Indicação de filmes (Selkies)

Pra quem gosta (assim como eu) de mitologia celta, Irlanda e.. Sigur rós vão com certeza adorar estes filmes!
Os dois filmes são filmados na Irlanda e falam sobre Selkies, que são criaturas mitológicas encontradas no folclore da Irlanda, Escócia, Islândia, e Ilhas faroé, mas a lenda Selkie também é contada no País de Gales de uma forma diferente.
Selkies são focas que quando retiram sua pele conseguem se transformar em humanos. As histórias sobre Selkies são românticas e trágicas. Selkies não ficam por muito tempo na terra, pois chega uma hora que elas têm que voltar para o seu verdadeiro lar que é o mar. Nas lendas dizem que quando tiram suas peles de focas e um homem  encontra uma Selkie feminino, este homem tem o poder sobre ela até certo ponto, mas tem que esconder esta pele.. pois se um dia  for encontrada pela Selkie, ela retorna ao mar. O macho Selkie tem um grande poder de sedução sobre as humanas, normalmente os machos são muito bonitos em sua forma humana.
Em cada lugar tem variações na lenda, mas é basicamente isto. Essa tal pele é como se fosse um casaco que Selkies vestem quando estão no mar, em sua forma de foca, e retiram quando vão para terra e se transformam em humanos.

O primeiro filme é um recente.

Ondine

 

Ondine conta a história do pescador Syracuse interpretado por Colin Farrell, cuja vida é transformada quando encontra uma mulher misteriosa em sua rede de pesca e sua filha chamada Annie acredita que esta mulher seja alguma criatura mágica. Syracuse se apaixona por ela, é quase um perfeito conto de fadas moderno, onde magia e escuridão caminham lado a lado. É um filme lindo e emocionante, cheio de histórias, filmado nas belas costas irlandesas com direito a Sigur rós de trilha e uma leve participação do Jónsi. Amei demais esse filme e super indico!
Trailer

O segundo é mais antigo de 1994..

The Secret of Roan Inish

The secret of Roan Inish conta a história de Fiona, uma garotinha que foi enviada para morar com seus avós e seu primo que moram perto da ilha de Roan Inish, onde existe um boato sobre Selkies no local. O avô de Fiona e outras pessoas contam a ela sobre várias histórias antigas e uma delas é que seu antepassado conheceu uma Selkie e escondeu sua pele de foca e se apaixonou por ela, eles viveram juntos e tiveram muitos filhos, mas um dia sua filha mais velha sem saber acabou perguntando a mãe sobre um certo ‘ casaco de foca’ que o pai guardava no telhado, então ela se lembrou e voltou ao mar. O irmão mais novo de Fiona foi levado pelo mar e acredita-se que ele foi criado por Selkies..
É uma história linda , paisagens lindas e muita música tradicional irlandesa. Foi impossível não gostar!


Trailer

Trackbacks

  1. […] olhos, ainda mais essas que são exatamente iguais as dos filmes  irlandeses que eu já indiquei aqui no blog e que falam sobre Selkies. Eu só consegui ver as cabecinhas meio rápido e estavam meio longe, […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

© 2018 Nýr Dagur · by MinimaDesign