Europa, Viagens

Országház – O Parlamento Húngaro

Estive em Budapeste em 2013 e 2015, mas ainda não tinha feito um post dedicado ao Parlamento Húngaro. Não sei o que levou essa demora toda, visto que essa foi uma das construções que mais me impressionou na vida (juntamente com a catedral de Colônia, na Alemanha) – seguindo no lema antes tarde do que mais tarde, finalmente saiu o post!

Uma coisa é certa, eu não tenho palavras pra descrever a primeira vez que me deparei com o Parlamento. É uma construção magnífica, dessas que fazem você ficar de boca aberta e um bom tempo apreciando, tanto pela sua grandiosidade como por todos os detalhes que compõem o edifício.

1Országház é o nome do Parlamento em húngaro (se pronuncia ‘orsaguirras’) e significa ‘A Casa da Nação’. Localizado as marges do Rio Danúbio, na praça Kossuth Lajos. É aqui que se reune a Assembleia Nacional da Hungria composta por 199 parlamentares e mais quase 600 pessoas que os ajudam e também, o escritório do Primeiro Ministro e sua equipe. O Országház é também um dos prédios legislativos mais antigos de toda a Europa.

A construção do Parlamento foi por volta de 1985 – 1902 e mais ou menos mil pessoas estiveram envolvidas na construção (é gente pra caramba!), foi usado também 40kg de ouro pra decorar o Parlamento.  Outra coisa interessante é que além de ter virado o símbolo da Hungria, o formato do edifício tem um significado histórico e político pro país.

IMG_3045 IMG_3042

Eu só sei que nessas duas vezes que estive em Budapeste, toda vez que eu passava em frente ao Parlamento eu tirava uma foto, sério mesmo. Tenho fotos de todos os ângulos que vocês possam imaginar; de frente, de costas, perto, longe, de dia, de noite, do alto, de dentro do carro…Enfim, deu pra imaginar que fiz aloka do parlamento, é com certeza a minha construção favorita.

IMG_2993IMG_3164 IMG_3177 IMG_3180Porém, não tenho fotos de dentro, porque nunca entrei lá, dá pra acreditar? Eu lembro que na minha segunda vez na cidade, estava andando pela Kossuth Lajos e tirando mais fotos, quando meu amigo húngaro disse que poderíamos ir lá dentro.  Só que, como eu não era cidadã europeia, eu pagava mais caro por isso. Masôquêêê? Confesso que fiquei~bravinha~ e não queria ter que pagar mais caro não e acabei deixando pra lá. Mas, um dia com certeza quero visitar o Parlamento por dentro.

Lá dentro eles guardam a Magyar Szent Korona que é a Santa Coroa da Hungria, uma coroa que foi usada por mais de 50 reis desde o século 12.

Nos preços atualizados, para adultos não europeus o valor chega a ser quase 18 euros (HUF 5400) e para europeus 7 euros (HUF 2200). Se você é estudante não esqueça de levar sua carteirinha porque fica mais barato, independente de ser europeu ou não. A Sofia do blog Viajando no Mapa visitou por dentro e nesse post ela contou um pouco da visita, confere lá.

IMG_3194 IMG_3250IMG_3284Quando estive lá, uma coisa que me chamou atenção foi que, além da bandeira húngara, tinha uma outra bandeira no Parlamento e curiosa que sou, perguntei pro meu amigo húngaro que me explicou; essa outra é a bandeira da Székely, uma região histórica e etnográfica da Transilvânia, na Romênia. Essa região era pertencente a Hungria e o povo que habitava essa região eram chamados de Székelys. Eles dividiam a mesma etnia e também ajudaram os húngaros na Idade Média a defender o Reino da Hungria contra os ataques Otomanos. Hoje essa área apesar de pertencer a Romênia e não mais a Hungria, é uma área com herança/etnia húngara. Pela história que tiveram e em solidariedade, o Parlamento Húngaro também carrega essa bandeira (foto acima).

IMG_3254 IMG_3288

IMG_3219 IMG_3243

Eu não sei dizer qual é o meu ângulo favorito, mas com certeza ver o Parlamento Húngaro todo iluminado à noite é muito mágico. Parece que o lugar consegue ficar mais bonito ainda do que já é, aliás, a cidade inteira iluminada é algo muito especial. Sim, eu não me canso de dizer o quanto Budapeste é incrível.

593IMG_3347 IMG_3415 IMG_3405 IMG_3400 IMG_3388 IMG_3366E bem em frente ao Parlamento, está localizado um memorial aos judeus mortos em Budapeste na época em que o país estava sob controle nazista. São vários sapatos enfileirados às margens do Danúbio em homenagem a essas vítimas.  No dia que eu desci até ali pra ver mais de perto, era de noite e não tirei foto, mas a Gisele do blog Destinos por onde andei fez este post  mostrando com mais detalhes o memorial. Então quem for visitar o Parlamento, pode aproveitar e descer também ali no Danúbio pra ver esse monumento.

A Hungria é um dos meus países favoritos e vocês não imaginam a saudade enorme que bateu fazendo esse post! ♥
Estive por lá na época da Primavera e Outono, mas a Flávia do Quarto de viagem foi no inverno e viu o Parlamento Húngaro coberto de neve, olhem aqui que coisa mais linda!

Agora quero saber de vocês: qual foi a construção mais impressionante que você já viu na vida?

// curtam também a página do blog lá no Facebook //

//You Might Also Like

//23 Comments

  1. Flávia Donohoe

    fevereiro 21, 2017 at 9:25 pm

    que fotos incríveis Taís! E essas tiradas à noite ficaram demais, uma pena que não consegui tirar fotos à noite, também pudera, com um frio de -8 tava difícil! Esse parlamento é sem dúvida um dos mais lindos que já visitei. Quero muito voltar no verão, dizem que a cidade fica ainda mais linda! Obrigada pelo link ♥♥

    1. Taís

      fevereiro 21, 2017 at 9:34 pm

      Super te entendo Flávia! Sempre fui nas meias estações mas acredito que o inverno húngaro não seja brincadeira, também acho que seria difício ir lá à noite tirar fotos do parlamento nesse frio! hahaha
      Budapeste é uma cidade pra se voltar em todas as estações <3
      Magina :***

  2. Gisele Prosdocimi

    fevereiro 22, 2017 at 2:57 am

    Oi Taís, o post tá lindo, as fotos do Parlamento à noite então, nem se fala. Obrigada pelo compartilhamento do meu post, bom ouvir as histórias contadas por quem também esteve passeando por Budapeste. Beijos.

    1. Taís

      fevereiro 25, 2017 at 2:02 pm

      O Parlamento à noite fica mais incrível ainda, né? E magina, eu que agradeço!
      Beijos!

  3. Claudia Hi

    fevereiro 22, 2017 at 12:00 pm

    Que construção linda! E gigantesca! Ouso dizer que a foto tirada a noite (aquela centralizadinha bem de frente, pegando toda a fachada) foi a mais bonita rs, pela foto parece que o parlamento está flutuando na água, incrível!

    1. Taís

      fevereiro 25, 2017 at 2:02 pm

      Haha é verdade, parece que está flutuando mesmo!

  4. Katarina Holanda

    fevereiro 22, 2017 at 2:46 pm

    Que lugar LINDO! Quando eu achei que não poderia ficar melhor, você o mostrou à noite ♥♥♥ Acho que também seria meu preferido. Amei o post, Taís *-*

    1. Taís

      fevereiro 25, 2017 at 2:03 pm

      Que bom que gostou, Kat.. e realmente à noite fica mais incrível ainda! 🙂

  5. Camila Faria

    fevereiro 22, 2017 at 2:49 pm

    É um lugar realmente impressionante Taís, e lindíssimo também! Não me admira nada você ter se encantado por ele. Adoraria conhecer. E essas fotos à noite, nossa. Maravilhosas!

    1. Taís

      fevereiro 25, 2017 at 2:13 pm

      Espero que você consiga conhecer, Cá.. é incrível demais! 🙂

  6. Thayse

    fevereiro 23, 2017 at 2:01 am

    Realmente, a construção é incrível, aposto que dá pra passar horas olhando pra ele sem acreditar que é real! Tenho muita vontade de conhecer a Hungria *-*


    Beijos

    1. Taís

      fevereiro 25, 2017 at 2:27 pm

      Sim, dá pra ficar horas admirando essa beleza toda! E vá conhecer a Hungria sim, vale muito a pena <3

  7. KARINE

    fevereiro 23, 2017 at 11:50 pm

    esse parlamento é maravilhoso, meodeos! e tb pensei que não poderia ficar melhor, até chegar na foto dele todo iluminado ♥ deve ser incrível ver isso ~ao vivo, de perto, de longe, enfim.. hahahaha

    1. Taís

      fevereiro 25, 2017 at 2:38 pm

      É incrível ver de todos os angulos possíveis hahahah e realmente à noite fica mais especial <3

  8. Marcia

    fevereiro 25, 2017 at 2:22 pm

    Taís, também fiqiei hipnotizada pelo Parlamento, também tirei zilhões de fotos – e tambén não entrei! Budapeste é tão linda, né? Adoraria voltar – e ter um guia local é tudo de bom hein? Não sei dizer a construção que mais me impressionou, mas em Budapeste eu tive um lance super estranho na Praça da Liberdade, num protesto contra um monumento erguido recentemente. Dá uma olhadinha:https://mulhercasadaviaja.com/2015/11/11/budapeste-ou-paris-qual-e-a-mais-bonita/.

  9. Pollyane Martins | www.diariodepolly.com

    fevereiro 26, 2017 at 8:00 am

    Meu Deeeus, que lugar lindo! Estava achando lindo de dia, mas as fotos noturnas estão um espetáculo! Eu ainda não conheço Budapeste (buáa), mas já fiquei morrendo de vontade depois de ler o seu post! Obrigada por compartilhar. Beijooo

  10. Juliana Brandao

    fevereiro 26, 2017 at 6:17 pm

    Mas esse lugar é lindo mesmo e merece fotos de todos os lados e angulos!!! Agora tem que voltar lá para entrar no parlamento, né?
    Beijo

  11. Klécia

    fevereiro 27, 2017 at 4:02 pm

    Adorei a arquitetura do prédio, fico meio boba quando vejo coisas assim tao lindas! Suas fotos ficaram incríveis, espero que você consiga entrar em breve, assim mato a curiosidade de saber como é o Parlamento por dentro!

  12. Fran Agnoletto

    fevereiro 27, 2017 at 7:52 pm

    Nunca conheci, mas simplesmente babei nas fotos. Adoro apreciar a arquitetura dos locais por onde viajamos.
    Essasfotos noturnas estão um espetáculo. Parabéns

  13. Josiane Bravo

    fevereiro 27, 2017 at 9:21 pm

    Uauu realmente o prédio faz jus de ser uma das construções mais lindas que você já viu. Que arquitetura maravilhosa, fico imaginando como deve ser o interior do Parlamento. Já estou aqui morrendo de vontade de conhecer Budapeste 🙂 E respondendo sua pergunta, não tenho uma favorita, mas gostei muito da construção do Palácio de Belas Artes de San Francisco na Califórnia.

  14. angela sant anna

    fevereiro 28, 2017 at 12:44 pm

    bahh que lugar incrivel! essa arquitetura é fenomenal e ganha um brilho especial a noite! como eu n conheço tantos lugares na Europa (ainda) e não fui Pro Egito (pqp as piramides são demais), acho que a construção q mais me impressionou foi a do Machu Picchu apesar de estar em ruínas haeuahe pelo fato de que “como diabos levaram todas essas pedras la pra cima e montaram uma cidade!” :p imagina nos ~tempos áureos~ q louco deveria ser!

  15. Paula Abud

    fevereiro 28, 2017 at 6:42 pm

    O que mais me fascina, sem dúvida, é a arquitetura! Espetacular! Ainda não visitei nenhum lugar que tivesse tanta riqueza em arquitetura assim, bonitos e históricos sim, mas não com essa riqueza em detalhes, fico encantada com as suas fotos <3

  16. Fran

    março 6, 2017 at 1:37 pm

    Que lugar lindo e que fotos lindas <3

//Leave a Reply