O monastério de Clonmacnoise

Uma das coisas que eu acho mais fascinantes em morar na Irlanda, é ter a oportunidade de visitar esses sítios monásticos de milhões de anos atrás com uma certa facilidade.

O monastério de Clonmacnoise fica no condado de Offaly, mais ou menos uma hora e meia de carro de Dublin. Como estávamos em Athlone, no condado vizinho (Westmeath), foi um pouco menos de 30 minutos de carro, não dava pra deixar passar a oportunidade de conhecer esse lugar.

Dentro da Irlanda existem milhares de ruínas de castelos, abadias, monastérios e eu adoro visitar todos eles!

IMG_0378O monastério de Clonmacnoise foi fundado na metade do século 6 pelo St. Ciarán e é um dos sítios monásticos mais importantes da Irlanda.

O local é bem preservado, tem que pagar entrada pra visitar (8 euros adulto – 4 euros estudante) e no centro de visitantes tem um filminho que conta com mais detalhes da história de Clonmacnoise. É legal esperar e assistir, principalmente se você não pegar um tour guiado. Dentro do centro de visitantes também tem uma exibição que conta mais da história do local e da região.

IMG_30091IMG_0357

IMG_0354

No local você irá encontrar ruinas de uma catedral, sete igrejas datadas do século 10-12, duas round towers, três das famosas high crosses (grandes cruzes irlandesas) e também uma grande quantidade de túmulos datados do cristianismo primitivo.

IMG_03642IMG_0368IMG_0384IMG_0360Eu achei esse lugar muito incrível, fica nas margens do rio Shannon, o rio mais longo da Irlanda. Dá uma paz imensa andar por ali, fora que o lugar é muito bonito. Sempre viajo no tempo tentando imaginar como era tudo isso antes, é surreal poder visitar algo assim nos dias de hoje e ainda estar tudo bem preservado.

Hoje em dia ainda acontecem eventos religiosos em Clonmacnoise, não sei como fica a visitação do local em dias de eventos, é sempre bom confirmar antes de ir.

IMG_0385IMG_3029IMG_3034IMG_3037IMG_3043 IMG_3046IMG_3045

Pode não parecer pelas minhas fotos, mas estava cheio de gente no dia que visitamos. Eu estava inspirada pra fotografar e acabei esperando pacientemente as pessoas sairem do campo de visão que eu queria fotografar.  Tive que ser rápida, porque era questão de segundos que um lugar ficava realmente vazio.

IMG_0389 IMG_0398 IMG_0394 IMG_0391

Pra quem tem interesse em visitar vários dos Heritage Sites na Irlanda, vale a pena comprar um cartão único que te dá acesso ilimitado por 1 ano em todas essas atrações, seja pra quem está apenas visitando ou pra quem mora aqui (estou pensando em comprar um pra mim). O valor adulto custa 25 euros e o valor estudante/criança 10 euros. Acho que vale muito a pena pra quem gosta de história e visitar esse tipo de lugar. Eu, por mais que já tenha visitado alguns por aqui, eu sempre fico encantada e quero conhecer mais.

Pra saber mais informações e ver o que esse cartão cobre (ou até o que visitar por aqui, se você não tem tempo e quer visitar apenas um), acesse o site: http://www.heritageireland.ie/ 

IMG_0402IMG_3053 IMG_3062E vocês, gostam de visitar ruínas? lugares religiosos?  – mesmo que não seja lá muito do seu agrado, tente visitar um desses lugares aqui na Irlanda. Eles são lindos e com muita história pra contar.

Eu gostei muito de visitar Clonmacnoise, se você tiver oportunidade de ir enquanto estiver aqui na Irlanda, não pense duas vezes!

Comments

  1. Adorei as fotos e o post!
    Sou dessas que não é muito fã de igrejas e etc, pelo menos aqui no Brasil me dão uma sensação meio ruim… mas ruínas chamam muito minha atenção e esse lugar parece muito valer a pena!
    Sou fotógrafa e sempre fico sonhando em fotografar alguém nesses lugares que você posta… hahahha
    Beijos!

    • Que bom que gostou, Laura.. vale a pena conhecer sim! 🙂
      Tu precisa vir pra Irlanda fazer uns ensaios fotograficos ent’ao! haha Beijos!

  2. Uauuu! Cada fotão! Fico olhando e imaginando o que aconteceu no passado nesses lugares, o quanto de história, de energia, tem por ali… Não sou mto religiosa e fã de igrejas, mas ruínas e essas paisagens dai desses lados sempre me chama atenção.
    Dá pra imaginar a paz que se sente aí mesmo…
    bjus

  3. Que incrível Taís. Eu sempre fico viajando, imaginando como deveriam ser esses lugares antes de se tornarem ruínas ~ é uma sensação muito doida, né? Indescritível ver isso tudo de pertinho! <3

  4. Me arrepio sempre com suas fotos da Irlanda, é lugar bonito que não acaba mais! Se eu fosse você comprava logo que passe de um ano, porque compensa demais e deve te motivar a visitar ainda mais lugares incríveis. 🙂

    • Vem pra cá, Wanila!! E pois é, comprando esse cartão com certeza só vai me motivar a visitar mais lugares assim 🙂

  5. Que fotos lindas! Amei amei amei <3 Esse lugar parece incrível, especialmente a área externa. Dá pra viajar mesmo imaginando como era a vida das pessoas por aí, andando por essa gram, esse cemitério, olhando por essas janelas. Ai ai viu, obrigada por compartilhar essa beleza com a gente 🙂

    • Magina, Mariana.. fico feliz que tenha gostado! E realmente, a gente viaja mesmo visitando um lugar assim e imaginando como era tudo no passado.

  6. Não sou muito chegada em visitar igrejas, por exemplo, mas acho que sempre tem algo interessante pra ver e aprender por isso nunca descarto nenhuma oportunidade rs

    Acho incrível como a construção, apesar de MUITO antiga ainda esta inteirinha. Nossa Taís, pelas fotos nem dá pra acreditar que tinha tanta gente. Parece que só tinha você lá fotografando!

    • Pois é, impressionante como ainda tá tudo aí né?
      E juro que não tirei ninguem no photoshop hahaha e tava cheio por lá xD

  7. Também sou encantada por ruínas! ♥ Deve ser demais morar num lugar com tantas assim. Lembro de uma sala uma vez pra visitar as ruínas de uma igreja em Recife, o acesso era péssimo porque ninguém tá nem aí. 🙁

    • Você precisa vir pra cá, Kat.. tem tantas ruinas legais pra visitar! Uma pena quando não cuidam de um lugar assim, né?
      =/

  8. Nossa, mal vejo a hora de conferir toda essa riqueza de história na Irlanda.
    Parabéns pelo blog!

  9. Você conseguiu transmitir a sensação de paz pelas fotos. E está mandando muito no timing para conseguir fazer essas fotos sem ninguém mesmo o lugar estando cheio. Parabéns!

  10. Uau, que lugar incrível! Fiquei arrepiada com as fotos. Realmente, é surreal pensar que há tanto tempo o lugar fazia parte da rotina de gente que nem existe mais.

Trackbacks

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

© 2018 Nýr Dagur · by MinimaDesign