Nordic Vibes

Runas

Você que gosta ou conhece um pouco da cultura Nórdica/Viking vai saber o que são as Runas, caso contrário, deve estar se perguntando que diabo é isso. Sendo assim, achei que seria interessante escrever um pouco sobre o assunto e assim levar um pouco mais dessa cultura pra outras pessoas também. Afinal, Nordic Vibes está aqui pra isso! ♥

Vamos lá?

As Runas são basicamente a forma escrita que os antigos povos Germânicos e no norte da Europa (e os vikings/nórdicos) usavam para se comunicar. O alfabeto mais antigo e estudado é chamado de Elder Futhark (Elder Fuþark) que é composto de 24 simbolos. Esse sistema de escrita foi mudado para o alfabeto latino após esses povos passarem pela cristianização, e pasmem, os registros mais antigos de inscrições rúnicas são do ano 150 A.D!!!

Cada Runa tem um nome e um significado, elas são divididas em 3 grupos contendo 8 runas em cada e esses grupos são chamados de ætt.

 

Cada ætt tem um nome e é relacionado com uma coisa diferente, vou tentar explicar pra vocês de uma maneira fácil de entender.
O primeiro grupo é o ætt de Fehu, composto por: Fehu, Uruz, Thurisaz, Ansuz, Raidho, Renaz, Gebo e Wunjo, representam a criação do mundo, o inicio da vida e a fertilização, sendo assim relacionadas ao Deus nórdico Freyr .
O segundo grupo é o ætt de Hagal, composto por: Hagalaz, Nauthiz, Isa, Jera, Eihwaz, Perthro, Algiz e Sowelo, representam os ensinamentos que podemos aprender com as dificuldades da vida, sendo regidos pelas forças da natureza e dos elementais.
E o terceiro é o ætt de Tyr, composto por: Tiewaz, Berkana, Ehwaz, Mannaz, Laguz, Inguz, Dagaz e Othala, representam como conduzir as nossas vidas, regidos pelo Deus do combate Tyr, que busca a justiça.
Vou colocar aqui uma imagem que mostra a letra e o significado que cada umas das runas representam, não achei desse jeito como eu queria em português, vai em inglês mesmo! haha

Além de ser a forma de comunicação escrita, as Runas também serviam como talismãs para proteção e para a busca do autoconhecimento. Eram achadas em várias situações/coisas, como em armas, utensílios, nas portas/residências etc. de acordo com registros arqueológicos. Elas eram utilizadas como uma forma de oráculo, para se obter respostas, as runas eram escritas em pedras ou madeiras, e a arte de se ler/jogar as runas é chamada de Runemal.Como tenho zero talentos para qualquer trabalho manual, nunca tentei fazer minhas próprias runas (visto isso, a imagem de abertura não é minha, quem souber o dono, me avisa pra eu dar os creditos!), mas quem sabe um dia que eu estiver inspirada eu tente fazer, mesmo outras pessoas vendendo umas tão lindas, seria legal ter umas feitas por mim.

Foto: Tanya

 

E como as Runas surgiram? A origem mitológica é que quem trouxe a sabedoria das Runas foi o Deus Nórdico Odin, segundo testemunhas a Edda (conjunto de poemas/textos  datados lá pelo século 13, encontrados na Islândia sobre a Era Viking e Mitologia Nórdica), Odin se sacrificou com sua própria lança, ficando nove dias e nove noites sem comida ou água, pendurado na Yggdrasil (árvore da vida) e nessa passagem ele viu as Runas e trouxe-as para o mundo. O que foi muito importante, toda essa sabedoria, a forma do alfabeto escrito e também o conhecimento que as Runas possuiam.
E é descrito no poema Hávamál como Odin recebeu as Runas através do seu sacrifício:
‘Veit eg að eg hékk vindgameiði á nætur allar níu, geiri undaður og gefinn Óðni, sjálfur sjálfum mér, á þeim meiði er manngi veit hvers af rótum renn. Við hleifi mig sældu né við horni-gi. Nýsta eg niður, nam eg upp rúnar, æpandi nam, féll eg aftur þaðan’
Tradução: ‘Sei que fiquei pendurado naquela árvore fustigada pelo vento, Lá balancei por nove longas noites, ferido por minha própria lâmina, sacrificado a Odin,  Eu em oferenda a mim mesmo: Amarrado à árvore  De raízes desconhecidas.  Ninguém me deu pão,  Ninguém me deu de beber. Meus olhos se voltaram para as mais entranháveis profundezas,  Até que vi as Runas.  Com um grito ensurdecedor peguei-as,  E, então, tão fraco estava que caí’.

E assim, as Runas também são conhecidas como ‘As Runas de Odin’.
🙂

>>> Gostaram de saber um pouco sobre as Runas? Entre Noruega e Dinamarca qual desses países vocês querem ver no próximo NV?

//You Might Also Like

//9 Comments

  1. Juliana Demos

    novembro 24, 2015 at 10:55 am

    Em um dos meus livros para ler tem um que fala sobre a cultura Nórdica, estou louca para começar. Sempre gostei de ler sobre esses tipos de coisas, escritas de outras culturas, religião entre outros. Adorei ler sobre as Runas, não conhecia ainda. A história de Odin é muito legal! Adorei o poste.

    simplesmenteassimj.blogspot.com

    1. admin

      novembro 25, 2015 at 1:51 pm

      Que bom que gostou, fico muito feliz.. e leia sim sobre a cultura Nórdica! Sou suspeita pra falar, mas é muito legal <3

  2. Ana Jähne

    novembro 24, 2015 at 11:29 am

    ahhh tinha um tempo que eu encasquetei que queria por que queria jogar runas. como meu talento pra entalhar madeira é nulo, acabei pintando em cristais. bem mais fácil, ó

    1. admin

      novembro 25, 2015 at 1:52 pm

      Aii é lindo em cristais tb! Mas mesmo com talento nulo pra entalhar madeira, eu queria tanto assim em mandeira (só pra complicar né?) hahaha quem sabe um dia, vamos ver! ;D

  3. Liduh - Blog Algo Mais

    novembro 25, 2015 at 4:33 pm

    Que bacana, Taís! Confesso que nunca tinha pesquisado sobre as Runas, adorei seu post explicativo.Não sabia que elas também serviam como talismãs;)
    *Voltei das férias essa semana… Saí do calorzão do Ceará para o friozinho holandês rs;)
    Bjs!

  4. newlaurel

    novembro 25, 2015 at 6:58 pm

    Há algum tempo eu acompanho o blog, mas acho que hoje é a primeira vez que comento. Muito lindo e fofo. Adoro suas postagens.

    Você sabe como traduz as palavras para runas? É só substituir? Quero fazer uma tatuagem e esse post me animou a fazer em runas, mas não queria escrever errado.

    Beijos

  5. Michelli B.E.

    novembro 26, 2015 at 1:13 pm

    QUELEGAL!!! As runas dos anões do Senhor dos Aneis lembram muito essas, não sabia que tinha todo esse significado, adorei =D

  6. Gislei

    dezembro 1, 2015 at 8:13 pm

    Há alguns anos atrás no afloramento de minhas experiencias com adivinhações e clarividência, eu conheci as runas, e entendo o significado delas muito mais que um simples sistema de letras, assim como o tarô, as runas escondem um mistério magnifico que está visível para quem quer ver.

  7. BA MORETTI

    dezembro 7, 2015 at 9:25 pm

    nossa, eu lia muito sobre essas coisas quando mais nova. teve uma época que eu cheguei a criar um alfabeto só meu. aí eu podia escrever o que quisesse, aonde quisesse que tava ~segura HAHAHAHA

//Leave a Reply