Europa, Viagens

Conhecendo Poznań, na Polônia

A lista de lugares que eu gostaria de visitar na Polônia é grande e Poznań era uma das cidades que eu mais queria conhecer. Demorou até eu finalmente conseguir visitar esse país, mas algo dentro de mim já me avisava que seria amor a primeira visita – e bem, eu não estava errada.

Meu tempo em Poznań foi curto e chuvoso, mais o fato de ter sido feriado e estar tudo fechado não colaborou pra eu explorar muito o que a cidade tem pra oferecer. Nem tenho muita propriedade pra escrever sobre Poznań, preciso muito de uma segunda visita! Mas, vou compartilhar com vocês a introdução que consegui ter da cidade e quem sabe inspirar alguém pra ir conhecer essa gracinha polonesa?

Processed with VSCO with hb2 preset

Poznań está localizada na parte oeste da Polônia e fica numa posição estratégica entre Warsaw, a capital da Polônia e Berlin, a capital da Alemanha. E é meio comum pra quem vai visitar as duas capitais acabar parando em Poznań, já que é no meio do caminho entre essas duas cidades.

Mas mesmo assim, Poznań ainda fica atrás de certos destinos mais turísticos na Polônia, como Warsaw, Kraków e Gdańsk. Muita gente acaba subestimando Poznań, o que é uma pena, já que é um lugar que vale muito a pena conhecer! E não pense que é uma cidade pititica não, ela é a quinta maior do país!

Poznań também é uma das cidades mais antigas da Polônia e que, por um curto período por volta do século 13, ela já foi a capital do país. Outra coisa que li sobre lá e que vale mencionar, é que Poznań também é classificada como uma das cidades com melhor qualidade de vida, segurança, saúde e educação na Polônia.

Processed with VSCO with hb2 preset

Cheguei num domingo e já fui logo encarar meu primeiro desafio: o transporte público. É sempre uma aventura pegar o transporte público em um país que você não domina a língua. Eu precisava pegar um ônibus e um tram, o ônibus foi relativamente fácil, mas me perdi um pouco nas plataformas pra pegar o tram. Não era muito difícil, mas a senhora que tentou me ajudar, falando metade da frase em polonês e metade em inglês, acabou me deixando mais confusa, mas no final deu tudo certo e perguntei pra um casal mais jovem que soube me explicar melhor. Durante o trajeto eu já fiquei babando pelas construções dos prédios, fiquei até com medo de perder minha parada porque eu simplesmente estava de olhinhos brilhando.

Eu estava bem ansiosa e curiosa pra essa viagem, ainda mais depois que o meu host polonês me avisou que eu poderia presenciar uma tradição polonesa de Páscoa chamada Śmigus-dyngus (Wet Monday). Valeria um post só pra explicar essa tradição, mas resumindo aqui, as pessoas jogam água uma nas outras na segunda feira de páscoa. Claro que tem uma explicação mais detalhada e que vem de épocas pagãs, mas resumindo é isso.  Então, já estava me preparando psicologicamente, de que talvez, eu iria ficar molhada passeando por lá na segunda. Mas, acontece que choveu e a natureza se encarregou de molhar todo mundo, risos!

Processed with VSCO with hb2 preset

Meu primeiro dia foi bem tranquilo, conversei um monte, fiz amizade, experimentei bebidas polonesas e conferi a night life. A cidade estava bem tranquila por conta do feriado, a Polônia é um país super católico, então fica tudo fechado. Com isso, não consegui visitar algumas atrações e conferir muito da comida local em cafés e restaurantes.

No meu segundo dia mesmo com chuva, fui conhecer alguns pontos turísticos de Poznań e não tem lugar melhor pra começar do que o centro velho. Que centrinho mais lindo, fiquei apaixonada! Por ali tem bares, restaures, museus.. tem bastante coisa. Dá pra passar um bom tempo por ali.

IMG_0424 IMG_0421 IMG_0416 IMG_0411 IMG_0410 IMG_0408 IMG_0407 IMG_0405

Processed with VSCO with hb2 preset

Também queria dar uma olhadinha na St. Stanislaus Parish Church que fica ali no centro velho. Não sou religiosa, mas adoro ver a arquitetura desses lugares. Fiz fotos rapidinhas com o celular (não gosto de atrapalhar quem está na igreja com o barulho na câmera) e dá pra ver que ela é bem bonita por dentro, vale a pena fazer uma parada.

IMG_0425

IMG_3161 IMG_3159 IMG_3157

Dali continuamos andando por essa região central e passamos pelo Colégio Jesuita, entramos rapidinho em mais uma igreja que eu não sei o nome, andamos pela Wolności Square e também vi por fora o Imperial Castle, que foi construído em 1910 e é considerado o castelo mais ~jovem~ da Europa. Não fotografei tudo, só o cólegio e o castelo.

IMG_3168 IMG_3171 IMG_3172Quando visito uma cidade nova gosto bastante também de reparar em Street Art, eu adoro e é sempre interessante ver essas manisfestações artísticas, cada coisa linda que as vezes até esqueço dos ~pontos turísticos~ e quero só fotografar Street Art. Em Poznań, achei legal um olhinho simpático que estava espalhado em alguns cantos da cidade, não sei dizer, mas deve ser marca de algum artista local. Outra coisa que achei muito legal enfeitando as ruas de Poznań, eram poemas (em polonês, é claro), em paredes enormes. Que vibe gostosa essa cidade tem! ♥

IMG_0429IMG_0437 IMG_0439IMG_3178IMG_3166IMG_0432

E a minha felicidade quando eu bati o olho nesse ”Dzień dobry w Poznaniu” e sabia o que significava? Ta aí outra coisa que eu amo em viagens é aprender um pouquinho da língua local. Essas simpáticas cabras (ou bodes?) estavam desejando um bom dia em Poznań, fofo, né?

Outro lugar que eu queria conhecer também, era a Cathedral Island (Ostrów tumski). Cheguei lá esperando só ver a catedral e fui pega de surpresa por uma região tão bonitinha, com cafés (fechados por conta do feriado, né), gatinhos enfeitando as ruas e um mural maravilhoso que por um segundo fiquei confusa se era uma fachada real. Que obra maravilhosa, dependendo do ângulo que você olha parece até que é em 3D.

IMG_3181 IMG_3185IMG_0441IMG_0443IMG_0460

A Catedral tem uma importância muito grande não só pra Poznań como pra Polônia também. Ela foi construída no século 10 e é a catedral mais antiga do país. Foi lá que o primeiro rei da Polônia foi batizado e isso teve um impacto muito grande, fazendo com que o cristianismo se espalhasse pelo país. E além disso, depois desse acontecimento, a Polônia foi reconhecida pelo Sacro Império Romano e o Papa, sendo considerado um acontecimento muito importante na criação da nação polonesa.

As fotos que tirei do interior da catedral com o celular não ficaram boas, mas achei ela bem bonita também. Como ela é feita de tijolos, me lembrou bastante a catedral de Roskilde que visitei na Dinamarca, já que foi a primeira que vi nesse estilo.

IMG_3194IMG_0463IMG_0454

IMG_0448

Acho que deu pra perceber o quanto eu fiquei encantada por Poznań e olha que nem fiz tudo que eu queria. Além da cidade ser super bonita e legal de visitar (mesmo em um feriado com tudo fechado), com certeza outro ponto alto da viagem foram as pessoas que conheci. Esses polacos que dão vontade de colocar num potinho,viu! ♥

Essa foi só uma introdução e não vejo a hora de explorar mais de Poznań e da Polônia.

– e não podia faltar também as músicas polonesas que ouvia direto antes da viagem pra entrar no clima: Pastempomat (minha favorita), Talizman (pra sacudir os esqueletos) e Melodia Ulotna.

//You Might Also Like

//29 Comments

  1. Patricia

    maio 5, 2017 at 9:10 pm

    Que cidade bonitinha! Parece de brinquedo (me lembrou aqueles bloquinhos de montar quando era criança).
    As fotos estão lindas! Pena que o tempo não ajudou mto.

  2. Lisete Reis

    maio 5, 2017 at 10:58 pm

    Aaaai, estou encantada. ♡ De verdade, nunca tinha lido nada sobre a Polônia, mas ela sempre me pareceu ser daqueles países postos em segundo plano que tem mais charme que aqueles mais famosos que todos almejam. Recentemente, conheci um garoto que foi fazer intercâmbio aí e ele voltou tão empolgado, mas tão empolgado, que eu fiquei empolgada também. E seu post só aumentou o sentimento! Aquelas construções coloridas? A coisa mais fofa. Suas fotos são lindas, por sinal. E eu amo amo amo esse clima frio agradável. Só de ver já fico com vontade. Se a chuva e os graus negativos passarem longe, melhor ainda, hahaha. Acho que o fator que ia pesar pra mim é o idioma. Dei algumas risadas aqui sozinha só de ver os nomes das cidades que você citou e algumas palavras e textos aleatórios nas fotos! Parece ser tão difícil! Como o alemão, mas é algo que quero muito aprender. Acho que viagens despertam o melhor em mim, viu? ♡ Adorei de verdade conhecer seu blog, muito lindinho e você escreve muito bem também. Quero voltar com calma pra entender melhor como você chegou aí. 🙂 Um beijo.

  3. Taísa Meneguci

    maio 6, 2017 at 10:23 am

    Que encanto de lugar
    Achei muito fofa a arquitetura .. Adoro lugares que apostam em arquiteturas coloridas, parece que dá vida a cidade!
    Fiquei muito impressionada com a fofura do lugar ..
    Não conhecia e nem tinha lido muito sobre a Polônia, mas adorei ..

  4. mirella matthiesen

    maio 6, 2017 at 4:36 pm

    Nossa, não tinha idéia que Posnan era tão especial… adorei o post!
    Amei as fotos e as historinhas que contou … me deixou com vontade de conhecer 🙂
    bjks

  5. Keul Fortes

    maio 6, 2017 at 8:17 pm

    Que cidade charmosa! Fiquei encantada com suas fotos.. A Polônia é um destino que não estava na minha lista mas agora acaba de entrar! =)

  6. angela sant anna

    maio 7, 2017 at 12:04 am

    ahhh bom dias pras cabrinhas tb!! apesar de ter pego um dia feio, vc conseguiu traduzir a beleza da cidade! eu acho dificil tirar foto em dias chuvosos! adorei os detalhes das casas! não comeu pirogue:?

  7. Ana

    maio 7, 2017 at 1:46 pm

    Muito chamosa! Essas casinhas coloridas então. Dá vontade de me mudar pra uma delas! Nunca pensei em viajar pra Polônia. Eu não sou muito fã de fazer turismo em cidades. Mas cidades com arquiteturas assim me interessam. Quem sabe um dia eu dê uma passada por lá.
    ah, eu adoro tirar fotos em dias chuvosos! Sei lá, sempre combina com as minhas edições 🙂

  8. Renata Rocha Inforzato

    maio 7, 2017 at 2:22 pm

    O tipo de cidade que adoro conhecer, já anotei na minha lista. Uma coisa: eu tiro o som da máquina fotográfica, principalmente para poder visitar museus e igrejas. Já me acostumei tanto que esqueço de ligar rsrsrs. Adorei o post

  9. Eliana C. Pereira

    maio 7, 2017 at 3:59 pm

    Que cidade linda!!! Morro de vontade de conhecer a Polônia e Poznan também sempre esteve no meu roteiro… Parabéns pelo post!!!

  10. Gabi

    maio 7, 2017 at 6:24 pm

    Cara, eu me encantei profundamente com Poznan. É uma cidade extremamente charmosa, e fiquei muuuito feliz de ver suas fotos – porque minhas lembranças são todas embaralhadas pela vodka hahaha… Eu sabia que você ia amar a Polonia. Tenho certeza que esse caso de amor ta só começando rs. Beijos!

  11. Ana Beatriz

    maio 8, 2017 at 12:45 am

    Que cidade linda, a arquitetura é sensacional, eu fiquei apaixonada. As ruas, a pintura dos locais, é tudo tão diferente do Brasil, né? O seu blog é um dos meus favoritos, de verdade, porque eu sinto que dá pra conhecer mais do mundo por meio dos seus posts.
    É muito difícil se virar no polonês?
    Ah, as igrejas são sensacionais. As fotos ficaram muito boas.

  12. Ana Carolina Miranda

    maio 8, 2017 at 2:13 am

    Nossa, que cidade mais linda! A Polônia parece ser um país lindo. Caminhar por esta cidade e poder apreciar sua bela arquitetura deve ter sido um sonho! Parabéns pelo post

  13. Fernanda

    maio 8, 2017 at 2:00 pm

    A Polônia foi uma grande surpresa nas minhas viagens também. Não dava nada para o país e me surpreendi em todos os aspectos. Poznan parece linda! Que arquitetura é essa?? Agora tenho mais um motivo para voltar 🙂

  14. Dani Bispo

    maio 8, 2017 at 2:16 pm

    Puxa que cidade lindinha hein? Agora a parte que mais me identifiquei foi das musicas que voce ouvia antes da viagem para entrar no clima. Faço exatamente. Mesma coisa e garanto que a viagem com trilha sonora é uma outra experiência né?

    Bjs
    Dani Bispo
    abolonhesa.com

  15. Ju Garzon

    maio 8, 2017 at 3:05 pm

    Eu ri na parte em que a natureza se encarregou de molhar todo mundo. Kkkk
    Como os prédios são estreitos, né?? Adorei todas essas cores, parece compensar o céu cinza. Ok, pode não chover o tempo inteiro, mas com certeza não é um dos lugares mais ensolarados do mundo. Enfim, gostei muito. Beijos!

  16. Katarina Holanda

    maio 8, 2017 at 5:11 pm

    QUE COISA MAR LINDA! <3 Eu vejo muitos filmes/documentários relacionados à segunda guerra. Então, embora num contexto horrível, acabo vendo muito da Polônia e só aumenta a vontade de conhecer. Os lugares que você foi são encantadores, que cidade mais amor.

  17. Camila Faria

    maio 8, 2017 at 5:12 pm

    Uma gracinha polonesa realmente! Taí um país que eu tenho muita vontade de conhecer. Adorei a vibe da cidade e achei que as ruas são muito convidativas para uma caminhada, mesmo com o clima chuvoso.

  18. Deisy Rodrigues

    maio 8, 2017 at 10:14 pm

    Adoro essa mistura de antigo com o novo, a cidade é bem encantadora e também adoro street art, não importa pra onde viaje sempre tenho que tirar uma foto de algo que encontro.

  19. Klecia

    maio 8, 2017 at 11:16 pm

    Que lugar mais foto! Achei uma graça, especialmente o jogo de cores contrastando com o céu que deu a tudo um ar super bucólico e apaixonante. Nunca tinha colocado Polonia nos meus roteiros. Acho que mudei de opinião pra um ‘tem que ter’ agora 🙂

  20. Camila Lisbôa

    maio 9, 2017 at 3:12 am

    Que cidade mais linda! Mesmo com clima e tudo meio fechado da pra aproveitar, mas pra ficar com aquela desculpa pra voltar!

    Mas quando voltar, dá pra fazer um projeto fotografico só com essas portas e janelas! Amei <3

  21. Claudia Hi

    maio 9, 2017 at 2:22 pm

    A arquitetura desse lugar é maravilhosa! Gostei muito das casinhas de cores diferentes. Mas essa foto do castelo no final é de tirar o fôlego! Pena que estava tudo fechado…

  22. Alê

    maio 10, 2017 at 2:47 pm

    Amei ver Poznan pelos teus olhos. Vocês fez fotos lindas lá! E conseguiu passear bem mais do que eu. Se não fosse o show do The XX, dificilmente eu teria conhecido essa cidade fofa. O “bom dia em Poznan” é bem parecido com a mesma frase em ucraniano. Adorei a ilusão de ótica do mural. Eu tinha passado batido nos detalhes da primeira vez que li o post, mas agora analisei bem direitinho e achei incrível! Que bom que você realizou seu desejo de visitar Poznan. 🙂

  23. KARINE

    maio 11, 2017 at 3:37 am

    que cidade mais linda! amei as construções e todas essas cores ♥♥♥

  24. Vickawaii

    maio 12, 2017 at 2:10 am

    Acho que todo lugar que a gente ~deixa de conhecer~ (por chuva, estar fechado, não dar tempo, etc) é mais um convite para voltar àquela cidade. Mesmo assim, acho que sua viagem foi incrível e fiquei apaixonada por todas as fotos, em especial pela arquitetura daí.

    Beijos, Vickawaii
    http://www.neverland.com.br

  25. priscilla.b

    maio 12, 2017 at 10:28 pm

    Ai que saudades de passar no seu blog Ta! Vida anda tão corrida e tão broing ultimamente ahahahaha precisando de uma boa dose de viagem urgente, sabia?? MAs enquanto isso olho seus posts e suas fotos lindas!
    Conheci Varsóvia e Cracóvia, e confesso que não foram as minhas favoritas… mas essa cidade é super linda!! Fiquei curiosa e com vontade de dar uma segunda chance a Polônia rs
    Bjs mil
    Pri
    http://www.styledchicas.blogspot.com.br

  26. Isa Marques

    maio 13, 2017 at 4:03 pm

    Que lugar lindoooooooo!
    Quanto mais vejo seus posts, maior é a minha vontade de fazer meu intercâmbio logo. Sério?! Queria que o tempo voasse pra chegar logo a data!

  27. Flávia Donohoe

    maio 28, 2017 at 2:10 pm

    Essa cidade junto com a Cracóvia são os lugares que ainda quero conhecer na Polônia, eu tenho uma amiga polonesa muito querida, ainda quero visitar a cidade natal dela!

  28. Dea

    junho 10, 2017 at 2:26 pm

    Que lugar lindo. Parece de boneca 🙂
    Beijos

  29. Uma rápida parada em Dresden - Nýr Dagur

    junho 15, 2017 at 11:31 pm

    […] da minha viagem Pôlonia/Alemanha third round. Veja também os posts anteriores: – Conhecendo Poznań, na Polônia – Visitando Berlin pela segunda vez  – Uma manhã em Potsdam  – De volta à […]

//Leave a Reply