Irlanda

Neve em Dublin

Ainda estou sem acreditar que vivi pra ver uma nevasca como essa aqui em Dublin!

A Irlanda não é um país com um inverno super rigoroso e que tem neve em grande quantidade. Em algumas regiões você pode ver neve com mais frequência, principalmente no norte, midlands ou nas montanhas. Agora, em Dublin, é muito mais difícil cair neve que fique e não derreta em poucos instantes.  Aqui na Irlanda vi neve nas montanhas de Wicklow algumas vezes. E em Dublin, só uma camada mais fina e que derreteu muito rápido.

E aí que nesses últimos dias, uma frente fria vindo da Sibéria chamada Beast from the East atingiu vários países da Europa e muitos lugares tiveram temperaturas baixíssimas e muita neve. Inclusive no Reino Unido e na Irlanda, que pra piorar a situação, essa frente fria se juntou com uma tempestade vinda dos Açores (Storm Emma) e causou muitos ventos e essa nevasca toda. Eu tava lendo que o motivo dessa frente fria foi porque as temperaturas no Ártico subiram. E alguns países na Europa estavam até mais frios do que o círculo polar ártico. Preocupante, não?

Na quarta-feira (28/02) acordamos com uma Dublin gelada e toda branquinha.

Processed with VSCO with a6 presetIMG_2055IMG_2045IMG_2049Processed with VSCO with a6 presetProcessed with VSCO with a6 presetIMG_2043Processed with VSCO with a6 preset

Foi muito surreal ver aquela neve toda na porta de casa, literalmente. Uma coisa é você ir até a neve e outra é ela vir até você. Foi um clima super de felicidade, todo mundo saindo pra tirar fotos e encantados com aquele tapete branco por todo canto. Neve deixa tudo com um gostinho mais mágico. Mesmo com as notícias do que estava por vir, acho que ninguém estava esperando realmente vir esse tanto de neve.

As crianças estavam que não se aguentavam de felicidade e os adultos, bem, voltaram a ser criança também. Parques viraram cenários de estações de ski, todo mundo fazendo guerra de bola de neve e construindo bonecos de neve.

Eu nunca tinha feito um boneco de neve antes e olha, achei difícil, preciso de mais prática! haha

Processed with VSCO with a6 presetIMG_2097IMG_2111IMG_2112IMG_2099Processed with VSCO with a6 presetNunca pensei que iria usar minhas botas de neve que usei na Islândia aqui em Dublin. Fiquei impressionada!

Apesar da euforia toda e da lindeza que ficou essa cidade, neve em grande quantidade por aqui significa caos. A Irlanda não está preparada pra lidar com esse tanto de neve e o país simplesmente parou. Escolas foram fechadas, comércio, transporte público não funcionava e muitas pessoas foram liberadas do trabalho.

E fora que, a previsão dizia que o tempo iria piorar e corria o risco dos canos ficarem congelados e faltar água. O pessoal foi ao mercado e começou a estocar comida, as prateleiras de pães, leites, ovos, frutas e legumes ficaram vazias, parecia cena de apocaplise zumbi. Eu fui ao mercado na terça à noite e já não tinha muita coisa. Com o tempo ruim, as estradas bloqueadas e cheias de neve, os mercados não foram abastecidos com essas coisas que estavam faltando. E quando chegava pão ou leite, acabava em segundos.

A Irlanda não tem todos esses equipamentos e esse preparo pra se livrar da neve e limpar as rodovias com rapidez. Outros países que são acostumados a terem grandes quantidades de neve todo ano ficaram tirando o maior sarro, vários memes foram surgindo por conta do desespero dos irlandeses e britânicos com esse clima. Que era só uma nevezinha e como assim o país tinha parado?

Realmente, se você tem um clima assim todo ano, você aprende a conviver com a neve pra fazer as coisas do dia dia. Tem uma infrainstrutura pra isso, o que não é o caso por aqui, então sim, aqui vira um caos e tudo para.

Processed with VSCO with a6 preset

O departamento de metereologia da Irlanda emitiu um alerta vermelho no país, pra ninguém sair de casa na quinta feira depois das 4 da tarde até às 12h de sexta. Que era quando a Storm Emma estaria passando pelo país, trazendo muuuito vento e mais neve.

E assim foi, na quinta feira de manhã já estava uma super ventania. Eu fiquei boba olhando da janela aquela neve toda cair, parecia que eu estava dentro daqueles snow globes. Se eu não tivesse outras coisas pra fazer eu certamente teria passado o dia inteiro na janela, tomando um chá e vendo a neve cair.

Eu moro perto do mar e eu queria ver como estava por ali antes de dar o horário do ”toque de recolher”. Foi quase impossível chegar perto do mar por causa da ventania. As ondas estavam enoormes e o mar super agitado, coisa mais linda de ver. Não fiquei muito tempo por lá, obviamente. No que eu fui indo pra casa, encontrei várias famílias brincando com as crianças na neve.  Fiz amizade com uma por motivos de: cachorros. Fiquei um tempo brincando com eles e depois já corri pra casa.

IMG_2105IMG_2104IMG_2106IMG_2108IMG_2121

Na noite de quinta pra sexta foi bem tenso. Fiquei só nas cobertas ouvindo as rajadas de vento lá fora. O vento fazia tanto barulho que até demorei pra conseguir dormir. O clima piorou bastante, voos foram cancelados, vários lugares perto do mar ficaram alagados, inclusive os trilhos do trem que fazem essa rota pelo litoral de Dublin.

E caiu muita, muita neve!

Processed with VSCO with a6 preset

Sexta-feira nevou praticamente o dia inteiro, estava ventando bastante ainda, mas nada como na noite anterior. Eu estava em casa meio agoniada, com aquele cenário maravilhoso na porta de casa, winter wonderland total e eu precisava muito sair pra registrar aqueles momentos, aproveitar aquele frio e neve.

Com as roupas certinhas, é muito gostoso aproveitar um tempo assim. A temperatura chegou a ficar com sensação térmica de -11, mas a real é que já senti mais frio na Irlanda quando a temperatura estava mais elevada, porque era um frio úmido que parece que entra nos seus ossos. Apesar da sensação negativa, estava um frio seco e bem agasalhada você consegue se sentir confortável.

Saímos de casa pra dar uma volta pelo bairro, achar um lugar pra comprar vinho (o Spar estava aberto, todos os outros mercados fechados) e no final das contas acabamos o dia em um pub (pode cair um comenta nessa Irlanda que os pubs não fecham!). O cenário parecia que estávamos no Alaska, na Sibéria, Islândia… qualquer canto gelado, menos Dublin. Foi incrível ver lugares do dia dia assim cobertos de neve. Que dia maravilhoso que foi, vai ficar pra sempre na memória.

IMG_2122 IMG_2124IMG_2123Processed with VSCO with a6 presetProcessed with VSCO with a6 presetProcessed with VSCO with a6 presetIMG_2128 Processed with VSCO with a6 presetProcessed with VSCO with a6 presetProcessed with VSCO with a6 presetIMG_2155Processed with VSCO with a6 preset

Sábado e domingo a temperatura foi aumentando, a neve começou a derreter e aos poucos a vida começou a voltar ao normal. E aquela fase não tão bonita da neve, quando tudo começa a virar lama. Hoje é segunda e apesar de ainda ter neve acumulada em um canto ou outro, a maioria das ruas estão limpas (pelo menos aqui pelo meu bairro).

A Irlanda tem essas nevascas históricas a cada não sei quantos anos, mas é imprevisível, sabe se lá quando é que vai ter uma. Só sei que foi incrível demais ver Dublin desse jeito, inesquecível mesmo! ♥

//You Might Also Like

//25 Comments

  1. Camila Faria

    março 5, 2018 at 9:29 pm

    Incrível mesmo Taís! Coisa linda de ver ~ mas sei como toda essa beleza pode virar um “caos”, especialmente sem a preparação necessária. Manda um pouquinho de frio pra cá, peloamor… \o/

    1. Taís

      março 6, 2018 at 12:53 pm

      Opaa, to mentalizando pra esse frio descer aí 🙂

  2. Wanila

    março 6, 2018 at 12:35 am

    Ai, meu coração derreteu com cada foto no insta e nesse post também! Ficou tudo incrivelmente lindo. Uma dúvida boba mas real: aqueles cogumelos vermelhos são de verdade ou enfeites de jardim?! Hahaha nunca vi nada assim por aqui!

    1. Taís

      março 6, 2018 at 12:54 pm

      São enfeites mesmo, Wan hahaha 🙂

  3. Claudia Hi

    março 6, 2018 at 12:47 pm

    AHhhhhh que lindo!!! ♥♥♥

    Meu sonho ver neve e conseguir fazer um boneco de neve ♥

    Tenho acompanhado seus stories e só fico babando com a beleza desse lugar todo branquinho. Pena que já está derretendo tudo…

    1. Taís

      março 6, 2018 at 12:54 pm

      siiiim =/ queria mais dias de neve por aqui!

  4. Gabi

    março 6, 2018 at 4:29 pm

    Essas fotos <3 To apaixonada pelo cogumelo vermelhinho e pelos doguinhos!
    Realmente, vai ficar na memória pra sempre, e eu acho que a Irlanda deve ter ficado um charme daqueeeles! Só é uma pena pensar no porquê de tudo isso, né? O mundo ta acabando mesmo 🙁
    Beijos!

    1. Taís

      março 12, 2018 at 1:11 am

      Pois é, Gabi 🙁
      E ficou uma lindeza sim, neve deixa tudo mais lindo quando caí assim haha
      Beijos!

  5. Katarina

    março 6, 2018 at 5:50 pm

    Ficou tudo tão lindo, foi uma delícia te acompanhar nos stories ♥

  6. Fran

    março 7, 2018 at 12:51 pm

    vai me chamar de tonta se eu disse que os olhos marejaram pq era pra eu estar aí e ver tudo isso? hahah

    meu, eu vi vários relatos do pessoal que a cidade tava um caos, que houveram saques nos mercados, que faltava energia… imagino que deve ser bem tenso passar por isso durante dias. mas, também, deve ser liiiiindo ver isso de perto

    1. Taís

      março 12, 2018 at 1:24 am

      Não é tonta não, Fran! 🙂

      Pois é, deu a louca em uma meia duzia de pessoas e saquearam um mercado, fizeram zona. Um caos mesmo, só pra fazer baderna 🙁

  7. Larissa

    março 7, 2018 at 5:08 pm

    Que coisa mais linda! Apesar de todo o caos que a neve traz, deve ser algo inesquecível mesmo! Maravilhoso! T_T

  8. Carol Pinheiro

    março 8, 2018 at 3:20 am

    Eu queria chegar aí com neve, mas infelizmente não vou ter o privilégio de ver essa nevasca. Lindas fotos e muito frio! ♥

    1. Taís

      março 12, 2018 at 1:27 am

      Poxa, quem sabe numa próxima!

  9. Váh

    março 8, 2018 at 2:06 pm

    Eu sempre pensei que em toda a Irlanda nevava, não sabia que Dublin era assim.
    E imagino a felicidade das pessoas em verem neve por todos os lados, muitooo surreal mesmo!!!
    Eu não gosto de frio, mas confesso que tenho uma vontade enorme de ver neve assim ao vivo aaaaaah <3
    Eu amei demais as fotos, como sempre posts super caprichados!!!

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    1. Taís

      março 12, 2018 at 1:33 am

      Oi Váh, fico feliz que tenha gostado do post 🙂
      E pois é, pra ver neve assim tem que encarar um pouquinho de frio.. hehe
      Beijos!

  10. Clayci Oliveira

    março 9, 2018 at 11:55 am

    Que incrível. Nunca tive contato com a neve e espero um dia poder tocar hahahaha e estar em um lugar assim para sentir a sensação. Imagino a alegria das pessoas daí ao ver tudo branquinho rs

    Beijos

    1. Taís

      março 12, 2018 at 1:36 am

      Espero que um dia você tenha contato assim também, Clayci.. ainda mais pra gente do Brasil ver neve é algo bem mágico haha
      beijos!

  11. Juliana

    março 9, 2018 at 8:11 pm

    Que LINDO! Adorei participar dessa “aventura” com você. Cada parágrafo, cada foto ^^ Encantador 😀 Que legal vocês estarem aí e poderem aproveitar essa nevasca, porque como você disse, sabe Deus quando vai acontecer de novo! Que loucura <3

    1. Taís

      março 12, 2018 at 1:42 am

      hahaha sim. Fico feliz que tenha gostado do post, Juliana :*

  12. Ricardo Pavan

    março 20, 2018 at 9:08 pm

    Cara, aqui tb foi uma loucura.. NADA funcionava e nao tinha pao, nem leite, nem carne e nem legumes/frutas no mercado. Depois de dois dias eu já queria vida normal de novo, foi tenso. Esse fds nevou horrores de novo!

  13. BA MORETTI

    abril 3, 2018 at 2:19 am

    deve ser lindo (e assustador) de se ver pessoalmente mesmo. acho até que vi um stories teu nesses dias. dava até a sensação de que a gente tava sentindo um pouquinho daquele frio HAHA

  14. Alessandra

    abril 19, 2018 at 6:40 pm

    A Irlanda também é outro país que eu tenho sonho de conhecer! Fico aqui só curtindo suas fotos

//Leave a Reply