St. Patrick’s day em Kilkenny

Nem acredito que esse foi meu sexto St. Patrick’s Day na Irlanda. Parece que foi ontem que estava indo para o centro de Dublin, toda empolgada passar essa data aqui pela primeira vez. Sentindo toda aquela energia contagiante com todo mundo de verde. Nostalgia a parte, esse ano me organizei com a Lari para irmos comemorar o dia no interior.

A cidade de Kilkenny que fica no condado de mesmo nome, é apenas 1h e pouquinho de ônibus aqui de Dublin. Era um lugar que eu tava ensaiando de ir faz um tempo e foi ótimo ir pra lá agora. Já tinha ouvido muito que a cidade era uma gracinha e realmente não desapontou. Kilkenny é a sétima maior cidade aqui da Irlanda e abriga construções históricas lindas pra visitar, como o castelo e algumas catedrais e abadias. Fora que também é conhecida por ser a capital do artesanato e sua paixão pelos esportes nacionais (GAA), sendo que um dos melhores times de hurling da Irlanda é de Kilkenny.

Mas não sabíamos que a cidade na verdade é a Itu irlandesa. Olha só isso!

hahaha socorro

Chegamos lá na parte da manhã e ainda com bastante tempo pra matar antes de começar o desfile de St. Patrick’s day que aconteceu no último domingo (17 de março).

Aproveitamos para ir visitar o lindíssimo Medieval Mile Museum. Esse museu fica dentro de uma igreja do século 13 que foi toda reformada pra virar um museu e abrigar exposições. O lugar é relativamente pequeno, mas ficamos de boca aberta com toda sua beleza.

O interior é bem moderno e mostra um pouco a história de Kilkenny e objetos históricos importantes da cidade. Tem também duas réplicas de uma High Cross e você pode também ver a parte externa onde fica o cemitério da igreja. Achei incrível a ideia de transformar essa igreja medieval em um museu tão bonito assim!

Quando saímos do museu o centro da cidade já estava bem mais movimentado e todo mundo se preparando pra ver o desfile. Ao contrário de Dublin que você precisa chegar super cedo pra pegar um lugar bom, conseguimos um lugar sem muito sacrifício.

E eu adoro esses desfiles no interior porque são mais intimistas e acaba retratando mais o povo local. Não tem lá uma super produção, é bem simples e eu acabo achando mais engraçadinho. Para nossa surpresa o desfile durou quase duas horas, achamos que nem seria tão grande assim. Começou uma chuva quase no final, mas foi divertido de ver. Acabei só fazendo mais uns filminhos pro Instagram do que fotos. Teve as crianças desfilando com seus clubes de hurling, rugby, hokey, dança…. Teve o bloquinho dos cachorros, das comunidades polonesas e filipinas, e claro, teve o trator também!

Depois que o desfile acabou, começou a rolar um show de uma banda cover de U2. E tinha também um mini parquinho de diversões pras crianças e algumas barracas com comidas. Nós aproveitamos pra olhar a Kilkenny Design Centre, uma loja que reúne trabalhos manuais de produtores locais.

Mas claro, uma visita à Kilkenny não poderia deixar de lado o castelo da cidade!

Kilkenny Castle

O castelo original era anglo-normando e foi construído para o William Marshal, o quarto Conde de Pembroke, durante a primeira década do século 13. Se tornou um símbolo da invasão dos normandos aqui na ilha. E foi a principal residência da família Butler na Irlanda. Durante os séculos o castelo teve várias alterações e por isso possui diferentes estilos arquitetônicos.

Por fora o Kilkenny Castle é muito bonito e fomos conferir por dentro também. Vimos alguns comôdos, como sala de jantar, quartos, banheiro, galeria de quadros… Tudo muito fancy de acordo com a época.

A área externa dos jardins é enorme, um lugar muito bonito pra dar uma volta e também dá pra ter uma vista bonita do rio da cidade. E nesse dia estava rolando uma apresentação de lutas vikings por ali.

Andamos um pouco pelo centro e terminamos nosso dia em um pub, é claro. Gostei bastante de ter visitado Kilkenny em um dia festivo assim, a cidade é uma gracinha e fiquei com vontade de fazer mais coisas em uma próxima oportunidade de ir pra lá.

Essa camiseta ♥ HAHAHA
Sol, chuva, vento.. tudo junto e misturado! O clima irlandês em uma foto haha

Foi uma viagem curtinha, voltamos no mesmo dia pra Dublin. Amo fazer viagens aqui pela Irlanda, já ansiosa pela próxima!

Comments

  1. haha adorei vocês sentadinhas nesse banco. Vocês realmente parecem pequenininhas!

    Eu adoro suas fotos de St. Partick Day. Por sua causa eu morro de vontade de ir pra Irlanda e assistir um desses desfiles!

    Obs. apaixonei por essa faixada do Sweeney Todd ♥

  2. Adorei o seu dia! Se eu morasse na Irlanda ia passar cada St Patrick’s em uma cidade diferente, pra saber como que é em cada um delas hahahaha. É tão gostoso fazer um bate volta assim pra conhecer um lugar diferente, mesmo que por um dia, né? E esse lugar é lindo demaaaaais! Apaixonada pela arquitetura e pelos cãezinhos que desfilaram hahahahaha e até agora to achando um máximo o grande banquinho da primeira foto! 😛

    Com amor,
    Steph • Não é Berlim

  3. ITU IRLANDESA UHAUHAUAUUAUHAHAUAHUAUHA MORTO FEAT ENTERRADO

    Esse Paddy’s Day me lembrou Sligo, bem mais local e a cara do povo mesmo, nada super elaborado. <3

  4. Nossa, que cidadezinha maais amor!
    Dei muita risada com o Itu Irlandesa hahahaha
    Queremos muito ir para a Irlanda, quase fomos nesta temporada que estávamos na Itália sabia? Vimos hotéis e estávamos quaaaase fechando, mas ia ficar um pouco caro e achamos melhor esperar… mas não vejo a hora, amo ficar vendo seus posts e sonhando com estes lugares 🙂 Beijos, Flora.

    • haha que bom que gostou, Gábi!
      Mas é bem isso mesmo, a Irlanda é cheia de castelos e cidadezinhas fofas assim 🙂

  5. Que cidade mais charmosa, eu amei a transformação da igreja em museu, como misturaram modernidade e o original sem perder o estilo. Amei conhecer o castelo por dentro, que comodos mais chics meudeus :O
    Como a Irlanda é inteira encantadora né ♥

  6. Como Kilkenny é simpatica! E esse museu gente, chocada com a beleza desse lugar. *-*
    Bem pertinho de Dublin, né? Assim dá para voltar mais vezes e descobrir novos lugares lindos. <3

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

© 2019 Nýr Dagur · by MinimaDesign