Irlanda

Waterford City

Para comemorar o meu vigésimo quinto mês de novembro nessa terra (aka, aniversário), o Lindo me surpreendeu com uma viagem para Wexford e Waterford e ele não poderia ter acertado melhor nessa surpresa! Lugares lindos, farol e com um background Viking, como eu não iria amar?
Começamos em Wexford (que vai sair post depois sobre o que vimos por lá) e depois já anoitecendo pegamos a balsa rumo à Waterford. Lindo morou por lá um ano e amei conhecer os lugares que fizeram parte da vida dele nessa época, fora a casinha gracinha que ele morou com a vista pro mar!
Mesmo já durante à noite eu me vi encantada quando chegamos em Waterford City, nessa época está rolando o festival de natal/inverno, o Winterval, e tá cheio de coisas rolando pela cidade, inclusive patinação no gelo, o que foi a nossa primeira parada! Faz um tempo que eu queria fazer, tentei convencer o Lindo que deveriamos fazer isso neste inverno, já que tem uma pista aqui pertinho de casa, mas ele disse que não queria e ponto.. mas eu toda inocente nem sabia que o danadinho tava planejando da gente fazer isso lá em Waterford. Um tombo pra minha conta, dor no pé, dificuldade pra patinar (é mais difícil do que eu imaginava), mas foi divertida a experiência, quem sabe eu não tente de novo ano que vem? Acredito que só praticando pra pegar o jeito da coisa – e eu achando que toda minha patinação inline quando criança iria me ajudar nessa! haha
Depois de um belo jantar e o dia do meu nascimento devidamente comemorado, fomos descansar pra explorar a cidade no dia seguinte.

 

 

Waterford City é a cidade mais antiga da Irlanda e o seu nome vem do nórdico antigo Veðrafjǫrðr. A cidade foi fundada pelos vikings noruegueses, que foram povoando a região e acredita-se que esse foi o primeiro Viking Settlement do país! Aí vocês já imaginam os olhinhos da Taís brilhando ao conhecer esse lugar, essa pessoa que nem ama História e História Nórdica/Irlandesa, né? Haha
Enquanto os vikings dinamarqueses foram pra Inglaterra e os suécos pelo mar Báltico, os noruegueses vieram aqui pra esses lados da Irlanda e Escócia, é muito legal ver essa conexão da Noruega com a Irlanda, inclusive no próprio site da embaixada norueguesa aqui eles falam um pouco sobre isso (leia aqui). Não deixando de mencionar também que as maiores e mais importantes cidades na Irlanda foram fundadas pelos vikings!

 

A área que eu mais gostei foi sem dúvidas o Viking Triangle, uma aréa cultural e patrimônio da cidade. Foi lá que os vikings se instalaram e onde tudo começou, caracterizado por suas ruazinhas bem estreitas, arquitetura medieval e muita história! O lugar forma esse triangulo, você pode encontrar restaurantes, museus.. e fortificações datadas pra mais de 1000 anos.

A contrução mais famosa do triangulo e também o cartão postal da cidade é a Reginald’s Tower, que originalmente foi construída pelo viking Ragnall (me recuso a falar Reginald haha), filho de Ivar, o Rei Nórdico de Waterford. Ao longo dos anos a torre passou na mão de várias pessoas, foi se ampliando e usada para diversas coisas. E também, ao lado da torre fica uma réplica de um barco viking. Dentro da torre funciona o Viking Museum da cidade, e como tava rolando o festival de inverno, a entrada foi gratuita.

E só agora que eu me toquei que não tirei uma foto inteira da torre por fora, fuéén.
Gostei bastante do museu, de ver as peças e as maquetes de como era Waterford no ínicio, dessas coisas que me fazem voltar no tempo. Lá no último piso é exibido um vídeo bem explicativo que conta a história da cidade, a era viking e todas as outras invasões que Waterford sofreu desde então, muito legal!

No triangulo também tem um museu medieval e como me conheço sabia que iria passar um bom tempo lá querendo ver absolutamente tudo, dei preferência pra ver outras coisinhas e numa próxima visita à cidade o museu ganhará exclusividade da minha parte.

Essa outra coisinha que queria ver, era o Yule Viking Settlement que estava rolando só por causa do festival de inverno. Eu adooooooorei, gostei bastante da atmosfera viking que eles recriaram, foi montado nas ruínas da igreja Greyfriars e ao entrar parece até que a gente voltou no tempo mesmo.

Eu só sei que esse lugar conquistou demais meu coração e agradeço muito ao Lindo por essa viagem tão especial. Espero te ver em breve,Waterford City ♥

 

//You Might Also Like

//10 Comments

  1. Camila Faria

    dezembro 10, 2015 at 7:08 pm

    Que lugar lindo e cheio de história Taís! Imagino a sua emoção em caminhar pela cidade mais antiga da Irlanda. Deve ter sido maravilhoso!!!

    1. admin

      dezembro 11, 2015 at 10:06 pm

      Sim, Cá, foi muito legal meeeeeeesmo, eu amei!

  2. Thay

    dezembro 10, 2015 at 11:06 pm

    Primeiramente: que lindos vocês dois, nhom-nhom, vontade de apertar. <333
    ~Segundamente~: socorro, já quero visitar essa cidade! Quanta coisa incrível, e vikings! AHHH, Irlanda, why tão maravilhosa? <3333

    1. admin

      dezembro 11, 2015 at 10:47 pm

      Vem aqui visitar logo a Irlanda e apertar a gente <3 hahahha
      uma coisa eu tenho certeza: você vai amar aqui, Thay!

  3. Liduh - Blog Algo Mais

    dezembro 11, 2015 at 7:20 am

    Que delícia de passeio, Taís. Adoro essas cidadezinhas cheias de história, com ruas estreitas e arquitetura medieval. Bom saber mais sobre os vikings;)
    Ah, e parabéns (atrasadiiiiinha!);)
    Bjs!

    1. admin

      dezembro 11, 2015 at 11:06 pm

      É uma delicia mesmo cidades assim, não é?
      E ahhh muito obrigada <3

  4. Thayse Stein

    dezembro 11, 2015 at 11:13 am

    Guria, fiquei muito encantada com esse post, sério! Quanta coisa linda nessa cidade. Morrendo de vontade de conhecer <3 Foi uma surpresa linda, que legal ele ter pensado nessa ideia pra vocês patinarem juntos e passarem um tempo viajando pra um lugar diferente, é uma ótima dica de presente hehe
    E nem sabia dessa história da relação com a Noruega, vou dar uma olhada no site da embaixada 😉

    Beijos!
    brilhodealuguel.com

    1. admin

      dezembro 11, 2015 at 11:16 pm

      Sim, foi um presente maravilhoso.. acho que experiências como presentes acabam sendo ainda melhor que qualquer presente físico!

  5. BA MORETTI

    dezembro 16, 2015 at 2:55 am

    eita jeitin maravilhoso de se comemorar um aniversário ein? demais ♥

  6. Hook Head - Nýr Dagur

    outubro 16, 2016 at 8:13 pm

    […] novembro do ano passado fizemos uma viagem aqui na Irlanda pro meu aniversário, já postei sobre Waterford City, mas ficou faltando mostrar algo sobre Hook Head que fica em County […]

//Leave a Reply