Tuatha de Dannan – Braia

Como boa viciada em música adoro descobrir talentos novos com música de boa qualidade e minha recente descoberta foi uma banda brasileira.. Tuatha de Dannan. Eu me pergunto por que eu ainda não conhecia, talvez em minhas viagens à florestas encantadas e castelos medievais eu já tenha encontrado, só não sabia o nome.

A banda foi formada em 1995, inicialmente com o nome Pendragon, seu estilo é folk metal e é a pioneira do gênero aqui no Brasil. No começo o som era mais doom metal (já tendo influências celtas) e assim foi se destacando no cenário nacional, após isso a banda alterou o nome para Tuatha de Dannan que correspondia mais com o propósito da banda, Tuatha de Dannan significa ‘o povo da deusa Danu’ na mitologia celta, eram seres encantados que habitavam a Irlanda e dominavam a arte, ciência, poesia e magia, lendas dizem que os elfos eram descendentes dos Tuathas de Dannan.
Conheci essa maravilha graças ao meu namorado que tem o cd da banda “The Delirium has just began”, é difícil escolher qual é a melhor música deles, mas não tem como não se encantar com Abracadabra, é linda!

Escócia, Irlanda ou qualquer outro lugar que você poderia imaginar, mas não, são brasileiros de Minas Gerais.

Infelizmente minha descoberta foi um pouco tarde, a banda já não está mais em atividade desde 2010 quando o vocalista Bruno Maia anunciou seu desligamento para se dedicar ao seu projeto chamado Braia que cujo nome nada mais é que a junção de seu nome e sobrenome. O projeto conta com participações de artistas convidados e também membros do Tuatha, aborda como tema o folclore e a musicalidade dos celtas, simplesmente mágico! E diferente do Tuatha que as músicas são em inglês as do Braia são em português! É diferente de tudo que eu já ouvi, uma mistura  sensacional!

“Lembra-se do tempo em que bailávamos celebrando as estações?  Nossa mãe lua sempre era honrada Nossos campos lindos em esplendor…”

Comments

  1. Achei seu blog por acaso, pelo Flickr, acho. Man, também AMO Tuatha de Dannan. Braia também é muito bom, a vocalista é super simpática, tinha ela no Orkut há pouco tempo hehe. Na verdade adoro toda e qualquer coisa relacionada com os celtas, devoro livros, documentários, filmes, e muito e inclusive, a música, lógico. *-* Não à toa minha banda preferida é o Eluveitie, conhece? :] Luar na Lubre é MUITO bom também.
    Bisous!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

© 2018 Nýr Dagur · by MinimaDesign