. Ela tava toda preocupada pra colocar a gatinha mais nova pra dentro, já que estava muito quente. Aproveitei pra registrar esse momento, a crazy cat lady de Dubrovnik! ♥

IMG_9946Esse segundo dia por lá foi bem tranquilo e o meu grande objetivo do dia era ir andar pelas Muralhas de Dubrovnik, atração que não dá pra perder. Maaaaaas, estava muito quente e a ideia de ficar andando lá em cima diretamente exposta ao sol não me animava muito. Sendo assim, deixei pra visitar as muralhas já no final da tarde.

São 3 entradas pras muralhas dentro da Old Town, mas é legal começar pela entrada principal que fica próxima ao Pile Gate. O valor pra subir lá é de 20 euros por pessoa, sim é caro e assusta ter que pagar isso tudo. Só que na verdade, esses 20 euros também incluem a entrada pro forte Lovrijenac, então se você parar pra pensar, não é um valor tão absurdo assim já que é pra duas atrações.

IMG_9959Demora mais ou menos cerca de 1h-1h30 pra dar a volta completa nas muralhas, tudo vai depender do seu ritmo. Vale lembrar que é bom deixar o ticket em um lugar fácil no bolso, porque durante o trajeto eles fazem uma fiscalização pra ver se você pagou mesmo pra estar ali. Você não precisa andar toda a muralha se não quiser (mas eu recomendo fortemente fazer a volta completa), você pode sair no meio do caminho em uma das outras entradas. E ah, no lado do mar, tem um café/restaurante pra quem quiser ter uma pausa, não chequei os preços, mas imagino que deva ser bem caro. Vá preparado e leve sua garrafa de água.

A vista de lá é muito incrível! Você consegue ver a Old Town inteirinha lá de cima e ao andar na parte próxima ao mar, você tem a vista pro Adriático, fiquei suspirando e não foi pouco. ♥

IMG_9966IMG_9969 IMG_9971 IMG_9974(Do outro lado, no topo desse moro é o forte Lovrijenac, que infelizmente não deu tempo de visitar)

IMG_9981 IMG_9985 IMG_9987 IMG_9988

É muito surreal andar por essas muralhas, imaginar o tanto de história e de acontecimentos que já ocorreram ali. Momentos que a gente agradece e fica feliz por priorizar essas experiências na vida.

Outra coisa legal é que também usaram as muralhas pra gravar Game of Thrones e como boa fã fiz questão de tirar uma foto contemplando King’s landing (ou melhor, dando spoiler da próxima temporada porque sou euzinha que vou reinar hahaha).

IMG_9995 IMG_9997IMG_0001

E já quase na reta final, encontrei o local que gravaram a House of the Undying na série e tirei uma foto correndo como na cena da Daenerys antes de outras pessoas passarem. Não saiu muito boa, mas o que vale é a intenção, né?

Processed with VSCO with hb2 presetIMG_0006

Fiquei muito feliz de ter realizado esse desejo antigo de conhecer Dubrovnik. Quando sonho muito com um destino fico sempre com medo de me decepcionar, mas Dubrovnik foi um dos lugares que mais amei conhecer na vida. Espero muito um dia ter oportunidade de voltar pra matar saudades e conhecer mais coisas. Definitivamente um lugar que me marcou e que vai ter sempre um espaço especial no meu coração.

Minha viagem pra Croácia durou uns 11 dias e já começou tão bem com essa cidade encantadora.
Depois de passar 2 dias incríveis em Dubrovnik, no dia seguinte pela manhã peguei um ônibus rumo a Montenegro, pra conhecer mais um país lindo dos Balcãs. ♥

//You Might Also Like

//11 Comments

  1. Gabi

    novembro 17, 2017 at 11:37 am

    Estou adorando esses posts, essas fotos, estou adorando essa sua viagem. Foi linda no instagram enquanto estava acontecendo, e está sendo linda agora de novo!

    1. Taís

      novembro 20, 2017 at 9:56 pm

      Awnnn <3 fico feliz que esteja curtindo acompanhar, Gabi!

  2. Laura Nolasco

    novembro 17, 2017 at 2:48 pm

    Eu tô apaixonada por esse lugar, por essas fotos… Socorro!
    Amei amei amei o post. Amei o jardim dos gatos. Amei a senhorinha dos gatos hahahah
    Suas fotos são muito sensacionais, novamente! hahahah
    Beijos!

    1. Taís

      novembro 20, 2017 at 9:59 pm

      Cada comentário seu só tenho mais vontade ainda de te abraçar e esmagar, sua fofa <3

  3. Ana Beatriz

    novembro 19, 2017 at 2:52 am

    Já estou apaixonada pela Croácia! Tenho curiosidade de conhecer lugares com paisagens históricas, e sou fã de Game of Thrones, então dá ainda mais vontade. Deve ser incrível conhecer um local que ainda guarda um “clima” da época medieval e idade média.
    Os gatinhos são muito fofos, que atitude linda dessa moça de cuidá-los! Aqui no Br podia ser assim também…

    1. Taís

      novembro 20, 2017 at 10:06 pm

      Ana, a Croácia é um país muito apaixonante, com certeza vale a muito a pena visitar <3

  4. Thayse

    novembro 19, 2017 at 1:47 pm

    Gente, que emoção passar pelos lugares onde gravaram cenas de GOT, né? Quando vi alguns dos lugares na Irlanda do Norte, fiquei encantada, meu coração acelerado, emocionada, de tanto que eu gosto da série/livros, hehe E que bacana essa ideia do jardim dos gatos (eu sou muito a favor de lugares coletivos para pets, acho que é tão mais saudável pra eles conviver com os semelhantes hehe que lindo que você foi lá dar um pouco de amor). Ficou maravilhoso o post, Ta, parabéns! <3


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    1. Taís

      novembro 20, 2017 at 10:12 pm

      Sim, fiquei super emocionada, Thay…. parece meio surreal até! hahaha
      E obrigada, fico feliz que tenha gostado do post <3

  5. Ana

    novembro 19, 2017 at 2:16 pm

    Ah que fotos mais lindas <3 estou ansiosa pelos seus próximos posts sobre a Croácia, quero muito conhecer também!

    1. Taís

      novembro 20, 2017 at 10:13 pm

      A Croácia é demais, Ana.. tu precisa ir visitar!

  6. A baía de Kotor, Montenegro - Nýr Dagur

    dezembro 4, 2017 at 8:08 pm

    […] para minha surpresa, Kotor também é uma cidade cheia de gatinhos (vocês lembram de Dubrovnik?). Encontrei uma lojinha de souvenirs com várias coisinhas de gatos, além de outros souvenirs […]

//Leave a Reply