Helsinki: a fortaleza de Suomenlinna

Depois que visitamos Seurasaari, uma das várias ilhas de Helsinki,  aproveitamos pra ir conhecer mais uma ilha chamada Suomenlinna. E dá pra ir conhecer tranquilamente as duas no mesmo dia.

Ao contrário de Seurasaari que é conectada com o resto da cidade por uma ponte, Suomenlinna só é acessível de barco. Esses barcos saem da Market Square durante o ano inteiro, mesmo com o mar congelado. No dia anterior vimos uns blocos de gelo pelo mar, mas no dia que fomos a grande maioria estava derretida. Não precisa comprar um bilhete diferenciado pra Suomenlinna, como faz parte da cidade de Helsinki, você usa o mesmo bilhete que usa para os ônibus.  A viagem dura cerca de 15-20 minutos, é bem rápidinho e você vai curtindo a paisagem, vendo os arredores de Helsinki do mar, é tão lindo!

IMG_2641IMG_2638IMG_2639

A fortaleza de Suomenlinna está localizada em um grupo de ilhas nos arredores de Helsinki (fazendo parte da cidade).  Foi construída na era sueca pra ser uma fortaleza marítima e sua construção começou por volta de 1748. O nome sueco para Suomenlinna (que significa castelo da Finlândia) é Sveaborg, mas o nome original dessa fortaleza era Viapori. O plano era de ficar tudo pronto em quatros anos, mas a fortaleza não chegou a ser completada. E em 1808 as forças russas sitiaram o local durante a guerra Russo-Sueca.

Sendo assim, Viapori na época ficou sob dominio do Governo Imperial Russo. Servindo de base militar e foi ampliada ao longo dos anos. E aí, finalmente em 1918 depois da independência da Finlândia no ano anterior, os finlandeses tomaram posse e mudaram o seu nome para Suomenlinna.

Isso foi claro um resumo bem por cima dos tantos anos de história desse lugar. Que passou por dominios diferentes e tantas épocas e guerras.

Hoje Suomenlinna é muito mais que um museu. Existem mais ou menos umas 800 pessoas que moram por lá. Você vai ver casas, pequenos comércios, escola, biblioteca. Como costumam dizer, Suomenlinna é uma cidade dentro de uma cidade.

IMG_2642IMG_2651IMG_2648Processed with VSCO with a6 preset

IMG_2645IMG_2647IMG_2653IMG_2649IMG_2652IMG_2656Processed with VSCO with a6 preset

Processed with VSCO with a6 presetProcessed with VSCO with a6 preset

Pelo que eu li, no verão costuma ficar bem movimentado por lá. O pessoal gosta de ir fazer picnic e curtir um sol. Fui no começo da primavera e achei bem tranquilo. Foi muito legal ir caminhando e conheçendo a ilha. O motivo de eu querer conhecer esse lugar foi mais por toda sua história, também é considerado Patrimônio Mundial, só que na verdade fiquei bem surpresa. Não esperava que fosse ser tão bonito, moraria lá fácil!

IMG_2657Processed with VSCO with a6 presetProcessed with VSCO with a6 presetIMG_2666Processed with VSCO with a6 presetIMG_2667IMG_2668IMG_2671IMG_2674IMG_2675IMG_2678Processed with VSCO with a6 presetIMG_2679Processed with VSCO with a6 presetProcessed with VSCO with a6 presetIMG_2690IMG_2685IMG_2695

Fica difícil não se apaixonar pela Finlândia, né? ♥

Comments

  1. Que lugar maravilhoso pra se morar. Deve ser muito diferente (e especial) ter uma casa em um local pequeno, assim mas com tantas belezas e cheio de histórias também. Achei as casas coloridas lindas. Finlândia é muito bonita!

  2. Estou besta morta maravilhada com essas fotos. Que lindo, Taís! To tentando ver beleza em todas as estações, mas que saudade do inverno, haha.

Trackbacks

  1. […] Mais uma ilha de Helsinki que vale a pena visitar: Suomenlinna. Um lugar com tanta história e que marcou vários períodos diferentes na história da Finlândia, lá fica uma fortificação marítima e tem pessoas que moram lá também. Pegando o ferry na Market Square demora em torno de 15-20 minutos pra chegar até lá. +Post de Suomenlina aqui […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Instagram @nyrdagur

© 2018 Nýr Dagur · by MinimaDesign