Visitando os sítios arqueológicos de Atenas

Atenas é uma cidade em que muita coisa aconteceu e que foi o mais importante centro cultural no período Clássico. É difícil descrever com palavras a sensação de poder pisar lá, imaginar todos os acontecimentos marcantes pra história não só da Grécia, mas também do mundo.

É muito interessante poder visitar os sítios arqueológicos da cidade e ver a história um pouco mais de perto. Ver que apesar das ruínas, ainda existem coisas que sobreviveram milhares de anos, é surreal pra mim ver estátuas, colunas, templos e tantas outras coisas mais vindo de um mundo tão antigo.

Uma forma mais em conta e prática de visitar esses sítios, é comprando um bilhete que te dá acesso aos 7  principais sítios arqueológicos. Custa 30 euros e você pode comprá-lo em qualquer um dos lugares que estão inclusos. Se for fazer as contas, só pra visitar à Acrópole custa 20 euros (10 no período de baixa temporada), então vale a pena pegar esse ticket pra poder visitar todos esses lugares, se esse for o seu objetivo. Outra coisa que vale a pena com este ticket é que você não precisa pegar filas. O ideal é comprá-lo em um sítio arqueológico menos movimentado, assim você não precisa perder tempo em fila quando for visitar todas essas atrações. Não deixe pra comprar na Acrópole porque é a mais lotada. Você comprando em outro lugar, evita filas e ganha tempo, sem precisar encarar multidões na atração principal

Aqui vou listar na ordem, os 7 sítios arqueológicos que visitei em Atenas e que fazem parte desse único ingresso.

TEMPLO DE ZEUS OLÍMPICO

Esta foi a primeira atração que visitamos e foi aqui também que compramos nosso ticket. Não tinha fila e foi super rápido. Só rolou uma confusão porque o cara achou que eu queria comprar o Athens pass, que é outra coisa. Tem que dizer que você quer o ticket que é só dos sítios arqueológicos.

O Templo de Zeus Olímpico é considerado um dos maiores templos do mundo antigo, ele foi dedicado à Zeus como sendo o líder dos deuses olímpicos. As colunas são enormes e o lugar mesmo não estando completo com todas as suas colunas, passa uma grandeza e poder. Imagina ver tudo isso de pé? Se não me engano na época Romana esse templo tinha 104 colunas. É impressionante! Hoje podemos ver as 16 colunas sobreviventes, que já torna o lugar lindo demais.

Ah, ali nesse complexo também está o Arco de Adriano, feito pro imperador romano, para celebrar sua chegada e os benefícios que ele trouxe a cidade.

Estar ali cara cara com esse templo que fez a ficha cair: eu tô na Grécia!

ACRÓPOLE DE ATENAS

A Acrópole de Atenas é provavelmente um dos sitíos arqueológicos mais famosos do mundo e também, a atração mais visitada na cidade de Atenas. Para os antigos atenienses, esse era o mais importante centro religioso. Mesmo que tenha sido ocupada desde o Neolítico, foi só por volta do século 11 BC. que a Acrópole se tornou um local de culto a deusa Atena.

Na antiga Grécia, uma acrópole era as chamadas ”cidades altas” construídas no ponto mais elevado de uma cidade. O intuito era de servir de proteção contra as cidades inimigas, mas com o passar do tempo as acrópoles começaram a se tornar grandes centros admistrativos e religiosos.

Em destaque, lá no topo na Acrópole de Atenas, ficam duas construções muito famosas, o Partenon e o Erecteion. E pra mim, ver o Partenon na minha frente foi surreal de maravilhoso, desses lugares que a gente tem que se beliscar pra comprovar que está ali mesmo, que é real!

Fora a vista incrível lá de cima, que dá pra ver a cidade de Atenas e outros sítios arqueológicos.

ÁGORA DE ATENAS

A Ágora não era só um lugar para o povo de Atenas comprar alimentos e outras mercadorias, era ali também que se concentrava o centro judicial e político para a cidade.

Hoje em dia a maior parte virou tudo ruínas, mas em destaque ali está a lindíssima Estoa de Átalo, eu fico sempre de boca aberta com essa arquitetura grega. E também, o Templo de Hefesto, que é considerado o templo grego mais bem preservado. Dizem que conseguiram preservar bem sua construção porque esse templo acabou virando uma igreja cristã.

Outro lugar impressionante pra se visitar em Atenas!

BIBLIOTECA DE ADRIANO

A biblioteca de Adriano foi um presente do imperador romano Adriano para a cidade de Atenas, construída no ano de 132 AD. Ele tinha um amor muito grande pela cultura grega e queria deixar sua marca por ali também.

Muita coisa virou pó, mas hoje dá pra ver algumas colunas que ainda restaram da biblioteca e com um pequeno museu que exibe a estatua da deusa Nike e alguns artefatos recuperados do local.

ÁGORA ROMANA DE ATENAS

A Ágora Romana é datada do século 1 BC e Augusto e Júlio César é quem foram o doadores pra essa construção. Ela era composta de estoas e prédios comerciais.

Assim como a Biblioteca de Adriano, não são muitas as construções que sobreviveram aos dias de hoje. Mas mesmo estando tudo em ruínas assim, ainda acho tudo tão bonito. No local também tem uma torre, chamada de Torres dos Ventos, que acredita-se que pode ter sido a primeira estação metereológica do mundo.

KARAMEIKOS

Karameikos foi uma área habitada por ceramistas e também é o local do maior e mais antigo cemitério ático. Ali dá pra ver alguns exemplos de monumentos e estruturas funerárias antigas. Também no local é possível visitar o museu de Karameikos, com uma exibição de objetos encontrados nas escavações, que mostram um pouco das práticas funerárias da Atenas antiga.

LICEU DE ARISTÓTELES

Durante algumas escavações, descobriram que este lugar foi o lendário ginásio de Lykeion (Liceu). De acordo com fontes históricas ali era a exata localização da primeira escola de filosofia de Aristóteles. Seu nome veio por causa do templo de Apolo Lykeions que foi construído  ali antes desse ginásio, mas durante as investigações arqueológicas do local eles não acharam o templo.

Como dá pra ver um pouco por essa foto, tudo quase que virou pó. São apenas alguns poucos resquícios das ruínas do que já foi um lugar super importante pra humanidade. O Liceu tinha uma estrutura muito parecida com a Academia de Platão. Ali ensinavam filosofia e os alunos também treinavam seu potencial físico através dos esportes.

É uma área bem gostosa pra se caminhar, enquanto você vai lendo informações sobre tudo que já ocorreu ali e os grandes nomes da filosofia que frequentavam este lugar. Pode tá tudo em ruínas hoje em dia, mas eu fiquei arrepiada de poder pisar ali. Que surreal!

E pra completar todo esse combo de visitar os sítios arqueológicos de Atenas, tem o maravilhoso Museu da Acrópole. Esse museu foi inaugurado em 2009 e ele está em cima de algumas escavações arqueológicas, achei genial que eles aproveitaram toda aquela estrutura pra construir o museu ali. Lá estão exibidos todos os achados significativos que encontraram na Acrópole, são vários objetos, gostei bastante do filme que conta a história da Acrópole conforme os anos, vale muito a pena ir. O interessante também é que o museu é todo de vidro e enquanto você vai vendo todo aquele material, você consegue observar a Acrópole de fundo. A entrada não está inclusa no ingresso dos sítios arqueólogicos, mas o Museu da Acrópole custa apenas 5 euros. Fiquei impressionada que um museu desse porte tenha uma entrada super acessível assim. E ahh, não pode tirar fotos lá dentro!

*** algumas dicas

  • Para reforçar: não compre este ingresso direto na Acrópole – a não ser que você tenha intenção de visitar só este lugar mesmo. Lá tem muito mais gente e você vai perder um tempo na fila. Compre em outros sítios mais vazios, como o Karameikos, Liceu, Templo de Zeus… E a vantagem é exatamente essa, não pegar as filas gigantescas da Acrópole.
  • Para visitar a Acrópole os melhores horários são na parte da manhã, assim que abrir ou na parte da tarde já no fim do dia (o que foi o meu caso).
  • Alguns sítios arqueológicos fecham cedo, por volta das 3 da tarde, então verifique direitinho pra se programar e dar tempo de visitar todos eles. Se não me engano era a Biblioteca de Adriano e a Ágora Romana.
  • Fizemos todas essa atrações em dois dias (incluindo o museu e também andar pela cidade), acho que foi um tempo bom e não foi corrido. O bom também é que dá pra fazer tudo a pé. Na Acrópole e na Ágora de Atenas foram os lugares que passamos mais tempo, os outros foram visitas mais rápidas.

É muito fascinante poder ter a oportunidade de estar em um lugar como Atenas. As vezes me pego pensando se realmente estive lá, se foi tudo um sonho. É  gratificante demais  juntar cada dinheirinho pra poder ir ver lugares dessa magnetude, que tiveram um impacto na história mundial.

E vocês, têm interesse em visitar lugares e ruínas históricas assim? Qual desses te impressionou mais?

Comments

  1. Nossa, é tudo isso muito incrível… Eu fico abismada com essas construções gigantes e tão antigas, sabe? Deve ser muito sensacional ver ao vivo…
    Adorei o post!
    Beijos!

  2. A Grécia é um sonho <3 Eu nem imagino o sentimento de nanismo que deve dar na gente diante do gigantismo dessas relíquias. Estando em Roma eu já fiquei meio que me imaginando andando enrolada nuns lençois e tal, ahaha.. imagina aí. Mas menina, queria mesmo dizer que suas fotos além de desbunde, quase mentem pra gente hahaha.. porque CADE O POVARÉU?! Você consegue foto people free demais da conta.. eu não sou boa assim não! Arrasa demais essa Taís

    • Esse sentimento é real!
      E eu ri aqui dessa historia de sair enrolada nuns lençois, quero ir junto hahahhaa

      haha ai Gabi!! Cada caso é um caso, mas basicamente ou eu espero as pessoas sairem do meu angulo de visao (as vezes demora, as vezes é rapidinho e eu tenho que ser esperta na hora de clicar pq é questão de seguuundos!!) Ou as vezes o lugar tá vazio mesmo hahaha
      Obrigada pela elogio <3

  3. Ah, que lugares maravilhosos, Taís! Me senti exatamente assim como você descreveu quando estive em Roma. A primeira vez que vi o Coliseu – eu e o Kris estávamos indo a pé, e ao cruzar uma esquina, entramos em uma rua mais aberta onde dava para vê-lo no fundo – foi de cair o queixo e nós dois só dissemos “uau”. Até chorei um poquinho haha
    Quando a gente pára pra pensar em toda a história desses lugares, tudo que já aconteceu lá, todas as pessoas que passram por lá antes da gente… é de se arrepiar e muito, muito emocionante! Quero muito ir para a Grécia agora haha 😀

    • É emocionante demais mesmo, Ana!! Eu ainda não tive oportunidade de ir pra Roma, mas acho que vou me sentir do mesmo jeito haha

  4. Uau Taís! Deve ter sido uma experiência incrível poder conhecer todos esses lugares. Acho legal (e impressionante) como você guarda as informações dos locais rs

    Queria muito conhecer O Templo de Zeus. Estar alí vendo ao vivo, deve ser surreal!

  5. Incrivel! Eu visitei Atenas em 2013 e cara, quase tive um treco. Sou viciado em mitologia grega/romana e visitar Atenas foi demais…apelidei minha viagem de ‘viagem mitologica’ pq passei por Roma, Atenas e Malta na mesma viagem.. seu texto me fez relembrar!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Instagram @nyrdagur

© 2018 Nýr Dagur · by MinimaDesign