O que fazer em Helsinki?

Tem quem diga que a capital da Finlândia é uma cidade um pouco entediante, que não se tem lá muitas coisas pra fazer. Mas eu acho isso muito relativo, já que cada cidade tem sua identidade e formas de entretenimento diferentes. Só que posso afirmar que sim, Helsinki não é uma cidade que você vai ir com aquela mega lista de atrativos turísticos pra você bater cartão. O lance lá é outro!

De uma maneira geral, eu me surpreendi positivamente. Tive um tempo muito legal explorando a cidade,  achei que dava pra ficar mais e ver mais coisas (como sempre, né? hehe). Eu com certeza quero voltar pra lá, porque ainda tem muitos lugares que eu gostaria de visitar na Finlândia e uma passada em Helsinki novamente vai ser muito bem vinda.

E aqui nesse post vou mostrar  um pouco das coisas que fiz e vi em Helsinki – e que eu gostei bastante!

Catedral de Helsinki

Photo 06-04-2018, 14 43 36IMG_2428Photo 06-04-2018, 14 39 00

A Catedral de Helsinki (Evangélica luterana) é uma construção muito bonita e gigantesca! Nas fotos ela já aparenta ser grande, mas pessoalmente achei ela ainda muito maior do que eu imaginava. Ela fica localizada bem no centro de Helsinki e muito provavelmente deve ser o ponto mais visitado da cidade. Entrei rapidinho pra ver o interior dela, mas o que impressiona mesmo é a sua arquitetura pelo lado de fora.

Catedral de Uspenski

Photo 06-04-2018, 15 03 01Photo 06-04-2018, 14 57 48

Helsinki também não escapou de ter uma herança russa na cidade e ela também tem uma catedral ortodoxa, a Catedral de Uspenski. Eu particularmente acho a aquitetura dessas construções ortodoxas muito lindas (acho que vou pirar o dia que for pra Russia ou Ucrânia). Essa não cheguei a entrar, mas só de ver por fora já valeu a pena, muito bonita! Fica também no centro da cidade, muito próxima a Catedral de Helsinki.

Market Square

Photo 06-04-2018, 15 13 22

Também no centro de Helsinki, a área da Market Square é bem bonita. É de lá que saem os ferries para visitar algumas das ilhas da cidade. Li que entre a primavera-outono tem uma feirinha de comidas e souvenirs finlandeses, mas mesmo tendo ido no final do inverno/começo da primavera dei sorte de pegar uma feirinha ali também. Fiquei muito tentada pra comprar umas coisinhas, mas acabei nem levando nada.

Seurasaari

Processed with VSCO with a6 preset

Esse foi com certeza o meu lugar favorito em Helsinki! A cidade é composta por ilhas também e Seurasaari é uma delas. Lá funciona um museum a céu aberto com construções típicas de vários lugares do país. É um ótimo lugar pra passear, com um cenário lindo e a calmaria da natureza. Nem parece que você está numa capital.
+Post de Seurasaari aqui

Suomenlinna

Processed with VSCO with a6 preset

Mais uma ilha de Helsinki que vale a pena visitar: Suomenlinna. Um lugar com tanta história e que marcou vários períodos diferentes na história da Finlândia, lá fica uma fortificação marítima e tem pessoas que moram lá também. Pegando o ferry na Market Square demora em torno de 15-20 minutos pra chegar até lá.
+Post de Suomenlina aqui

Andar pelas ruas da cidade

Photo 06-04-2018, 14 57 11Photo 06-04-2018, 14 02 09Photo 06-04-2018, 13 56 32

Helsinki é uma cidade muito organizada, limpa, segura, bem moderna e bonita. Dá até gosto andar por aquelas ruas, parece que elas exalam a qualidade de vida que o país oferece. Eu prefiro cidades com umas construções mais antigas (um estilo diferente), uma pegada meio medieval, histórica, mais interior etc. Só que Helsinki tem seu charme e me cativou da sua maneira.

Comer no Naughty BRGR

helsiki

Meu boy ama comer um hamburger e ele achou esse restaurante procurando lugares pra comer em Helsinki com opções vegetarianas e veganas. O Naughty BRGR foi criado pelo Akseli Herlevi, o ganhador do Top Chef na Finlândia. E olha, que lugar maravilhoso, fomos duas vezes do tanto que gostamos. Tem umas opções diferentonas e também para os vegs. Eu não sei classificar qual foi o melhor hamburger vegetariano/vegano que já comi na vida, mas com certeza esse fica entre um dos melhores.  Fora o atendimento super atensioso, que sempre acaba somando na experiência. O lugar é meio carinho, mas valeu cada centavo. (em torno de 50 euros, dois hamburgers com duas bebidas e batata pra compartilhar)

Aproveitando pra dizer que Helsinki também é uma cidade com várias opções não só vegetarianas, mas veganas também, eu amei!

Design District

helsinki

Helsinki é considerada a capital do design, comentei ali em cima que é uma cidade super moderna e estando lá não tem como fugir dessa vibe. O Design District não é apenas um bairro de Helsinki, mas também o que eles chamam de um estado de espírito, o que eu achei bem interessante. Nessa área (e também espalhado por outros cantos) você vai achar galerias de arte e design, lojas, museus, restaurantes, hoteis e agências de design, etc. Um espaço e dedicação dos finlandeses para promover a criatividade e a cultura urbana finlandesa.

Eu sou pirada no estilo nórdico de design seja desde cartãozinho até roupas e decorações pra casa, fiquei doidinha em Helsinki. Queria comprar tudo, pena que me falta o dinheiro (porque né, não são coisinhas baratas). Se você curte arte, design, coisas nórdicas, vai ficar enlouquecido também e querer entrar em tudo que é canto.

Porvoo

Processed with VSCO with a6 preset

Há apenas 1 hora de distância de Helsinki, você pode conhecer esse lugar lindo chamado Porvoo. Uma cidadezinha bem pequena no interior da Finlândia, composta por essas casinhas coloridades de madeiras, muito bem preservadas de muitos séculos atrás. Porvoo parece que saiu de um conto de fadas de tão lindinha que é. Definitivamente um lugar que vale muito a pena visitar quando passar por Helsinki.
+Post sobre Porvoo aqui

A sauna finlandesa

IMG_2441

A sauna foi inventada na Finlândia e por lá a cultura da sauna é muito grande, faz parte da vida deles. É com certeza uma identidade nacional e você pode encontrar saunas nas beiras de lagos, nas casas etc.  O costume por lá depois da sauna  é pular num lago ou numa piscina com água gelada, ou tomar um banho, ou rolar na neve mesmo, quando o seu corpo já atingiu uma temperatura muito quente. Eles dizem que faz parte do processo e que é  bom pra saúde.

Eu não curto sauna e toda vez que entro em uma eu lembro o por que de não fazer isso com frequência. Não gosto dessa sensação de ficar super quente, mas esse costume finlandês é  interessante e eu queria tentar (mas tive que trabalhar a ideia porque minha primeira reação foi: no way, josé). Na minha cabeça acho loucura essa coisa de ter que pular numa água fria, mas parece divertido, né? haha
Infelizmente não consegui fazer lá dessa vez por falta de planejamento mesmo, mas fica aí a dica pra vocês. Quando voltar pra Finlândia um dia não vou poder ir embora sem tentar!

//

 – Outra coisa que gostei muito em Helsinki e que vale mencionar: o sistema de compra de ticket do transporte público. Em Helsinki você pode utilizar um app no seu celular pra comprar o ticket do transporte. Só baixar o aplicativo do HSL, registrar o seu cartão de crédito e pronto. Quando você comprar o ticket via app, ele vai te mostrar o quanto de tempo você pode utiliazar aquele mesmo ticket (vale pro ônibus, trem, ferry). E daí só mostrar pro motorista ou se algum fiscal pedir a tela do seu app. É tão prático! Na região dentro de Helsinki por exemplo você paga 2.20 euros e se for usar vários transporte nesse meio tempo (não lembro agora o tempo certo), você acaba economizando bastante.  Achei o transporte lá eficiente e até que barato se você pensar que dá pra usar em vários meios em um determinado limite de tempo.

Helsinki não se tornou uma das minhas cidades favoritas, mas eu gostei bastante e tive uma experiência muito positiva por lá. Vou ficar muito feliz em ter uma outra oportunidade de explorar a cidade e mais outros cantos desse país tão incrível que é a Finlândia. ♥

Comments

  1. Ah, a Finlândia é linda demais <3
    eu adorei Helsinki e com certeza viveria lá, e de passeio o que eu mais gostei foi justamente ir a sauna e pular no mar congelado 😀 mas quando voltar com certeza quero ver as ilhas que você mencionou!
    Lindas fotos como sempre :*

  2. Adorei essa postagem Taís! Fiquei babando com a arquitetura, mas principalmente pelas comidinhas haha Eu tenho um fraco por fotos de comida…

    Tô adorando suas viagens com o boy, que tira várias fotos fofas de você (como a que você está sentadinha na escada ♥)

  3. Como sempre, dicas maravilhosas Taís. Eu confesso que não conhecia essa possibilidade de visitar ilhas próximas à Helsinki, cada uma com suas características encantadoras, achei incrível isso. <3

  4. Que amor de cidade! Esse ano conheci a Noruega, a Suécia e a Dinamarca. Ficou faltando a Finlândia e a Islândia pra completar a Scandinavia Tour, mas ainda voltarei pra conhecê-los, com certeza! Fiquei apaixonada por essas fotos e PRECISO ir lá! Hahaha <3

    Com amor,
    Steph • Não é Berlim

  5. Também piro no design escandinavo! Acho que o dia que eu for vou querer ir em todas as lojas de móveis e decoraçao possíveis. Agora sinceramente, como moradora de Barcelona, fiquei muito chocada com o preço desse hamburguer. Aqui perto da praia nosso salário é mais baixinho…hahahahah

    Bjs!

  6. Que delícia de post! Eu que não sabia quase nada sobre a Finlandia fiquei morrendo de vontade de conhecer, haahah… ACatedral de Helsinki parece mesmo impressionante com ess tamanhão todo, mas acho q eu também ia surtar no design district e em Seurasaari

    Amei as fotos e tudo o mais, como sempre <3

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Instagram @nyrdagur

© 2018 Nýr Dagur · by MinimaDesign