Viagens

Uma manhã em Potsdam

Ter um roteiro aberto à possíveis mudanças é sempre uma ótima ideia. Foi assim que acabei passando uma manhã muito legal em Potsdam, essa cidade super bonitinha que fica ao lado de Berlin.

Eu já tinha ouvido falar de Potsdam, mas na minha ignorância achava que era algum ”bairro” afastado dentro da região de Berlin e quando minha amiga berlinense fez o convite de irmos pra lá, ela já me corrigiu falando que Potsdam é uma outra cidade.

Não sabia muita coisa de lá além de que tinha um palácio muito bonito (nem o nome eu sabia) e foi uma surpresa maravilhosa me deparar com tanta história e as lindezas que a cidade oferece. Potsdam é a maior cidade e capital do estado de Brandenburg, e também, já foi residência dos reis da Prússia.

A viagem de Berlin até Potsdam é super rápida, coisa de meia hora de trem.

IMG_0480 IMG_0481IMG_0479

Quando chegamos lá um amigo da minha amiga foi nos buscar na estação e de lá fomos tomar café da manhã pelo centrinho de Potsdam. Mas, antes disso, ele deu umas voltas de carro com a gente pra mostrar e contar um pouco da cidade, dos parques, sobre a Prússia e a arquitetura toda pomposa que Potsdam tem.

E que sorte poder ter ele com a gente, ele nasceu em outra cidade da Alemanha, mas mora em Potsdam desde pequeno e sabe muito, muuuuuuito sobre a história da cidade, foi maravilhoso ele ter compartilhado todo o conhecimento dele sobre a história local, achei sensacional.

Nessa voltinha de carro uma coisa interessante que ele nos mostrou, foi o Babelsberg Film Studio, que é o estúdio de cinema em grande escala mais antigo do mundo. Não fazia a menor ideia sobre esse lugar e que ficava localizado em Potsdam.  Muitos filmes já foram produzidos em Babelsberg, como Inglorious Basterds, The Grand Budapest Hotel, Hunger Games, entre outros!

Eles fazem muitos filmes históricos da Alemanha também e uma coisa engraçada que nosso ~anfitrião~ nos contou, foi que um dia ele estava passando de bike por ali a caminho do trabalho e viu um mooonte de bandeiras nazistas espalhadas por toda parte, ele disse que tomou um puta de um susto (imagina?? haha), antes de lembrar que tava passando pelas áreas do estúdio e que provavelmente eles estavam filmando algum filme com essa temática.

IMG_3260

Brandenburg gate de Potsdam

De barriga cheia depois do café da manhã, seguimos pro Sanssouci Park!

É a principal atração em Potsdam e dá pra ficar umas boas horas por lá, é muito lindo e vale super a pena a visita. Assim que entramos eu já fiquei encantada e olha que nem tinha visto o palácio ainda.

IMG_3261 IMG_3262 IMG_3266 IMG_3265IMG_3263

Dentro do parque fica o Sanssouci que era o palácio de verão do Frederico II da Prússia, também conhecido como ”Frederico, o Grande”. Dizem que esse palácio é a versão alemã de Versailles, e o nome do lugar também veio do francês ‘Sans souci’ que significa algo como ‘sem preocupações’, ou seja, DE BUENAS. Esse nome simbolizava o que o lugar representava, era um lugar para relaxar e não um palácio pra representar poder.

E nada bobo esse Frederico de ter um palácio de verão num lugar tão lindo assim, né?

IMG_0482 IMG_0484 IMG_0490 IMG_0500IMG_0498

(Uma pausa pra essa ave MARAVILHOSA, que estava toda ~sanssouci~ por lá. ♥)

Como meu tempo era curto, não subimos pra área do palácio e nem visitamos por dentro, vai ter que ficar pra uma próxima, porque com certeza adorária passar mais tempo em Potsdam.

Mas já amei muito poder ter andando pelo parque, é muito bonito!

IMG_0509 IMG_0502 IMG_0505

E o que falar dessa casa de chá?

IMG_0512 IMG_0514 IMG_0516 IMG_0517 IMG_0518

E dos jardins?

IMG_0521 IMG_3274

Já era mais de meio dia e resolvemos ir andando com calma até o centro de novo, caminhamos até chegar ao Parlamento. E é claro, parando em alguns pontos e aprendendo mais um monte de coisa que ”nosso livro de história” ambulante nos contava.

IMG_3278 IMG_3284

Dá pra visitar o Parlamento sem precisar pagar nada, achei bem interessante e também dá pra ir até o topo, lá funciona um restaurante, mas você pode subir só pra ver a vista.

IMG_3287Processed with VSCO with hb2 preset

 As ruas de Potsdam também são uma atração a parte, fiquei apaixonada por a paleta de cores dessa ruazinha aqui e foi difícil passar por ela sem tirar algumas fotos.

IMG_0524 IMG_0531 IMG_0537IMG_0539

Passei a manhã e um pouco da tarde em Potsdam (precisava voltar pra Berlin pra pegar meu ônibus pra Leipzig), mas com certeza vale a pena passar um dia inteiro por lá (até mais) pra ver mais coisas. Fiquei feliz e bastante surpresa com essa visita, estar em ótima companhia também só colaborou pra deixar tudo ainda mais incrível.

Se estiver visitando Berlin, considere dar uma passadinha em Potsdam também! ♥

IMG_3294 IMG_3296

//You Might Also Like

//25 Comments

  1. Jennifer Macieira

    maio 26, 2017 at 2:15 am

    Que post mais amável ♥
    Nunca tinha ouvido falar da cidade e fiquei apaixonada não só pelo que você contou dela, como pelas fotos também. Estão lindas! Muito bom quando a gente se surpreende assim com algum lugar, né? Melhor sensação. <3
    Beijos!

  2. Laura Nolasco

    maio 26, 2017 at 4:52 am

    Como não morrer de vontade de visitar todos os lugares sobre os quais você fala?
    Amei o post e as fotos… Mais um lugar entrando pra wishlist de viagem!
    As ruas parecem realmente muito encantadoras e o jardim do palácio é maravilhoso!
    E que delícia ter alguém pra ir contando as histórias da cidade…
    Beijos!

  3. Lisete Reis

    maio 26, 2017 at 7:06 pm

    Não tem melhor jeito de mergulhar na cultura de um lugar do que conversando com quem vive por ali. Deve ter sido maravilhoso. ♥ E sim!! Também amei aquela ave, que pose, gente. (E tadinho do susto que o menino levou, hahaha.) Que bom conhecer mais um charme pertinho de Berlim, Taís. 🙂
    Um beijo, Lis

  4. Gisele

    maio 26, 2017 at 11:41 pm

    Potsdam é um ótimo bate e volta a partir de Berlim. Olha que cidade mais linda! Arrasou nas fotos!

  5. Camila Faria

    maio 27, 2017 at 12:54 am

    Taís, você conseguiu fazer bastante coisas para só uma manhã! Aproveitou muito! E que cidadezinha encantadora ~ mais uma para conhecer na Alemanha. Amei a ave, toda ~sanssouci~ e maravilhosa. Hahaha!

  6. Helen Waldemarin

    maio 27, 2017 at 2:32 am

    Que charme de cidade!!! Preciso conhecer a Alemanha!!!

  7. Amanda Saviano

    maio 27, 2017 at 3:01 pm

    Morro de vontade de conhecer Potsdam! Adorei ler seu relato!

  8. Camila Lisbôa

    maio 27, 2017 at 6:11 pm

    Com um guia particular fica muito mais legal, né? =p Ainda mais com esse monte de informações de quem conhece a fundo o lugar… E tem motivo de ter sido usada pra vários filmes, a cidade é linda!

  9. Eliana C. Pereira

    maio 27, 2017 at 8:30 pm

    Morro de vontade de conhecer Potsdam!!! Quando fui à Berlin, não consegui ir… Mas já criei um roteiro pela região que dá pra incluí-la… Não vejo a hora de conseguir ir…

  10. Flávia Donohoe

    maio 28, 2017 at 12:02 am

    A cidade é realmente bem fofa Taís, já tinha ouvido falar de Potsdam, agora fiquei com muito mais vontade de ir!

  11. Lorraine Faria

    maio 28, 2017 at 1:04 am

    que manhã linda Taís! amei conhecer essa cidade encantadora <3 e suas fotos tão maravilhosas ein? babei em todass 😀

  12. Gabi

    maio 28, 2017 at 12:46 pm

    Que graça! Ouvi falar super bem de Potsdam, mas nunca fui… Agora fiquei com vontade. Quem sabe numa próxima ida. E o que é esse castelo, esse jardim, essas estátuas? Que coisa mais maravilhosa! E fotos lindas, as always 🙂 Beijos

  13. Juliana Rios (Juny)

    maio 28, 2017 at 1:17 pm

    Nunca tinha ouvido façar sobre Potsdam, mas achei tão fofa!
    A arquitetura da cidade é muito linda e essas paisagens do Sanssouci Park? OMG!
    Com certeza vou incluir no roteiro quando for à Berlim! <3

  14. Cristina Ferreira Rocha

    maio 28, 2017 at 5:22 pm

    Eu adorei esse lugar! Lindo, lindo, lindo! Como você disse, uma ótima opção para quem está em Berlim. Parabéns pelo post, super completo e com fotos lindas.

  15. Ju Garzon

    maio 28, 2017 at 7:05 pm

    Estou literalmente de boca aberta! Que lugar lindo. Que delícia que é se surpreender com um destino não planejado, né? E que sorte poder contar com um guia “quase nativo”! Com certeza faz toda a diferença. As fotos estão belíssimas.

  16. Ana Carolina Miranda

    maio 28, 2017 at 7:24 pm

    Postdam parece uma cidade muito charmosa. Ainda quero conhecer e já deixei suas dicas anotadas.

  17. Ana Beatriz

    maio 29, 2017 at 4:42 am

    Eu já tinha ouvido falar sobre Potsdam, mas bem pouco. Eu não sabia que era uma cidade linda assim, cheia de cultura e uma arquitetura tão interessante também. Mas eu sempre descubro algo novo no seu blog, por isso que amo tanto ler seus posts, haha!
    As casas coloridas são lindas. QUERIA.

  18. Simone Hara

    maio 29, 2017 at 5:26 am

    Que cidade charmosa! curti. Com certeza vou incluir no meu roteirinho, uma esticada até lá, pra quando for a Berlim

  19. Viviane Carneiro

    maio 29, 2017 at 1:45 pm

    Nossa… que lugar lindo! Já quero conhecer.

  20. Claudia Hi

    maio 29, 2017 at 2:46 pm

    Quanta foto linda! A arquitetura é maravilhosa! Mas confesso que uma das fotos que eu mais gostei foi a do pássaro com os peixes no fundo. Perfeito!

  21. angela sant anna

    maio 30, 2017 at 3:12 am

    postdam é uma cidade tão fofinha né! amei os detalhes e aquele pato maravilhoso tirado de um desenho da disney aheuahe

  22. Marcia

    maio 30, 2017 at 1:09 pm

    Nada como ter um guia local para nos dar informações legais – fiquei imaginando o cara vendo as flâmulas nazistas – ahaha
    Lindinha essa cidade!

  23. Vickawaii

    maio 30, 2017 at 2:39 pm

    E pensar que você visitou esse monte de lugar lindo em uma manhã e metade da tarde huiehiuheui Sabe que antes de conhecer seu blog eu nem me interessava muito pela Alemanha, e agora fico babando em cada cidade que você passa? Adorei o post e o de Leipzig também!

  24. Deisy Rodrigues

    maio 30, 2017 at 7:42 pm

    Não sabia que gravam tantos filmes aí, alias todos os filmes que você citou eu adoro, amei as fotos e me encantei com a cidade, uma bate e volta é super bem vindo, mas tb acho que vale a pena passar um dia.

  25. Katarina Holanda

    junho 1, 2017 at 6:43 pm

    Que charme de cidade, eu nunca tinha ouvido falar, acredita? Tu conseguiu conhecer muita coisa pra o tempo que ficou! Amei a fotos de vocês <33

//Leave a Reply