Zadar, Croácia

E depois de tantas cidades durante a minha EuroTrip de verão, 1 mês na estrada, muito calor, muito lugar lindo… Finalmente cheguei em Zadar, o meu último destino.

Cheguei na cidade muito cansada, exausta mesmo. Ainda mais vindo de 3 dias seguidos fazendo trilhas. Com base no nosso roteiro, era de Zadar que saiam os melhores voos de volta para a Irlanda. Passamos 1 dia e meio por lá, mas apesar de querer conhecer um pouco do que a cidade tinha pra oferecer, Zadar foi uma parada pra descansar e já pensar na rotina depois desse tempo viajando. E assim, não fiz grandes planos pra cidade, não sabia muito bem o que visitar, pra ser bem sincera.

No primeiro dia só tive forças de sair pra comer, dar uma voltinha pelo centro e só. Nem quis saber de ir ver o Monument to The Sun, que fica todo iluminado à noite e é uma das atrações principais da cidade.

Zadar é a quinta maior cidade da Croácia e que carrega heranças romanas, venezianas.. etc. É uma cidade bonita e gostosinha de passear. E no outro dia mais descansada tive energia pra ir explorar os arredores.

IMG_0991IMG_0990 IMG_0995 IMG_0993

O maior achado pra mim em Zadar foi o The Garden. E se um dia você visitar a cidade, por favor, de uma passadinha lá. O The Garden fica bem numa esquininha com uma vista privilegiada pro porto e o mar. O local é uma mistura de restaurante, bar e um espaço pra relaxar. Lá dentro tem um restaurante chamado Art of Raw que é o único 100% vegano em toda a Dalmácia. Tem comidas, sobremesas e uns bons drinks.

Chegar lá foi como entrar num oásis. Com sofás mega confortáveis, cabaninhas, cadeiras pra você deitar e tirar uma soneca se quiser. Fiquei desejando um lugar como esse em todas as cidades do mundo.

Eu não lembro exatamente o que eu pedi lá, sei que foi sobremesa e uns drinks e estava tudo muito bom. Comi bem, bebi bem e relaxei tanto que até dei uma dormidinha.

IMG_0996 IMG_0998

Sofri pra sair de lá, que lugar maravilhoso. ♥

Outra coisa que não dá pra perder em Zadar é o Sea Organ. Quando a dona do Airbnb falou que a gente tinha que ir lá conferir, eu fiquei meio confusa sem entender muito bem do que se tratava, mas chegando lá e vendo (ou melhor, ouvindo), achei o negócio genial.

O Sea Organ é uma obra de arte arquitetônica que é um instrumento musical experimental. Fizeram um sistema de tubos debaixo de uns degraus de mármore e conforme as ondas batem e entram nesses tubos, cria-se uma mistura de sons aleatorios, mas que ficam em perfeita harmonia. Parece que realmente alguém está tocando um órgão. Achei muito legal. O projeto foi criado pelo arquiteto Nikola Basic e sua criação deu Zadar uma nova perspectiva. Seja pros moradores locais ou pra quem visitar, fica essa interação da cidade com o mar de uma forma tão bonita.

IMG_1001 IMG_1002

O tempo em Zadar foi aproveitado na maior tranquilidade possível. Andar pelas ruazinhas, sentar pra ver o mar (e já ir se despedindo do Adriático), ver feirinhas de rua e absorver as últimas vibes dessa viagem que foi tão incrível.

IMG_1003 IMG_1014 IMG_1008 IMG_1006 IMG_1005

//

E com esse post termino os relatos de viagem da minha EuroTrip de verão que fiz em agosto de 2017. Ainda quero fazer posts com dicas práticas e roteiro sobre alguns lugares que passei, principalmente a região dos Balcãs.

Os países que passei: República Tcheca – Áustria – Alemanha – Itália – Croácia – Montenegro – Bósnia e Herzegovina

Comments

  1. Aaah, que delícia de jeito de finalizar a viagem!
    Adorei o post, que legal esse sea organ! Deve ser realmente incrível… me pergunto como alguém pensou nisso! hahahah
    Beijos!

  2. Nossa, adorei demais! Nunca tinha pensado em visitar a Croácia! Lindo! Amei suas fotos. Vontade de ficar nesses sofás por um boooom tempo. HAHA
    Beijos!

  3. Vou amarrrrrrrrrr ler seus roteiros.
    Europa parece ter saído de um cenário de filme, o que já foi muitas vezes né?!
    Quando eu tiver a oportunidade de conhecer esses lugares, espero que meu espírito esteja preparado, com certeza serei outra pessoa.
    Simbora juntar as moedinhas!
    Como sempre dona menina me fazendo passar vontade rs
    xero

    • hahaha sim, a Europa tem todo esse lado romantizado nos filmes, mas de fato é um continente com muito lugar lindo. E espero que você consiga ir conhecer esse lugares também.
      Beijos :*

  4. Que sonho de Eurotrip, minha gente! Minha primeira (e única) eurotrip foi no verao de 2015 (já faz 86 anos… hahaha) e sinto que estou precisando tirar um mês seguido de férias…
    Como sempre seus posts sao inspiradores 🙂

  5. Esse The Garden é maravilhoso! Adorei a montagem do local ♥

    Eu adoro andar no meio das feirinhas. Acho que a gente acaba conhecendo mais da cultura do local nesses lugares.

    Ahhhh eu estava adorando suas postagens de viagem Tais! Confesso que eu não conhecia a maioria das cidades (nunca tinha ouvido falar), mas mesmo assim adorei conhecer um pouco mais da Europa pelos seus olhos.

    E quando será sua próxima trip? rs

    • Fico muito feliz que tenha gostado, Claudia! Pra mim é sempre um prazer compartilhar sobre os lugares que visito.. e ver que outras pessoas também gostaram 🙂
      A próxima trip é semana que vem \o/

  6. Confesso que a Croacia seria o último lugar que eu pensaria em ir conhecer. Mas seu post foi tão maravilhoso, os lugares que você mostrou foram tão lindos, que eu já quero ir em todos esses lugares. Adorei as fotos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

© 2018 Nýr Dagur · by MinimaDesign