Irlanda, Pessoal

Era Sol que me faltava

Este último inverno foi o meu quarto em terras irlandesas e o mais difícil também. Mas veja só, apesar de ter sido o inverno mais difícil pra mim, esse foi o inverno mais quente desde que cheguei aqui na Ilha. Pela lógica, o primeiro inverno deveria ter sido o mais difícil porque eu ainda estaria na fase de me adaptar ao clima daqui. Só que, mesmo que os invernos passados tenham sido mais frios, esse quarto me pegou de jeito… E por que será?

Analisando toda a situação, cheguei a conclusão de que, foi um conjunto de fatores que fizeram com que este último inverno tenha sido estranho pra mim.

Processed with VSCO with a5 preset

A Irlanda tem um clima temperado, os invernos não são subzero, mas também o verão não é escaldante. O clima é ameno pra todas as estações, mas obviamente faz mais frio do que calor. Por causa do Golfo do México que manda um calorzinho aqui pra cima, a Irlanda não é tão fria quanto deveria ser, visto sua posição geográfica.

E nem precisa mencionar o quanto que chove, né? Chove em todas as estações, como costumamos brincar: verão? yay, pelo menos a chuva fica mais quente! haha
Aqui em Dublin ainda se tem o melhor clima da Irlanda, eu diria. Pros lados da costa oeste, tadinhos, pancadas e tempestades loucas com mais frequência que o Atlântico norte joga pra cima deles.

Enfim, como dá pra imaginar o clima de uma ilha, é bem maluco e muda com frequência.

As variações de clima podem deixar o ser humano doidinho e realmente não é mito quando se fala que o clima pode sim afetar o seu humor.

IMG_0943

A Irlanda não é um Norte da Noruega da vida que fica sem sol por uns meses do ano, mas também não é o Brasil que tem sol em abundância. Os dias nublados e chuvosos são mais frequentes, e quando o sol aparece na maior parte do tempo, ele não é tão quente assim. Vendo por esse lado, dá pra se imaginar que um lugar que passa uma grande parte do ano com temperaturas na casa dos 10, quando se faz 20 (sem ventania)… É um calorão do djanho, certo? E isso reflete muito no humor das pessoas.

Tá sol, tá quente, dá pra sair de casa sem um casaquinho, ou só pelo simples fato de não estar nublado e chovendo, vai todo mundo ao delírio. É nitidamente perceptível a diferença de humor, fica todo mundo mais feliz.

Pra gente que vem do Brasil, quando escuta isso, soa até como um exagero. Mas não é, as pessoas ficam felizes pelo simples fato de estar sol. E agora, eu me encaixo nesse grupo de pessoas também.

IMG_0948 IMG_0950 IMG_0952

Eu achei que isso nunca iria acontecer comigo. Meu amor pela Islândia acho que não deixa dúvidas de que eu amo inverno, amo frio.. Se eu fosse uma pessoa do verão eu seria era fascinada pela… Tailândia? Risos.

O engraçado é que, passei a minha vida inteira odiando o verão, odiando o calor com todas as minhas forças. Fora que eu tenho umas alergias chatas por conta do calor, aí não dá pra gostar mesmo. Aí vem a Irlanda e o verão irlandês pra me fazer rever os meus conceitos e até comemorar a chegada da estação.

Não, eu não odeio o inverno agora e nem deixei de gostar dessa estação maravilhosa. Mas, com o passar desses anos, meu corpo e minha saúde mental eu diria, passaram a apreciar mais o verão e um solzinho pra aquecer a alma começou a cair bem.

Processed with VSCO with a5 preset

Esse também foi o primeiro inverno no cafofinho e meus amigos, como essa casa é gelada. O sistema de aquecimento daqui é bem antigo e não funciona lá muito bem. Passamos uns perrengues pra se sentir confortável dentro de casa durante esse inverno, que ainda bem, não foi tão rigoroso assim. Até quando está quente lá fora, quando quero um refresco, fico dentro de casa porque é mais geladinho.

Passei também o inverno querendo fazer várias coisas ao ar livre, tudo que eu queria era acampar e também tendo vários planos na minha cabeça que seriam possíveis só no verão. Isso não ajudou muito e passei o inverno me arrastando pelos cantos. Os dias mais escuros e curtos também colaboram pra te deixar meio pra baixo, sem vontade de fazer nada.

Processed with VSCO with a5 presetProcessed with VSCO with a5 preset

Nesses anos aqui na Irlanda, percebi sim que meu humor começou a variar por causa do inverno e pela falta de sol, até cogitei a possibilidade de tomar algumas vitaminas extras, mas nunca tomei de fato. Era coisa de ficar pra baixo por alguns dias, só que passava.

No último inverno não, me vi pra baixo por semanas e semanas. Doido, né? Por isso que é sempre importante estar ativo mesmo no inverno, procurar sempre fazer coisas que gosta e ter atividades de inverno pra distrair. Quero me focar mais nisso pro próximo inverno, porque não quero passar de novo pelo mesmo baixo astral e falta de energia.

Processed with VSCO with a5 presetProcessed with VSCO with a5 presetProcessed with VSCO with a5 preset

Tivemos uns dias super lindos e quentes na semana passada. Essas fotos do post foram feitas na última sexta-feira, se não me engano a temperatura chegou nos 24 graus. Isso aqui na Irlanda é suuuper quente! Como eu moro do lado da praia, quando a temperatura chega quase nos 20 ou passa um pouco, fico me sentindo no Mediterrâneo, ainda mais pelo clima e as casas aqui da região.

Saí com uma amiga e acabei descobrindo uns cantinhos muito maravilhosos perto de casa, visto essa área pra nadar com uma piscina natural formada no meio das rochas. Tava só o fervo de gente nadando por ali, mais um monte da terceira idade tomando sol tudo pelado (falei que o pessoal vai ao delírio, né?!). Queria ter fotografado mais por ali, mas não queria atrapalhar a privacidade alheia.

Fiquei tão empolgada com o clima que fez que acabei esquecendo das minhas alergias. No final das contas, fiquei queimada e com a alergia mandando aquele abraço. Preciso tomar mais cuidado se eu realmente quiser fazer aloka do verão este ano.

Processed with VSCO with a5 presetIMG_0955Processed with VSCO with a5 presetProcessed with VSCO with a5 preset

Cheguei a colocar os pés na água por um tempo e quase morri congelada. Acho que ainda não estou tão irlandesa assim pra ~nadar~ no Mar Irlandês. Quem sabe lá do outro lado no Atlântico não é mais quentinho? haha

Como aqui nunca se sabe quando vai aparecer um dia quente assim de novo, tem que aproveitar, ir nadar pelado mesmo, soltar a franga.

Provavelmente até o fim do verão estarei choramingando querendo o inverno, mas por enquanto vou aproveitar esses meus “5 minutos” de sede pelo verão.  Era ~ sol~ que me faltava mesmo, euzinha, querendo passar calor.

Eita, Irlanda, o que você fez comigo?

 

//You Might Also Like

//23 Comments

  1. Lisete Reis

    junho 2, 2017 at 1:49 am

    Ainda rindo da galera curtindo o sol como vieram ao mundo! hahaha Mas falando sério, concordo demais contigo sobre o clima afetar nosso humor. Acho que estou naquele estágio que você comentou de se sentir pra baixo com o clima escuro, de chuva, etc. E como vivo no litoral do Brasil, as cidades não tem estrutura pra quando isso acontece, a gente acaba sem nenhuma opção do que fazer mesmo. Só nos resta tentar aproveitar melhor o sol quando ele aparece! Espero que você consiga fazer isso por aí e se sinta melhor no próximo inverno. Uma das melhores coisas de viajar é poder mudar de opinião sem culpa, não se sinta mal por querer deixar o inverno de lado um pouquinho. ♡ Amei os lugares que apareceram nas fotos desse post!

    1. Taís

      junho 8, 2017 at 9:47 pm

      Isso é muito verdade! Não tem nada demais em mudar de opinião e também curtir algo que antes a gente não gostava..Não sei se o verão brasileiro iria me fazer mudar de ideia, mas vou curtir essa fase da novidade de ‘gostar’ de calor por aqui haha
      😀

  2. Laura Nolasco

    junho 2, 2017 at 4:37 am

    MENINA, EU TÔ APAIXONADA pela 10ª foto desse post! Que coisa maravilhosa! Na verdade, todas as fotos estão incríveis!
    Olha, entendo o seu problema com calor: não tenho alergia, mas tenho pressão baixa. Aqui no Brasil nem precisa estar “quente” de verdade (visto que tem feito uns 36ºC aqui em MG no verão)… Passou um pouco dos 25ºC e minha pressão já abaixa mais, eu fico mole, tenho que beber litros e litros de água e comer direitinho de tempos em tempos pra não dar trabalho. Não consigo nem imaginar ficar feliz com o verão… Mas essas fotos aí ajudaram a imaginar hahaha… Imagino que depois de muuuuito frio deve ser animador um solzin mesmo!
    Beijos!

    1. Taís

      junho 8, 2017 at 9:57 pm

      Awnnn obrigada, fico feliz que tenha gostado das fotos <3
      Pois é, nunca passou pela minha cabeça em ficar feliz com verão, mas o verão irlandês me pegou de jeito! hahaha
      Beijos!

  3. Gabi

    junho 2, 2017 at 10:17 am

    Menina, que lugar maravilhoso é esse que você mora, heiiim.. Total pegada mediterrâneo, mar e flores lindas, tudo lindo! Agora sim, o clima afeta muito o nosso humor. Lembro quando morei no Wisconsin, que durante o inverno eu entrava no trabalho e já estava escuro, e saia e também já estava escuro, e me deu uma super deprê, tipo coisa feia. Eu que era meio implicada com a Suíça quando me mudei, hoje sou super agradecida pelo clima. Não passamos muito tempo sem ver o sol, mesmo no inverno. Pra mim isso faz muuuuita diferença na qualidade de vida, pois me sinto bem preguiçosa quando o dia é chuvoso… O Sol realmente anima a nossa vida. Aproveite muito o sol por aí 🙂

    1. Taís

      junho 8, 2017 at 10:03 pm

      É verdade, comecei a dar mais valor ao sol depois de passar dias e mais dias chuvosos e frio. Se ainda nevasse aqui na Irlanda acho que daria um ”up” e uma diferenciada no inverno, não sei.. mas realmente quando o sol aparece faz uma baita diferença!

  4. Katarina Holanda

    junho 2, 2017 at 5:48 pm

    Que delícia! Pra gente é mesmo muito difícil entender isso, só passando pra saber (pobre vitamina D). Eu to curtindo os dias de frio em São Paulo, mas tenho muitos amigos nessa situação de querer fugir um pouco dos dias cinza, haha. Amei as fotos, Taís! Aproveita esses dias lindos por aí.

    1. Taís

      junho 8, 2017 at 10:10 pm

      Sim, Kat.. não dá pra entender muito bem estando do outro lado com tanto sol na cabeça, que é um alivio tremendo quando o inverno chega, né? haha
      Eu mesma não me reconheci nessa de sentir falta de sol, mas a vida é isso né, a gente vai descobrindo coisas novas sobre nós mesmos quando passamos por experiências diferentes 🙂

  5. KARINE

    junho 2, 2017 at 6:35 pm

    que fotos lindas, que dia lindo que fez por aí <3 eu falo que amo inverno e frio, mas é aquelas, né? só conheço o inverno e frio daqui de sp, que nem é tão frio assim HAHA acho que quando eu passar o inverno do lado norte do mundo é que vou saber mesmo se acho essa estação uma das minhas preferidas, haha. aproveita bastante os dias de sol por aí e acho que no inverno vale a pena sim pesquisar alguma vitamina pra tomar, melhor do que ficar se sentindo mal pela falta de sol e tals <3

    1. Taís

      junho 9, 2017 at 11:48 am

      Tem isso mesmo, Kah.. quando a gente só é acostumado com o clima de um lugar, não sabe como vai reagir ao clima de outro. Eu sempre achei que iria tirar de letra o inverno por aqui, por justamente amar o frio, mas o danadinho me pegou, viu? Apesar de continuar amando muito a estação, surgiu essa nova alegria pelo verão irlandês haha
      E eu vou pesquisar mesmo pro próximo inverno alguma vitamina porque acho que to precisando mesmo
      Beijo :*

  6. Ana Beatriz

    junho 5, 2017 at 3:44 am

    Eu quero muito morar fora, mas levo em consideração o fato do clima sabe? Porque eu gosto de inverno, mas eu adoro uma praia e principalmente o sol. O sol é muito especial pra mim! Eu não tinha percebido isso até alguns anos atrás, quando notei que eu fico com mais energia mesmo no verão. Eu curto frio, mas não frio e chuva sabe? Até pesquisei no google cidades da Europa com maior incidência de sol.
    E eu aqui, querendo visitar a Noruega (hehe), será que eu sobrevivo cinco minutos lá?
    P.s: as fotos ficaram maravilhosas demais!

    1. Taís

      junho 9, 2017 at 12:03 pm

      Pra visitar e passar um curto periodo, talvez até de 1 ano.. acho que dá pra encarar super de boa um clima de inverno. Ainda mais que pra gente no Brasil esse clima de inverno daqui é novidade, ainda mais se neva.. Então não fiquei com receio de visitar a Noruega não <3 haha
      Mas se for pra ficar um tempo mesmo, talvez seja interessante mesmo você pesquisar algum país que tenha um pouco mais de sol ou que tenho as estações mais marcadas, seja um inverno msmo e um verão.
      🙂 e obrigada pelo elogio, fico feliz que tenha gostado das fotos!

  7. Thayse Stein

    junho 5, 2017 at 10:53 pm

    Eu acho louco como a maioria das comidas de supermercado são fortificadas já com vitaminas porque é comum as pessoas não tomarem tanto sol, mesmo que façam alguns bons dias de sol na Irlanda, a gente não consegue pegar muito sol porque tem que estudar, trabalhar em ambientes fechados e tem que dar sorte desses momentos cairem em dias que estamos livres, o que complica bastante o ato de tomar sol! Eu falei sobre isso num vídeo que fiz no canal quando voltei e vieram algumas pessoas criticar, dizendo que eu era negativa e isso estava alterando a minha percepção de sol, porque de fato faz sol na irlanda – e eu nunca disse que não fazia! Mas tem toda essa questão de poder aproveitar e de as vezes, eles serem intercalados com muitos dias ou momentos nublados, com ventania e chuva o que pode nos frustar um pouco, né? Eu amo o frio, amo mesmo. Mas o sol faz uma falta enorme nas nossas vidas! Que lindo seu post, suas fotos são maravilhosas como sempre <3 E força na peruca

    1. Taís

      junho 9, 2017 at 12:08 pm

      É verdade, Thay.. tem essa também de você ter tempo de ir curtir o sol… tem gente que até tira day off quando o tempo ta bom, porque né.. tem que aproveitar haha
      Mas mesmo pra trabalhar também já dá um outro animo quando o clima tá bom. Não é atoa que os irlandeses vão em peso pro mediterraneo nas férias pra poder pegar a dose de sol do ano hahaha
      Obrigada, thay, beijos!

  8. Camila Faria

    junho 5, 2017 at 11:03 pm

    Impressionante como o meu humor muda de acordo com o tempo. Inverno e tempo frio/gelado não é mesmo para mim. Claro que eu acho bacana viajar para lugares ultra frios, ver neve etc. Mas para eu ficar felizinha mesmo só com SOL e CALOR. Amo. Fora as mil camadas de roupa que a gente tem que usar no frio. Sofro muito. Hahaha! Por mim passaria o ano todo só com um vestidinho de algodão!

    Que. Fotos. Maravilhosas. Dona. Taís. *-*

    1. Taís

      junho 9, 2017 at 12:16 pm

      Somos completamente oposto nesse quesito Cá.. acho que eu iria ficar muito doida de ter só calor e sol, viu hahaha
      <3 obrigada, fico feliz que tenha gostado das fotos!

  9. Claudia Hi

    junho 6, 2017 at 12:24 pm

    Nossa Taís que pena que você ficou com alergia. Essas coisas sempre atrapalham a viagem. Mesmo que você tenha esquecido na hora rs Espero que já esteja 100%.

    Ai Irlanda, um dia chego aí! rs

    1. Taís

      junho 11, 2017 at 2:28 pm

      Eu tenho essas alergias por causa do calor já faz uns bons anos, Claudia.. mas desde que vim pra Irlanda melhorou muito já que aqui não é quente que nem no Brasil, mas dai eu acabo esquecendo delas e quando tá quente eu não tomo cuidado porque esqueço hahaha
      E venha pra Irlanda sim! <3

  10. Xica

    junho 7, 2017 at 2:44 am

    Uauu! Nasci no PR em uma cidade bem fria, chegou até a nevar à uns 3, 4 anos atrás, mas desde 92 moro em SC numa cidade horrível de quente, sempre brinco que é amostra grátis do inferno pq é um calor do djanho, e eu odeio calor!! Daquele nível de sair do chuveiro já pingando suor e dormir de noite com ar no talo e mesmo assim estar quente. Passo mal com calor, tenho alergia, baixa pressão, dá desânimo só de pensar. Gostaria mto de saber se algum dia ainda vou dar graças pelo verão! hahaha
    PS: lindas fotos, que lugar de sonho <3

    1. Taís

      junho 11, 2017 at 2:30 pm

      Hahaha eu imagino mesmo, no Brasil eu não me vejo gostando do calor mesmo, acho que tb seria impossível, calor demais, tá loko! xD
      Mas o verão irlandês é gostoso, não é aquela quentura que a gente quer dar um tiro na cabeça, dá pra aproveitar bem, ainda mais depois de meses de temperaturas mais baixas!
      Obrigada pelo elogio <3

  11. Clara Rocha

    junho 14, 2017 at 7:34 pm

    Minha estação favorita do ano é o inverno e outono. Mas eu bem sei que um pouco de sol não faz mal a ninguém, principalmente vivendo em regiões com a temperatura tão amena. Uma vitamina b é bem boa. Fico imaginando se isso mudaria se um dia eu me distanciasse tanto da nossa realidade aqui no brasil. Porque vamos combinar que calor de 40 graus que eu passo aqui no rio de janeiro, não me faz nenhum pouco bem e como eu passo mal.

  12. Fran

    junho 19, 2017 at 4:00 pm

    eu AMEI as fotos desse post! que lugar lindo que vc mora <3
    eu já li vários artigos sobre essa relação do humor com o clima, das vitaminas, etc… Interessante ver um relato assim! Não imaginava que isso pudesse mesmo mexer com a gente! Também sou dessas que AMA o frio e fica de péssimo humor no calor… e minha mãe vive dizendo que eu deveria dar valor ao clima do Brasil rs

  13. Bia

    junho 21, 2017 at 11:36 pm

    Wow! As fotos ficaram demais!! Realmente o clima mexe muito com nosso humor! Quando chove aqui na minha cidade (interior de SP), eu falo pro meu marido: olha como o dia ta irlandês hj! Moramos em Dublin em 2008, o clima era (e ainda é) bem insano mesmo! Teve um dia que nevou e fez sol em menos de meia hora!

    Adorei seu blog!

    Bjus

//Leave a Reply