Provavelmente eu vou deixar passar algum detalhe legal de La Paz, depois de Puno eu não anotei mais nada no meu journal. Não compramos tudo que gostaríamos e também não fizemos todos os passeios, acho que essa é uma boa desculpa para voltarmos lá e para qualquer outro lugar que deixamos de fazer algo.
Lembro bem das nossas andanças pela cidade caótica, como era ruim atravessar a rua, como toda vez ouvíamos Michel Teló na mesma barraquinha de camelô, a busca por um shopping e camisetas de futebol.
Lembro também que assistimos ao jogo do Flamengo e do Real Potosí, para os bolivianos era como se fosse Brasil x Bolívia e como eles ganharam… Imagina a felicidade do povo! Confesso que fiquei com falta de ar só de ver os jogadores correndo, quando estávamos em Potosí subir uma escada era como correr uma maratona, imagina correr mesmo. E quando estávamos lá também passamos pelo estádio que aconteceu o jogo.
No último dia em La Paz foi tudo bem corrido, arrumar todas as nossas coisas (que dobrou por conta das compras) e também tínhamos um passeio pra fazer e depois já seguir para Santa Cruz. Infelizmente deixamos de fazer o passeio do Valle de la Luna, o horário de saída do ônibus para Santa Cruz era meio cedo, fazer o passeio iria complicar muito nossa vida e iriamos correr o risco de perder o ônibus.
E o passeio foi um dos mais legais que fizemos (Chacaltaya!!!), ver neve pela primeira vez na vida e no verão!!!
No caminho encontramos paisagens lindas e quanto mais subíamos, mais frio ficava!
Huayna Potosí
Com sua beleza imponente e seus 6.088m de altitude, quem quiser pode fazer expedições pra lá e escalar a montanha. Um dia eu encaro um desafio desses! Achei legal o guia ter parado pra gente tirar fotos e congelar um pouquinho.
Chacaltaya
Montanha com mais de 5.300m de altitude, lá também fica a estação de esqui mais alta do mundo. É um passeio sensacional, não é todo dia que você pode subir uma montanha assim tão fácil.
É recomendável fazer o passeio só depois que você já estiver aclimatado, é loucura chegar em La Paz e já querer subir a montanha nos primeiros dias, você vai passar muito mal sem dúvidas. Nós já estávamos bem aclimatados depois de quase 1 mês nessa loucura de grandes altitudes, mas mesmo assim deixamos pra fazer o Chacaltaya no último dia.
Este planeta é tão incrível e me sinto muito sortuda por ter conhecido um lugar como este. Mesmo todo mundo achando loucura essa história de montanhismo/alpinismo, eu acho incrível e queria muito poder praticar! A sensação de chegar no topo e ver toda aquela beleza que nos cerca é indescritível.
Depois de subir, subir e subir, você chega na base da estação. Quem estiver se sentindo bem, pode continuar subindo por conta própria mais uns 130m de caminhada pelo gelo (lá no topo acho que chega quase 5.500m). Algumas pessoas ficaram lá na base mesmo e não aguentaram subir, não é brincadeira o jeito que a altitude pega.
Nós subimos com calma e fomos parando (até porque escorrega um pouco por causa do gelo), cansa muuuito e você fica com falta de ar. Eu lembro que tinha um guri colombiano que subiu aquilo tudo correndo e ainda voltava pra buscar a mãe, crianças e suas energias alienígenas.
No meio do caminho encontramos um homem esquiando com um cachorro, cena mais linda! O cachorro corria tanto e depois os dois ficaram descansando e se abraçando lá no topo. Tiramos várias fotos, mas como começou a nevar bastante a visão não ficou muito boa.
Chegamos lá em cima e estava nevando, uma curiosidade que o guia nos contou é que lá só neva assim no verão, o inverno é bem seco. Em dias de tempo mais aberto você consegue ter uma vista incrível dos arredores, conseguindo ver La Paz e pequenas lagunas que ficam por perto. Infelizmente pegamos um tempo bem fechado, mas tinha bastante neve. o/
Claro, tinha que ter essas fotos retardadas na neve.
Depois de ficar um bom tempo lá em cima brincando na neve, fiquei uns minutos sem sentir meus pés (é sério!!!). Comecei a ficar preocupada, fiquei tanto tempo que também meus lábios já estavam ficando roxo. O guia veio nos chamar correndo porque começou a nevar ainda mais e ele estava preocupado, se nevasse muito a gente não iria conseguir descer e voltar pra La Paz, as estradas ficam bem perigosas.
Descemos rapidinho com direito a alguns escorregões, mas nada sério. hahahaha
E para finalizar, nada como tomar um chocolate bem quente olhando essa paisagem!
Rumo a Santa Cruz, final do mochilão!
Que fotos lindas *u*
Que viagem mais linda Taís! E belíssimas essas fotos na neve!
Nossa, fui descendo e lendo o post.. vendo as fotos.. fui sentindo o seu frio!! hahaha
quando chegou na última foto senti um conforto tão grande! hahahaha
Nossa Taís que delícia essas fotos.. dá pra imaginar quanta diversão, quantas histórias saíram daí. imaginoq vcs passaram por muitos lugares pensando no sonho realizado que é ter estado lá.
adorei essa foto da neve no seu "cabelo de por do sol".. rsrsrsrsr além do mais essa foto do chocolate quente é incrível.. simples e cheia de sentido sabe.. adoraria saber qual é a sensação de provar um chocolate quente um frio desses.. deve ser super acolhedor..
pode deixar q quando fizer uma viagem dessas vou postar tudinho e levar tuas dicas comigo!! rsrsrs
Geeeente… que lugar lindo! Não cheguei a ficar muito tempo em La Paz. Olha só… já tenho motivo pra voltar lá! 😛
É impressionante mesmo como essa galera consegue correr e carregar mil coisas e ficar de boíssima num lugar assim tão alto! Lembro bem de ver o povo correndo na trilha de Machu Picchu, do lado dos precipícios mucho loucos! Hhiuahoaiuh
E Michel Teló é tenso mesmo! Hhiuahioauho
Tocou lá no México também, quando estávamos em um restaurante! 😛
Achei esse lugar impressionanteeee! Quero ver sim as fotos do cara do esqui com o cachorro! Uma fofura! Pena mesmo que o tempo não ajudou nas fotos…
;**
É o paraíso! Eu já disse em algum post por aqui (aquele que vc falou que nevou em Chacaltaya no verão) que sonho em ver neve. Pode parecer besta, mas é um grande sonho meu… E eu fico encantada de ver fotos assim!
:*
Que friio de ver essas fotos hehe
linda paisagem! quero muito conhecer!
boa semana girl 🙂
MEU DEUUUS! :O
PERFEIÇÃO É POUCO PARA DESCREVER TANTA BELEZA!
Estou aqui admirada,olhando cada detalhe de suas fotografias!
Parabéns pelas viagens!
Adorei saber mais sobre você! :3
Se puder compartilhe sempre suas opiniões e informações,isso é muito importante XD
Estou pensando em viajar para a Georgia do Sul *_*
bjusss
http://www.flightsanddreams.com
Me apaixonei pela paisagem! Que lugar mais incrível! Tomara que um dia eu consiga ir nesses lugares tão lindos!
Que delícia foi esse mochilão 😉
O cachorro esquiando <3 <3 <3
Suas fotos são incríveis.
Achei um doce a do seu cabelo com os floquinhos de neve. <3
beijos