Tjörnin

Não importa a estação do ano, a Islândia tá pronta pra te receber com maravilhas que vão te encantar seja com paisagem de ‘calor’ ou frio, um exemplo disso é a lagoa Tjornin. (sim gente, isso é uma lagoa!)
No verão o pessoal vai muito pra caminhar em volta, alimentar os gansos, cisnes e toda a passarinhada que mora alí. E no inverno, a lagoa fica toda congelada, possibilitando fazer ice skating.

Depois de ir na Hallgrímskirkja, uma parte do grupo foi tomar sopa e eu resolvi descer pra conhecer a lagoa antes de escurecer completamente. Seria uma boa estar quentinha dentro de um restaurante tomando uma sopa, mas preferi encarar o frio e aproveitar as poucas horas de luz pra andar pela cidade. Tjörnin fica no centro, perto da prefeitura de Reykjavík, não é uma longa caminhada da igreja até lá, aliás, é tudo muito perto, já que a cidade é bem pequena.

Tenho certeza que no verão deve ser uma delícia caminhar por alí, mas essa beleza dele no inverno conquistou mais meu coração, não sei se é porque foi a primeira vez que estive em uma lagoa congelada, ver uma metadinha ainda com água e a outra congelada, todo aquele clima.. ai, foi demais. Melhor deixar as fotos falarem um pouquinho.

Vocês devem ter percebido que a lagoa não fica completamente congelada, fiquei pensando no motivo e pensei que era por causa das aves mesmo, que deveria ter algum tipo de aquecimento geotermal, perguntei pro meu viking e ele me confirmou, é isso mesmo. Tem tipo uma tubulação concentrada naquela parte que aquece a água pras aves poderem ficar ali numa boa, seja no verão ou inverno. Que legal, né? Também tive uma aula e aprendi que em islandês ‘á’ significa rio, ‘vatn’ significa lago e ‘tjörn’ significa lagoa (takk fyrir, sæti :*). Tava chamando o tempo inteiro de lago, mas Tjönin é uma lagoa mesmo.

No começo eu não tinha muita certeza se iria encarar andar na lagoa, só depois que vi mais pessoas indo é que resolvi arriscar. A ideia de caminhar numa lagoa congelada, principalmente se você não sabe nadar, é…. aterrorizante. Sério, eu fiquei morrendo de medo, vai que começa a rachar e você cai na água? Fiquei agoniada, tudo bem que eu peso meio quilo, mas fiquei com essa paranóia de que eu iria cair e morrer afogada e congelada.  Sei que eu morreria feliz e em casa, mas né, não precisava ser tão cedo.. hehehe

Eu fui pisando cuidadosamente, quase nem respirava, meu roommate americano não parava de rir do meu sofrimento, mas tava no mínimo engraçado ver toda aquela minha situação. Fui desafiada a ir até o meio da lagoa, respirei fundo e quando eu vi já tava lá e ainda escrevendo ‘nýr dagur’ na Tjörnin pra marcar minha presença. Apesar do meu drama todo, foi uma experiência muito legal.

O morador local me dando as instruções ‘pode vir que tá tranquilo’.

Anjinho! Não é meu, não tive toda essa coragem assim de fazer um hahaha

 

No verão eu ficaria fácil sentada nesses bancos observando a vista, ouvindo música, escrevendo, batendo papo com os amigos…delícia de lugar!

Sou só eu ou vocês também teriam esse medinho de andar na lagoa congelada?

Mas ó, não deixem que o medo te faça amarelar, é uma experiência divertida no final das contas.

Comments

  1. Eu teria MUITO medo de andar em uma lagoa congelada! hahaha. Mas ia lembrar horrores de Brilho Eterno e ia querer fazer de qualquer jeito, com ou sem medo. Suas fotos da Islândia ficaram tão lindas, Ta… dá ainda mais vontade de conhecer. E adorei sua expressão corporal de "super legal estar aqui no meio do lago gente -sqn" na foto! xD

    • Awnn, obrigada, Paula! <3
      HAHAHAHAA eu tava com muito medo, tava falando 'tira logo que eu quero sair daqui', cada movimento era uma batida mais forte no coração! xD

  2. Falar que suas fotos estão maravilhosas é chover no molhado (me dá umas dicas, gente!), mas eu não pude deixar de rir dessa história do lado congelado! Eu sempre penso nisso e acho que teria pavor também! Já pensou cair nessa água sem saber nadar? Rs
    Ainda bem que você voltou viva pra contar a história!

  3. To babando nas fotos, só pra variar um pouco a vida huahuahuauh
    Gente, eu ia morrer de medo, sério. Mas assim como vc, eu tb iria. Mesmo com as pernas bambas, me tremendo toda, e pensando nas possibilidades de acabar em desastre, HAHAHA.

  4. Quando vi as fotos, ja fiquei pensando que eles quebravam o lago para os patos e não aqueciam, mas achei muito legal a ideia, e o lugar é lindo, mesmo eu que sei nadar teria medo de andar haha mas deve valer muito a pena!

    simplesmenteassimj.blogspot.com

    Eu gosto muito do seu blog e sempre acompanho e leio suas postagens, então queria saber se você não topa uma afiliação?

  5. Primeiro quando vi os patos fiquei pensando "eles devem ter muito fogo para não virar picolé" haha.
    EU não sei se teria coragem de andar sobre esse lago congelado, não rs. Mas as suas fotos ficaram tão lindas. Não sei explicar, mas é como se elas transmitissem um pouquinho dos teus sentimentos pra gente. 🙂

  6. Caaaaaaaaara que lugar lindo!! Parece cena de filme, na boa.. só voc pra mostrar esses lugares com esse jeitinho todo intimista Taís! Sou aquariana corajosa entao eu subiria siiiiim na lagoa!!! hahahahah ficaria meio tensa no inicio, mas depois q eu sentisse q tava o.k. ja era!

    adorei a foto das suas perninhas meio torcidas de "to pisando suave aqui to cheia de nervoso e frio!" hahhahah

    vou mandar as perguntas por Facebook!! Ah, voc ja conheceu Glasgow???

  7. Ahh! Uauuu esse lugar parece uma pintura ou o cenário de um filme. E again, seus relatos são reais e bem feitos que me sinto viajando junto! Ainda mais com uma amiga blogueira aquariana eeheheheh!!
    Nossa eu ficaria meio tensa de caminhar na lagoa kkkk mas acho que depois iria aos poucos….
    Keep going on Taís!!
    Alias, as fotos estão lindissímas

    bjs,

    Pri

    http://www.styledchicas.blogspot.com.br

  8. Ainda nao fiz anjinho na neve, mesmo sendo o meu segundo inverno em terras geladas. Me falta coragem e diria que ate um pouco de espirito aventureiro…rsrsrs!!!

  9. Hahaha… eu não tenho coragem de andar em lago algum congelado! E se o gelo rachar, eu cair e depois não conseguir nadar rápido e o buraco congelar? HAHA… tô vendo muito filme!

Trackbacks

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

© 2018 Nýr Dagur · by MinimaDesign