Samhain

E que um ano novo (re)comece!
Eu era dessas que celebrava a mudança das estações pelo simples fato de amar a natureza, principalmente a chegada do outono/inverno que são as minhas favoritas. Naquela época eu não sabia que isso era um coraçãozinho Celta/pagão que batia dentro de mim e quando me deparei com essa cultura, muita coisa fez sentido.
Uma das celebrações mais fortes e significativas para o povo Celta é o Samhain, que marca o fim do verão, o fim de um ano.. e o começo de um novo. A terra ao nosso redor aos poucos vai morrendo, uma ótima época para pensarmos no que passou e se preparar para o novo em nossas vidas, se renovar e começar tudo de novo, assim como a natureza que está em mudança. É um período de recomeços, que marca o ciclo da morte e o renascimento.
Essa celebração é muito significativa pra mim, já que novembro é o meu mês favorito, é o mês do meu nascimento, é o mês do meu ‘ano novo’, assim como era para os Celtas. E a bruxinha que também habita dentro de mim, sente todas essas energias de renovação e de ligação com os ancestrais, já que os nossos mundos ficam tão próximos nessa época.

Os doces, as fantasias e todas essa festa de Halloween é muito divertida e eu amo, mas o significado original da data é mais lindo que isso e impossível eu não amar mais ainda!

Bonfires dot the rolling hillside
 Figures dance around and around 
To drums that pulse out echoes of darkness 
Moving to the pagan sound.  
Somewhere in a hidden memory 
Images float before my eyes 
Of fragrant nights of straw and of bonfires
 And dancing till the next sunrise.  

Feliz Samhain pro hemisfério norte, um bom ano pra todos nós!
E pro hemisfério sul, feliz Beltane!

Comments

  1. Muito bom saber um pouco mais sobre essa cultura. Aqui no Brasil não sinto muito as diferenças entre as estações e as transições não são tão encantadoras assim.
    Seu blog e lindo!

    • Sim, é uma cultura muito linda! <3
      No Brasil é dificil mesmo dependendo da região, mas eu comemorava mesmo assim haha 🙂
      E muito obrigada pelo elogio, Bruna! :*

  2. acho muito interessante a forma pagä de celebrar a vida. sempre fui curiosa e passei boa parte da minha adolescência lendo sobre os celtas e como você, ainda no brasil, celebrar as estaçöes era parte da minha vida (e olha que näo dá pra ver muita mudança vivendo no nordeste). aqui na alemanha – hoje mesmo sem o misticismo – acho impossível näo sentir esse ciclo de vida e morte que as estaçöes do ano trazem. é uma metáfora täo bonita pra vida da gente, né?!
    Feliz Samhain, bruxinha!

    • Sim, Ana!!! É uma coisa tão bonita que nem sei explicar <3
      E pelo visto tem uma bruxinha aí também.. então Feliz Samhain aí pra você, que seja um ano melhor ainda! 🙂

  3. Também considero o mês do meu nascimento o meu "ano novo" e de renovação, mais até que a virada de ano. Enfm, feliz Samhain pra vocês por aí, e aguardando o dia da comemoração com todo mundo dançando pelado em volta da fogueira, HUAUHAUHAUHAUA (não poderia deixar de lembrar)

  4. Eu sou dessas q tb comemora virada de estação e depois que li Brumas de Avalon virei a felizona do Samhain, mas não falo mto pra ngm querer me queimar uahuhauahauha ADORREIIIIII!!!

    FELIZ ANO NOVO!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

© 2018 Nýr Dagur · by MinimaDesign