As cachoeiras do Krka National Park

Muita gente que vai pra Croácia fica na dúvida se vale a pena ou não visitar o Krka National Park. Afinal, o parque nacional mais famoso é o Plitvice. Eles são diferentes, logo sua experiência não será a mesma caso queira ir nos dois. Eu não quis ficar nessa dúvida de vou ou não vou. E como tínhamos dias suficientes, tracei um roteiro pra incluir o Krka (se fala kraka, com o primeiro A pronunciado mais fechado e o último aberto).

Tem opções pra ir visitar o parque com tours saindo de Šibenik ou ir por conta própria. Analisando os preços e o que tínhamos em mente (fazer trilha, mas não passar o dia inteiro por lá), acabou valendo mais ir por conta. E foi bem fácil!

Pegamos um ônibus na rodoviária de Šibenik no primeiro horário, esse ônibus te deixa bem na entrada principal do parque para quem chega de ônibus e pra voltar também é o mesmo esquema. É bem pertinho, coisa de no máximo uns 20 minutos. Tava bem tranquilo e sem muitas filas pra comprar o ingresso, que custou 180 kunas (valor em agosto de 2017, alta temporada, verão). Convertendo pra euros, se não me engano dá mais ou menos entre 20-25 euros. E nesse ingresso, também nos dava direito de pegar o onibus do parque que te leva até o início das trilhas em Skradinski Buk, que é uma das partes mais visitadas do parque.

IMG_0669Se preferir, dá pra descer à pé até as cachoeiras. É um caminho longo, que em um dia mais ameno eu encararia numa boa. Mas no pico do verão, pegar o ônibus foi a melhor escolha, até pra ir mais rápido também.

Existem 5 entradas pro Krka National Park, aqui neste link pro site do parque tem explicadinho sobre cada uma delas. Umas dá pra chegar por barco, outras por bicicleta, por trilha, por ônibus… Então tudo vai depender dos seus planos e de qual será sua forma de chegada. Pra gente, a entrada Lozovac foi a que fez mais sentido, pra poder explorar essa área de Skradinski buk.

Foi uma trilha bem fácil e não muito longa. Tinha pessoas de todas as idades e muitas famílias com crianças também. Se eu não me engano a trilha tem menos de 1km. E mesmo pra quem não está acostumado a fazer trilhas, vale muito a pena seguir essa, já que não exige um condicionamento físico super elevado. É bem tranquilo mesmo!

IMG_1720IMG_0675IMG_0673IMG_1723IMG_1725IMG_1728Não estava abarrotado de gente, mas também não estava tão tranquilo assim. Na alta temporada não dá pra esperar que o lugar vá estar vazio. Na parte da manhã acredito que tenha um movimento na medida certa, que você consegue aproveitar sem ficar naquela agonia. Perto do meio dia já começa a ficar bem lotado, ainda mais na área permitida pra nadar, que muita gente pega um caminho mais curto pra ir direto pra cachoeira principal sem fazer a trilha.

Caminhar rodeada de natureza, com cachoeiras pelo meio do caminho e ainda uma paradinha pra nadar, dando aquela aliviada no calor. Krka National Park é de uma lindeza sem tamanho e eu amei muito ter visitado.

IMG_0680IMG_0693IMG_0719IMG_1732IMG_1736IMG_1745

Perto da cachoeira principal tem uma área com mesas. Dá pra levar umas comidinhas e ficar por ali fazendo picnic. Como eu queria também aproveitar um pouco mais de Šibenik e não passar o dia inteiro lá, fizemos apenas a trilha. Ficamos um tempo relaxando e nadando um pouquinho e depois pegamos o ônibus de volta, por volta de umas duas e pouco da tarde. É bom confirmar os horários dos ônibus da volta, porque no meio da tarde ele não volta com frequência. E pode acontecer de atrasar bastante, mas é bom estar lá no ponto no horário.

Fui com meu tênis de trilha, mesmo que seja uma trilha com um caminho preparado, é bom ir com um calçado confortável. Também levei meu sapatinho de entrar na água, pra não me machucar nas pedras da cachoeira.

Não lembro se tinha local pra se trocar, mas no calor que tava fazendo eu nem me importei de vestir a roupa seca por cima da roupa de banho molhada.  E ahh, não fiquem circulando com roupas de banho pelo parque. Apesar de estar calor, ser permitido nadar no local ou até mesmo a Croácia num geral ser um destino de praia, é proíbido ficar andando pelos parques, ruas das cidades ou qualquer lugar fora da área pra nadar/praia com roupas de banho. Se você fizer isso, vão te olhar muito feio (não sei afirmar se paga multa). Tem até umas placas sinalizando que não pode ficar circulando por aí em roupas de banho. Não é como no Brasil que em uma cidade do litoral, você vai ver gente indo ao mercado de shorts e a parte de cima do bikini, sunga etc. Então fique atento também com isso, você vai ter que colocar suas roupas assim que sair dessa área permitida pra nadar.

IMG_0723IMG_0739

A beleza do Krka National Park é um pouco mais “rústica” do que o Plitvice e meu ~veredito final~ foi que vale a pena sim visitar, ainda mais que além de ver as cachoeiras, você vai conseguir nadar em certas áreas.

E como dispensar umas cachoeiras e um lugar tão lindo desses, né? Fiquei apaixonada! ♥

Comments

  1. CARACA! que lugar surreal de lindo! Quanto verde, que natureza! Eu me sinto bem em paz em lugares assim e lembra bastante poço verde aqui em tere aqui no rio. Quando você escreveu sobre ficar andando de roupa de banho por aí, me lembrei muito de natal quando a primeira vez que fui em um shopping (o praia shopping) vi pessoas andando assim por lá HAHAH mesmo no rio é raro de ver no shopping só com roupa de banho, embora ainda existam pessoas que o fazem. HAHAHA
    estou amando conhecer a croácia através de seu olhar.

    • Fico feliz que vc esteja gostando, Clara <3
      E pra mim tb é assim, me sinto tão em paz em lugares como esses 🙂

  2. Como não amar esse tipo de passeio? Ainda mais com um rio no final pra se banhar. Fiz uma trilha esses dias e realmente é uma experiência ótima. E ah, esse lugar é sensacional!

  3. Que lugar maravilhoso!!!
    Amei as fotos, parece ter sido incrível!
    Hahahahah engraçado isso da roupa de banho… pra gente é tão normal as pessoas desfilando de biquini quando tá perto de onde tem lugar pra nadar, né? hahah
    Beijos, amei o post!

  4. Que lugar mais lindo, com certeza vale muito a visita… e com o calorão vale a pena mesmo pegar o ônibus! Gostei da dica do sapatinho pra entrar na cachoeira, eu nunca ia pensar nisso e parece ser uma boa pra não se machucar. Fotos inspiradoras e maravilhosas, um dia ainda espero poder conhecer a Croácia 😀


    Beijos
    Brilho de Aluguel

  5. Ai, achei maravilhoso isso de ter áreas permitidas para mergulho. Em Plitvice não dá, né? (pelo menos eu não me lembro de ver nenhum lugar) Delícia demais!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

© 2018 Nýr Dagur · by MinimaDesign