Filmes/Séries, Nordic Vibes

Seriados na Dinamarca (e Suécia)

Mesmo não atualizando tanto quanto eu gostaria, a categoria Nordic Vibes está aqui mais viva que nunca. Assunto é o que não falta, mas sim eu saber me organizar com as postagens todas. Send help!

No começo do ano indiquei dois seriados na Islândia pra vocês assistirem, e agora, volto indicando mais duas séries nórdicas. Dessa vez, tendo a Dinamarca e Suécia como cenário. Produções nórdicas seja pra filmes ou séries estão sempre a todo vapor! Eu sei que a grande maioria só assisti produções americanas e britânicas, mas confiem em mim: esses nórdicos não tão pra brincadeira. Cada filme e séries mais maravilhosos vindo dessas terrinhas ao norte!

Esses dois seriados que vou indicar são dois dos mais famosos do gênero Nordic Noir (que eu sou viciada), não dá pra falar de série nórdica sem mencionar essas duas. Acredito que muitos de vocês já tenham ouvido falar, se não foi na versão original, pode ser que tenha sido a versão americana. Pois é, americanos amam fazer versões de produções nórdicas.

Mesmo correndo o risco de está indicando coisa que “todo mundo” já viu, é sempre bom enfatizar coisas boas e mostrar pra mais pessoas! As duas são maravilhosas, ainda mais ouvindo esse idioma apaixonamente que é o dinamarquês.

THE KILLING (FORBRYDELSEN)
poster_A1

Forbrydelsen é uma série de 2007-2012 e que terminou infelizmente na terceira temporada A história começa quando a policial/detetive dinamarquesa Sarah Lund (interpretada pela maravilhosa Sofie Gråbøl), está prestes a se mudar com sua família pra Suécia. Sarah ficou encarregada de mostrar o novo trabalho pro seu substituto e nesse meio tempo acontece o assassinato de uma jovem de 19 anos, a Nanna Birk Larsen.

As investigações pra achar o assassino ficam cada vez mais e mais intrigantes. Eu mesma fiquei de cabelo em pé, roendo unhas, devorando todos os 20 episódios da primeira temporada. Os suspeitos são vários, inclusive o candidato a prefeito de Copenhagen.

A série é um mix de investigações e a vida pessoal da Sarah. O roteiro é maravilhoso, muito bem executado e na minha opinião é uma das melhores séries já feitas.

Cada temporada é um caso diferente, assassinatos que de certa forma envolvem também o cenário politico dinamarquês.  Todas as três temporadas são muito boas e não deixam a desejar! Lars Milkkelsen também está maravilhoso nessa série, não podia deixar de comentar.. hehe

Aqui vai um trailer curtinho da primeira temporada, só pra ter um gostinho.

THE BRIDGE ( BRON/BROEN)
3554962_orig

Bron/Broen é uma série que começou em 2011, mas ainda tá rolando. Até agora são três temporadas maravilhosas e a quarta só vai estar pronta em 2018 – para o nosso desespero!

O enredo começa quando um corpo é achado na ponte Øresund (já fiz post sobre ela quando estávamos lá), que liga as cidades de Copenhagen na Dinamarca e Malmö na Suécia. Esse corpo foi achado exatamente na linha que faz fronteira entre os dois países. E o mais curioso de tudo isso, é que o corpo estava metade na Dinamarca e metade na Suécia. Whaat? Pois é, só por esse começo eu já fiquei alucinada e sabia que esse seriado seria incrível.

Por causa disso, o departamento policial dos dois países tiveram que trabalhar juntos para capturar o assassino. O que parecia ser um ”simples” caso, acaba desencadeando outros crimes que foram minimamente planejados.

Os detetives são Saga Norén no lado sueco e Martin Rohde do lado dinamarquês. Junto com as investigações, a série também foca na vida pessoal dos dois. A Saga é maravilhosa e muito interessante (interpretade pela incrível Sofia Helin), ela é de primeira super fria e de poucos amigos, fazendo com que seja complicado pro Martin trabalhar com ela. E que dupla, conforme a série vai passando é impossível não se apegar.

Outra coisa que faz a série ser mais legal ainda, é que ela é realmente meio a meio e envolve os dois países. São dois idiomas falados na série, o dinamarquês e o sueco (por isso o seriado tem dois nomes também Bron/Broen). E é interessante ver entrevistas com os atores e ver como eles se relacionaram nas gravações bilingue.

Em cada temporada é um crime diferente que conectam a Dinamarca e a Suécia. Como Forbrydelsen, Bron/Broen tem um roteiro maravilhoso e super original, que na minha opinião, também é uma das melhores séries já feitas.

Aqui um trailer rapidinho da primeira temporada.

Duas séries que indico de olhos fechados, com duas personagens mulheres no papel principal. Meu sonho é ver um crossover dessas duas série e ver Sarah Lund e Saga Norén trabalhando juntas, que incrível seria!

E onde assistir?
As duas primeiras temporadas das duas séries achei disponível na Netflix (pelo menos por aqui), mas tem que procurar com os nomes em dinamarquês, ou seja, Forbrydelsen e Bron/Broen. Na época eu paguei só pra ver essas séries e não sei se eles já disponibilizaram a terceira temporada de ambas. As terceiras temporadas eu baixei torrent mesmo.

É complicadinho achar, ainda mais por conta da versão americana que fizeram das duas séries. Se você procurar pelo nome inglês, vai achar mais facilmente o remake, que já ouvi dizer que não é tão bom assim quanto os originais, obviamente.  E em todos, só achei legenda em inglês. Quando estava procurando trailer de Forbrydelsen, achei a primeira temporada no Youtube, neste link aqui.

Se alguém souber outros meios de achar esses seriados e também legendado em português pra quem não consegue acompanhar em inglês, deixa aí nos comentários, assim ajuda outras pessoas também.

Alguém aí já assistiu? Gostaram das indicações? Voltem aqui depois pra me contar o que acharam, combinado?

Não esqueçam também de conferir meus posts sobre as viagens na Dinamarca e Suécia.

//You Might Also Like

//8 Comments

  1. Chell

    dezembro 15, 2016 at 10:55 am

    Acho engraçado fazerem remakes de séries e filmes suecos e tals. Acho que aquela série Millenium é esse caso né?

    Vou pesquisar essas séries =D

    1. Taís

      dezembro 15, 2016 at 10:14 pm

      Sim, é verdade!
      Pesquisa e assiste, são muito boas! 🙂

    1. Taís

      dezembro 15, 2016 at 10:18 pm

      Saga Norén Länskrim Malmö <3 (é tipo o sobrenome dela já né? hahahah)

  2. Katarina Holanda

    dezembro 15, 2016 at 8:33 pm

    Que post legal, Taís! Eu assisti o remake americano de The Killing e amei! Tenho vontade de ver o original. O mesmo com The Returned, que a original é francesa, mas acaba ficando um pouco mais difícil de achar pra ver por aqui. Beeijo!

    1. Taís

      dezembro 15, 2016 at 10:27 pm

      Pelo que eu li e já ouvi falar a versão americana (pelo menos a primeira temporada) e até que bem parecida.. mas o assassino mudo! Fiquei chocada.. haha fui comentar com a Lari, que viu a versão americana.. e ai nos surpreendemos porque não é o mesmo. É bom, porque dai se você assistir a outra versão, fica no escuro tb e não sabe quem é haha 😀

  3. Wanila

    dezembro 15, 2016 at 11:45 pm

    pre ci so assistir essa bron/broen, parece ser demaisss!

  4. Elô Rodrigues

    dezembro 28, 2016 at 1:35 pm

    Adorei as indicações, me interessei mais pela segunda mas já quero assistir as duas!
    A primeira tem no Netflix duas temporadas. A segunda infelizmente não encontrei, somente a versão americana mesmo… 🙁

//Leave a Reply