Viagens

Um dia chuvoso em Vilnius, Lituânia

Chegamos na capital da Lituânia em um voo bem cedinho saindo de Varsóvia (obrigada por nos hospedar, Kat ♥). E esse voo custou apenas 9 euros, cês acreditam?

Era segunda de páscoa e muita coisa estava fechada por conta do feriado. Sendo assim, o plano era só andar pela cidade e conhecer o que desse pra ver de Vilnius. Só que pra não ajudar a situação, choveu o dia inteiro (as vezes era só uma garoa fina ou chuva um pouco mais pesada). Mesmo assim, fomos com chuva mesmo andar pelas ruas do centro. Porque né, tá na chuva é pra se molhar e só tínhamos aquele dia pra ver um pouquinho da cidade.

E só de já dá uma voltinha eu me encantei!

Processed with VSCO with hb2 preset

Street Art ♥

Processed with VSCO with a6 presetProcessed with VSCO with a6 preset

Por causa da arquitetura no centro histórico de Vilnius, que mistura gótico, barroco, renascentista etc., a Old Town é considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO. E é de babar, fiquei muito apaixonada pela arquitetura das construções, seja elas de prédios ou das igrejas. Antes da Segunda Guerra, Vilnius era conhecida como a ”Jerusalem do Norte”, por causa da grande influência cultural e a comunidade judaica na cidade.

Nossa primeira parada pra olhar com mais detalhes uma das atrações de Vilnius foi o Gate of Dawn. Esse é um dos mais importantes monumentos religiosos e históricos do país. Esse portão foi construído por volta de 1503-1522 com o propósito de ser uma das fortificações de defesa da cidade de Vilnius. Existiam 10 desses portões e hoje só o Gate of Dawn ainda está de pé.

Na parte de cima existe uma capela com uma imagem de Nossa Senhora, ela é conhecida como ” Our Lady of the Gate of Dawn”. Nesses portões que foram construídos para proteger a cidade, eram cheios de artigos religiosos e essa imagem se tornou muito importante pra Vilnius, sendo considerada símbolo da cidade. Dá pra subir lá pra ver, mas não pode tirar foto lá dentro.

Processed with VSCO with hb2 preset

Gate of Dawn

Processed with VSCO with a6 preset

Foi muito gostoso andar pelas ruas do centro sem compromisso. Chegamos até ver um palco com músicos locais se apresentando. Tava até que animado, se não fosse a chuva tenho certeza que o povo iria ficar dançando por ali, pelo menos as criancinhas com roupinhas de ~marshmallows~ estavam. Mesmo com chuva deu pra sentir uma atmosfera muito legal em Vilnius, que me deixou com vontade de voltar e conhecer tudo com mais calma.

Processed with VSCO with a6 presetProcessed with VSCO with a6 presetProcessed with VSCO with a6 presetProcessed with VSCO with a6 presetProcessed with VSCO with a6 presetProcessed with VSCO with a6 presetProcessed with VSCO with a6 presetProcessed with VSCO with hb2 presetProcessed with VSCO with a6 preset

Um lugar bem interessante pra visitar em Vilnius é Užupis. Uma região conhecida por ser o bairro dos artistas, cheio de galerias de artes, lojas, cafés, workshops de artitas… É muito legal! Só que mais do que isso, o lugar é conhecido por ser a República de Užupis, com sua própria bandeira, constituição, independência (que comemoram no dia 1 de abril! haha), é tudo bem interessante. Me lembrou muito Christiania, em Copenhagen. Claro que não tudo, mas essa vibe de um bairro ~independente~ dentro de uma cidade.

Queria ter visitado umas lojas, galerias e tudo mais, só que com tudo fechado ficou difícil (socorro, preciso voltar!!!).

Processed with VSCO with a6 presetProcessed with VSCO with a6 presetProcessed with VSCO with b5 presetProcessed with VSCO with a6 presetProcessed with VSCO with a6 presetProcessed with VSCO with a6 presetProcessed with VSCO with a6 presetProcessed with VSCO with b5 preset

Vilnius é cheia de igrejas lindíssimas, mas uma que chama muito atenção é essa em estilo gótico, a Church of St. Anne. Ela também é uma das atrações principais pra se ver na cidade, não cheguei a entrar lá, mas só de ver por fora fiquei babando. Que arquitetura maravilhosa.

Processed with VSCO with a6 preset

Outra interessante de ver é a Catedral de Vilnius, que construção enorme, pela foto não dá pra ter muito noção da grandeza.

Processed with VSCO with b5 preset

Pra encher a pança, fomos conferir o famoso Forto Dvaras, é um restaurante que fica no centro velho e é bem turístico. A decoração dele por dentro é muito bonita e os funcionários vestem roupas típicas. Fora também aquele precinho bem camarada. Lá pedimos alguns pratos típicos da Lituânia e umas cervejas bem boas locais. A comida não me agradou muito, não dá pra dizer se é porque não é boa ou se eu que não curti os pratos típicos mesmo. É tudo bem pesado, o que mais gostei foi a panqueca de batatas.

Processed with VSCO with hb2 preset

Ao caminhar pelas ruas de Vilnius me deparei com algumas lojinhas de coisas folclóricas e etno-design. E eu sou muito pirada nessas coisas. Por sorte tinha uma aberta e eu queria levar tudo. Achei um gatinho pequeno de madeira e ao ler a descrição dessa peça, não pensei duas vezes, eu tinha que trazer pra casa comigo! ♥

“THE CAT FROM THE PUZZLE OF HAPPY CATS – How does it look like when all seems to fall into places? Could it be the moment when all of the cats coil in their own favourite spots? All we know is that there is no such a thing as the only right place. There exist even more right places than people imagine they know! Actually, the most important thing is to ensure that each of the cats are happy and there is enough space for all.”

Processed with VSCO with a6 preset

É isso, foi pouco, mas foi especial. E espero voltar um dia pra ter mais um monte de recordações boas dessa cidade! As fotos de Vilnius foram tiradas com o celular, menos essas duas últimas que fiz com a câmera, mas espero que todas tenham conseguido passar um pouquinho do charme da capital da Lituania.

IMG_2208IMG_2209

E vocês, já pensaram em visitar Vilnius?

//You Might Also Like

//28 Comments

  1. Katarina

    abril 19, 2018 at 11:41 pm

    Que lugar lindo!! Impossível não querer voltar. A gente apaixona só de ver tuas fotos. O valor dessa passagem sempre vai me impressionar, haha.

    E por favor me visitem de novo com mais tempo, não vejo a hora. ♥

    1. Taís

      abril 23, 2018 at 8:04 pm

      ♥♥
      Ahh tb não vejo a hora de ir pra Varsóvia com mais calma e passar mais tempo aí com vcs!

  2. Victória Cardoso Ferreira

    abril 20, 2018 at 3:41 am

    Sabia que eu não perco UMA postagem sua? Haha <3 Eu comentei a mesma coisa uma vez no Diário de Polly e acho que dá pra comentar contigo também: eu, que não viajo com frequência, sempre sonhei e procurei sobre lugares como Itália, Inglaterra, França, enfim, mais conhecidos. Fico surpresa e animada toda vez que leio sobre um lugar que nunca tinha ouvido falar e, respondendo sua última pergunta, se eu nunca tinha pensado em visitar Vilnius, agora eu penso haha. Que oportunidades e viagens incríveis que tu faz <3

    1. Taís

      abril 23, 2018 at 8:08 pm

      Ahhh Victória, que comentário mais lindo, obrigada mesmo! Se não sabe a felicidade que fico em saber que você curte meus posts assim e que eles te abrem um pouco a cabeça pra conhecer mais lugares desse mundão <3

  3. Carol Nakamura

    abril 20, 2018 at 3:43 am

    Gente que incrível!! A Lituânia não estava na minha lista de lugares que preciso muito ir (primeiro haha) mas eu amei! Essas fotos lindas, sem bem enquadradas foram as responsáveis pelo meu encantamento <3 Beijinhos!

    1. Taís

      abril 23, 2018 at 8:14 pm

      Fico feliz que tenha gostado, Carol :*

  4. Erika Monteiro

    abril 20, 2018 at 3:46 am

    Oie, tudo bem? Quanta foto mais linda. Uma mais perfeita que a outra. Me senti viajando em cada uma delas. Nunca pensei em conhecer a Lituânia mas agora depois das suas fotos vou pensar a respeito rs Minha primeira vez no seu blog e amei tudinho aqui. Beijos, Érika =^.^=

    1. Taís

      abril 23, 2018 at 8:16 pm

      Oi Erika! Seja muito bem vinda por aqui. Vale a pena colocar a Lituânia no seu radar <3

  5. Laura Nolasco

    abril 20, 2018 at 4:13 am

    Que lugar incrível!
    Que pena que estava tudo fechado e com chuva, mas que legal que ainda assim valeu a pena! Preciso dizer: esse céu nublado super combina com a atmosfera q a cidade parece ter haahahhahaha
    Adorei o post e as fotos como sempre tão maravilhosas… nunca diria que foram feitas com celular! (Eu acho mto difícil fotografar com celular, hahahah)
    Beijos!

    1. Taís

      abril 23, 2018 at 8:17 pm

      Eu adoro dias nublados pro fotografar, sabia? hahaha
      Fui pegando o jeito de fotografar com o celular, mas tudo depende de que foto quero fazer sabe? Nem sempre o celular vai quebrar um galho haha
      Beijos :*

  6. Visitando os países Bálticos - Nýr Dagur

    abril 20, 2018 at 7:50 pm

    […] Veja o post sobre Vilnius: Um dia chuvoso em Vilnius, Lituânia […]

  7. Ana Beatriz

    abril 21, 2018 at 3:18 am

    Que lugar maravilhoso! Achei tudo a arquitetura dos locais e das igrejas também! E as fotos, mesmo tiradas com o celular, ficaram maravilhosas! Está igual as profissionais <3 Me encantei por essa cidade. Destaque para a arte de rua, achei demais!

    1. Taís

      abril 23, 2018 at 8:29 pm

      Awnn obrigada, Ana! Fico feliz que tenha gostado.. Vilnius é demais mesmo!♥

  8. Wanila Goularte

    abril 21, 2018 at 9:36 pm

    todo dia conhecendo uma cidade nova que eu não fazia ideia e agora quero muito visitar nesse blog hahahah amei demais, que lugar lindo!! e as igrejas são sensacionais <3

    1. Taís

      abril 23, 2018 at 8:34 pm

      hahaha que ótimo Wan! Fico feliz em fazer sua listinha de lugares crescer ♥

  9. Clara Rocha

    abril 21, 2018 at 9:56 pm

    NOVE EUROS?!!?!?!?!?!?!?! MEU DEUS DO CÉU PORQUE QUE ISSO NÃO EXISTE NO BRASIL ? estou devastada com tamanha facilidade de viagem de um lugar para o outro, vai você querer conhecer o brasil todo, que vai levar uma facada pra cada lugar que quer ir HAHAHAHA impressionada, chocada. Isso sim estou.
    Essa arte de rua é maravilhosamente linda. Fiquei apaixonada.
    Agora em falar em paixão que lugar incrível, que arquitetura esplendida, que casas, prédios e igrejas deslumbrantes. Acho que ia me sentir tão influenciada pelo ambiente que seria até difícil olhar pra uma coisa só nesse lugar. ♥
    Posso confessar uma coisa ? Tpda vez que li o nome vilnius eu não sei porque eu ia vinicius AHIUSDHSUAHUSA
    ou seja, cuidado com a burra!

    1. Taís

      abril 23, 2018 at 8:37 pm

      É muito triste isso de não ter cias áereas que fazem as passagens com uns precinhos mais camaradas ou ônibus. Mas se for ver por aqui, as passagens dentro dos países constumam ser um pouquinho mais caras, achando até mais baratas pra outros países haha
      hahahaha e não se preocupe, outras pessoas tb me falaram que leram vinicius hahhaah é muito fácil do cerebro ler errado, é tão parecido!

  10. Cecilia

    abril 22, 2018 at 1:34 am

    Encantada com essas fotografias ♥

    1. Taís

      abril 23, 2018 at 9:30 pm

      Obrigada, Cecilia! 🙂

  11. Váh

    abril 22, 2018 at 4:57 pm

    Fico babando nos seus posts ♥ é cada lugar mágico que você visita! Queria ter essas oportunidades.
    Eu adoro a parte Old Town das cidades, sempre me encanto.
    E essa catedral deve ser enorme mesmo, adoro visitar igrejas que nunca fui.
    E que bom que mesmo chovendo deu pra aproveitar!

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    1. Taís

      abril 23, 2018 at 9:36 pm

      Eu tb adoro Old Towns.. são sempre tão lindinhas. Fico tão feliz quando uma cidade que eu visito tem 🙂

  12. Gabi

    abril 22, 2018 at 7:22 pm

    Que graça de lugar! Pena que choveu, mas ainda assim, vocês fizeram muita coisa Adorei as fotos todas, e esse gatinho <3 Que lembrança boa de ter em casa depois de uma viagem!

    1. Taís

      abril 23, 2018 at 9:42 pm

      Siim, uma lembrança muito boa! <3

  13. Ana Poli

    abril 22, 2018 at 8:57 pm

    Lindas fotos, Taís! Quando estivemos em Vilnius foi depois de ter dormido no chao sujo de um aeroporto de Roma, haha! Estávamos super cansados e nao visitamos muita coisa, lembro que subimos numa colina que tem um pequeno castelo no topo com vista para a cidade. Mas fiquei curiosa para conhecer esse “bairro independente” que você falou! Quem sabe voltamos em breve 😉

    1. Taís

      abril 23, 2018 at 10:47 pm

      Eu queria ter ido nessa colina tb, mas tava meio que ”fechado” o caminho pra subir. Vale a pena voltar pra Vilnius! 🙂

  14. Cristina Barbas

    abril 23, 2018 at 6:42 pm

    Oi, Taís!

    Que lugar lindo! As fotos ficaram maravilhosas…

    Abraços, Cris

    1. Taís

      abril 23, 2018 at 10:48 pm

      Obrigada, Cristina 🙂

//Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.