Viagens

Šibenik, a Braavos da vida real

O que era pra ter sido uma outra parada estratégica (nesse caso para visitar o Krka National Park), acabou virando uma das cidades que mais gostei de visitar na Croácia.

Adoro quando isso acontece, quando chegamos sem grandes expectativas e o lugar visitado acaba te surpreendendo e encantando muito. Para não dizer que eu não estava dando bola pra Šibenik, eu estava sim animada pra conhecer mais uma locação de Game of Thrones. E como nessa série só tem lugar foda, deep inside eu sabia que Šibenik não iria decepcionar.

Šibenik (se pronuncia xibenik) fica na Dalmácia e é a terceira cidade mais populosa dessa região. A viagem de Split pra lá dura menos de 2 horas e por volta de uns 15-20 minutos até Krka. Vale super a pena incluir a cidade no roteiro, seja pra passar um dia ou entre a visita até o parque nacional. Fiquei um dia e meio por lá e gostei muito, mais do que eu esperava.

IMG_1748IMG_1749

Essa era a vista da nossa acomodação e eu tô de parabéns, porque nessa viagem pela Croácia eu consegui arranjar umas acomodações com vistas de cair o queixo (lembram de Dubrovnik e Korčula?). O que também acaba não sendo muito difícil, já que esse país é cheio de morro e não são morros ”decorativos”, o pessoal mora e vive por ali.

E haja perna pra subir aquilo ali todo santo dia! Como já tinha mencionado em um dos posts sobre Dubrovnik, tem acomodação que fica lá na parte alta da cidade e pode ser que carro não chegue, as ruazinhas são bem estreitas e só para pedestres. O que foi o caso dessa acomodação que ficamos em Šibenik. A dona tinha avisado desse detalhe, que se tivéssemos com malas absurdamente pesadas seria um problema chegar até lá.

Da rodoviária da cidade fomos a pé, não é longe, mas a subida foi de matar. Fomos recebidos com uma limonada geladinha e essa vista de guardar no coração. Depois de subir aquilo lá várias vezes, parece que a coisa toda ia ficando mais fácil. E assim deve ser pros croatas também.

IMG_1757

Com suas ruelas, becos, janelinhas verdes e construções de pedra, o centro de Šibenik é uma coisa lindeza demais. Durante essa viagem pelos Balcãs passei em vários desses centrinhos históricos e mesmo eles tendo suas similaridades, é difícil não se encantar de novo e de novo. E arrisco dizer que a stari grad (cidade velha, lembram?) de Šibenik foi uma das que eu mais gostei.

E mesmo sendo parecida com outros lugares, Šibenik parece ter uma vibe um pouquinho diferente. Acredito que isso seja pelo fato de que, diferente das outras cidades no Adriático que foram fundadas por gregos, romanos e ilírios, Šibenik foi fundada por croatas!

IMG_1759IMG_1761IMG_1763IMG_1771IMG_1766IMG_1781IMG_1776

Eu não tinha muitos planos do que fazer na cidade, mas depois que a dona da acomodação nos deu um mapa com coisas que ela recomendava fazer, eu fiquei muito tentada de sair visitando tudo. Mas aquela combinação de calorzão e subidas, fora que estávamos indo fazer trilha nos próximos dias, não ajudaram muito no quesito sair explorando tudo loucamente.

Queria ter ido ver pelo menos uma das quatro fortalezas que existem em Šibenik, deve valer muito a pena, já que de lá se tem uma vista panorâmica da cidade e das ilhas que ficam nos arredores. Fica pra uma próxima!

IMG_0662IMG_0788IMG_0769

E é em Šibenik que gravam algumas cenas de Braavos em Game of Thrones. Visitar a Croácia te faz sentir como se estivesse entrando no mundo da série. Pra quem é fã, não tem como não pirar, é muito legal!

Ao olhar a cidade de cima e ver as entradinhas das ilhas, eu fiquei imaginando aquela estátua gigantesca que tem quando se chega em Braavos.

A St. James’ Cathedral que fica bem no centro histórico de Šibenik é usada na série para representar o Iron Bank. Tem uma cena que Lord Tyrell conversa com o Tycho Nestoris, um representante do Iron Bank of Braavos e a Arya está numas escadarias ouvindo tudo. Eu sempre fico achando surreal estar em lugares que já foram locações de alguma série ou filme, é muuuuuuuuito legal, não sei explicar.

IMG_0793IMG_0796IMG_0797 IMG_0799E claro, fiquei pensando também em ~a girl has no name~, Homens sem rosto.. etc etc. Ainda mais vendo essas cabeças da Catedral. Ai, GOT!

Šibenik foi uma surpresa tão boa e adorei ter passado esse tempinho por lá e me perdendo entre suas ruelinhas charmosas. ♥
Alguém aí já tinha ouvido falar dessa cidade?

//You Might Also Like

//14 Comments

  1. Wanila Goularte

    fevereiro 22, 2018 at 10:23 pm

    É bem legal esse lance de ir sem expectativas, né? É tão boa a sensação de ser surpreendido. <3 Adorei essa cidade, as bandeirinhas são um charme a parte.

    1. Taís

      fevereiro 26, 2018 at 10:58 pm

      Sim, é muito bom mesmo! E eu tenho sempre uma quedinha por esses lugares com bandeirinhas, fica tão fofo, né? 🙂

  2. Ana Beatriz

    fevereiro 23, 2018 at 2:02 am

    Ai, dá pra lembrar demais das cenas de Game of Thrones. Meu deus, é muita emoção! Fiquei apaixonada pela Croácia depois da sua série de posts. Eu não conhecia quase nada do país, mas estou com vontade de colocá-lo na lista de lugares que PRECISO conhecer.
    Eu acho essas ruas bem pequenas e com as janelas aparecendo muito bonitas. É bem especial, nunca vi em outros lugares dessa maneira!

    1. Taís

      fevereiro 26, 2018 at 11:04 pm

      Croácia é um país muito encantador, Ana.. não foi a toa que escolheram pra filmar Game of Thrones por lá haha, paisagens lindíssimas 🙂

  3. Claudia Hi

    fevereiro 23, 2018 at 12:36 pm

    Que bom que acabou sendo melhor do que você esperava. Gosto muito dessa sensação. Sou assim com filmes. Quanto menos expectativa tenho, mais legal é o filme rs

    1. Taís

      fevereiro 26, 2018 at 11:10 pm

      É muito bom, né? haha 🙂

  4. Camila Faria

    fevereiro 23, 2018 at 3:26 pm

    Lindo Taís! Não conheci, infelizmente. 🙁
    Tenho que voltar. \o/

  5. Váh

    fevereiro 24, 2018 at 3:20 am

    Que lugar incríveeeeel!!! As fotos ficaram ótimas e maravilhoso quando não criamos expectativas e nos surpreendemos 😉
    Nunca assisti Game of Thrones, mas que demais saber que nesse lugar foram gravadas algumas cenas do seriado.

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

  6. As cachoeiras do Krka National Park - Nýr Dagur

    fevereiro 26, 2018 at 8:38 pm

    […] opções pra ir visitar o parque com tours saindo de Šibenik ou ir por conta própria. Analisando os preços e o que tínhamos em mente (fazer trilha, mas não […]

  7. Laura Nolasco

    fevereiro 28, 2018 at 6:13 am

    Que delícia, Taís!
    As suas fotos sempre deixam a gente morrendo de vontade de comprar as passagens e ir conhecer o destino amanhã msm hahahahah
    deve ser incrível mesmo estar em locações de GoT e outros filmes/séries…
    Que ótimo que a cidade te surpreendeu positivamente!
    Beijos!

  8. Carol Pinheiro

    março 5, 2018 at 2:14 am

    Mesmo não aparecendo muito por aqui, eu vejo cada lugar lindo que você visita que tenho vontade de ir correndo para onde você está. Amei ver um pouco de Šibenik, lindo lugar!

  9. Dois dias no Plitvice Lakes National Park - Nýr Dagur

    março 11, 2018 at 11:45 pm

    […] De Šibenik pegamos um ônibus bem cedo rumo a Plitvice, o ônibus deu muitas voltas e chegamos umas 11 e pouco da manhã.  O parque tem duas entradas e é dividido entre os lagos altos e os baixos. A Entrance 1 é a dos Lower Lakes e a Entrance 2 dos Upper Lakes. O ônibus nos deixou na parada da Entrance 2 e dali fomos comprar nossos ingressos. […]

//Leave a Reply