América do Sul, Viagens

Mochilão América do Sul – Qual é a melhor época?

Uma dúvida de muita gente que está planejando fazer esse roteiro que eu fiz (Bolivia-Chile-Peru), é sobre qual é a melhor época do ano pra poder fazer essa viagem.
Quando já estávamos com as passagens é que percebemos que seria muito arriscado fazer o mochilão em janeiro, mas era a única época que teríamos disponível. Tomamos uma dose de coragem e já nos preparamos para todos os contratempos em relação ao clima.

Meses de verão (principalmente janeiro) não são recomendáveis para fazer o mochilão, simplesmente porque é verão e o verão também significa época de chuvas! Os riscos de ir em janeiro são muitos, você pode ter azar  de pegar muita chuva e ter seus passeios cancelados. Outra coisa também são as estradas, principalmente na Bolívia é meio comum que barrancos caiam no meio das estradas e você terá que ficar preso sem poder sair da cidade, isso significa atrasar todo seu roteiro (problemão, principalmente para quem tem poucos dias pra cumprir o roteiro). Foi por isso que levamos um dinheiro de emergência, caso acontecesse de ficarmos presos em alguma cidade.
Nós visitamos 3 países diferentes e várias cidades, cada cidade tinha um clima diferente (mesmo sendo no mesmo país) e mesmo no verão pegamos todas as estações possíveis. De calorzão, chuva, frio de congelar a alma e até neve.

Sobre minha experiência em ir no mês mais arriscado digo que:
– Foi muita sorte ou sei lá o que, pegamos até que poucas cidades com chuva. Para ser mais exata pegamos chuva em Potosí (Bolívia), um pouco em Copacabana (Bolívia), La Paz (Bolívia) e em Cuzco (Peru).
– Não tivemos nenhum passeio cancelado por causa do tempo, em Uyuni quando chegamos,  muita gente ficou  ‘presa’ na cidade porque ainda não tinham conseguido fazer o tour do Salar, estava alagado. Para nossa sorte quando chegou nosso dia, o Salar já estava bom para fazer os passeios.
– Nas estradas encontramos sim alguns barrancos caídos, mas nada que pudesse interditar a rodovia. Ufa!!
– O bom de ir em janeiro é que o Salar de Uyuni forma o lindíssimo espelho d’água (que não fica em outros meses) e o Chacaltaya neva (sim, só neva mais no verão e não no inverno!).

Climas dos países de acordo com minha experiência em janeiro:
– Bolívia: foi  lá que pegamos um pouco mais de chuva e muito frio (tirando a cidade de Santa Cruz que é praticamente uma sauna). Em Sucre foi a temperatura mais ‘normal’, nem muito frio nem muito calor. No Altiplano o sol é muito quente e o vento é muito frio e em La Paz é inverno o ano inteiro.
– Chile: nas duas cidades a temperatura estava bem quente, cidade de deserto faz muito calor durante o dia e durante a noite esfria um pouquinho.
– Peru: é um país também cheio de contrastes climáticos (bem parecido com a Bolívia), pegamos calor insuportável em Nazca (cidade que não chove nunca), frio em Arequipa, Cuzco ficou mais fria quando começou a chover (a temperatura estava bem fresquinha antes), neve no meio da estrada a caminho de Puno, sol fortíssimo em Machu Picchu… Ou seja, vários climas pra um verão só.

Bom, mostrei alguns pontos positivos e negativos sobre ir em janeiro. Mas, se você não quer contar com a sorte e tem disponibilidade para viajar em outros meses do ano aí vai um conselho de muito mochileiro.
Os meses de inverno são os mais recomendáveis, chove pouco (ou nem chove) e o céu está sempre azul e ensolarado, dias muito mais bonitos! Como o clima favorece, pode ser que em algumas cidades estejam em clima de alta temporada, é bom pesquisar antes e se preparar para encontrar hostels lotados (deixe garantido sempre mais de um). Eu já passei muito frio  em janeiro, agora imagem no inverno… Imaginaram? Pois é, o inverno é fortíssimo. Esteja preparado para passar muito frio e levar roupas adequadas, segunda pele é indispensável!

¡Buen Viaje!

//You Might Also Like

//8 Comments

  1. Camila Faria

    junho 12, 2012 at 8:54 pm

    Fui para o Peru em dezembro, que também não é muito recomendado e cheguei a pegar uma chuvinha no meio da trilha inca. Mas nada que pudesse estragar o passeio, dei muita sorte!

  2. Rafaela Browne

    junho 13, 2012 at 12:31 pm

    eu realmente estou pensando em ir pros lados de lá (de cá do post rs) agora em julho… vamos dizer que fiquei feliz em saber que a melhor época do ano pra ir é no inverno. Claro que, congelar um pouco faz parte, mas melhor assim do que ter de enfrentar a quantidade louca de climas que você enfrentou, né? hahaha
    Adoro seus posts querida!
    ps: sobre o que você me perguntou, eu não pedi autorização pra fotografar na Livraria Cultura, simplesmente entrei com a câmera na mão e saí fotografando, por incrível que pareça ninguém reclamou ou olhou feio… é isso aí =)
    Beijos!

  3. Estefanie Germanotta

    junho 13, 2012 at 2:26 pm

    Ah, que post ÓTIMO, menina! Sempre que penso em viajar fico pensando no na melhor época, no clima.
    Com certeza vou anotar todas as dicas. Continue compartilhando suas experiências conosco! Ajuda muito.

    Beijos
    Coisas Fúteis

  4. Danni Rossi

    junho 14, 2012 at 1:17 am

    ótimas dicas! quando eu voltar do meu intercâmbio vou planejar um mochilão pelo chile/peru, ótimo ler suas experiências 🙂

    sim o interpals é ótimo! aproveita, dá muita felicidade quando a carta chega no correio haha
    beijos

  5. Pri Bragança

    junho 14, 2012 at 2:11 pm

    Oláá!!

    Obrigada por esse post! Dicas preciosas. Aumentou minha vontade em planejar um mochilão!

    Um beijo, Pri.

  6. Thay

    junho 14, 2012 at 11:42 pm

    Não sei se eu aguentaria um mochilão em pleno verão. Mesmo aqui em Curitiba minha pressão já cai, imagina em lugar com deserto? HAHA, mas se bem que encarar um frio enorme também me deixa tensa. XD

    Então, você falou sobre encontrar layouts por blogger. Quando eu usava blogger, costumava encontrar muitos temas lindos no Blog Skins (http://www.blogskins.com/). Tem uma manha para fazê-lo funcionar no novo blogger, mas é bem tranquilo. Aí tem opção para todos os gostos! E é nessa hora que queria usar blogger de novo, hehe. E tem tbm o Difluir (http://themes.difluir.com/) que é totalmente customizável. ;D

    Ahh, sério que vai querer spoiler? HEHE, vou te deixar pensar bem sobre isso! Fiquei meio chateada de ler, apesar de que mais cedo ou mais tarde a tal da coisa aconteceria. E estou te seguindo no twitter, yay!

    Comentário enorme, gente. XD
    Beijo!

  7. Patricia

    agosto 15, 2012 at 10:38 pm

    Não sei se vc já escreveu num desses posts, mas em relação aos hotéis…Você já tinha deixado reservado antes de viajar? E que engraçado que em Chacaltaya só neva no verão. Eu adoraria ver neve, por isso eu pensava de ir no inverno. Só que no Chile as estações de esqui só funcionam no inverno, né?

  8. Kiersten

    janeiro 4, 2017 at 12:04 am

    Hi! I’ve been following your web site for a while
    now and finally got the bravery to go ahead and give you a shout out
    from Kingwood Texas! Just wanted to say keep up the great work!

//Leave a Reply