Viagens

Um final de semana em Edinburgh, Escócia

A Escócia é um país que sempre teve um lugar especial no meu coração (eu choro ouvindo Caledonia!). Antes mesmo de eu colocar os meus pés por lá já era amor. E antes de me mudar pra Irlanda, eu tinha quase certeza que minha primeira viagem por aqui seria pra Escócia. Só que não foi bem assim, mas finalmente em setembro de 2017 surgiu uma oportunidade de ir. ♥

Ir pra Escócia aqui da Irlanda é muito fácil e barato. São vários os voos pra Edinburgh e Glasgow por volta de 30-40 euros ida e volta. O que vai encarecer a viagem é que a moeda é a libra. Só que mesmo assim, se você estiver planejando uma viagem pra Irlanda, vale muito a pena dar uma esticada até lá.

Em um final de semana bem proveitoso dá pra conhecer bastante de Edinburgh. Como é aqui pertinho e posso voltar, pensei em reservar um dia só pra cidade e no outro pegar algum tour pelas Highlands. O tempo não colaborou muito e no final das contas eu não quis conhecer o interior do país na correria (e dentro de um ônibus). Mas pode ser uma boa opção pra quem está com um roteiro apertado.

IMG_1917IMG_1425

Edinburgh é a capital do país, mas é a segunda cidade mais populosa. É uma cidade lindíssima e é considerada a mais verde do Reino Unido, li em algum lugar que tem 112 parques e tem mais árvores do que pessoas.

A cidade atrai muitos fãs de Harry Potter, já que foi aqui que J.K. Rowling começou a escrever o primeiro livro da saga. E claro, fãs de whiskey também! Não sei se muitos brasileiros têm conhecimento disso, mas é em Edinburgh que acontece a maior festa de virada de ano na Europa, chamada Hogmanay. Considerada também uma das maiores do mundo. Tenho muita vontade de ir lá conferir, mas pra isso tem que se preparar e reservar as coisas com muita antecedência.

Meu tempo em Edinburgh foi bem na calmaria, apesar de ter passado o final de semana eu acabei não fazendo muita coisa. Não cobri uma boa parte dos pontos turísticos, ficou faltando vários lugares, mas espero que oportunidades não faltem pra eu retornar a essa lindeza de lugar.

IMG_1914

Vistei o Edinburgh Castle e apesar do precinho salgado (acho que foi 17 libras) gostei de ter conhecido. É uma fortaleza construída no topo de uma cratera de um vulcão adormecido, embelezando a cidade com toda sua imponência. Deu pra passar umas boas horas por lá e fiquei babando muito na vista.  Acabei não tirando muita foto dentro do complexo, é a atração mais visitada e estava bem cheio.

IMG_1915 IMG_1917 IMG_1918IMG_1922Processed with VSCO with f2 presetIMG_1443

O que mais gostei nessa visita em Edinburgh foi a Dean Village, que foi uma indicação que me fizeram lá no InstagramÉ uma vilinha que parece de conto de fadas,  bem perto do centro. Foi como se eu tivesse entrado numa porta mágica no meio da cidade grande, porque a sensação que você tem é que você está numa vila de interior.

Acho que é um lugar que todo mundo que visita Edinburgh deveria conhecer, dar uma voltinhas por suas ruelas fofas. O nome Dean vem de ”dene” em escocês e significa vale profundo. Nas marges do rio Water of Leith, Dean Village já foi muito importante no passado, onde onze fábricas trabalhavam com moinhos de água. O lugar caiu em decadência na década de 60, mas hoje é uma área residêncial muito desejada e que te proporciona uma tranquilidade no meio da cidade. Com certeza um lugarzinho bem especial.

Processed with VSCO with s2 presetIMG_1938IMG_1928IMG_1937IMG_1949IMG_1490IMG_1946IMG_1945IMG_1941Processed with VSCO with a6 preset

Edinburgh tem uma arquitetura meio escura e junto com isso uma vibe meio sombria, dando um ar fantasmagórico pra cidade – o que eu amei. E eles exploram essa peculiaridade local, você vai encontrar vários ghost tours pra fazer. O que eu fiz não foi um ghost tour propriamente dito, mas sim um night tour. Nesse tour passamos por lugares com alguma história mal assombrada ou com uma história meio cabeluda por trás. Eu não sei qual foi exatamente o que eu fiz, mas tinha o nome de Dark Tour Edinburgh.

O guia era bem divertido e com aquele sotaque escocês maravilhoso. Tenho que aproveitar esse post pra dizer o quanto eu amo sotaque escocês!!

Minha parte favorita foi cemitério e o Calton Hill. E passamos rápido por um lugar que o guia disse que iria servir de pano de fundo nas gravações da série Outlander (quem também ama Outlander aí? \o/ ♥).

Como era à noite e estava chuviscando não tirei muitas fotos. Mas foi um passeio muuito bom e que também vale a pena ser feito por lá!

IMG_1958

Foi pouco, foi curto, mas eu amei, ainda consigo ouvir o som das gaitas de fole na minha cabeça. Tenho certeza que a vida ainda me levará de novo pra Edinburgh. Seja pra minha roadtrip dos sonhos na Escócia ou pra algum festival pagão (hey, Beltane Fire Festival é com você que tô falando). ♥

>>> Quem aqui sonha em visitar Edinburgh também? E pra quem já foi, o que foi que você mais gostou?

//You Might Also Like

//23 Comments

  1. Amanda

    março 28, 2018 at 1:45 am

    Já ouvi falar muito dessa cidade mas não fazia ideia que ela era tão encantadora e característica assim. Adorei muito o post e parabéns pelas imagens sensacionais. Fiquei curiosa pra conhecer. beijos.

  2. Laura Nolasco

    março 28, 2018 at 5:22 am

    Sobre seus posts: basta 1 foto pro lugar entrar na minha lista de lugares pra conhecer! Já fiquei super querendo/começando a pesquisar sobre esse Beltane Fire Festival.
    Amei as fotos e o post… NUNCA faria o tour noturno porque sou medrosa e não curto essas histórias ~cabeludas~mas amo andar por cidades a noite, é tão diferente e gostoso né?
    As fotos tiradas de cima ficaram parecendo uma maquete, uma pintura, cidade de brinquedo, sei lá.. que coisa linda!
    Amei o post!
    Beijos!

    1. Taís

      abril 10, 2018 at 11:07 am

      Edinburgh é uma cidade tão bonita, Laura, vale a pena ter na sua lista de lugares pra conhecer sim <3

  3. Gabi

    março 28, 2018 at 11:29 am

    Adorei! Morro de vontade de conhecer, e irei anotar aqui a Dean Village, porque, de fato, é fofa demais! E sua carinha de menina feliz na foto? hahaha.. uma graça! Beijos

  4. Claudia Hi

    março 28, 2018 at 11:30 am

    Quem dera eu ter conhecido alguma parte da Escócia… mas um dia vou conhecer! Graças aos seus posts eu fico morrendo de vontade de viajar pra todo canto da Europa ♥

    Ah eu adorei Dean Village, realmente parece outro bairro/cidade. Parece ter um climinha tão tranquilo. E é tudo tão lindo! Também adoro essa vibe “sombria” rs

    1. Taís

      abril 10, 2018 at 11:35 am

      Vai conhecer sim, Claudia! <3

  5. Ana Beatriz

    março 29, 2018 at 4:41 am

    Quando eu li Escócia já me lembrei de Outlander na hora! É definitivamente uma das minhas séries favoritas, que fez eu me apaixonar pelo sotaque escocês e ter muita vontade de visitar o país, já cheguei a pesquisar passagens. Eu adoro esse clima antigo e a arquitetura que parece de cidades pequenas.

    1. Taís

      abril 10, 2018 at 11:41 am

      A Escócia é maravilhosa demais, Ana!! E o sotaque então, só amor <3

  6. Katarina Holanda

    março 29, 2018 at 11:41 pm

    Esses dias eu tenho visto muita coisa da Escócia por causa de um festival que to doida pra ir lá (mas a libra não colabora, hahaha). Teu post só me deixou mais encantada ♥

    1. Taís

      abril 10, 2018 at 7:49 pm

      Vale muito a pena ir, Kat.. mesmo com a Libra hahaha

  7. Camila Faria

    abril 2, 2018 at 8:18 pm

    Mais árvores do que pessoas ~ seria isso um sonho? Hahaha! Demais Taís, quero muito conhecer um dia!

  8. Váh

    abril 3, 2018 at 2:38 pm

    Que fotos maravilhosas, que lugar lindo!!!
    Que saudades da Europa ai ai <3
    Imagina passar a virada de ano em Edinburgh?? Que sensacional!!
    E gente, eu amo suas fotos!!! 🙂

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    1. Taís

      abril 10, 2018 at 8:14 pm

      Deve ser muito legal, espero um dia conseguir passar uma virada por la 🙂

  9. Xica

    abril 4, 2018 at 2:57 pm

    Cada fotão!! Já comentei aqui que Escócia está no topo da minha listinha de viagens junto com Irlanda e Inglaterra né rsrs… só de ouvir o som da gaita de fole já me emociono e me transporto pra mto longe…
    Minha prima e eu estamos planejando uma eurotrip, não sei qdo sai, é mais a longo prazo, mais sai. Ela é tão apaixonada pela Escócia qto eu <3
    Ctz que eu faria um desses Ghosts tours.. adoro essas histórias!!
    Ahh, e falando em Outlander.. (AMO!!), vi um instagram que acho que vc vai gostar.. me marcaram em uma publicação que era bem sobre Edimburgo e o som era a abertura da série… o IG é hello_rooftops … como vc já comentou aqui no blog que sempre procura conhecer nas suas trips algum lugar que possa ver a city de cima, acho que vai gostar desse insta 🙂
    bjus

    1. Taís

      abril 10, 2018 at 8:33 pm

      Oi Xica, eu lembro sim que tu disse que ama Irlanda e UK. E que legal que vcs tão planejando essa eurotrip. Tenho certeza que você vai amar a Escócia, país lindo demais!
      E já vou ir conferir esse IG, obrigada pela dica <3

  10. Grazy Bernardino

    abril 6, 2018 at 7:35 pm

    Uma viagem no tempo sempre! Não tem como não sorrir quando passo por uma foto de um carrinho antigo ou de um riacho no meio de casinhas antigas. Tudo lindo. Um amor! ♥

    1. Taís

      abril 10, 2018 at 8:37 pm

      Siiim, muito amor! <3

  11. Ana Poli

    abril 8, 2018 at 12:53 pm

    Adoro esses lugares que nos permitem viajar no tempo! E amei que tem muita natureza em volta, também <3

  12. Alessandra

    abril 19, 2018 at 6:29 pm

    Eu também amo a Escócia, acho que nasci no lugar errado, eu tinha que ter nascido lá! Que post mais maravilhoso! Amei tudo e me deixou com mais vontade ainda de visitar o país.

//Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.