Irlanda

Parques para visitar em Dublin

Com a Primavera aí batendo na nossa porta nesse lado de cá do mundo, fico pensando naqueles dias lindos ensolarados, quando geral vai pro parque aqui em Dublin. Lembro no meu primeiro ano aqui, quando presenciei cenas do pessoal deitado na grama curtindo o sol. Pra gente que vem de um país em que o sol aparece a maior parte do ano, é curioso ver o ~evento~ que é quando tem um solzão forte por aqui. Como é gostoso depois de um inverno e muita chuva na cabeça, poder ir um dia pro parque assim, fazer um picnic, caminhar, ou simplesmente ficar deitado absorvendo uma vitamina D.

Aqui em Dublin tem uns parques muito legais pra visitar e resolvi juntar alguns deles em um único post pra mostrar pra vocês.

Tem opções pra quem está fazendo uma visita rápida na cidade, como também pra quem vai ficar um tempinho e tem disponibilidade pra conhecer algo mais fora da rota turística.

 Phoenix Park 

phoenixpark

O Phoenix Park é o parque mais turístico de Dublin e também é um dos maiores parques urbanos de toda a Europa. E sem exagero, o parque é realmente grande e leva umas boas horas se você quiser conhecer tudo. Dá pra ir a pé do centro (é uma looonga caminhada, mais de meia hora, mas é uma opção boa também, assim você vai vendo mais da cidade), como também pegar o Luas (tram) se quiser ir mais rápido, tem uma parada próxima ao parque, pegue a Red Line sentido Saggart ou Tallaght e desça na Heuston station.

O legal aqui é alugar uma bicicleta na entrada pra poder explorar mais. Dentro do Phoenix Park está o Zoológico de Dublin e também a casa do presidente da Irlanda (Áras an Uachtaráin) – e se não me engano a casa do embaixador americano também fica por ali.

Uma coisa que atrai muita gente pro Phoenix Park são os cervos (veados? gamos? Como diz a Dani Noce, cadê o bonde dos biólogos? haha) que ficam soltos pelo parque. Ás vezes dá pra achar eles com facilidade, outras você vai ficar rodando um bom tempo e não  vai ver nenhum. Só sei que a primeira vez que consegui chegar perto deles foi algo muito incrível!

Irish National War Memorial Gardens

memorialgardens

E bem ao lado do Phoenix Park tem o Irish National War Memorial Gardens, é um parque menorzinho e com um jardim bem bonito. É comum irem pra lá fazer fotos de casamento, o jardim com certeza dá um ar romântico pras fotos.

O local é um memorial em homanegem aos soldados irlandeses que perderam suas vidas durante a Primeira Guerra Mundial.

St. Stephens Green Park

ststephens

O St. Stephens é o parque mais acessível, ele fica bem no centro de Dublin e é como se fosse um oásis verde no meio da cidade. O parque é bem bonitinho e atrai muita gente. Quando o tempo está bom, pode ter certeza que você encontrará pessoas de roupa social por lá,  quem trabalha no centro faz a hora do almoço por ali pra relaxar um pouco.

Eu mesma quando estudava na região, comprava um lanche e ia almoçar no parque. É um ótimo ponto de referência também pra se encontrar com os amigos.  Vale a pena dar uma voltinha por lá.

Ps: perto do St. Stephens tem um jardim chamado Iveagh Gardens  (não tenho fotos de lá) e é super gostosinho ficar andando por ali, outro refúgio no meio do agito do centro da cidade.

St. Anne’s Park

stannes

O St. Anne’s Park fica na parte norte de Dublin, entre as regiões de Clontarf e Raheny. Uma maneira fácil de chegar lá de transporte público do centro da cidade (em torno de meia hora), é pegando o Dart (trem) e descendo na estação de Raheny, o parque fica mais ou menos uns 10 minutos andando da estação.

Esse foi mais um parque que me fez sentir em um conto de fadas, com jardins, arcos, rios, torres.. é tudo tão bonito por lá! Recomendo visitar o parque de sábado, quando tem uma feirinha com comidas e coisinhas em geral pra comprar.

St. Catherine’s Park

stcatherines

O St. Catherine’s fica em Lucan, na parte oeste da cidade. O parque pega as áreas de Fingal, Kildare e South Dublin, com o rio Liffey dividindo a parte sul. Pra chegar lá de transporte público do centro (em torno de 45 minutos), o ideal seria pegar um ônibus que vá até Leixlip Village (o parque fica uns 10 minutos andando de lá), como o 66a ou 66b.

Lá dentro tem umas caminhadas muito boas, gosto muito da parte do bosque, uma trilhazinha fácil e muito gostosa de fazer.  O parque oferece várias opções de lazer e tem até canoagem, já que o Liffey passa por lá (muito mais limpo do que no centro).

Marlay Park

marlaypark

Sou suspeita pra falar qualquer coisa de lá porque é o meu parque favorito. O Marlay Park fica em Rathfarnham, na parte sul de Dublin. O jeito mais direto pra chegar lá do centro da cidade de transporte público (aprox. uns 50 minutos), seria com o ônibus 16 sentido Ballinteer e descendo na parada Brehon Field Road.

O parque é muito bonito e sempre que vou lá me sinto em um conto de fadas (tem até fairy tree!). Os bosques por ali fazem você duvidar que está dentro de uma cidade. Em volta do parque tem uma caminhada muito gostosa de fazer e aos finais de semana tem uma farmer’s market por lá com umas comidas muito gostosas. Quando eu morava na região eu ia sempre lá fazer caminhada e comer.

Dentro do Marlay Park tem um campo muito bonito de golf e é de lá que começa a trilha de longa distância chamada Wicklow Way. Durante o verão, o Marlay Park recebe o festival de musica Longitude Festival.

Killiney Hill Park

killineyhill

Um outro parque maravilhoso pra conhecer, mas dessa vez fora da cidade, é o Killiney Hill Park. Do centro, o jeito mais rápido pra chegar lá é pegando o Dart (trem) que leva em torno de meia hora. Você pode descer nas estações Dalkey ou Killiney – e se for de Killiney, pegue a Vico Road,  é nessa rua que fica a casa do famoso vocalista da banda U2, o Bono. O caminho dura uns 20 minutos andando, mas te garanto que vale a pena e você com certeza vai ir parando no meio do caminho, seja pra apreciar a vista ou ver as casas lindas que tem por ali.

A atração principal do parque é com certeza a vista, que arrisco dizer ser a mais bonita de Dublin. De lá você consegue avistar o litoral de Dublin de norte a sul e as montanhas de Wicklow – é incrível!

Pra subir até o topo não é uma caminhada difícil e o parque num geral é muito bom, tem um café bem legal ali também. Esse é o meu ~novo Marlay Park~ e tô sempre batendo cartão lá.

~♥~

Dublin é uma cidade bem verde e além dos parques maiores, praticamente quase todos os bairros têm uma área verde que eles chamam de ‘green’. Pode ser que seja só um campo verde, como também com opções de playgroud pras crianças e traves para esportes como futebol, futebol gaélico, Hurling e Rugby. Muito bom, né?

A maneira mais fácil mesmo pra chegar nos parques listados é de carro, mas também dá pra chegar com o transporte público, como informei em cada um deles, dando direções saindo do centro.

>> Gostaram de conhecer um pouco dos parques de Dublin? Vocês costumam frequentar bastante os parques da sua cidade?

//You Might Also Like

//26 Comments

  1. Katarina Holanda

    março 16, 2017 at 1:21 am

    Ai, que delícia! Quando Tonho e eu falamos sobre conhecer a Europa, sempre falamos nesses parques, ficar sentado na grama, levar Bacon pra passear.. hahaha. São lindos esses de Dublin! ♥

  2. Claudia Hi

    março 16, 2017 at 12:00 pm

    Pra ser sincera quase não frequento os parques da minha cidade. Antigamente, quando eu era uma adolescente rebelde eu ia todas as tardes (quando era horário de verão) andar de skate rs

    Nossa Taís achei interessante, a casa do presidente fica DENTRO do parque? Que bacana!

    Achei lindo os cervos (ou o que for a definição correta), mas deve dar um medinho de chegar perto deles com esses chifres enormes rs enfim, adorei esse tema e fiquei com vontade de conhecer todos esses parques! ♥

  3. Carol Vieira

    março 16, 2017 at 4:24 pm

    Parques para montar uma barraca e morar em Dublin hahaha ♥

  4. yasnaya

    março 16, 2017 at 5:24 pm

    Quero muito fazer intercâmbio, minha idade pra Au pair já se foi, infelizmente, e quando eu podia, não conhecia, segue a vida né haha

    Eu queria algum lugar totalmente diferente, aí pensei, qualquer lugar fora do Brasil é diferente bestona. Enfim, esse aspecto lúdico da Irlanda me encanta.

    Vendo esses parques minha vontade de escolher Dublin cresceu ainda mais. Tô aqui na indecisão eterna entre Inglaterra ou Irlanda. Estados Unidos já foi minha vontade um dia, mas atualmente minhas perspectivas são outras. Claro que um dia quero conhecer, óbvio. Nem é por causa de Trump visse hehe é por conta de ver tanto filme e foto que acho que já vi tudo, shame on me.

    Bom , vou aqui pesquisar mais.
    Amei as fotos e as indicações.

  5. Lorraine Faria

    março 16, 2017 at 6:11 pm

    Nossa, para mim TODOS pareciam ter saído de um conto de fadas!!! Lindos demaaais Taís <333

  6. wanila

    março 16, 2017 at 9:30 pm

    Que parques lindos, nem consigo escolher um preferido! Vou deixar esse post salvo com carinho, pra quando eu tiver uma oportunidade de visitar Dublin (e vou me certificar de tentar ir num desses dias de sol, hahaha).

  7. KARINE

    março 17, 2017 at 2:29 am

    é cada parque lindo que dá vontade de chorar, olha todo esse verde ♥ acho que o phoenix deve ser tipo o nosso ibira, só que com cervos, né? (e maior tb, hahahaha) ~ mas no quesito popularidade mesmo. eu vou bastante no parque do carmo e no ibirapuera, preciso tomar vergonha e frequentar outros por aqui.

  8. Patricia

    março 18, 2017 at 5:05 pm

    Adoro parques e esses são lindos!
    Dá pra ficar o dia todo lá deitada na grama e pensando na vida.

  9. Ju Garzon

    março 19, 2017 at 3:10 pm

    O BAMBIIII! Hahaha Que lindos! Amei essa lista. Adoro parques e esses parecem ser maravilhosos.

  10. Flávia Donohoe

    março 19, 2017 at 9:16 pm

    realmente lindos Taís, infelizmente não tive muito tempo pra passear pelos parques de Dublin, mas dei uma passadinha pelo phoenix park e achei incrível!

  11. angela sant anna

    março 19, 2017 at 11:54 pm

    nem preciso dizer que os veadinhos/cervos ganharam meu coração, vou primeiro nesse quando for te visitar haueahea e adorei a expressão nociana bonde dos biólogos aheuwaheua

  12. Deisy Rodrigues

    março 20, 2017 at 3:58 am

    Todos lindos,vale um roteiro só de parque com toda a certeza e alguns parece que saíram de um conto de fada.

  13. Fran Agnoletto

    março 20, 2017 at 1:56 pm

    Quanta beleza em um só lugar.
    Confesso que não imaginava que Dublin tivesse tantos lugares repleto de natureza.
    Adorei as dicas

  14. Klecia

    março 20, 2017 at 9:33 pm

    Que lugares mais lindos! Eu não imaginava Dublin verde assim sabia? Sempre vejo as fotos da parte mais urbana. Quero conhecer tudo <3

  15. Adriana Magalhães

    março 24, 2017 at 3:46 pm

    Amei seu post. Tô indo pra Dublin em abril e vou querer ir no Villiney pra ver a casa do Bono e ver aquela vista maravilhosa!

  16. Itamar Japa

    março 24, 2017 at 7:03 pm

    Que demais! Confesso que não imaginava Dublin com tanto verde. Adorei! Também achei curioso quando vi um monte de gente nos gramados quando vi o fato pela primeira vez, em São Petersburgo, na Russia. Achei muito interessante na ocasião. Voltando ao post, cada lugar incrível eim! Amei!!!

  17. Eliana C. Pereira

    março 24, 2017 at 8:13 pm

    Nossa, um parque mais lindo que o outro!!! Adoro visitá-los quando viajo e já vou selecionar alguns para com mercerizado quando for à cidade…

  18. Gê Azevedo

    março 24, 2017 at 8:51 pm

    Esse assunto muito interessa! Cada parque incrível!
    Salvei aqui para consultar em breve! Obrigada por compartilhar!

  19. Fernanda - Blog Tá indo pra onde?

    março 24, 2017 at 10:06 pm

    Que post lindo! Vou enviar pra uma amiga que é apaixonada por Dublin e por enquanto eu fico aqui só babando antes de conhecer a cidade!

  20. Mariana Bueno

    março 24, 2017 at 11:30 pm

    Nossa, cada um mais lindo que o outro!!! Eu adoro parques! Pelas fotos/descrição curti o St. Stephens Green e o St. Anne’s Park.

  21. Paula Abud

    março 25, 2017 at 1:35 pm

    Que parques lindos! Sinto uma falta de uns desses aqui na minha cidade, temos dois, um é bem legal eu vou desde criança e sempre que posso levo a Mai e o Enzo, mas o outro é um berço de carrapatos rsrs.
    Europa me deixa mais fascinada ainda, pois têm dessas né? Parques lindos e ali para o pessoal aproveitar, adoraria conhecer cada um deles, mas o Phoenix me encantou <3

  22. Leo Vidal

    março 25, 2017 at 11:01 pm

    Locais lindos, onde o verde predomina. Se perder pelos parques e aproveitar para um piquenique com um bom vinho é um dos programas que mais gosto.

  23. Gisele Prosdocimi

    março 26, 2017 at 4:56 am

    Amo os parques da Europa, já conheci alguns lindos, mas de Dublin ainda não. Quero muito conhecer a Irlanda, é um sonho antigo. Parabéns pelo belo post e lindas fotos.

  24. clara rocha

    março 27, 2017 at 8:54 pm

    MEU SONHO PODER VISITAR TODOS ESSES PARQUES E FAZER FOTOS GENIAIS AI! meu deus! como faz ??? queria poder me teletransportar. acho dificil até escolher qual parque que eu mais gostei.

  25. sara silva

    julho 14, 2017 at 10:48 am

    adorei seu blog. sabe dizer se os cães podem acompanhar os donos para todo o lado, ou não podem entrar nas lojas, restaurantes?

    1. Taís

      julho 14, 2017 at 12:29 pm

      Infelizmente não, se vc tiver com seu dog ele vai ter que ficar pro lado de fora esperando. Se for um cachorro de porte pequeno eles até deixam no trem, mas só isso também

//Leave a Reply