Cultura/Conhecimento

Raposa Urbana

Antes de me mudar pra Dublin eu não conhecia esse tipo de raposa, sempre só tive em mente a figura da raposa como aquele animal selvagem que vive mais em florestas. Pois bem, o quão erradíssima eu estava.

Fui conhecer a existência dessa raposa depois de ver uma pelas ruas de Dublin, isso mesmo, uma raposa no meio da cidade. Vi quando eu estava indo para o aeroporto pegar meu voo para Budapeste, era no meio da madrugada, eu não tinha dormido nada e estava muito sonolenta. Na hora que vi pensei logo que era um cachorro, mas aí olhei bem e pensei que era um gato enorme, mas aí olhei bem de novo e vi que era uma raposa, já logo pensei ‘nossa, eu tô com muito sono mesmo que até estou vendo raposas’.  Mas na realidade é até bem normal você ver esses animais em Dublin e em Londres também.

 

O que acontece é que o ser humano foi cada vez mais ‘invadindo’ o habitat delas, construindo cidades, vilas etc. E aí essas raposas começaram a viver mais perto dos humanos e ficando cada vez mais acostumadas com as cidades, por isso ela leva o nome de urbana. Elas acabam vivendo como se fossem cachorros abandonados, vagam pelas ruas procurando comida, vasculhando lixo, comem outros animais menores, se metem em brigas com gatos e assim vai.
A população é bem dividida a respeito desses animais, a verdade é que consideram o animal como se fosse uma praga e que trazem doenças, dizem que atacam seus animais  de estimação, roubam suas comidas e atacam crianças pequenas. Tem gente que caça pra extermina-las mesmo, se não me engano tem um telefone que você pode ligar se encontrar alguma perto da sua casa pra eles virem buscar. E por outro lado, tem os que defendem e protegem a espécie, tem uns que alimentam elas numa boa e adoram quando aparecem em seus jardins.

Eu acho uma pena essas raposas viverem assim na cidade, seria ótimo poder levar todas elas pra abrigos que cuidem e que aos poucos tratem elas para viver novamente em seu habitat, muitas delas acredito que nem saibam como sobreviver a uma vida selvagem, elas já nascem nesse meio urbano.

Aqui tem certas regiões que você encontra mais essas raposas, aqui onde eu moro não vi mais, quando o cachorro late no meio da noite pode ser gatos, mas como também pode ser raposas. Eu queria muito encontrar de novo e fotografar, acho elas tão lindas.

Tem uma matéria bem interessante, de um senhorzinho que resgata essas raposas e cria como se fossem seus pets mesmo, uma fofura, veja a matéria completa aqui (em inglês).
É incrível ver um animal selvagem assim vivendo como se fosse animais domésticos, eu acho muito fofo e lindo, mas sou a favor deles viverem de acordo com sua respectiva natureza. Mas claro, quando maltratado e não tendo condições de voltar a vida selvagem mesmo, sendo bem tratado e cuidado, pode ser até melhor pra vida do animal viver nesse estilo doméstico, são casos e casos. E vocês, o que acham?

Em Dublin eu nunca vi um cachorro de rua, mas já vi uma raposa…. hihi

*todas as fotos deste post foram tiradas do Tumblr  The Urban Fox Watcher*

//You Might Also Like

//15 Comments

  1. Gabriela Neves

    junho 11, 2014 at 10:47 pm

    <3

    amo raposas!

    cabecanasnuvensz.blogspot.com.br

  2. Camila Faria

    junho 12, 2014 at 1:23 pm

    Eu acho uma tristeza ver as raposinhas nesse ambiente urbano… Tão bom se elas pudessem viver uma vida mais perto da natureza, né? Mas exterminar também é demais, sou a favor de preservá-las, mesmo na cidade!

  3. Dayane Pereira

    junho 12, 2014 at 1:41 pm

    Eu já ia perguntar se você que tirou estas fotos tão pertinho da raposa. Acho um animal muito lindo, mas eu ficaria com medo se visse uma na rua, imaginaria que poderia me atacar. Essa é uma nova descuberta sobre Dublin, que existem raposas nas ruas! 🙂

  4. Natasha Magalhães

    junho 12, 2014 at 9:22 pm

    Gente, que louco isso, as raposas convivem assim com humanos? Achei que elas tivessem um temperamento agressivo, pelo menos as selvagens né. Parecem muito fofas *O*

    http://www.cerejasnotopo.com

  5. Natasha Magalhães

    junho 12, 2014 at 9:22 pm

    Ah, o layout novo ta lindo! 😀

  6. Brigadeiros e Barcelona

    junho 13, 2014 at 12:55 am

    Uma amiga que morou em Londres tinha me falado sobre isso! Como não estou acostumada a ver, fico até chocada com seu comentário de que existem pessoas que querem exterminar esse bichinho tão fofo!
    Sou louca por raposas, acho lindo! pegaria todas e colocaria dentro de casa! HAhahahah

    Ps: Quanto ao projeto, relaxa! hahahah Eu super entendi que ele está bem fechadinho, é que achei a idéia muito legal! 🙂
    ∫js

  7. A Casa Madeira

    junho 15, 2014 at 5:05 pm

    Olá Muito interessante.
    Lindo animal
    Adorei conhecer.
    janicce.

  8. Nicolas

    junho 15, 2014 at 10:19 pm

    É incrível mesmo. Volta e meia tem notícias de animais selvagens na cidade grande, aqui no Rio, pelo mesmo motivo de invasão de espaço. Só que por aqui nunca são animais bonitos como raposas. Rs

  9. Nicolas

    junho 15, 2014 at 10:19 pm

    ps: Ah, e em Dublin chove tanto quanto dizem??

  10. Emi

    junho 16, 2014 at 4:47 am

    Nossa, dá muita dó de ver isso! 🙁 Me faz pensar sobre os cachorros, que são exatamente assim também, né? Só que estamos tão acostumados com a presença deles desde sempre que nem analisamos todo esse lado de estarem deslocados e coisa assim.
    Mas elas são mesmo muito bonitinhas!

  11. Anne

    junho 16, 2014 at 8:43 pm

    Que triste saber que elas vivem desse jeito pelas cidades. Acredito que depois de um tempo vivendo em meio urbano seja mesmo complicado fazer com que se acostumem em um ambiente selvagem, mas deveria haver um local mais apropriado pra acolhê-las…
    Acho raposas lindas e todos os animais merecem respeito e uma vida digna!
    Beijo

  12. Clayci

    junho 16, 2014 at 11:57 pm

    Lindas demais né. gente que fofura.. eu ficaria com medo ao ver, confesso.. mas passaram tanta doçura em suas fotos =)

  13. Thay

    junho 17, 2014 at 1:18 pm

    Sempre fico com o coração apertado quando leio esse tipo de relato. O ser humano, na sua gana de crescer, acaba destruindo o habitat de outros seres e praticamente nem se importa… Li a matéria sobre o senhorzinho que cuida das raposas, e lá fui eu ficando com os olhos cheios de lágrimas. Acho lindo que se dedica a esse tipo de cuidado, mostra que nosso mundo não está de todo perdido! E as raposas são tão lindas, adoro esse pelo ruivo delas, rs! <3

  14. Bruna Hirano.

    junho 18, 2014 at 12:50 am

    Hey, Taís!
    Raposas são tão lindas! Deve ser demais ver uma assim, face to face. Acho triste isso das raposas terem que viver em um ambiente que não é, de fato, o habitat delas. E em como o ser humano ainda tenta extermina-las, poxa. :c
    Já que elas não podem viver em seu habitat, pela a destruição do mesmo, pelo menos que os moradores as aceitem, cuidem delas, poxa, são tão lindas!

    Adorei as fotos e a matéria do senhor que cuida delas, pessoas como ele restaura a nossa fé na humanidade! 🙂

    Um beijo!

  15. Dayse Fashion

    junho 21, 2014 at 7:02 pm

    Elas são lindas!
    Que pena que vivem dessa forma!
    bjsssssss

//Leave a Reply