Porvoo, uma cidade fofinha na Finlândia

Quando viajo pra capitais, tento sempre arranjar um jeito de ir conhecer o interior do país. Ás vezes, a gente nem precisa ir muito longe pra encontrar uns lugares que valem muito a pena visitar. Algo menor, algo mais autêntico, algo diferente das grandes (ou não) cidades. E tem cada surpresa escondida nesses interiores da vida!

Nessa viagem pra Finlândia, montamos base na capital Helsinki e reservamos um dia pra ver algum lugar fora dali. E bem, não pensei duas vezes em incluir Porvoo no roteiro. Sempre tive isso na minha cabeça que, quando eu fosse conhecer Helsinki, eu não poderia deixar de visitar essa gracinha de cidade  – e você também não!

Porvoo fica há apenas 1h de ônibus de Helsinki e nem precisa de um dia inteiro pra ver tudo. A cidade é bem pititica. Fomos com uma empresa chamada Onnibus e pagamos uns 2 e pouquinho de euros no trecho (one way), super barato (compramos pelo site, acho que nem vendem na hora). O que é engraçado, já que saiu o mesmo preço da tarifa do ônibus comum em Helsinki. Esse ônibus tem o mesmo padrão da Polski bus (da Polônia), inclusive o design do ônibus é exatamente o mesmo e o logo também.

Processed with VSCO with a6 preset

E o que falar sobre esse lugar? Eu sou apaixonada por essas construções de madeira nos países nórdicos e foi facinho pra ficar encantada com Porvoo. Como a  Finlândia é um país de muita floresta, existem muitas construções desse tipo ou até mesmo cidades inteiras assim, como é o caso da Old Town de Porvoo.

Porvoo é uma das 6 cidades medievais da Finlândia e uma das mais antigas também. Na Finlândia, além do idioma finlandês, o sueco também é falado em algumas cidades, que pode ser o caso de cidades bilingues ou até mesmo, com o primeiro idioma sendo o sueco. No caso de Porvoo, ela é uma cidade bilingue. Mais ou menos 64% são falantes de finlandês, 30% de sueco e o resto têm outra língua nativa. Sendo assim, Porvoo também tem um nome em sueco: Borgå. Então se você ver placas ou algo escrito Borgå, saiba que se trata da cidade de Porvoo.

+ (para quem tiver interesse em ver o mapa das línguas faladas na Finlândia, clica aqui nesse link)

Processed with VSCO with a6 preset

Porvoo foi colonizada por suecos, por volta dos séculos 13 e 14. E hoje em dia, ao caminhar pela Old Town, podemos ver construções muito bem preservadas de séculos passados. São várias casinhas de madeira coloridas, sendo a maioria em vermelho ou amarelo.

Na cidade tem várias lojinhas e cafés super fofos. É uma delicia passear por suas ruazinhas, difícil não parar a cada esquina pra tira foto.

IMG_2453IMG_2454IMG_2464

E essa rua aqui? Só descendo de bunda pra encarar esse gelo! haha

IMG_2455IMG_2462Processed with VSCO with a6 presetProcessed with VSCO with a6 presetporvooIMG_2459IMG_2473IMG_2482IMG_2483Processed with VSCO with a6 preset

Era comecinho de primavera e estava um dia frio (Finlândia, né, mores), mas com muito sol. Apesar de ser um saco pra fotografar, estava lindo de ver o sol ~beijando~ a cidade e deixando as casinhas vermelhas ainda mais radiantes. E quis deixar as fotos com uma edição mais radiante também, pra vocês sentirem o que senti passeando por lá.

Essas cores todas devem fazer uma diferença danada e alegrar um longo inverno escuro. Fora o contraste lindo que dá com o branco da neve.

Além de querer parar toda esquina pra fotografar, fiquei encantada observando cada janelinha e querendo conhecer essas casinhas todas por dentro!

IMG_2497IMG_2487IMG_2491porvoo3IMG_2490IMG_2495IMG_2504IMG_24999468C7FB-CB93-4455-A3FD-90B2F2163C9DIMG_2527porvoo4

Apesar de ser um destino turístico até que bem popular, no dia que fomos Porvoo estava bem vazia até. Só vimos um pouco mais de movimento em volta da praça central. Conforme adentrávamos mais e mais suas ruazinhas, ficava cada vez mais vazia. Por segundos até dava aquela coisa de ”estou entrando na casa de alguém”, de tão intimista que algumas ruas são.

E claro, não poderia faltar uma voltinha em volta da área do rio. Essas casinhas vermelhas por ali, são consideradas Patrimônio Mundial da UNESCO.

É tudo tão lindo, que não sei dizer o que gostei mais. Só sei que queria uma casinha vermelha de madeira pra mim, Hmm pensando bem, queria uma azul também, uma preta, uma  cinza e até amarela (e olha que nem de amarelo eu gosto! haha). Enfim, é amor demais!

IMG_2539porvoo2Processed with VSCO with a6 presetIMG_2575IMG_2560IMG_2541IMG_2545IMG_2546IMG_2547

Porvoo também roubou meu coração. E o seu?

Comments

  1. Que graça de cidade! Eu nunca tinha ouvido falar, mas fiquei encantada. Sempre escuto que Helsinki é meio “boring”, e que não teria muito o que fazer por lá em mais do que 2 dias… mas taí um programinha bem bom, conhecer essas cidadezinhas fofas! E que fique registrada que essa foto que você está de costas com as casinhas coloridas, acho que a quinta debaixo pra cima, está espetacular!

    • Gabi, Helsinki não é uma cidade pra ir pensando em ver atrativos turisticos mesmo, é uma coisa de ir pra curtir sua vibe moderninha mas eu não achei boring, no fim das contas me surpreendi mesmo. E super vale a pena aproveitar pra conhecer os arredores tb 🙂
      haha e ahh obrigada <3

  2. Meu deus que cidadezinha linda! Bem do tipo que a gente imagina existir, já viu algo parecido em filmes mas nunca viu de verdade. Eu fiquei encantada real! O mais legal é ver o quão diferente um país é do outro, assim como as pessoas e a cultura. Muito legal a sua viagem, adorei <3

  3. Só descendo de bunda KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, menina dei uma gargalhada tão grande aqui no office!!! O que eu achei lindinho em Porvoo é que é uma cidade que “exige” que você relaxe e leve tempo para aproveitar a calmaria, a natureza e a beleza de lugares slow pace. Eu adoro lugares que me “forçam” a desacelerar, a “viver um relacionamento com a minha comida” em um restaurante e a tomar nota do que está acontencendo a minha volta. A foto mais linda da sua viagem foi você de costas apreciando a paisagem. Vale um porta retrato pra ela!!!
    Beijos!

    http://www.vivendolaforanoseua.blogspot.com

    • HAhaha espero que a gargalhada não tenha te trazido problemas no trabalho haha
      Siimmm é maravilhoso desacelerar assim e visitar lugares que nos permitem ainda mais isso 🙂
      E ahh obrigada <3

  4. Ain, muito linda! <3 Amei essa casinha amarela com um coraçaozinho na porta. É ótimo saber desses lugares porque a gente tá acostumado a ir até a Finlândia só pra passar o dia em Helsinki, assim dá até vontade de ir pra lá e fazer algo diferente 🙂

  5. Gente, eu to é apaixonada! HAHAH Que cidade maravilhosa! Ai me deu uma sensação de aconchego, de amor, sei lá de que. To aqui só imaginando como deve ser bom! Amei as casinhas, as fotos, tudo. <3

  6. Tai, estou desmaiada! Socorro! Quero me entocar nesse lugar e não sei quando vou sair dele. Eu sou louca para conhecer Gramado, que aqui no Brasil (tão perto e tão longe) e Porvoo me lembrou um montão das coisas mais incríveis que me chamam a atenção quando vejo as fotos brasileiras de lá. Quanta poesia tem em cada um desses cliques seus! E, nossa, você já começou a postagem trazendo algo fundamental para que lembremos sempre: às vezes, as coisas (e as viagens) mais incríveis, estão tão pertinho – e, por não sermos curiosos o bastante para ‘turistar’ nos cantos próximos, acabamos não vendo, não é? Lindezura!

    http://www.semquases.com

  7. Que dica maravilhosa Taís! Realmente um bate-volta imperdível para quem está em Helsinki. E, claro, me apaixonei pela cidade e por essas casinhas lindas. Como faz para se mudar pra lá pra sempre???? *-* (apesar de que sofreria DEMAIS com o frio, viu?)

  8. Que cidade fofaaa! Morri de saudade com essas fotos que tu aparece. ♥ Também amo visitar o interior, têm lugares lindos e um climinha/ritmo de vida muito único.

  9. Pera q deu frio aqui! kkkkk
    Só de falar que é uma cidade medieval já amei e, sim q cidade mais fofa!! Tbm adoro esse tipo de passeio, por cidades mais do “interior”, acho que é onde conseguimos ver um pouco mais do dia a dia real das pessoas daquele lugar sabe??
    Lindas fotos!!

    Bjukas!
    Unhas&Tudo ♥

    • Uma cidade com essas caracteristicas é impossível não morrer de amores, né?!
      Obrigada <3
      Beijos

  10. Apenas morta com essas fotos Ta. Que coisa mais linda, fiquei com vontade de sair correndo e ir visitar. Tenho um amigo indo pra lá, e já vou mandar esse post pra ele <3

    • Vai sim, Cii! E que legal que teu amigo tá indo pra lá, manda sim e diz pra ele ir até Porvoo <3

  11. Que lugar mais lindo é esse?!
    Impressionada com esse lugar. Muito gracinha! *-*
    Morro com seus posts. Só me da mais vontade de ir conhecer a Europa inteirinha. hehehe…
    Beijo

  12. Oi, tudo bem?

    Nossa, é tanta coisa linda que nem sei por onde começar. Eu sou louca pra ver neve, nunca vi… Já fico me imaginando no frio, tocando na neve, fazendo fotos, tomando chocolate quente… hahahaha

    Essas casinhas são lindíssimas também. Dariam umas fotos incríveis de looks (é que eu sou blogueira de moda, aí já vejo esses lugares e é a primeira coisa que me vem na cabeça).

    Além de todas essas imagens e lugares lindos, tem a possibilidade de conhecer mais sobre as pessoas e culturas de outro lugar. Estou encantada!

    Até ver seu post, nunca tinha pensado em ir visitar a Finlândia.

    Um beijo

  13. Nunca havia ouvido falar de Porvoo e ao ver essas fotos e tanta beleza apenas constatei o fato do quanto o mundo é imenso e tem tanto a ser explorado ♥ Amei as fotos e também amei você compartilhar essa viagem. Na minha listinha de lugares pra ir na vida, Porvoo já foi colocada!

    • Siimm, esse mundo é grande e incrível demais!
      Fico feliz que meu post tenha feito você colocar Porvoo na sua lista de lugares, vale muito a pena ir 🙂

  14. Nossa, a cidade é tão bonitinha e as fotos ficaram tão lindas que parece até propaganda de app de edição ou foto de filme, HAHAHA.

  15. Quando cheguei na Finlândia, meu primeiro lar foi em Porvoo por uma semana e fico me prometendo voltar lá porque não explorei muito a cidade.
    Amei suas fotos e vou colocar no meu projeto de 101 lugares em 1 ano pra ir revisitar a cidade bilingue que me acolheu.
    Pena que você não veio pra Tampere, mas quem sabe na próxima :3
    A Bela, não a Fera | A Bela, não a Fera no Youtube

Trackbacks

  1. […] Há apenas 1 hora de distância de Helsinki, você pode conhecer esse lugar lindo chamado Porvoo. Uma cidadezinha bem pequena no interior da Finlândia, composta por essas casinhas coloridades de madeiras, muito bem preservadas de muitos séculos atrás. Porvoo parece que saiu de um conto de fadas de tão lindinha que é. Definitivamente um lugar que vale muito a pena visitar quando passar por Helsinki. +Post sobre Porvoo aqui […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Instagram @nyrdagur

© 2018 Nýr Dagur · by MinimaDesign