Irlanda

Pubs na Irlanda: Brazen Head

É oficial, agora este blog vai ter uma categoria chamada Pubs na Irlanda!!! o/
Onde euzinha, vou escrever sobre os pubs mais legais espalhados por essa ilha e pub legal aqui é o que não falta.
Todo mundo que pisa na Irlanda tem que pelo menos ir conhecer um ou uma duzia de pubs. É uma experiência muito legal, mesmo que você não beba, vá! – tem comidas também, muito boas, aliás.
Acredite em mim, a atmosfera de um pub irlandês é única e é com certeza um must see do país, afinal, os pubs fazem parte da cultura irlandesa.

 

Pra começar, vou falar de um dos meus pubs favoritos em Dublin: The Brazen Head
Ele já apareceu aqui em fotos no Projeto 6 on 6, mas esse lugar é tão legal que merece um post exclusivo.

O Brazen Head recebe o título de Pub mais antigo da Irlanda, datado de 1198, só um pouco antiguinho, né? Mas prefiro classificar como um dos mais antigos, porque também existem outros pubs datados de muuuuuuuuuuuitos anos atrás. Falando do país inteiro não sei se é, mas com certeza de Dublin ele deve ser o mais antigo sim. É difícil dizer o quanto da construção original ainda está ali, já que o lugar ao longo dos anos foi passando por mudanças. Um lugar definitivamente com muita história pra contar, imaginem o tanto de pessoas que já não passaram por lá e os tantos litros de cerveja que já não foram consumidos só nesse pub.
Além de cerveja e comida, o pub oferece umas atrações muito legais como Live Music todas as noites, Irish Folklore & Storytelling (que eu queria muito ir um dia) e o mais famoso mesmo é a Sunday Afternoon Session que eu aaaamo!
Todo domingo, das 3:30 até 6:30pm rola essa apresentação de música tradicional irlandesa e é maravilhoso! Costumo brincar que os velhinhos mais cool de Dublin estão reunidos lá todos os domingos, é uma tarde super legal e você se sente acolhido, uma atmosfera super friendly, impossível não gostar.
É legal chegar mais cedo pra pegar uma mesa e curtir a tarde numa boa, é um local turistico e consequentemente lota. Só que achei engraçado, que todas as vezes que fui lá tinham poucos turistas, a maioria eram pessoas locais mesmo que frequentam as sessions todo domingo, tipo igreja! haha
Uma dessas vezes eu e Lari não achamos mesa, e um casal dublinense super simpático nos chamou pra sentar lá com eles. Quando falamos que éramos brasileiras e que gostávamos de música tradicional irlandesa, eles ficaram super felizes e nos indicaram vários álbuns e artistas pra ouvir, fora lugares em Dublin pra ir ouvir uma boa música típica. Muuuuito legal! A gente tava indo sempre lá, que até os velhinhos do grupo já nos conheciam, eles são tão legais que ficamos desejando ser adotadas, não me importaria em ter um vôzinho super cool e músico.

 

Além de tocar, eles contam um pouquinho da história por trás de algumas músicas, e sempre tem alguém do público que participa junto e canta alguma música, sejam amigos convidados ou alguém que está ali e queira cantar alguma também. É tudo muito divertido e separei um vídeo pra mostrar pra vocês um pouquinho de como é:
A primeira vez que fui lá no ano retrasado eles me deixaram bem emocionada e não consegui segurar as lágrimas, sim, Taís chorando num pub – fun fact: isso não é novidade, já chorei muito em pubs aqui HAHAHA aloka, mas voltando a história, essa minha primeira vez lá fui pega por uma música absurdamente linda chamada Caledonia.
Caledonia é o nome em latin dado a essa terra maravilhosa chamada Escócia (♥), e a música foi escrita por um músico escocês em um momento de homesick (e que acabou até virando ‘hino da Escócia’), a letra é muito bonita e fala dessa saudade de casa ao ficar viajando por aí. E os vôzinhos do Brazen Head (a íntima) aquele dia ofereceram essa música pra todo mundo que adotou um novo país como lar, pra todo mundo que tava fora do seu país de origem.. aquilo me tocou de uma forma, fora a apresentação linda com todo mundo cantando junto e não teve como não chorar, minha gente!  E aqui está ela:
Versão original aqui e essa música me faz ficar toda arrepiada sempre!
Mas a verdade mesmo é que toda vez que estou num pub irlandês ouvindo música tradicional irlandesa eu fico arrepiada dos pés a cabeça, com aquele sentimento maravilhoso de ‘estou na Irlanda’ e é uma sensação muito incrível! E acho que todos deveriam sentir isso também estando aqui, seja você que veio pra ficar mais tempo ou que está só de passagem. Então já sabem, vão lá conferir o Brazen Head quando estiverem em Dublin! – e você não precisa pagar entrada pra ver esses queridos aí tocando, demais, né? 🙂
Endereço:
The Brazen Head – 20 Bridge Street Lower, Dublin 8 



(ps: vocês já responderam a pesquisa do blog hoje? ♥)

 

//You Might Also Like

//22 Comments

  1. Thayse Stein

    fevereiro 11, 2016 at 3:28 pm

    MDS, como assim, quero ver todos os posts dessa série e ainda conhecer todos os lugares. E esse pub é muiiiito antigo! *-* Eu acho que eu já tinha ouvido falar, porque o que já pesquisei sobre Irlanda não é pouco, mas não lembrava que era tão tão tão. Tô aqui comentando ouvindo a Caledonia e não te julgo por ter chorado, deve ter sido super bonito e emocionante, ainda mais sabendo desse contexto. Fiquei aqui imaginando que delícia deve ser esse domingo no pub com os vôzinhos! Tu já foi pra Escócia? 😀

    Beijos,
    brilhodealuguel.com

    1. admin

      fevereiro 11, 2016 at 4:03 pm

      Esse domingo no pub com os vôzinhos é muito bom, Thay! Tu tem que ir pra ver ♥
      E vou tentar sempre vir mostrar pubs legais aqui 🙂
      Eu ainda não fui pra Escocia mas quero muito, amo esse lugar, pra mim é tipo 'irma da Irlanda' haha e fora que cultura de la é o meu ponto fraco, posso nem ouvir uma gaita de fole que me derreto toda hahaha mas está nos planos futuros ♥

  2. Yes, She Does

    fevereiro 11, 2016 at 4:01 pm

    Que soooonho! Sério, meus olhos encheram d'água com esses vídeos! E também com as cervejas, não vou mentir! hahaha

  3. Stéfhanie

    fevereiro 12, 2016 at 12:21 am

    Vou ali tomar umas cervejas e já venho hhahaha
    Essa música, esses vozinhos e o clima de paz deixou o video lindo e marcante. ♥

  4. K arine

    fevereiro 12, 2016 at 1:21 am

    AHHHHHH <33333333333333333333 que vontade que eu tenho de conhecer esses pubs irlandeses, com essa música maravilhosa e beber muita cerveja pra entrar no clima, socorro, hahaha. amei o post, a nova categoria, manda mais!

  5. Stephanie Vasques

    fevereiro 12, 2016 at 2:24 am

    Que demais, Taís!!! A melhor parte da Irlanda com certeza deve ser dentro dos pubs, né? Porque não tem apenas cervejas, mas muita cultura! E, apesar de eu não gostar da bebida, queria muito compartilhar mesas com velhinhos, ouvir suas histórias e escutar essas músicas super típicas! Minha amiga tá indo pra Irlanda em Junho e com certeza vou indicar o Brazen Head pra ela aproveitar por mim 😀

    Com amor,
    Steph • http://naoeberlim.blogspot.com.br/

  6. Lilian Moraes

    fevereiro 12, 2016 at 10:12 am

    Que gostoso que deve ser! Tenho muita vontade de conhecer a Irlanda <3, um amigo meu está fazendo intercâmbio aí já faz mais de 6 meses, não sei se ele já foi em pubs, mas vou indicar para ele. Enquanto eu lia o seu post, fiquei imaginando as músicas irlandesas tocando hahaaha igual em filmes.

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

  7. Blog Declara

    fevereiro 12, 2016 at 11:32 am

    Quando fui a Dublin, conheci uns 10 pubs em 3 ou 4 noites, hahaha. Realmente, é um must-go, isso porque nem bebo. Só que tem tanto da cultura, e é tão gostoso de estar dentro no inverno e a comida é tão boa que nem precisa gostar de beber pra curtir um pub irlandês. Adorei os vídeos e a nova categoria!

    blogdeclara.com

  8. Ana

    fevereiro 12, 2016 at 1:01 pm

    Que Post lindo! Vou ficar ligada e anotando tudo pra quando eu for!!
    www,brigadeirosebarcelona.com.br

  9. Camila Faria

    fevereiro 12, 2016 at 6:15 pm

    Adorei o clima do lugar Taís, gostoso demais! Mas faltou foto de comida nesse post, viu? #xatiada Hahaha!

  10. Poly

    fevereiro 12, 2016 at 6:29 pm

    Irlanda é um dos países que eu tenho vontade de conhecer, principalmente pelos pubs e essa música típica.
    Os irlandeses me passam uma ideia de serem tão felizes por causa do St. Patrick's Day hahahaha
    Vou anotar todas as suas dicas de pubs para eu conhecer quando visitar a Irlanda.
    Bjuxxxxx

  11. Luly

    fevereiro 12, 2016 at 7:05 pm

    acho que o mais legal dos pubs não devem ser nem a bebida (no meu caso especialmente, pois não bebo) ou a comida, mas toda a atmosfera que há, a história de tradição por trás deles… Sem contar que adoro a música também, hahaha. Definitivamente é uma experiência que eu gostaria de viver!
    Só não tive coragem de dar play no vídeo, ia chorar com certeza!!!!

  12. The Reader's Tales

    fevereiro 13, 2016 at 7:52 am

    Bom dia Tais, Fiquei com saudades de Dublin, e adoro cerveja…hahaha
    Vi ontem à noite o seu e mail chegou no Spam ;-(
    Para responder à sua pergunta… Eu aprendi português quando era pequena
    e leio bastante em português
    Esta semana são férias aqui estou super contente…Hurrah
    Abraço

  13. Thay

    fevereiro 13, 2016 at 12:43 pm

    Não sou de bebida alcoólica, mas adoro a ideia do pub irlandês! Digo "ideia" porque me parece que os pubs daí são diferentes dos que tem aqui (que, tecnicamente, são importados das ideias daí. Acho. Tô divagando? HAHA). Parece que a atmosfera é mais amigável, me passa a sensação de que as famílias frequentam e é super tranquilo, não tem essa coisa de ir pra pegar e ficar bêbado, sabe? Sei lá, foi o que seu texto me passou, ainda mais com os vôzinhos! Gente, que coisa mais amor! E super te entendo! Quando a emoção toma conta e alguma coisa toca fundo na nossa alma, tem que chorar mesmo, não há a menor vergonha nisso. <3

    AH! E eu havia lido o post antes de comentar (né), mas gostei tanto que indiquei nos links da semana lá no blog. E já respondi a pesquisa também, fique susse!

    Beijo, beijo! <3

  14. Marina Almeida

    fevereiro 14, 2016 at 7:14 pm

    muito bacana você contar sobre os pubs. quero muito viajar pela Irlanda e aproveitar que eu estou em Portugal que não é tão longe. Já li maravilhas sobre. Vou adorar acompanhar sobre os pubs. Adoro esse tipo de lugar pra reunir os amigos!!
    beijão
    http://www.batomesaltoalto.com

  15. Katarina Holanda

    fevereiro 14, 2016 at 10:46 pm

    Que lindo! Eu chorei demais com o irlandês (de verdade) cantando uma música regional em Brooklyn no encontro dos imigrantes. T_T Essas expressões culturais são demais! Eu não bebo, mas já quero ir comer muito nesses pubs, haha.

  16. Flávia Donohoe - Quarto de Viagem

    fevereiro 14, 2016 at 11:41 pm

    Que lindo o vídeo! Eu gosto muito dos pubs aqui da Inglaterra, mas com certeza quero conhecer os pubs irlandeses, muita gente aqui fala que os pubs da Irlanda são até melhores! Espero ir logo praí pra gente bater perna 😉

  17. Ana Schuller

    fevereiro 15, 2016 at 10:38 am

    Gente, eu tou toda arrepiada com esse último vídeo. Eu QUERO morar na Irlanda!!! Tenho certeza que eu seria muito feliz aí <3
    Mais posts como esse, pleeeease!
    :***

  18. Diário de uma Teimosa

    fevereiro 15, 2016 at 2:06 pm

    Taís, preciso ir para a Irlanda urgente! Estou doida para conhecer esse país, especialmente os campos fora da cidade… tudo verdinho e lindo. Mas também quero ir a um PUB, né? Como ir a Irlanda e não entrar no clima irlandês, né? Hahaha. Pode postar muitas dicas, porque estou aqui anotando tudo! 🙂

  19. Liduh - Blog Algo Mais

    fevereiro 15, 2016 at 9:55 pm

    Que bacana, Taís… Dá vontade de viajar "praí" para conhecer todos esses pubs, tomar umas e outras (até parece rs) e ouvir as tradicionais músicas irlandesas. Bom demais;)
    Bjs!

  20. Priih

    fevereiro 15, 2016 at 11:05 pm

    Eu não bebo, mas definitivamente adoraria ir num desses pubs. Só o fato da comida já me despertaria interesse, hahaha. Mas com certeza, a curiosidade em conhecer o lugar também conta. Achei um amorzinho esse The Brazen Head. Da forma que você descreveu, parece ser super aconchegante mesmo <3
    Sobre o que você mencionou do casal que convidou você e sua amiga, lembrei de um episódio não tão receptivo que passei recentemente. Eu ajudo meu irmão no restaurante dele ao meio dia, e certa vez a casa estava cheia, mas tinha uma mesa com 8 cadeiras e apenas um casal a ocupava. Até aí ok. Chegou outro casal, e me perguntou se demoraria muito pra liberar uma mesa, ao que indiquei a mesa com 8 cadeiras, visto que ainda tinha espaço. A mulher me olhou com uma cara de "cê tá loca?", e disse que ia esperar desocupar outra mesa… Infelizmente alguns brasileiros não são tão amigáveis assim, bem triste.

    Ah! Não ria, mas quando eu assisti o primeiro vídeo, na mesma hora me veio em mente a cena do Jack e da Rose de Titanic dançando no navio, hahaha. Sério, a melodia me lembrou demais 😛 Eu adorei, por sinal!

    Beijos,

    Priih

//Leave a Reply