Viagens

Vale a pena repetir os mesmos destinos?

Às vezes tenho a impressão de que, muitos viajantes parecem estar em uma competição para ver quem visita mais países. Como se fosse uma lista de supermercado, ticando todos os itens possíveis dessa tal lista. Você não vai comprar o mesmo item que já riscou da lista, não é mesmo? No caso, visitar o mesmo lugar que já passou; “a lista anda”.

O que dá a entender muitas vezes, é que o foco de viajar mudou, que é a quantidade e não a qualidade que conta. As pessoas não focam mais na experiência e sim nos números, “visitei já X países”. A vida não é uma competição e viagens muito menos.

Não me leve a mal, eu também quero visitar todos os países possíveis, ver meu mapinha global crescendo cada vez mais, mas eu não tenho pressa. Como diz na página sobre mim aqui do blog, quero visitar o mundo inteiro, pisar em todos os continentes, conhecer cada oceano e pedacinho de terra.

Mas, o meu foco são as experiências e não somente números. Afinal, não é esse um dos espíritos de viajar? As experiências que vamos viver nesses destinos que passamos?

É por isso que eu acredito que visitando um lugar mais de uma vez, te permite conhecer e se conectar com o lugar ainda mais e de uma maneira mais significativa; o que pra mim vale muito a pena.  O lugar pode ser o mesmo, mas te garanto que a viagem nunca vai ser a mesma. Para cada viagem, uma experiência nova, seja pra qual destino for.  Tem sempre algo diferente que você não viu ou deixou de fazer em uma visita.

acho que não tem motivos para não voltar a determinado destino, a  não ser que você teve uma experiência muito ruim mesmo, perigosa ou que o destino não te agradou.

Eu gosto muito dessa ideia de ter uma segunda chance de ver um lugar, com outros olhos e com outra perspectiva. O que acaba sendo complicado também, já que tem tantos lugares pra conhecer e certos destinos continuam nos chamando para mais uma visitinha, né?

Acho que com um pouco de equilíbrio dá pra continuar conhecendo lugares novos e revisitando outros ao mesmo tempo.

E aqui resolvi mostrar; 5 cidades que eu já visitei e que acho que valem a pena visitar de novo!

COPENHAGEN

IMG_6457 (2)A capital da dinamarca é incrível, colorida e vibrante mesmo no inverno. Uma cidade com uma outra “cidade” alternativa dentro dela, bicicletas por todos os lados e castelos dignos de conto de fadas. Passei tão pouco tempo explorando os seus cantinhos e que não vejo a hora de voltar, conhecer mais. Uma cidade que eu com certeza mudaria de mala e cuia.

BUDAPESTE

IMG_3219Budapeste é minha queridinha, eu já voltei e voltaria mil outras vezes mais. É uma cidade que me encanta muito, seja pelo tanto de opções de coisas pra fazer, sua arquitetura, sua história e todo seu charme. Uma cidade muito barata e que dá pra gente aproveitar bem sem se preocupar em estar fazendo um rombo na conta bancária.  É um lugar que eu já cogitei morar, Budapeste é definitivamente um lugar muito especial e pra se visitar várias vezes.

BERLIN

img_0107É um lugar que tive pouco tempo pra explorar e que tem tanto a oferecer. Berlin é uma cidade muito intensa, com muitas coisas diferentes, fora todo o peso histórico que a cidade tem, é impossível ignorar todos os acontecimentos que já aconteceram ali. Pode ser um lugar que não agrade todos, mas o pouco que vi me fez gostar muito e querer voltar o mais breve possível.

CUSCO

_MG_6430Cusco foi uma das cidades mais diferentes e fascinantes que eu já conheci. Até pensei em passar um mês na cidade estudando espanhol depois da minha primeira visita, pra poder aproveitar mais o lugar. O Peru como um todo é um lugar muito incrível, mas Cusco tenho que dizer que ganhou uma grande parte do meu coração. A geografia da cidade é muito legal, fora todos os sitios arqueológicos  dos tempos Inca, é demais! Com certeza um lugar que quero visitar de novo.

REYKJAVÍK

IMG_1404Meu lugar favorito no mundo, que já amava antes mesmo de  ter pisado lá. A capital da Islândia pode ser pequena, mas tem muita coisa legal pra fazer. Tem uma vibe tão gostosa, com um centro cheio de casinhas fofas e coloridas, cafés legais de visitar e piscinas termais. Impossível não se apaixonar por Reykjavík, é um lugar muito especial pra mim e que eu quero voltar muitas e muitas vezes. Quem sabe até morar um tempinho por lá pra poder aproveitar tudo com calma!

//

Este post faz parte da Blogagem Coletiva do grupo Pequenos Grandes Viajantes. Confira os posts dos outros blogs participantes também:

Juny pelo Mundo – Top 5 Lugares que eu voltaria 
Vamos Por Aí -Top 5 – Lugares que Eu Voltaria 
Arrumei as malas e parti – Voltar ou não voltar? Eis a questão. 
Contando Destinos – 5 destinos para voltar 
Embarque neste blog – 5 destinos que eu voltaria 
Tire a Bunda do Sofá – Top 5 lugares que eu voltaria! 
D&D Mundo Afora – Top 5 destinos para voltar
O Melhor Mês do Ano – Sobre Lugares que eu Voltaria 
Mochilão Barato – 5 Cidades que voltaríamos ‎

16832112_1475152539186062_5929976799290582108_n

> E vocês, qual destino você não pensaria duas vezes em visitar de novo?

//You Might Also Like

//29 Comments

  1. Simone Hara

    fevereiro 25, 2017 at 2:22 am

    Amei sua lista!
    Ainda não pus meus pezinhos em nenhum desses pedacinhos de chão, mas alguns estão nos planos… um dia – principalmente Berlim.
    Bjs,
    Simone – @familiaviagem

  2. Gisele Prosdocimi

    fevereiro 25, 2017 at 3:13 am

    Da sua lista só conheço Budapeste e é realmente um destino incrível. As outras estão na lista de desejo, obrigada por compartilhar. Bjs.

  3. Beneth Santana Torquato

    fevereiro 25, 2017 at 12:47 pm

    Não conheço os destinos da sua lista, mas estão na minha wishlist! Ótima lista!
    E sim, vale a pena voltar para alguns destinos!

  4. Juliana Brandao

    fevereiro 25, 2017 at 6:06 pm

    Adorei as suas escolhas de lugares para voltar!
    Alguns estão na minha lista!
    Ótimo post!

  5. Lívia Bellotti

    fevereiro 25, 2017 at 7:49 pm

    Adorei o seu texto e adorei os lugares! De todos eu só conheço Budapeste. Os outros fazem parte da minha lista de lugares a conhecer e tenho certeza de que irei gostar muito pois são ricos em história, arte, arquitetura e com muita beleza natural! Parabéns, seu post está maravilhoso!

  6. Carlos Roberto e Gleidys

    fevereiro 25, 2017 at 9:05 pm

    Olá Tais. Gostamos muito do seu artigo e concordamos plenamente. Aliás, sempre que uma viagem acaba, fica a sensação de que deixamos algum detalhe sem ser devidamente aproveitado ou visto. E há lugares que merecem mais de um retorno.

  7. Fran Agnoletto

    fevereiro 26, 2017 at 12:42 am

    Nós repetimos muitos destinos, mas vonfesso que minha vontade de conhecer o novo e desbravar o desconhecido, é sempre maior.

  8. Ana Carolina Miranda

    fevereiro 26, 2017 at 12:46 am

    Concordo plenamente com você, não vejo nenhum problema em repetir destinos. E tem lugares que já fui várias vezes e não me canso de voltar. Adorei sua lista. Acredita que ainda não conheço nenhum deles?

  9. Dayana

    fevereiro 26, 2017 at 9:47 am

    Você me definiu logo no início do seu texto. Também penso que parece que a coisa toda virou uma competição de países a serem visitados e a experiência, ó… Para mim, vale muito mais passar 15 dias em Paris (uma das minhas queridas), que ficar pingando em 5 países europeus para dizer que fui em 5 países no último mês.

    Agora, dos que você citou, acho que Berlim é a minha preferida. <3 Inexplicavelmente. hahaha Tem lugar que te conquista e ponto, né? 😛

  10. Adriana Magalhães Alves de Melo

    fevereiro 26, 2017 at 11:45 am

    Concordo com você… tem vezes que volto mesmo e as pessoas perguntam: de novo? Porque quando você já conheceu todas as atrações do lugar, começa a pensar como uma local… Não precisa sair correndo para turistar, pode simplesmente curtir… Me sinto assim com Bariloche e Villa la Angostura, pra onde já fui NOVE vezes kkkk

  11. Naiara Back

    fevereiro 26, 2017 at 1:36 pm

    Particularmente, prefiro conhecer novos destinos do que repeti-los. Mas não dá pra desperdiçar a oportunidade de repetir uma viagem para o mesmo lugar. A gente sempre vê alguma coisa diferente é isso tmb tem influência do nosso estado de espírito, neh?

  12. Gabi

    fevereiro 26, 2017 at 8:47 pm

    Eu sou suspeita, porque voltaria pra tudo que é lugar hahaha. Antes de efetivamente começar a viajar, eu achava que era dessas pessoas que quer conhecer um lugar novo sempre, que repetir destino jamais. Mas isso foi até conhecer meu primo destino. Eu adoro voltar a lugares, revisitar memórias, ver o que não tinha dado tempo, voltar a restaurantes gostosos, andar por aí sem compromisso de “ter” que ver ponto turístico (bem entre aspas mesmo porque eu não me forço). Eu adoro essa sensação. Inclusive visito todo lugar como se fosse somente a primeira vez, como se 10 outras ainda estivessem pela frente. Não me obrigo a ver nada, não corro, prefiro não ter hora pra nada. Esses lugares que você colocou pra voltar, em sua maioria, são lugares que ainda preciso conhecer. Mas já fui a Berlim, já voltei, e voltarei sempre que puder. E não me sinto menos viajante por isso!

    Adorei a proposta do post, a reflexão, sabe? Sempre bom! Beijos

  13. Flávia Donohoe

    fevereiro 26, 2017 at 8:59 pm

    repetiria todos da sua lista Taís, que sorte a minha ter ido em todos esses lugares! Realmente têm lugares que nos apaixonamos, o meu caso é a Argentina, tanto que já fui até lá umas 8 vezes, quero muito voltar ao México e fazer outro mochilão pela América Latina! às vezes passar mais tempo em um lugar te dá muito mais ótimas experiências!

  14. Ana - voupraroma

    fevereiro 27, 2017 at 8:55 am

    Adorei a lista escolhida! Se tivesse que escolher somente um ficaria com Berlim, uma das cidades que mais amei…e fui no verão!

  15. Paula Abud

    fevereiro 27, 2017 at 1:25 pm

    Super verdade que muitos viajantes adoram colecionar apenas os números e não as experiências e isso perde o sentido da coisa.
    Adorei suas escolhas, ainda não conheço nenhuma, mas da lista tenho duas preferência: Budapeste e Copenhagen, que mesmo sem conhecê-las, acredito que sejam um sonho <3

  16. KARINE

    fevereiro 27, 2017 at 4:15 pm

    tb acho muita besteira (e super egocêntrico) ver viagens como competição, parece coisa de gente infantil que quer mostrar que é melhor do que os outros por qualquer motivo x, hahaha. mas enfim, eu tb acho que voltar em um lugar especial que visitou deve ser uma experiência muito incrível. já que os lugares são diferentes dependendo da estação… sem contar o quanto a gente muda com o tempo, né? a nossa perspectiva sobre as coisas pode mudar muito. amei o post, ta!

  17. Cristina e Renato

    fevereiro 27, 2017 at 4:47 pm

    Ahhh, Islândia! Que saudades dessa viagem. Adorei a lista, cidades escolhidas a dedo, parabéns!

  18. Katarina Holanda

    fevereiro 27, 2017 at 7:04 pm

    Eu confesso que não gosto tanto de repetir destinos, mas concordo demais que cada viagem é uma experiência nova. E são as experiências que valem mais <3 Semana que vem vou voltar pra Serra Gaúcha e to bem mais empolgada do que achava que ficaria, haha. Amei tua lista!

  19. Bárbara

    fevereiro 27, 2017 at 9:10 pm

    Também sinto que o que vale são as experiências, pois se fossem os números bastaria dar uma “passada” em cada lugar do mundo. Bom é viver a cultura local, conhecer pessoas diferentes… Isso nos faz crescer!

    Beijinhos!
    http://barbaradoblog.com/

  20. Thayse

    fevereiro 28, 2017 at 1:00 am

    Ah, que amor <3 Eu voltaria fácil para Londres, Berlim, Buenos Aires… E quero voltar pras cidades históricas de Minas Gerais, que já fui duas vezes e amo demais! Achei super linda essa tag e acho um saco essa "competição" besta entre viajantes… Não tem sentido!


    Beijos
    Brilho de Aluguel

  21. angela sant anna

    fevereiro 28, 2017 at 1:14 pm

    Berlim e Cusco eu voltaria com tooooda certeza! Quero muito voltar para a Nova Zelandia, apesar de ter tido tanto problemas, preciso voltar pra filmar e tirar mais fotos da ilha sul, lugar incrível!! mas auckland não dá, fujo aheuae

  22. Ana Zacchello

    fevereiro 28, 2017 at 5:29 pm

    Adorei Copenhagen, tenho um caso de amor sério com Berlim e estou indo para Budapeste na próxima semana! Reykjavík é um sonho de consumo que está difícil encaixar no roteiro desde que assisti ao filme “A vida secreta de Walter Mitty”! Amei a sua lista!

  23. Alessandra Maróstica de Freitas

    fevereiro 28, 2017 at 11:41 pm

    Da sua lista só conheço Berlim e voltaria lá muitas vezes! Tenho muita vontade de conhecer Budapeste e Reykjavík. Parecem ser lugares incríveis!!!

  24. Claudia Hi

    março 1, 2017 at 12:59 pm

    Com certeza o que mais conta são as experiências, a conexão e a vibe que você sente dos lugares que você já visitou.

    Um lugar que nunca pensei em ir mas vendo fotos e vídeos, me apaixonei foi a Islândia. Quero muito poder ir um dia e fazer uma roadtrip pelas cidades!

  25. Sandra

    março 2, 2017 at 4:31 pm

    Menina, adorei esse post! Eu acho que tem gente que compete sim nesse lance de viagens. Tem gente que é pisar em um país novo, logo publica a foto e já coloca a hahstag 25(ou sei lá quantos) paises: fail.
    Eu volto e voltaria sempre à lugares/países que já visitei. Ainda mais quando se mora na EU e fica fácil até um bate-volta de fds, sem contar que, com sorte, há sempre chance de conseguir preços ótimos. Abs!

  26. Fernanda - Blog Tá indo pra onde?

    março 2, 2017 at 8:15 pm

    Só não conheço a Islândia ainda!!! rs Tô super querendo voltar pra Berlim mesmo!!! E de todas essas, a única que já fui e voltei foi Copenhagen! Dinamarca é o máximo né?

  27. Fran

    março 6, 2017 at 2:43 pm

    Adorei a lista!
    Concordo super com esse pensamento. Conheço pessoas que viajam todos os anos para os mesmos países e sempre voltam com histórias novas, e sensações diferentes 🙂

  28. Cynara Vianna

    março 10, 2017 at 1:47 pm

    É isso ai, falamos a mesma língua quando o assunto é repetir ou não um destino. Vou pra onde meu coração pede, pra onde o momento que estou vivendo me induz, pra onde encontro passagens a preços abaixa do normal (isso aconteceu quando fomos a San Andrés e foi uma viagem maravilhosa). Não tenho o menor interesse em numerar quantos países já visitei, se eu fosse conhecer sempre um lugar novo em cada viagem meus números seriam outros, mas isso não vale as experiências vividas. Se quero conhecer o mundo todo? Sim!!! Mas vou me deixando levar pela minha intuição e se ela for me levando para novos lugares, que seja…

  29. Josiane Bravo

    março 10, 2017 at 3:13 pm

    Uauuu, só destinos maravilhosos. Da lista, acredita que eu não conheço nenhum 🙁 Mas tenho planos de conhecer Berlim ano que vem e Budapeste. Tenho certeza que vou me apaixonar 🙂 E o que falar de Cusco, mesmo sem conhecê-la, a cidade já me conquistou só pela simpatia que passa pelas fotos que vejo, e só ouço coisas boas sobre ela.
    Beijos

//Leave a Reply