Viagens

Eesti Vabaõhumuuseum: o museu a céu aberto da Estônia

Toda vez que me deparo com uma oportunidade de visitar um museu desse tipo, eu não penso duas vezes e quero muito visitar (eu amo♥). E para minha felicidade, o museu a céu aberto da Estônia (Eesti Vabaõhumuuseum) funciona o ano inteiro e foi possível visitar no começo de abril. Muitos desses museus ficam fechados pra temporada de inverno e só abrem no final de abril ou começo de maio.

Eesti Vabaõhumuuseum não fica muito longe do centro de Tallinn, coisa de uns 10-15 minutos dirigindo até lá. Tem opções pra ir de transporte público, mas acabamos pegando um Uber mesmo (deu uns 4 euros).

Processed with VSCO with a6 preset

Este museu a céu aberto na Estônia foi inspirado nos museus dessa temática da Escandinávia e Finlândia. E ainda bem que eles resolveram trazer essa ideia pro país, porque o Eesti Vabaõhumuuseum é muito legal e vale a pena a visita.

Lá você encontra exemplos de arquitetura rural e como os estonianos viviam por volta do século 18-20. São vários exemplos de casas de fazenda e o museu simula uma vila, então você vai ver igreja, escola, vendinhas etc. Achei legal também que perto do mar, vai ter exemplo de casa de pescadores.

O lugar é enorme e passamos umas boas 2 horas andando por ali. E com a neve, o cenário ficou ainda mais bonito!

Olha que gracinha esse banheiro!! ♥

Cozinha de verão

IMG_2288Processed with VSCO with a6 presetProcessed with VSCO with a6 presetIMG_2298IMG_2302

Durante todo o tempo que ficamos lá só vimos uns dois ou três visitantes. Mesmo que esteja aberto no inverno, o movimento é bem menor do que se fosse no verão. E eu gostei bastante de ter tido o lugar ”só pra mim”. Durante o verão, o museu fica muito mais ativo, com mais atrações, atores nas casinhas, eventos etc. Somente em uma das casas que entramos é que tinha uma funcionária do museu fazendo uma atuação. Quando entramos na casa, ela sentou em sua máquina de costura e ficou fazendo suas coisas.

O museu é bem informativo também, você encontra informações sobre as construções, sobre qual época e de como eram usadas.

Eu fiquei com olhos brilhando nesse lugar, é tudo muito lindo. Mesmo que no verão tenha mais agito e vida por lá,  esse cenário invernal foi coisa de sonho.

IMG_2301IMG_2311IMG_2317IMG_2305IMG_2321IMG_2324IMG_2326IMG_2325Processed with VSCO with a6 preset

Um dos motivos que me fazem gostar muito dessa proposta de museu, é o sentimento de se teletransportar pro passado de uma forma mais real. De ver com os próprios olhos, tocar, sentir e ver bem de pertinho como eram essas construções e imaginar a vida dentro delas. O que um museu convencional também te traria uma ideia,  mas de uma maneira diferente, não tão próxima.

Achei a localização do Eesti Vabaõhumuuseum muito maravilhosa, fica ali do ladinho do mar Báltico, com uma vista lindíssima. De lá pude ver um pedacinho do mar Báltico congelado, o que era um dos meus desejos pra essa viagem. Só sei que eu não queria mais sair de lá! ♥

Processed with VSCO with a6 presetIMG_2335IMG_2343IMG_2344IMG_2352Processed with VSCO with a6 presetProcessed with VSCO with a6 presetProcessed with VSCO with a6 presetProcessed with VSCO with a6 presetIMG_2347 IMG_2349IMG_2353

A entrada custou 7 euros por ser ainda dentro da temporada de inverno, mas no verão a entrada custa 9.

Estava um frio gostoso e  tivemos sorte de pegar um dia sem chuva, o que possibilitou ficar andando sem problemas. Esse foi nosso primeiro dia em Tallinn e achei que foi bem legal ter feito esse passeio logo de cara.  Mesmo que você tenha só um dia na cidade,  acredito que começando seu dia bem cedo dá pra aproveitar o centro de Tallin mais esse museu também.

IMG_2356IMG_2357IMG_2360IMG_2365IMG_2366Processed with VSCO with a6 presetProcessed with VSCO with a6 presetIMG_2376

Acho que pelo tanto de foto deu pra perceber o quanto eu amei esse lugar. Foi difícil não querer fotografar cada cantinho do museu a céu aberto da Estônia.  Fiquei curiosa pra visitar no verão e ver as atividades que eles oferecem por lá (qualquer desculpa pra voltar pra Estônia é muito bem vinda). Acho que seja com neve ou em um dia com sol, vale a pena dedicar umas horinhas pra conhecer. ♥

Vocês já viram também meus outros posts sobre museus nesse estilo que já visitei aqui na Irlanda e outro lá na Suécia?

>> Quem gosta de museus a céu aberto aí também? \o/

//You Might Also Like

//24 Comments

1. Katarina

maio 1, 2018 at 9:24 am

Esse lugar é um SONHOOO! Nem sei dizer o que achei mais lindo. Já vinha babando no instagram, com essas fotos todas então.. ♥♥♥

maio 10, 2018 at 2:23 pm

Quando for visitar Tallinn de um pulinho lá também, Kat.. já imagino as fotos maravilhosas que vc vai fazer lá 🙂

2. Gabi

maio 1, 2018 at 11:16 am

Que lugar lindo! Mas me deu um friozinho daqui hahaha.. Adoro essas casinhas vermelhas, de madeira, e esse mar ao fundo. Acho que é o meu sonho de países bálticos <3

maio 10, 2018 at 2:34 pm

Essas casinhas são as coisinhas mais lindas, Gabi <3

3. Ana Poli

maio 1, 2018 at 5:25 pm

Que lindo que é lá no inverno *-* você sabia que há outro museu a céu aberto próximo a Tallinn? Fica na cidade de Viimsi, que é bem coladinha a Tallinn e dá pra chegar de ônibus também. Eu nunca fui mas dizem que é muito bonito, se você voltar alguma vez no verao, podemos ir! 🙂

maio 10, 2018 at 2:49 pm

Ahhh eu não sabia, Ana e já amei!! Já fica combinado pra gente ir lá numa proxima 🙂

4. Wanila Goularte

maio 1, 2018 at 5:53 pm

Caramba, que legal! Nunca tinha visto um museu assim, deu muita vontade de conhecer haha

maio 10, 2018 at 2:54 pm

É muito legal, Wan!

5. Ana

maio 1, 2018 at 10:06 pm

Tipo de lugar que eu morreria de fotografar! Lindo! Adorei essaa fotos bem minimalistas. Eu acredito que a neve deixou tudo mais bonito. Acho que não gostaria de visitar no verão haha. Neve dá um toque especial em qualquer paisagem né?! Um sonho, queria me teletransportar agora pra lá!!!

maio 10, 2018 at 2:56 pm

Ana, imagina as fotos maravilhosas que vc iria tirar lá!
      Eu tb acho que no inverno fica muuuuito mais bonito. Queria ir no verão pra ver os eventos que eles fazem por lá tb 🙂

6. Claudia Hi

maio 2, 2018 at 3:28 pm

Nunca fui num museu aberto. Na verdade só conheci esse conceito aqui no seu blog rs

Achei muito fofo as casinhas cobertas de neve ♥ banheiro mais lindo do mundo! E essa casinha com o telhado de musgo e com neve ♥ ahhhh

maio 10, 2018 at 3:08 pm

Ahh que legal, Claudia, quando tiver oportunidade vá sim conhecer um 🙂

7. Clara Rocha

maio 2, 2018 at 9:16 pm

Que lugar mais lindo. Eu ia ficar encantada e provavelmente emocionada de ver um lugar tão especial quanto esse! Que casas lindas, parece um cenário de um filme. E que bom que estava vazio né!? É quase como se o museu fosse só pra vocês mesmo ♥

maio 10, 2018 at 3:18 pm

Siim, achei bem bom que nao tinha quase ninguem lá! Ter um cenário desses só pra vc fica mais especial <3

8. BA MORETTI

maio 5, 2018 at 6:03 pm

que lugar incrível, sério. já até cansei de falar de como teus posts me deixam com vontade de viajar HAHAHAHA mas esse lugar foi longe demais HAHAHHA tô apaixonada pelas fotos, pelo lugar, pela ideia toda. que demais! ♥

9. Ana Beatriz

maio 7, 2018 at 3:52 am

Eu acompanhei o que você postou no insta story e já estava curiosa pelo post! A ideia de um museu aberto é super interessante e diferente. E como você disse, é outra sensação poder ver tudo de perto e de maneira tão realista. É uma experiência única. Eu achei tudo muito lindo!

maio 10, 2018 at 3:34 pm

É muuuuito legal essa proposta de museu, Ana! 🙂

10. Ana Jähne

maio 7, 2018 at 4:30 pm

que massa, taís!
    eu fui no skansa em estocolmo… e pra mim foi a melhor coisa da viagem. adoro esse ar de passado e que sem muita gente fica ainda mais gostoso.

maio 10, 2018 at 3:35 pm

Ahh que demais, quero muito visitar esse em Estocolmo tb 🙂

11. Lorraine Faria

maio 9, 2018 at 12:15 am

acho que só fui em museu a ceu aberto em campos do jordao (felicia leirner) e amei tanto! imagina assim, com essa vista, essa neve <333 que SONHO!

maio 10, 2018 at 3:39 pm

Que legal saber que tem um em Campos tb 🙂

12. Brigadeiros e Barcelona

maio 9, 2018 at 5:11 pm

Também gosto muito desses museus onde a gente pode interagir um pouco com o ambiente. Agora, tem que ir muito agasalhado fazer esse passeio, hein? É que vc já tá acostumada! hahah
    bjs

maio 10, 2018 at 3:43 pm

hahaha talvez sim.. se não tá ventando fica mais tranquilo 🙂