América do Sul, Viagens

Mochilão América do Sul: dicas sobre o que levar e dinheiro

“Prefiro carregar o peso de uma mochila nas costas do que o da consciência de não ter conhecido o mundo.”

O que levar?
Arrumar o mochilão é uma tarefa difícil, você tem que levar em consideração vários fatores e ser uma pessoa muito prática, afinal, você vai carregar tudo nas costas. Outra coisa também é você encontrar um mochilão bom, um que ajude a distribuir o peso para todo o corpo e facilite na hora de levar 200kg nas costas, capisci? Você aguenta levar tudo isso de uma forma confortável ajustando direitinho ao corpo e organizando bem suas coisas dentro.

Eu confesso que falhei na hora de organizar o que levar, não cometam os mesmos erros! Eu pensei ‘ah é verão’ e mesmo sabendo que iriamos encontrar frio pelo caminho, fui inocente e levei muita roupa de calor que eu nem usei, só fizeram peso. Por isso, fiquem atentos ao clima e mesmo se for  no verão, não levem tantas roupas assim de calor e sim de frio. Claro, que quem vai viajar no verão não precisa levar a quantidade de roupas de frio que uma pessoa que vai no inverno teria que levar.
O mochilão é grande, mas não é por isso que você vai levar seu guarda-roupa inteiro! Leve mais em consideração a praticidade do que a vaidade.

Aí vão algumas dicas…
-Calças jeans pesam mais, levem uma ou duas no máximo.
(Meninas: abusem das leggings, elas são mais leves pra levar e mais confortáveis para fazer os passeios. Meninos: é legal levar calças que viram bermudas, são bem mais práticas!)

– No verão, levem uma blusa grande e bem quente e outras mais pequenas e finas. Não adianta querer levar várias blusonas porque vai pesar bastante e não vai caber tudo. No inverno, não esqueçam de levar segunda pele. Luvas, toucas e etc. você pode comprar no meio do caminho se preferir.

– Fraldas de panos podem servir como toalhas, elas são menores e secam mais rápido para você enfiar no mochilão e mudar de cidade.
– Lenços umedecidos são de grande ajuda, principalmente se você ficar no meio do deserto no frio e sem chuveiro quente, acampar, fazer trilha etc.. Eu usei bastante os lenços no deserto boliviano, eu não conseguia respirar e meu nariz estava seco, passei os lenços no nariz e ‘refrescou’ e com isso eu conseguia respirar um pouco melhor.

-Procurem levar frascos de shampoo e condicionador pequenos!!! Eu levei um creme mega pesado e era super chato de carregar e arranjar lugar dentro do mochilão. (É errando que se aprende, né?)

– Façam um pequeno kit de remédios (para febre, dor de cabeça,musculares, enjoo etc…), é bom você já levar daqui os remédios que está acostumado a tomar e já se prevenir caso sentir alguma dor.

-Levem 1 chinelo, 1 bota de trekking (tipo essa que estou na foto acima) ou um tênis bom e confortável para caminhar e 1 tênis/sapatilha leve para relaxar o pé e fazer passeios mais ‘lights’ ou sair à noite. Meninas, esqueçam saltos..Please!!!!

– É bom levar saco de dormir, mesmo que você não vá acampar ele será de grande ajuda. Você pode dormir dentro dele (na cama mesmo) e por cima colocar cobertas, isso ajuda bastante quando está bem frio ou se você acabar ficando em algum hostel de ‘higiene duvidável’.

Aí vocês me perguntam ‘Como é que eu vou passar tantos dias com poucas roupas?’. É bem simples, em vários hostels ou espalhados pela cidade, vocês encontram lavanderias e elas são bem baratas. Deixe planejado as cidades que você vai ficar mais que um dia para poder lavar suas roupas, é assim que funciona. No mochilão você vai ter que usar a mesma roupas várias vezes até enjoar.

Uma das coisas que eu mais gostei foi esse gostinho de ‘liberdade’ no sentido de ‘vou sair assim’. Nosso objetivo não era ficar saindo para baladas ou fazer desfile de quem estava melhor vestido. Fomos para fazer passeios na natureza, explorar… nos aventurar! Eu não estava preocupada com coisas pequenas como essas e era ótimo sair na rua de qualquer jeito, sem maquiagem, cachecol de uma cor, polainas de outra sem ninguém ficar te olhando dos pés a cabeça. Mochilão é liberdade, se é que vocês me entendem…
Não to dizendo para vocês andarem despenteados, fedidos ou coisa assim… É só não levar a vaidade em excesso, não precisa levar o mega kit de maquiagem e todos os seus perfumes, levem poucas coisas!

No site http://mochileiros.com/ vocês encontram mais tópicos com várias dicas do que levar e como organizar tudo isso aí dentro do mochilão.

Dinheiro
Muita gente me perguntou como eu fazia para trocar dinheiro e etc..
Meu conselho é que você leve TUDO em dólar!! O ruim de levar real é que nem todo lugar troca e se trocam é por um valor bem  inferior. O dólar vale mais e em qualquer lugar eles fazem o câmbio pela moeda local. Você não precisa levar daqui a moeda de todos os países que você vai passar, basta ir trocando seus dólares assim que chegar na primeira cidade do país e conforme suas necessidades.
Levamos nosso dinheiro em uma pequena doleira bem prática, o recomendável é você separar seu dinheiro e não guardar só em um local. Levar o dinheiro com você requer muito cuidado, sempre esteja atento!

Tem gente que prefere levar em cartões como o Visa Travel Money, mas se eu não me engano eles cobram uma taxa quando você faz saques na moeda do país. É bom se informar sobre os valores dessas taxas antes de sair do Brasil.

//You Might Also Like

//9 Comments

  1. Larissa Ayumi

    agosto 7, 2012 at 11:57 pm

    Muito legal suas dicas! E realmente, nada como usar roupas confortaveis em mochil~oes ou em viagens que voc^e vai andar muito.
    Eu tamb'em peco muito na hora de dosar as roupas de frio e de calor, sempre acabo pecando, imagine em um mochilao hahahaha!

    Sobre o Visa Travel Money voc^e esta certa, eles cobram mesmo uma taxa para cada saque que voce faz!

  2. Zilah Rodrigues

    agosto 8, 2012 at 1:49 am

    Agora pense! Você prepara com todo cuidado um mochilão para 20 dias e tcharam! Sua bagagem é extraviada!
    Aconteceu isso comigo no México, no ano passado. Passei 20 dias com pouquíssimas peças de roupa, um biquini verde limão lindo (só que ao contrário), um único par de tênis e um par de chinelos. Estava bem quente por lá e isso ajudou a diminuir o volume de roupas na mala que comprei por lá e que pra variar, voltou lotada de artesanatos.
    A mochila só recuperei no último dia da viagem. Intacta pelo menos.
    Sempre que viajo também costumo levar dólares, é sempre mais em conta. E mochileiros.com é amor, planejei quase todas viagens que fiz a partir das dicas de lá.
    Sobre a parte dos Estados Unidos que conheci, eu amei, lindo demais, vale muito a pena. Tenho vontade de voltar e ir para os lados de Portland, Parque Yellowstone…deve ser legal também! Adorei viajar pela estradas de lá, que estavam sempre em ótimas condições e tinham paisagens lindas!
    Aqui no Brasil tenho muita vontade ir aos Lençóis, Bonito, Amazônia, região das Missões, ir de carro pro Nordeste… mas, fazer turismo aqui é tão caro e eu me sinto mais insegura do que em outros países.
    Agora, que está na lista dos meus próximos destinos é a Turquia. Estou sonhando com o lugar hahaha
    Escrevi demais mas, estou adorando poder trocar figurinhas sobre viagens 🙂

  3. Pri Bragança

    agosto 8, 2012 at 1:13 pm

    Dicas muito valiosas e que não servem apenas para um mochilão. Qualquer viagem é uma mega oportunidade para, além de apliar os horizontes com outras culturas, exercer o desapego de coisas materiais.

    Meu lema é levar o que posso carregars sem a ajuda de terceiros e ponto.

    Beijocas.
    Pri.

  4. Camila Faria

    agosto 8, 2012 at 2:15 pm

    Dicas preciosas! Também errei muito no meu primeiro mochilão, levei roupa demais… Mas a gente acaba aprendendo, né?

  5. Giu

    agosto 8, 2012 at 10:33 pm

    Nossa, que dicas ótimas! Não sabia nada de mochilão… sempre que via o povo com as mochilas pra la e pra cá não imaginava que eu podia com isso hahah tanto peso, tendo que lidar com desconforto… mas nem sempre é assim! tinha uma idéia meio errada, confesso!
    é muito bom mesmo sair por ai sem maquiagem, com a roupa que tiver, sem conhecer ninguém, fazendo amigos por aí… 🙂

  6. ingrid

    agosto 10, 2012 at 8:38 pm

    nossa Taís suas dicas são de ouro! super dicas mesmo do famoso "errando que se aprende" hahahaha não sei se teria coragem de seguir num mochilão mas desejo de me aventurar não me falta… acho engraçado o paradoxo q tem nos mochilões.. como é uma viagem pra "se aventurar" voc tem q ser muitas vezes mais organizados e planejados do que quem sai todo regradinho com hotel, horarios blablabla

    beeijos Taís e um dia faço um mochilão só pra vc se orgulhar dos seus ensinamentos! hahaahah

  7. Patricia

    agosto 12, 2012 at 1:07 am

    Oba! O tão esperado post! Adorei as dicas. Eu tenho muita vontade de fazer um mochilão por aí, coragem não falta, só falta $$, kkkk.
    Beijos :*

  8. Kah Souza

    junho 7, 2015 at 4:42 pm

    Já tinha lido esse seu post, mas já tinha esquecido dele (por motivos de: sou desmemoriada). Hahaha. Obrigaaaaaaaaaaaaaaada por todas as dicas, Ta! Sério! E você não é nada de chata, pelamordedeus, hein?! HUAHUAHUAHUAUHA vou optar por levar o saco de dormir, mesmo. Eu já tava com isso na cabeça de ter um lugar limpinho e meu pra dormir, depois de ler seu comentário e seu post já me convenci, hahaha. Sobre a bota: vou analisar! Vi aquele modelo por gostar desse estilo de coturno, mas ainda vou na loja provar e tals, ai aproveito pra comparar com essa que indicou. Sobre a mochila: ai, sério, tão dificil. Tava olhando uns modelos da Deuter que custam mais de mil dilmas aqui, e pagando isso eu acabaria ficando apertada pra trip. Achei uma Deuter aqui de 60litros no mercado livre por 600 e pouco, talvez seja uma opção, vou dar uma googlada sobre ela (esse modelo aqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-663192591-mochila-deuter-transit-65-frete-gratis-pra-todo-o-brasil-_JM)

    Obrigada mais uma vez <3

//Leave a Reply