Seriados nórdicos para você assistir

Eu sou viciada e amo de paixão assistir seriados nórdicos – acho que isso já não é novidade pra ninguém hehe. Tenho uma lista infinita de séries pra assistir, sempre estão lançando umas coisas tão interessantes que fica difícil acompanhar tudo.

Meu objetivo com esta postagem é mostrar que existem produções maravilhosas fora do círculo americano e britânico (o que a maioria das pessoas consomem). E que é muito bom assistir seriados em outras línguas que não seja só o inglês. Eu por exemplo, acabei aprendendo várias palavrinhas em sueco, norueguês, dinamarquês, assim só assistindo seriados. Fora que hoje em dia eu consigo distinguir os três idiomas com facilidade.

Costumo dizer que eu não tenho um gênero favorito pra filmes ou séries, mas não posso negar que eu sou muito viciada em crime/drama, o famoso Nordic Noir. Sendo assim, a maioria dos seriados que vou indicar aqui são com esses temas.

Não está por ordem de preferência, vou separar por países pra ficar mais fácil. E também, com o nome em inglês ao lado, se tiver um!

Noruega

508448594_1280x720FRIKJENT (Acquitted)
7.6 no IMDb
Número de temporadas: 2 (18 episódios no total)

O enredo de Acquitted gira em torno de Aksel Borgen, um norueguês bem sucedido que mora na Ásia. Ele recebe uma ligação inesperada pra voltar urgentemente pra sua cidade natal (uma vila bem pequena na Noruega) pra salvar uma empresa local de falir, comprometendo a vila inteira. Porem, 20 anos antes disso o Aksel foi absolvido do assasinato de sua própria namorada. Voltar pra sua vila de origem significa também voltar pro passado que ele tanto evita. Será que ele matou mesmo a namorada? Será que ele mentiu pra todo mundo?

Achei a série muito boa, fora as paisagens maravilhosas de um vilarejo na Noruega. Comecei a segunda temporada agora e tudo indica que será muito boa também. Veja o trailer aqui.

1_n7JBzNdAivEFVsKYPQxZWQNOBEL 
8.2 no IMDb
Número de temporadas: 1 (8 episódios)

Nobel é um thriller político, que envolve as tropas das forças especiais norueguesas no Afeganistão. O Lieutenant Erling Riiser volta pra Oslo depois de uma missão e acaba virando um peão em um jogo político de negociações, onde ele precisa testar seus limites e ver até onde ele pode chegar em busca de paz. A série mostra toda aquela parte tensa de possíveis ataques do Taliban durante as missões das forças especiais, como também todo o clima tenso em Oslo em relação às políticas internacionais. Uma puta duma série!

Acho que o 8.2 no IMDb e fora os prêmios de melhor drama e melhor série europeia/nórdica que Nobel ganhou em 2016 e 2017, não deixam mentir que é uma série que vale a pena assistir (e melhor ainda, tem na Netflix!). Veja o trailer aqui.

Suécia

20140708170815w-girl w-murky w on right-reducedWALLANDER 
7.6 no IMDb
Número de temporadas: 3 (32 episódios)

Wallander é um clássico dos seriados nórdicos e a primeira temporada foi em 2005-2006. Essa série é uma adaptação dos livros do detetive Kurt Wallander que foram escritos pelo Henning Mankell. Os episódios são na verdade filmes, eles têm duração de 1h20-30 cada um. E alguns dos episódios já foram pros cinemas na Suécia.  Cada episódio é um crime diferente, a série se passa no sul da Suécia na cidade de Ystad e quem comanda as investigações é o próprio Kurt Wallander com a ajuda de sua filha Linda Wallander.

Como os episódios são longos, não é uma série que você vai maratonar, mas sim ir assistindo aos poucos. E com isso, parece que você se apega ainda mais aos personagens (eu pelo menos fiquei). Wallander sem dúvida é uma das minhas favoritas! Tem uma versão britânica dela também, o que as vezes atrapalha pra achar a original em sueco. Veja o trailer aqui.

MODUS-2-1021x580 (1)MODUS
6.7 no IMDb
Número de temporadas: 2 (16 episódios)

A sueca Inger Johanne Vik especialista em psicologia criminal, trabalhou pra polícia sueca e o FBI lá nos EUA. De volta à Suécia, ela decide focar em trabalhos mais acadêmicos. Ela tem duas filhas e uma delas, Stina, tem autismo e sem querer acabou sendo testemunha de um assasinato. Várias mortes muito estranhas começam a acontecer, todas elas conectadas com o mesmo assassino. Inger não vê outra alternativa a não ser ajudar a polícia sueca a resolver esse caso. A história é uma adaptação de um dos livros da escritora norueguesa Anne Holt.

É uma série boa, mas não foi uma que eu morri de amores. Ainda não assisti a segunda temporada, é sobre um caso diferente e pelo trailer parece ser até melhor que a primeira temporada (preciso assistir logo!). Veja o trailer aqui

Dinamarca

Holdet bag DRs nye dramaserie 'Borgen' stiller op til fotografering på et pressemøde i dag d.31. august i DR-Byen i Ørestaden, København. Her ses skuespillerne Lars Knutzon, Sidse Babett Knudsen og Pilou Asbæk. 'Borgen' forventes at komme på skærmen i løbet af i år. (Foto: Esben Salling/Scanpix 2010)BORGEN
8.5 no IMDb
Número de temporadas: 3 (30 episódios)

Borgen é um drama político que mostra a trajetória da personagem Birgitte Nyborg, líder de um partido que acabou se tornando a primeira mulher a assumir o cargo de primeiro ministro da Dinamarca. A série envolve também o cenário político dinamarquês como um todo, seus interesses e todo aquele joguinho em busca de poder. Aquele tipo de série que vai te prender em todos os episódios conforme você acompanha a vida da Birgitte. Com diálogos e discursos muito marcantes, que fico até arrepiada de lembrar. Dá até pra chamar de ~seriadão da porra~.

Com certeza Borgen é uma das melhores séries nórdicas (juntamente com The Killing e The Bridge – na minha humilde opinião hehe). Muito Girl Power de se emocionar, as 3 temporadas são maravilhosas. Veja o trailer aqui.

~♥~

Deixo vocês com essas 5 séries, obviamente tem muito mais e é por isso que terão outros posts com indicações de seriados nórdicos. Algumas dessas séries eu sei que dá pra assistir facilmente pela Netflix, mas não sei afirmar se estão no catálogo de todos os países. Se não tiver, nada que o bom e velho torrent não ajude. E pra quem mora na Irlanda e UK, dá pra tentar achar elas pela BBC ou Channel 4.

E ahh, já fiz posts aqui indicando dois seriados na Islândia e também dois seriados na Dinamarca e Suécia, então pra saber mais sobre Trapped (Ófærð), Fortitude, The Killing (Forbrydelsen) e The Bridge (Bron/Broen), só ir conferir esses links.

>>> Gostaram das indicações? Já conhecia alguma delas? Vocês assistem séries em outros idiomas que não seja o inglês? Aceito indicações também. ♥

Comments

  1. Ai que da hora Taís, adorei a ideia de buscar seriados de outras línguas! A gente sempre acaba vendo e ouvindo só produções em inglês. Vou começar a buscar mais. Ótimas dicas!

  2. Eu peguei um pouco de raivinha da Noruega depois que soube que eles são um dos maiores exploradores da Floresta Amazônica por debaixo dos panos e influenciam muito no Brasil para que o desmatamento (entre outras coisas) fique mais flexível. Eu não sei, essas coisas me incomodam porque admiramos tantos esses países (que sim, são lindos, “evoluídos” e cheios de coisas legais, mas só conseguem isso explorando os outros, infelizmente… mas isso é a Europa inteira + EUA, né? Não tem como fugir). Desculpa espalhar essa frustração aqui, prometo que vou dar uma chance pras séries, curti bastante a dica da primeira.


    Beijos
    Brilho de Aluguel

  3. Ahhh que legal!! Wallander já está na minha listinha da Netflix, as outras eu ainda não conhecia… logo logo vou começar a ver Trapped, que peguei indicação daqui. Estou acabando Dark, tá sendo legal pq assisto com minha mãe e ela sabe falar alemão, então coisas que eu escutava ela falando com meus avós qdo eu era pequena, uma palavra aqui, outra ali, aparecem na série e eu fico tipo: ahh, isso eu lembro que vcs falavam hahahah

  4. Não sabia que tinha uma versão sueca de Wallander! Assisti a britânica e gostei. Vi que Borgen tem na Netflix e já coloquei na minha listinha!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

© 2018 Nýr Dagur · by MinimaDesign