Uma das vantagens de se viajar em baixa temporada, é a possibilidade de curtir os lugares sem aquela multidão de gente. Sei que Punta del Este é um lugar que vai ter mais vida e mais agito durante o verão, mas sinceramente, pra mim já foi o suficiente visitar no inverno mesmo.
Punta del Este não é um destino que combina muito comigo. É considerada o balnéario mais luxuoso da América do Sul, dizem que é a Monaco sul-americana. E o que eu estava mais empolgada mesmo era pra visitar a Casapueblo, que fica ali bem pertinho, em Punta Ballena. Mas nossa passagem por Punta foi bem legal, tirando o valor exorbitante de um restaurante que fomos.
Como é baixa temporada, não tem muita coisa aberta. Juntou isso e o fato de que a gente nem pesquisou muito as opções pra comer e foi caro um almocinho de nada. Não vou lembrar o nome do restaurante, mas convertendo, pagamos 60 euros em dois sanduíches, dois cafés, um refrigerante e batata frita com cogumelos. Não tinha opção vegetariana, então tive que me virar com as batatas pra dar uma enganada no estomago. Mas 60 euros? Fala sério, né! Normalmente a gente não cai nessas ~armadilhas~ em viagens, mas que cilada que foi esse almoço, gosto nem de lembrar! haha


Saímos andando pra ver o mar e caminhar pelas ruas de Punta. Tudo tão calmo e sem muitos agitos, imagino que seja bem diferente no verão. Passamos a maior parte do tempo olhando os animais marinhos.
Ali bem pertinho da costa de Punta está localizada a Isla de Lobos e a Isla Gorriti, as duas são partes de uma reserva natural, com a maior colônia de lobos e leões marinhos da América do Sul.


Conforme íamos andando perto do mar, esses animais simplesmente pulavam pra fora d’água. Nessa área tem os mercados de peixes e eles ficam rodiando pra ver se jogam alguma coisa pra eles. Acho que estão bem acostumados com isso, presenciamos um senhor dando peixe pra eles e fazendo até carinho em um.
Eu fiquei de boca aberta de ver esses animais na minha frente. Assim, livres na natureza e que vêm pra superfície quando eles querem. Só de ter tido a oportunidade de ver esses bichões assim, já valeu todo o passeio. Foi um dos pontos altos da nossa visita ao Uruguay.
Olhem só que coisinhas mais lindas, tão pertinho de mim, deu uma vontade enorme de abraçar esses ~ursões~ do mar. Não são fofos demais? E ah, essas fotos não têm zoom, eles ficam assim perto mesmo!










Foi muito emocionante. Que coisa mais linda é ver animais livres, sem estar presos pra entretenimento humano. ♥
Depois desse encontro especial com essas fofuras, seguimos pra ver a famosa escultura La Mano, que fica na Praia Brava. Ela foi feita pelo artista chileno Mario Irarrázabal em 1982, ele quis fazer essa mão como se tivesse se afogando, como uma forma de aviso para as pessoas tomarem cuidado no mar.




Nosso plano depois de Punta del Este era seguir pra Punta Ballena e pegar o pôr do sol na Casapueblo, que tem um espetáculo bem especial nessa hora do dia, considerado um dos melhores lugares do mundo pra assistir ao pôr do sol. Essa era uma das coisas que eu mais estava ansiosa pra fazer lá no Uruguay.
A Casapuelo é a antiga casa de verão do artísta plástico e arquiteto uruguaio Carlo Páez Vilaró. Hoje ela inclui um museu, galeria de arte e também um hotel. Foi o próprio Vilaró quem a desenhou e ela tem um estilo bem semelhante das casinhas da ilha Santorini na Grécia.
Vilaró faleceu em 2014 com 90 anos e será pra sempre um dos grandes nomes das artes na América do Sul. Seu trabalho é muito bonito e amamos demais ter visitado a Casapueblo, que lugar fantástico!








Vilaró também tinha um amor por gatos e pela Casapublo você também vai encontrar seus gatinhos que circulam livremente pelo local. Como não se apaixonar ainda mais?






A Jamile me contou a história por trás dessa foto aérea e vou compartilhar aqui também. Ela foi tirada pelo Eduardo, um fotógrafo gaúcho que tem uma pousada em Colonia del Sacramento, chamada La Posadita. Ele foi fazer umas fotos aéreas de um terreno em Punta e o cliente tinha contratado x horas de voos. Só que como ele terminou antes, o piloto disse que eles ainda tinham alguns minutos e que podiam sobrevoar onde ele quisesse. E Eduardo escolheu a Casapueblo! Isso já faz um tempo e foi bem antes da era dos drones.
Ele tirou várias fotos e quando acabou, viu que numa sequência a Casapueblo ficava como o mapa do Brasil. Ele revelou essa foto e um tempo depois voltou lá, conversou com a moça da recepção e entregou a foto. Mas, antes de ir embora, apareceu uma das filhas do Vilaró e o chamou. Nessa época o Vilaró já estava velhinho e no dia ele estava na casa e queria conhecer o Eduardo. Vilaró ficou bem emocionado quando viu a foto e quis deixar ele exposta na Casapueblo pra todo mundo ver. Que demais, né? ♥
E pra fechar o dia com chave de ouro: o pôr do sol

Recomendo fortemente ficarem lá pra presenciar a Ceremonia del Sol, que sensacional!
Vilaró escreveu um poema sobre o sol e todas as tardes, ele é apresentado na Casapueblo com uma gravação na voz do próprio artista, quando o sol está se pondo. É de arrepiar! Não sei se alguém me contou ou eu que li em algum lugar, que quande ele ainda estava vivo, as vezes ele mesmo lia esse poema ao vivo lá na varanda pra todo mundo.
É um momento muito especial e de arrancar lágrimas. Com certeza um dos pores do sol mais lindos que já vi e de uma maneira muito marcante por causa dessa cerimônia.
Um trechinho do poema:
Chau Sol…! Gracias por provocarnos una lágrima, al pensar que iluminaste también la vida de nuestros abuelos, de nuestros padres y la de todos los seres queridos que ya no están junto a nosotros, pero que te siguen disfrutando desde otra altura.
Adiós Sol…! Mañana te espero otra vez. Casapueblo es tu casa, por eso todos la llaman la casa del sol. El sol de mi vida de artista. El sol de mi soledad. Es que me siento millonario en soles, que guardo en la alcancía del horizonte.
♥


Achei esse vídeo aqui no Youtube com a Ceremonia del Sol e com legendas pra acompanhar o poema, fiquei arrepiada de novo assistindo e lembrando de como foi ver isso ao vivo.
Oh, Uruguay, te echo de menos! ♥
Eu vou conhecer Punta provavelmente no meio ou no final deste ano. Moro no Sul, então é mais fácil de chegar e eu e a família já estamos planejando. Eu confesso que prefiro ir no inverno, acho a vibe desses lugares (assim como Buenos Aires) bem mais legal nos dias frios. Uma amiga já foi também e amou.
Amei a presença da arte. Para mim em uma viagem a parte mais legal é visitar museus e pontos artísticos, é essencial.
Palmas para esse pôr do sol e o poema!
Ana, acho que vc vai gostar bastante.. O Uruguay é encantador demais, ainda morando aí pertinho, vá sim <3
AAAH, que lugar incrível! Fiquei muito feliz com a história do fotógrafo/da foto com a plaquinha sobre o mapa do Brasil hahahaha
Deve ser realmente muito incrível ver o pôr do sol daí!
Beijos!
Mto legal essa historia, né? Tb adorei
e esse lugar é perfeito pra ver o por do sol 🙂
Uma curiosidade: por que Punta não combina com você? Achei tão incrível, principalmente pelos animais <3
Amei muito a fotografia da Casapueblo. Será que se fosse de propósito, o "mapa do Brasil" ficaria tão bom?!
Ah! Eu adoro muito esse mood das suas fotos. Me dá uma paz profunda…
Beijos!
Oi Julia! Disse que não combinava muito comigo, pq apesar desse contato tão lindo com animais, Punta é um destino meio ~ostentação~ pq é um balneário de luxo. Mas foi bem legal visitar no inverno, sem muita gente e ter esse encontro mega lindo com os animais marinhos 🙂
E obrigada por esse elogio tão fofo, fico muito feliz que minhas fotos te trazem algo de positivo
Beijos!
A CasaPueblo já estava no meu roteiro antes mesmo de saber que eu queria ir pra Montevideo pra ver aquele café na antiga farmácia que você contou no outro post! hehe…
Já ouvi falar desse momento do pôs do sol, quero muito ver um dia =)
Beijos,
Gábi
Blog @gabrielaer
Ig: @gabrielaer
hahaha que legal!! Já prepara aí esse roteiro pro Uruguay
🙂
Imagina como não fiquei incrivelmente apaixonada pelos animais? Prefiro conhecer este lugar meu deus ♥
Beijão
Muuuito fofos, Ste!
Valeu o passeio todo, com certeza!
ai miga, que lindo! eu fiquei toda serelepe quando vi leões marinhos em viña del mar, era a coisa mais bonitinha eles felizões no mar, com gaivotinhas voando por cima AHHHH <3 Quero muito conhecer Punta, mas já choquei com o preço do seu almoço… haahha
beeeijos
Ah que lindo, Lorraine!
Dá um pulinho lá no Uruguay sim. Esse almoço foi meio doido, mas com certeza deve ter outras opções melhores sim, num é possível hahaa por isso é bom pesquisar bem antes pra não cair nessas 🙂
beijos
EU AMO A CASAPUEBLO ♥ Quando saímos de Punta Del Este fiz questão de parar em Punta Ballena para conhecer cada cantinho desse lugar … Foi incrível! Tuas fotos fizeram eu voltar no tempo e morrer de saudade da trip que fiz em 2017 ♥
Esse lugar é mto especial, né? E eu tb já fico com saudades, Rafaela…
Dá vontade de ir várias vezes pra lá!
<3
Ai que viagem gostosa, sua mãe dever adorado né? E vocês de blusa de frio, ai que inveja haha
E a foto mais fofa é da sua mãe sentadinha com o cachorrinho ♥
haha tb adorei essa foto, ela amou demais a viagem!
Me emocionei com esse por do sol e esse poema.
Como eu disse na outra postagem, já estive em Punta, mas foi tão rápido que eu vi pouquíssimo da cidade. Estou chocada com 60 euros numa conta de lanche de restaurante. haha
Que casa mais linda, deus do céu.
Punta é mesmo linda e os animais livre é de tirar o fôlego e daria pra ficar horas só olhando eles viverem suas próprias vidas (fascínio meu).
Suas fotos e posts nos transportam para lugares que nem imaginaríamos conhecer, obrigada por isso.
Com carinho, Beca;