Uns diazinhos na Grécia

Ai, essas surpresas da vida!

Normalmente sou eu quem escolhe os destinos das viagens que faço, mas dessa vez foi diferente. Deixei nas mãos do boy e eis que ele me vem com Grécia. Eita, vamos para a Grécia? Eu peguei uns dias de folga no começo de maio e minha cabeça tava cheia dos planos e outros destinos que eu tinha prioridade de conhecer esse ano (e Grécia não era um deles haha). Só que é legal também deixar o inesperado te surpreender e assim fomos passar 5 dias na Grécia.

Foi um misto de grandes expectativas, confesso. Afinal, estava indo ver com meus próprios olhos um lugar que foi o berço da filosofia, arte, política e entre tantas coisas mais! Apesar de querer muito um dia visitar a Grécia, ela nunca esteve no topo dos meus sonhos de viagem, mas minha cabeça ficou doidinha só de pensar em estar lá, num lugar com essa magnetude toda.

Processed with VSCO with a6 preset

Como tínhamos apenas 5 dias, nem cogitamos a possibilidade de ir visitar uma das ilhas gregas, isso vai ter que ser uma viagem a parte. Queria aproveitar bem o que a capital grega tinha a oferecer e seus arredores. O que é muita coisa e passamos esses 5 dias bem ocupados.

Os dois primeiros dias foram reservados para Atenas. Ficamos em um Airbnb que era próximo a uma estação de metro e assim ficamos bem conectados com todos os lugares que queriamos visitar. Eu achei que em dois dias conseguimos aproveitar bastante – nós visitamos SETE sítios arqueológicos, o museu da Acropolis, andamos pela cidade e ainda deu pra curtir um pôr do sol de um rooftop, tomando uns drinks e vendo a imponente Acropolis bem na nossa frente.

E o mais doido também foi estar em Atenas e ter referências da minha própria cidade natal. Lá não se joga o papel na privada, o centro é sujo, caótico e cheira a xixi, os homens te olham como você fosse um pedaço de carne (quase me senti na própria São Paulo, se não fosse as placas todas em grego).  E até algumas construções são bem parecidas. Que doidera, né?

Não sei antes da crise se a cidade tinha uma outra vibe ou se foi sempre assim. Mas confesso que se não fosse pelo tanto de história e todos os incríveis sítios arqueológicos, talvez Atenas seria uma cidade que eu não iria fazer tanta questão de conhecer. Mas no final das contas foi uma experiência tão legal e eu amei demais estar lá.

Processed with VSCO with a6 preset

No primeiro dia em Atenas andamos pelo centro, vimos a região de Plaka e nosso primeiro sítio arqueológico foi o Templo de Zeus Olímpico. Deu aquele choque de realidade, de ficar de boca aberta, eu tô na Grécia! Queriamos visitar outros templos e ruínas menores, mas elas fecham por volta das 3 da tarde e não deu tempo. E assim, fomos ir conhecer a famosa Acropolis. É um lugar impressionante demais, dá até um negocinho bom no coração de poder ver um monumento desse ao vivo. E pra ir terminando o dia, visitamos Anafiotika e fomos assistir ao pôr do sol, já exaustos. Estava um dia bem quente e isso por si só já tira a nossa energia.

No segundo dia visitamos umas ruínas menores e também a Ancient Agora, o que tomou um bom tempo entre a parte da manhã e o começo da tarde. A previsão pra esse dia era de chuva na parte da tarde, então fizemos nosso roteiro de ver as coisas que são ao ar livre primeiro. E assim, quando caiu aquela chuva torrencial com raios e trovões (outra coisa que me lembrou SP), a gente correu pro museu da Acropolis, o que foi uma ótima ideia. Por isso é sempre uma boa ficar de olho na previsão do tempo, mesmo que não seja sempre certeiro.

Processed with VSCO with a6 presetProcessed with VSCO with a6 presetProcessed with VSCO with a6 presetProcessed with VSCO with a6 presetProcessed with VSCO with a6 preset

Pro nosso terceiro dia em terras gregras, reservamos um carro porque queríamos fazer uma roadtrip nos dias restantes. Mas antes de pegar estrada, fomos conhecer o último sítio arqueológico que faltava, que era o Liceu de Aristóteles.

Duas horas de Atenas, chegamos na lindíssima Nafplio, uma cidadezinha portuária que fica na região Peloponeso. Decidimos ficar dois dias por lá e aproveitar essa área, que também tem vários lugares lindos pra ver. Esse nosso primeiro dia em Nafplio foi bem chuvoso e conseguimos só andar pelo centrinho, ir encher a pança com umas gostosuras gregas e relaxar depois de dois dias intensos em Atenas.

Já no dia seguinte fomos explorar o forte de Nafplio e também fomos conhecer a Antiga Corinto, o que já foi um dia uma das maiores e mais importes cidades gregas, localizada numa posição estratégica entre Atenas e Sparta. Dali também aproveitamos pra ver o Istmo de Corinto, que liga a Peloponeso ao continente da Grécia. Surreal de maravilhoso cada um desses lugares.

Processed with VSCO with a6 presetProcessed with VSCO with a6 presetProcessed with VSCO with a6 presetProcessed with VSCO with a6 preset

E com o coração triste de deixar um lugar tão lindo como Nafplio, pegamos estrada novamente, pra ir aproveitar nosso último dia na Grécia. Voltamos para o continente e fomos atééé lá na pontinha da Península Ática, em Cape Sounioun, para visitar um dos lugares que eu mais queria ver em toda a Grécia: o templo de Poseidon.

Se tem uma coisa que os gregos sabiam era construir templo e esse de Poseidon é lindo demais. Em homenagem ao deus do mar, o templo fica lá na ponta da península, com uma vista de tirar o fôlego. Isso porque o que a gente vê hoje são só ruínas, imagina ver todos esses lugares no seu ápice.

Processed with VSCO with a6 preset

Ir para Grécia é uma experiência muito foda, o país é muito mais que casinhas brancas e azuis da ilha de Santorini. Tem tanta história e tanto lugar que a gente ouve falar em livros, lembra das aulas de história, filosofia, história da arte etc. É incrível mesmo poder estar lá. E eu fico boba, como se fosse minha primeira viagem, como se fosse a primeira vez que tenho contato com o mundo, mesmo depois de já ter tido oportunidades de ter visto uns cantos bem incríveis por aí. Eu fico deslumbrada com cada oportunidade que tenho. E espero que eu nunca perca mesmo esse brilho no olhar, porque né, deusas que me dibrem de achar que é ”só mais uma viagem”.

Ah, também não poderia deixar de falar que, Grécia = gatinhos everywhere. Essa região sul da Europa, do mediterrâneo etc. Tem muitos gatos pelas ruas, não vi nenhum que tivesse em situação de magreza por não comer (acho que eles são muito bem alimentados pra falar a verdade, mas também não deve ser todos infelizmente), você vai encontrar uns bem sujos por estar na rua ou machucados por briga com outros gatos. Acho que também o pessoal nessa região tem uma coisa cultural de criar gato assim solto mesmo, vão só alimentando quando eles voltam. Eu só sei que tenho vontade de trazer todos pra casa comigo.

Processed with VSCO with a6 preset

Um resumão por agora, mas ainda vai ter muitos posts com mais detalhes de todos esses lugares e que espero não levar uma eternidade pra publicar.

Alguém por aqui tem o sonho de conhecer a Grécia? ♥

Comments

  1. Grécia também nunca esteve na minha lista de lugares pra conhecer. Mas é claro que esses templos megalomaníacos são maravilhosos e cheio de histórias legais.

    Acho que já falei isso, mas tô adorando suas viagens com o boy, que fica tirando fotos lindas de você. Ah e adoro seu estilo Taís! Como você consegue combinar saia com blusinha e não parecer um balão?

    • Ah Claudia, sua linda <3 hahaha
      Pois é, o boy odeia sair em fotos, mas ele não se importa de tirar umas minhas então volto pra casa com umas recordações legais hahaha
      E minha nossa, eu sou pessima pra dar qualquer dica de vestuário hahhaa mas isso na verdade é um vestido 🙂

  2. Que viagem linda! Mesmo não indo para as ilhas gregas parece ter sido incrível. Atenas tem muita história e muito do que estudamos na escola está ai, todas as mitologias e deuses. Eu acho que deve ser uma cidade com uma energia que só se vê em lugares que ja passaram por muita coisa. Estou esperando os próximos posts sobre Atenas. Adorei e espero um dia ir para essa cidade! As fotos estão muito lindas <3

    • Espero que um dia você consiga ir sim, Ana
      Um prato cheio pra quem gosta de historia e claro as mitologias gregas e tals. É muito legal 🙂

  3. Lembro que alguns anos atrás fiquei empolgada em conhecer a histórias dos deuses gregos e comecei a ler vários livros sobre o assunto. Desde então, fico super me imaginando conhecer a Grécia e visitar esses lugares lindos que meus livros mencionavam.
    Ai, ai… <3
    Quero muito!

    Ah, e gatinhos??? Agora mesmo que tenho que ir.

  4. Eu adoro acompanhar suas viagens no Instagram e depois vê-las aqui em formato de post no blog! Eu tenho curiosidade de visitar a Grécia pois sou apaixonada por Ciências Humanas, e nada mais instigante do que conhecer o país que é o berço de todas elas. Também achei legal você ser sincera sobre o centro de Atenas; acredito que o país ainda deve estar sofrendo de muitas formas por causa da crise.

    • Que amor, Ana! Fico feliz que você goste de acompanhar por lá e por aqui tb <3
      Tenho certeza que você vai pirar demais o dia que for pra Grécia!

  5. Meu deus <3
    A Grécia tá bem em um dos primeiros países que quero visitar. Só de pensar em ver esses gatinhos andando pela rua, esse calor, mas ficar observando como o mundo é tão grande e lindo, honestamente, me dá vontade de chorar. Que bom que você gostou e teve uma experiência positiva. Queria muito ter estado aí com você, mas logo logo realizo esse sonho.

    • Realiza sim, Tany!! A Grécia tem umas coisas muito fanscinantes e acho que você vai adorar, ótimo se você for na ”baixa” temporada, consegue aproveitar ainda mais

  6. é engraçado, porque a gente escuta falar na Grécia e logo lembra de Mykonos ou outra das ilhas gregas mais badalas por globais. Então esbarrar por acaso no teu blog, com as tuas fotos tão atípicas – e maravilhosas de tão lindas! – foi uma grata surpresa. Fiquei com um misto de quero conhecer, mas não quero (sei lá, esse trem do xixi e dos homens nos olhando me deixou meio ‘eca’ ahahah).

    Beijo beijo beijo

  7. Que delícia de viagem Taís! Deve ser mesmo surreal ficar cara a cara com esses sítios arqueológicos incríveis. E, gente, gatinhos everywhere! Que amor. <3

  8. Menina, Grécia com certeza tá no meu top5 de lugares pra conhecer, viu? Sou encantada…
    Achei incrível o relato e tô apaixonada pelas fotos! Ansiosa já pros próximos posts!
    Beijos!

  9. Que gostosa essa viagem, amiga! Eu adoro planejar tudo, mas também é maravilhosa essa experiência mais leve e com surpresas. To tão acostumada a escolher os destinos que não sei como seria se Tonho animasse pra escolher, vou perguntar! Hahahaha.

  10. eu tô muito impactada com as fotos desse lugar. se as fotos já estão essa maravilha toda, fico imaginando como é estar de fato nesses lugares. sério, tudo muito lindo! ♥ e gatinhos, aaaaa ♥

  11. A cereja do bolo foi fazer que tem gatinho solto por toda a parte. Se eu pudesse escolher, Grécia provavelmente não seria a minha primeira opção de destino, mas com certeza é um lugar que eu quero muito conhecer! Apesar da pira de cidade grande da capital, o país como um todo parede ser a coisa mais linda da vida!

  12. Thais, veja pelo lado bom, seu boy foi bem pro ativo, acordou um dia e decidiu te levar pra Grécia! Vou soltar a indireta aqui em casa… hahahaha 😀 também nao está na minha lista de “prioridades” mas nao acharia ruim visitar umas ilhas gregas… 😀 amei as fotos, como sempre!

  13. ai meu coracao, com essas fotos maravilhosa de um dos países que eu mais sonho em conhecer <3 e olha, nunca imaginei ver essas semelhanças de SP por aí… pena que nao foram as melhores qualidades da nossa cidade ne? e já to ansiosa pelos proximos posts Taís!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Instagram @nyrdagur

© 2018 Nýr Dagur · by MinimaDesign