Fazer um mochilão é uma experiência incrível em todos os sentidos e um pouco disso vocês estão acompanhando nos meus posts que relato como foi toda essa aventura.
O meu primeiro conselho é que quando decidirem colocar uma mochila nas costas e sair por aí, é estar de mente e coração abertos. Vocês vão encontrar diversas situações (nem sempre boas) e vão encontrar gente de todos os tipos, o preconceito, cabeça fechada e frescurites não vão caber na mala!
O mais indicado é bolar uma viagem assim com uma certa antecedência para que você possa organizar tudo sem erros. O nosso foi bem corrido, decidimos ir por volta do mês de setembro, em outubro compramos as passagens para viajar em janeiro e tivemos pouco menos de 3 meses para organizar tudo, sendo que realmente só estava tudo começando a ficar organizado no último mês (último semestre da faculdade, imaginem a correria!).
– O primeiro passo é definir o roteiro, ou pelo menos o seu ponto de partida. No nosso caso escolhemos começar por Santa Cruz de la Sierra, compramos as passagens ida e volta São Paulo – Santa Cruz com a cia aérea Aerosur. Desistimos da ideia de chegar na Bolívia pelo famoso Trem da Morte que sai do Mato Grosso do Sul, ir de avião era a melhor ideia mesmo.
Livro – Guia Criativo para o Viajante Independente na América do Sul, impossível deixar esse livro de fora do teu mochilão, nós até levamos ele junto na viagem e nos ajudou desde as primeiras pesquisas até lá na prática mesmo. O livro é uma mistura de história dos lugares com informações sobre cidades, climas, casas de câmbio e informações turísticas, transportes de uma cidade para outra, acomodações, lugares para comer e sair pela cidade, os passeios e agências de turismo etc..etc..Maravilhoso! O que mais usamos foi a parte de hostels, tem os endereços, site se disponível, o que oferecem e como é mais ou menos o lugar, o bom também é que tem os preços, mas o ruim é que podem variar.
Pelo menos pra gente os preços de hostels estavam quase todos batendo quando chegamos lá. Isso é bom também pra você já ir vendo o quanto essa brincadeira vai sair. Outra coisa que ajuda muito são os pequenos mapinhas das cidades com localização das ruas e pontos principais, o que é bom pra ter uma noção se teu hostel é perto do centro, atrações, rodoviárias..
*Qual vai ser a próxima cidade, coloque o tempo de ônibus, preços e o local de saída.. (Isso ajuda a programar que horas você vai chegar na próxima cidade)…
É uma ideia de organização, mas cada um faz do jeito que achar melhor. Todas essas informações vocês podem pesquisar nas fontes de pesquisas que indiquei acima.
Parece meio confuso e cheio de coisas, mas no fim acaba sendo divertido montar tudo isso.
Isso não quer dizer que você vai seguir tudo exatamente como está no seu planejamento, na hora é outros quinhetos…. O seu planejamento vai ser muito essencial para não chegar ‘no escuro’ e não saber pra que lugar correr em lugares desconhecidos (imprima o roteiro e leve com você, se possível duas cópias…Vai que perde!). Na hora talvez você não vá para os hotels e agências que pesquisou, mas ter um ponto de partida vai ajudar muito. Não seguimos 100% o nosso, mas posso dizer que ficamos em praticamente todos os lugares que estavam no nosso roteiro e fizemos quase todos os passeios planejados também.
Como foi o nosso caso, nós nos juntamos com outras pessoas que conhecemos na viagem e isso acabou que as vezes compartilhávamos as informações de lugares e nós escolhíamos as melhores opções que nem sempre eram a do nosso roteiro.
Este post foi mais pra explicar como funciona no início, pesquisas e mais pesquisas!
Legal da sua parte compartilhar não só a sua experiência da viagem em si mas também toda a preparação! Espero pelo vídeo! 🙂
Muito bom amori, acho que deu pra dar uma idéia pra quem planeja um mochilão, mas não sabe como iniciar… Esse resumo é ótimo!
Vale ressaltar tb a época/estação que irá acontecer a viagem pois influencia bastante na visita nos lugares…
Por exemplo:
Chacaltaya com neve, no verão e no inverno, sem.
E muitas outras coisas também… Mas aí acho que vc vai abordar em outro post 🙂
<3
ótimas dicas! Estou querendo ir aqui de Porto Alegre ao Chile de carro faz muito tempo já. Espero fazer essa viagem em breve. Tomara que consiga. Com certeza vou utilizar suas dicas 🙂
Beijos
minha vontade de fazer um mochilão cresce a cada novo post seu! fico feliz que vocês decidiram ir de avião pra Bolívia, por que esse Trem da Morte não me parece muito convidativo hahaha
Adorei o post!
Nossa, eu nunca tinha pensado em quão complicado seria fazer um mochilão! Realmente tem muita coisa pra ver e pesquisar x_x
Me lembro do Rodrigo contando uma historia que foi no bagageiro do ônibus e tinha um monte de galinha lá, haha Realmente tem muitos imprevistos!!
Espero um dia conseguir viajar assim, queria fazer um tour pela Europa e Japão! 🙂
bjs!
Adorei, adorei Maybi! Ótimo post com instruções valiosas! Sempre fico pensando por onde começar esse tipo de roteiro, e você deu indicações ótimas! Mas isso dá um certo trabalho tbm, né? HEHE, mas eu, que adoro montar listas de qualquer coisa, vou me divertir criando meus roteiros. Problema é que acho que pra ir em julho não vai rolar… e outra que essa deve ser uma das épocas mais cheias pra se viajar! Bem, de qualquer forma salvei seu post nos favoritos, é uma bela referência – e curti muito o site Mochileiros! Beijo!
Vou guardar esse post pra sempre comigo porque eu sei que um dia, espero que bem em breve vai ser bastante útil pra mim *-*
Adorei muito o post xD