Depois que visitamos Seurasaari, uma das várias ilhas de Helsinki, aproveitamos pra ir conhecer mais uma ilha chamada Suomenlinna. E dá pra ir conhecer tranquilamente as duas no mesmo dia.
Ao contrário de Seurasaari que é conectada com o resto da cidade por uma ponte, Suomenlinna só é acessível de barco. Esses barcos saem da Market Square durante o ano inteiro, mesmo com o mar congelado. No dia anterior vimos uns blocos de gelo pelo mar, mas no dia que fomos a grande maioria estava derretida. Não precisa comprar um bilhete diferenciado pra Suomenlinna, como faz parte da cidade de Helsinki, você usa o mesmo bilhete que usa para os ônibus. A viagem dura cerca de 15-20 minutos, é bem rápidinho e você vai curtindo a paisagem, vendo os arredores de Helsinki do mar, é tão lindo!
A fortaleza de Suomenlinna está localizada em um grupo de ilhas nos arredores de Helsinki (fazendo parte da cidade). Foi construída na era sueca pra ser uma fortaleza marítima e sua construção começou por volta de 1748. O nome sueco para Suomenlinna (que significa castelo da Finlândia) é Sveaborg, mas o nome original dessa fortaleza era Viapori. O plano era de ficar tudo pronto em quatros anos, mas a fortaleza não chegou a ser completada. E em 1808 as forças russas sitiaram o local durante a guerra Russo-Sueca.
Sendo assim, Viapori na época ficou sob dominio do Governo Imperial Russo. Servindo de base militar e foi ampliada ao longo dos anos. E aí, finalmente em 1918 depois da independência da Finlândia no ano anterior, os finlandeses tomaram posse e mudaram o seu nome para Suomenlinna.
Isso foi claro um resumo bem por cima dos tantos anos de história desse lugar. Que passou por dominios diferentes e tantas épocas e guerras.
Hoje Suomenlinna é muito mais que um museu. Existem mais ou menos umas 800 pessoas que moram por lá. Você vai ver casas, pequenos comércios, escola, biblioteca. Como costumam dizer, Suomenlinna é uma cidade dentro de uma cidade.
Pelo que eu li, no verão costuma ficar bem movimentado por lá. O pessoal gosta de ir fazer picnic e curtir um sol. Fui no começo da primavera e achei bem tranquilo. Foi muito legal ir caminhando e conheçendo a ilha. O motivo de eu querer conhecer esse lugar foi mais por toda sua história, também é considerado Patrimônio Mundial, só que na verdade fiquei bem surpresa. Não esperava que fosse ser tão bonito, moraria lá fácil!
Fica difícil não se apaixonar pela Finlândia, né? ♥
Difícil mesmo Taís, que beleza de lugar! AMO seus rolés pelo mundo, sempre maravilhosos e cheios de histórias bonitas. <3
Awnn ♥
Nossa, que graça de lugar Taís! Também moraria fácil fácil aí. E que fotos mais maravilhosaaaaaas <3
Obrigada, Lorraine <3
Belissimo lugar ♥
Sim ♥
A Finlândia é linda demais *-*
Muuuito, já quero voltar!
Que lugar maravilhoso pra se morar. Deve ser muito diferente (e especial) ter uma casa em um local pequeno, assim mas com tantas belezas e cheio de histórias também. Achei as casas coloridas lindas. Finlândia é muito bonita!
Tb penso assim, Ana.. deve ser tão especial ter uma casinha num lugar como este <3
Estou besta morta maravilhada com essas fotos. Que lindo, Taís! To tentando ver beleza em todas as estações, mas que saudade do inverno, haha.