Do tempo que estou morando na Irlanda, South Dublin foi quase sempre o meu lar – tirando os 6 meses iniciais que morei no centro. E é claro que, não poderia deixar de sentir um amor maior por essa região. Mas, ainda sim, tem muita coisa por aqui que eu ainda não conheço e domingo passado fomos conhecer Dalkey.
Dalkey é uma das Heritage Towns da Irlanda, localizada no litoral do condado de Dublin. A vila foi fundada como uma colônia Viking e era também um porto muito importante pro país durante a Idade Média. Só na rua principal de Dalkey tem 2 castelos.
Dito isso, já deu pra perceber que o lugar tem muita história pra contar e também, que é a minha cara. Essa altura do campeonato vocês já devem estar carecas de saber o quanto eu piro em história, vikings, castelos…Né? Não dá nem pra esconder o quanto eu amei esse lugar.
Nos dias de hoje, Dalkey é bem famosinha por ter Pubs e restaurantes muito bons. A vila é uma gracinha, cheia de lojas e cafés bem legais. Eu fiquei encantada, tirando foto de cada cantinho bonitinho que eu via, é tudo muito fotogênico.
Andamos toda a rua principal, que se chama Castle Street. Um nome bem apropriado, já que tem dois castelos por ali. É legal ver essa mistura do novo e o velho em uma mesma rua. Você vai ver os cafés e restaurantes moderninhos e depois se depara com construções bem antigas, como os castelos e também uma igreja do século 10. Incrível, né?
Fotos da rua principal e as lindezas de Dalkey.











Uma parada obrigatória por lá é o Dalkey Castle & Heritage Centre. Pagamos €7.50 a entrada no valor de estudante. Estava incluso um tour guiado e também nos deram um folheto bem legal, com informações detalhadas do castelo, da igreja e uma linha cronológica da história de Dalkey.
Tivemos sorte de pegar o último tour do dia, chegamos lá meio tarde. Se você não quiser contar com a sorte, pode comprar as entradas pelo site deles.
A primeira parte do nosso tour foi assistir um pequeno filme, explicando toda a história da região de Dalkey, o castelo, a igreja e também o cemitério que iriamos ver. Foi bem legal ver o filme primeiro e ver com detalhes toda a estrutura e qual era a finalidade de cada coisa.
O castelo de Dalkey também é conhecido como “Goat Castle”, esse nome veio da família que era dona do castelo, chamada Cheevers Family. E Cheevers, vem da palavra ”chevre” que em francês significa cabra/bode, algo assim. Alguém que sabe francês aí?
O diferencial desse tour é que não é uma pessoa ”normal” explicando cada parte. Depois do filminho, entra em ação os atores. Isso mesmo, os guias do castelo de Dalkey na verdade são atores, vestidos com trajes da época.
Eles fazem toda uma encenação e te fazem sentir como você fosse parte de tudo também. Eles chamam esse tipo de tour de ”Living History Tour”. Gostei bastante, mas adoraria que eles disponibilizassem os trajes pros visitantes também. Seria muito mais legal poder conhecer o castelo e andar por tudo ali também vestido à carater. Tornaria a experiencia ainda mais completa. O que vocês acham? Eu sou doida por essas coisas e já me empolgo.
- Vejam também eu vestida à carater nos museus Vikings: Dublinia em Dublin e o Viking Ship Museum em Roskilde.
O que gostei também foi que eles te levam lá no topo do castelo, assim você consegue ter uma vista legal de Dalkey e também do litoral. Uma vista muito importante na época, já que dali os arqueiros ficavam em posição estratégica e também, podiam ver os barcos das inimiga tudo chegando.
Essa é a St. Begnet’s Church, uma igreja de pedra datada do século 10. Ela foi construída em homenagem a santa Begnet, que é a padroeira de Dalkey.
Depois de ver o castelo, ficamos um tempo olhando as ruínas da igreja e o cemitério. Tudo muito lindo.




Da vila você pode ir andando até o porto, que tem uma vista linda do mar irlandês. De lá também dá pra ver a ilha de Dalkey.
Lá na ilha tem as ruínas de uma igreja, que também é pra santa padroeira, resquícios de casas e também um pequeno forte (Martello Tower). É uma ilha inabitada, mas há evidencias de que ela já foi ocupada no período Mesolítico e Idade da Pedra.
Fora que também a ilha serviu de base para os vikings. Dá pra visitar a ilha, mas esse passeio vai ficar pra uma outra hora. Quero muito voltar e poder ver de perto tudo que tem lá.
Dalkey foi chamada assim por causa da ilha, que foi nomeada primeiro. Dalkey é uma mistura de dois nomes:
Deilg, que em irlandês significa espinho e Ey, que significa ilha no Old Norse. Deilg Ey, soava como Dalkey para os ingleses e assim mudaram o nome original.
Agora que moramos aqui na região, a gente chega na vila de Dalkey em um piscar de olhos. Com certeza vou voltar mais um milhão de vezes, quero ir conferir os pubs e restautantes também. Quem sabe não volto aqui depois pra contar os meus preferidos?
Do centro de Dublin dá pra pegar o DART (trêm) e descer diretamente na estação de Dalkey, a viagem dura em torno de meia hora.
Sem contar que, na região moram artistas e escritores famosos, como o Bono e a Enya. Dá pra ir lá ver o portão da casa deles (a Enya mora em um castelo!!!)
O que vocês acharam? Incluiriam Dalkey na visita de vocês à Dublin?
//
Mais de mim e do blog por aí: Facebook | Instagram | Twitter | Pinterest
Um lugar muito lindo. Cada cantinho do mundo que você mostra aqui é inspirador. Não tem como não incluir um lugar assim na listinha de lugares a visitar, rs.
Um abraço.
eu amo os seus registros! A fotos ficaram maravilhosas e deu pra sentir um pouquinho da história de cada lugarzinho ai *_*
que lugar mais maravilhoso, Ta! <3
amei muito e quero conhecer quando puder pisar aí na ilha esmeralda, hahaha.
Caraca eu tô pirada nessas fotos lindas! Aquela da mesa então, foi de tirar o fôlego! Que sortuda, parece um lugar muito mágico! e meu deus, vikings!!! Topíssimo!!
Que lugar mais lindo! Ia super me sentir num cenário de filme com esses castelos ainda de pé e essas ruínas antigas. ♥︎
adoro uma ruína… adoro um medieval… adoro tuas fotos (como sempre lindas).
e um lugar assim täo pertinho do centro de dublin!? 🙂
oi Taís, tudo bem?
Acho que uma vida inteira seria pouco pra conhecer cada lugar incrível desse país. Sou apaixonada pela Irlanda e tenho muita vontade de conhecer. com toda certeza incluiria Dalkey no roteiro, que cidade linda. Super apoio outros posts sobre o lugar, pra poder conhecermos um pouco mais. Ha! concordo com você, essas tous por castelos deveria ser a caráter.
Abraços,
Amanda Almeida
Meu DEUS que lugar liiindo! Sou louca por ruínas, castelos, coisas medievais… acho que a Irlanda ia me encantar né? Vou aí te visitar qqr hora! haha
Que lugar lindo Taís, super incluiria no meu roteiro! E adorei esse esquema dos ”Living History Tours”. Também acho que deviam emprestar roupinhas para os visitantes ~ ia ser uma maneira linda de se sentir ainda mais parte da história!
Dalkey, pelo que você contou e mostrou, pra mim é um resumo do meu imaginário irlandês: castelos, lojinhas fofas, vista do mar, verde. É bem o tipo de lugar que eu gosto muito de passear. Adorei! E suas fotos, como sempre, fazem a gente querer estar lá agora. Muito legal que você mora perto desse lugar que tem tudo a ver com você!
Já falei que a cada post seu me apaixono mais pela Irlanda, né? Amo ruínas e essas da igreja são demaaais. <3 Que fotos maravilhosas!
Nossa, que lugar lindo, não conhecia. Com certeza vale incluir em um roteiro por Dublin.
Suas fotos ficaram demais também! *-*
Os barcos das inimigas tudo é o melhor hahahaha e que espetáculo esse lugar ein Taís? Morro de vontade de conhecer um Castelo assim :O
beeeijo
Gente, adorei! Que lugarzinho mais charmoso <3 Acho que quando for pra esses lados vou ser igual você, a louca dos castelos, vikings, histórias e tudo mais 🙂
Ah, ótimas fotos!
A Irlanda tem despertado minha atenção.
Adorei suas fotos!
beijos
Taís, tenho esse amor por histórias também. Adoro saber tudo quando vou visitar algum lugar. Amo castelos, épocas medievais, com certeza se em um futuro não muito longe formos à Dublin, Dalkey fará parte do nosso roteiro e espero conhecê-la também 🙂 Seus posts são demais!!
Amo conhecer a Irlanda com seus posts, Taís! É tudo tão lindo, fico boba só de olhar essas fotos! Não conhecia Dalkey mas super incluiria no meu roteiro. Essa vila é um amorzinho, cada canto é um cenário adorável pra um flash hahahahaha. Também adorei o modo de funcionamento do tour pelo castelo, mas com certeza se tivessem roupas disponíveis para os visitantes seria mais incrível ainda! Inclusive, adoraria conhecer um castelo… A Irlanda seria perfeita para isso, né? Hahahaha Enfim, amei demais!
Com amor,
Steph • Não é Berlim
Eu também piro em histórias medievais e castelos, achei esse o máximo!
Cada vez que vejo posts como esse no seu blog vejo o quanto a Irlanda tem tantas possibilidades de passeios interessantes, se eu for ai precisaria de no minimo 30 dias para conhecer todas essas maravilhas! <3
Sou apaixonada por lugares retros e castelos <3
to doida pra ir pra Dublin e com certeza esse lugar ta anotadissimo pra visitar
Cara, que legal! O local foi fundado por Vikings, ameiiii!!!
Já quero conhecer e fazer um tour para conhecer mais da história e, é claro, visitar os castelos!!!!
Sem contar que o lugar é muito bonito!!
Amei!!!
Beijo!
Eu sempre acho legal a Avenida Paulista (!) porque tem vários prédios de arquitetura super moderna e no meio alguns bem antigos…Daí você me vem mostrando um lugar que na avenida principal tem dois castelos huaihueiheuiheiu Achei demais e teu blog me dá vontade de simplesmente ir pra Irlanda também xD
Beijos, Vickawaii
http://finding-neverland.zip.net