Nafplio – um cantinho especial na Grécia

Apenas duas horas de carro de Atenas se chega em Nafplio, uma cidade portuária que é considerada uma das mais românticas de toda a Grécia. E de fato, Nafplio é um daqueles lugares que vai te arrancar muitos suspiros. Ela fica na região Peloponeso e decidimos ficar por lá umas duas noites. Mas se você puder ir pra ficar mais, melhor ainda! Essa região é lindíssima e tem vários lugares interessantes pra se explorar.

Como tudo na Grécia, Nafplio tem muita história! Por volta dos anos 1823-1834, Nafplio foi a primeira capital do novo Estado Grego. E de acordo com a mitologia, a cidade foi fundada por Nafplios (Nauplios?) um dos filhos de Poseidon.

O primeiro dia por lá foi chuvoso, então aproveitamos pra relaxar depois dos últimos dias intensos que tivemos em Atenas. Quando a chuva deu uma trégua, saímos pra dar uma volta pelo centro histórico, que é a coisa mais lindinha (e claro, cheio de gatinhos também). Apesar do tempo não ter sido como esperávamos, foi gostoso aproveitar assim na calma e com as deliciosas comidas gregras (mas que no fim dessa viagem eu já não aguentava mais ver queijo feta na minha frente! haha)

As fotos que fiz no centro de Nafplio foram uma mistura do primeiro dia chuvoso (com o celular) e umas no fim de tarde do dia seguinte (com a camera). Tanto detalhe lindo, que não dá pra economizar nas fotos numa cidadezinha tão fotogênica como esta! ♥

Além desses cantos fofos do centro de Napflio, por lá também tem praia, castelo/fortificação.. Dá pra aproveitar bastante!

E uma das atrações principais é a fortificação de Palamidi, dá pra subir da cidade até lá, mas se não me engano até o topo são mais de 900 degraus. Nós estávamos com o carro e subimos pra lá assim, até cogitamos subir tudo andando mesmo, mas queriamos economizar tempo pra poder ver outras coisas também.

Palamidi foi construída pelos venezianos lá por volta de 1714. E não demorou muito para que os turcos tomassem conta do local, eles ficaram no controle de 1715 até 1822 e depois disso os gregos conseguiram tomar a posse.

Existem 8 bastiões nessa fortaleza e cada uma delas receberam nomes de acordo com suas ocupações. A principio tinham nomes venezianos, depois com o Império Otomano no controle tiveram nomes turcos e por fim, os gregos renomearam com nomes de heróis e líderes gregos (como Achiles, Leonidas etc). E essa fortaleza também já serviu de prisão.

É sensacional ir lá também pela vista, de Palamidi se tem uma visão do Golfo de Argos e os arredores, é de tirar o folêgo!

Outra coisa delicinha de se fazer em Nafplio é andar pela beira do mar e  pegar o fim de tarde/assistir ao pôr do sol. Com certeza esse momento só me fez ficar mais ainda apaixonada por esse lugar.

E quando chegou a hora de dizer tchau tchau pra Nafplio, deu aquela dorzinha no coração. Para quem for visitar a Grécia, recomendo fortemente passar por lá. É tudo tão lindo! Como fomos em maio e em dia de semana, o movimento não estava muito grande (acredito que a cidade deva bombar no alto verão), o que ficou movimentado um pouco foi à tarde com algumas excursões de escola, mas de resto tava tudo bem tranquilo.

Apesar de ser um destino bem turístico, Nafplio não é um lugar que vejo muita gente visitando – ou foi eu que nunca reparei e passou despercebido. Mas me digam vocês, já tinham ouvido falar dessa adorável cidadezinha na Grécia?

Comments

  1. As primeiras fotos eu pensei que eram de um lugar fechado, tipo um shopping haha o chão é tão branquinho que parece piso de shopping!

    Menina suas fotos ficaram maravilhosas (tá certo que o lugar deve ajudar um pouquinho rs) Mas nem percebi a diferença das fotos de celular que você comentou.

    • As vezes no post depois de um tempo eu tb nao consigo lembrar qual foi de celular ou nao.. haha mas pra mim eu sempre acho que d[a pra perceber haha

  2. Vc tem razao, nunca tinha ouvido falar desse lugar “nas redes”. Mas achei lindo, e é super gostoso passear pelos caminhos menos “batidos”, né? Amei tudo e as fotos estao maravilhosas (como sempre) <3

Trackbacks

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Instagram @nyrdagur

© 2018 Nýr Dagur · by MinimaDesign