Por uma vida mais sustentável: cabelo, maquiagem e desodorante natural

Voltei com mais um post dessa série (vai virar uma série mesmo? não sei! haha), sobre esse caminho por uma vida mais sutentável. Buscando formas de não agredir o meio ambiente e o meu corpo.

No primeiro post (esse aqui) mostrei alguns hábitos que mudei na minha vida. Desde pasta de dente até como lavo as minhas roupas. É muito importante fazermos esse exercício de refletir sobre o nosso consumo, sobre o lixo que produzimos e as químicas que colocamos no nosso corpo.

Vou mostrar nesse post mais algumas coisas que mudei no meu dia-dia. Não queria falar necessáriamente pra usarem os mesmos produtos que eu. Mas sim a ideia de como você pode mudar também. Usar produtos mais naturais, veganos e não testados em animais e a diminuir o uso do plástico.

Shampoo e condicionador em barra

Para evitar ficar comprando tubos e mais tubos de plástico, resolvi começar a usar os shampoos em barra. Comprei pra testar os da Lush (acho que todo mundo conhece essa marca, né?), não lembro agora qual, mas acho que o meu shampoo (o vermelhinho meio rosado da foto) tem óleo de argan. Comprei em maio e agora depois de quase 6 meses, a barra continua firme e forte. E olha que tenho o cabelo comprido! Acho que ainda vai durar pelo menos até o final desse ano. Ele rende bastante, muuuito mais que os shampoos líquidos. Fora que deixou meu cabelo super macio.

O condicionador comprei mais recentemente (o verdinho da foto), ele é de abacate. No começo achei meio estranho, mas agora já me acostumei. E também passo óleo de coco pra hidratar, esses naturais de cozinha mesmo.

Obviamente não deixo eles derretendo no banheiro, ficam guardadinhos. O shampoo fica numa rolha que ajuda a manter a barra seca e o condicionador numa latinha.

Quando esses acabarem, quero comprar de produtores locais, eu só acho shampoo, ainda não achei nenhum que tenha condicionador em barra também, mas sigo na busca. O óleo de coco mesmo ajuda bastante, muito mais que o condicionador pra ser sincera.

Maquiagem vegana em embalagem de bamboo

Não sou uma pessoa que usa horrores de maquiagem. Eu gosto mais é de maquiagem para os olhos: corretivo, lápis, delineador e rímel. Isso é basicamente só o que uso. Não lembro a última vez que coloquei uma sombra, quando eu era adolescente eu usava mais, mas hoje eu nem tenho. Batom eu tenho apenas um, que ganhei um vegano da querida Clara.

Achei fuçando na internet, essa marca vegana e cruelty free francesa chamada Zao Essence of Nature, que tem uma proposta sustentável. Suas embalagens são feitas de bamboo e eles funcionam a base de refil. Você compra o produto uma vez e depois só compra o que vem dentro, assim não precisa ficar descartando toda vez a embalagem quando o produto acabar. Bamboo é uma planta que cresce muito rápido e a empresa também diz no próprio site que o bamboo que eles utilizam da China, não interfere na alimentação dos pandas, já que eles não estão presentes naquela determinada região.

Comprei 3 produtos deles e gostei bastante, eles têm uma boa variedade de produtos e com certeza comprarei outros quando precisar.

O rímel deu um volume modesto. O lapís de olho na cor verde também ficou bem legal e o corretivo (número 493) pra dar uma tapeada nas olheiras porque ninguém é de ferro, né? O melhor de tudo pra mim foi a qualidade dos produtos, não irritou meus olhos nem nada. Fiquei bem satisfeita.

(obs: comprei os produtos online)

corretivo
a parte de dentro do refil

e por último…

Desodorante natural

Além da embalagem de plástico, os desodorantes comuns têm químicos que fazem muito mal pra nossa saúde. Depois que comecei a ler mais sobre isso, não tive dúvidas de que eu precisava começar a usar um desodorante natural.

Eu uso esse com óleo de coco, bicarbonato de sódio, baunilha, manteiga de karité, cravo (e mais), da Warrior Botanicals, uma marca artesanal vegana e que não testa em animais aqui da Irlanda.

Nosso corpo precisa suar e eliminar toxinas. Em vez de bloquear e impedir a transpiração (que desodorantes cheio de químicas fazem), este desodorante natural em creme funciona pra secar o excesso da umidade do suor e deixar com um cheirinho bom. Eles também trabalham com refil, aqui perto de casa tem uma loja que tem pra repor, então só alegria. Gostei muito e deixa minhas axilas macias!

Reforçando o começo do post, você não precisa usar exatamente os produtos das mesmas marcas. Aqui deixo apenas ideias e vocês podem buscar produtores locais ou até mesmo você fazer esses produtos (o que é algo que quero fazer num futuro próximo).

Vamos continuar sempre trocando ideias e a incentivar um consumo consciente! Combinado? ♥

Comments

  1. espero que a série vingue, Taís.
    e acho legal que você coloca as marcas dos produtos também. eu tô trocando meus cosméticos e produtos de limpeza há um tempo já (uma parte das coisas tô tentando o diy), mas ainda não tô completamente satisfeita.
    uma curiosidade, como tu leva essas coisas na viagem? em casa eu uso shampoo, sabonete e condicionador tudo em barra, mas ainda não achei uma solução Boa pra levar nas viagens sem ficar pingando.

    • Oi Ana, eu levo da mesma forma que mantenho em casa, na rolha (essa da foto que as barras estão em cima) e na latinha, nunca vazaram! COmo vc leva os seus?
      Beijos :*

  2. Eu sempre busco soluções mais sustentáveis no meu dia a dia, mas aqui no Brasil ou é mais difícil ou muito caro. Então eu tento aos poucos, como usar escova de dente de bambu, não uso mais canudos ou copos descartáveis… Pequenos passos!
    Queria que tivéssemos mais opções sabe? Pelo menos para poder escolher, mas é complicado.
    Continua essa série que adorei!

  3. Taís! Adorei essa postagem! Achei super interessante o shampoo em barra. Será que vende no Brasil? Foi essa marca que parou de trabalhar por aqui?!

    Adorei a cor do seu batom, muito querida essa Clarinha ♥

    • Sim, a Lush fechou por ai.
      Mas tenho quase certeza que tem outros produtores pequenos que fazem shampoo em barra, Claudia, só não sei te informar quem. Se eu ver eu te falo!
      E na foto não é o batom, é o corretivo, vi agora que esqueci de colocar a legenda na foto.. bem lembrado! hahaha

  4. Eu tenho MUITA curiosidade de experimentar um desodorante natural em creme, mas ao mesmo tempo morro de medo! Uso o em spray há tantos anos, e já estou tão acostumada com a ideia do antitranspirante, que essa mudança na minha rotina seria algo imenso. O suor me incomoda muito, então eu tô num “vai não vai” com essa ideia há muito tempo.

  5. Também acho super importante refletir sobre nossos hábitos de consumo, essa semana mesmo eu estava pensando sobre as sacolas que eu pego no supermercado, estou querendo mudar isso, assim como começar a recusar também sacolas de papel.
    Achei bacana o uso de shampoo e condicionador em barra, e amei conhecer essa marca Zao. E sobre o desodorante natural, estou querendo muito começar a usar desde que eu vi a resenha de um na blogosfera. Eu achei a ideia genial.
    Descobri que aqui na minha cidade (Curitiba/PR) existe uma marca artesanal de cosméticos naturais. Mês que vem haverá uma feira e essa marca estará expondo lá… quero ir na feira pra ver se compro um desodorante natural e outros produtos dessa marca. Já tô matutando várias mudanças de hábitos por aqui, haha.
    Enfim, eu amei seu post <3
    Blog Apenas Leite e Pimenta ♥ | Instagram – Vem interagir no Insta tbm!

  6. Olá Taís!
    Que legal o tema do post, é algo que pouco damos atenção o uso de produtos sustentáveis. Cuidar do nosso corpo e do planeta é cuidar da própria vida.
    Tenho um trabalho com algumas ceramistas e esses dias mesmos estávamos falando sobre trazer algumas ideias de produtos sustentáveis para as pessoas, como o canudo ou copo que além de serem reutilizáveis são feitos com produtos totalmente naturais.
    Espero que continue com a sua série 🙂
    Ótima semana!

  7. Que post bacana!!
    Eu não sabia que tinha shampoo e condicionar em barra e nem que existiam produtos de maquiagem em embalagens de bamboo!
    Tenho ouvido falar em desodorantes naturais, ainda não vi pra comprar, mas acho que mais pra frente vou aderir 🙂
    É importante sim refletir sobre o que usamos, compramos etc.
    Ótimo post!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

  8. Já faz um tempo que eu venho repensando meus hábitos de consumo e substituindo alguns produtos por marcas locais e veganas. Além de toda essa preocupação com o meio ambiente e tal, eu sinceramente acho que esses produtos são MUITO superiores aos convencionais, bem na moralzinha rs

    Minha primeira troca foi o desodorante e nossa, melhor mudança que eu fiz na minha vida! Meu subaco agora é outra coisa hahaha sem contar que esses naturais nunca me deixaram fedida (depois daquela pequena transição).

    Nunca usei shampoo e condicionador em barra e confesso que ainda me causa um certo estranhamento, sabe? Mas tô querendo testar. E quero mudar também meu consumo de maquiagem (sou igual a ti, uso muito pouco e é mais pra região dos olhos também) e estou procurando por algumas marcas locais.

    Tomara que tenha mais posts assim ♥

  9. Oi Thaís, tudo bem?
    Nos últimos tempos tenho mudado alguns hábitos meus, inicialmente para reduzir o consumo e economizar, pois geralmente saia comprando as coisas sem uma necessidade real sabe? Só por influência. Depois comecei a reparar em outros aspectos. Hoje tento repensar o meu consumo e o impacto disso a longo prazo. Com isso tenho me reeducado. Gostei muito de você ter mostrado alguns dos seus produtos. é ótimo conhecer a experiências do outro, acaba nos inspirando.
    abraços,
    Ava

  10. Eu também estou mudando os meus hábitos, e faz uma diferença bem grande. Principalmente nos produtos de pele e maquiagem, saber o que estamos colocando no nosso corpo.. já faz dois anos que eu repensei a maneira como consumia esses produtos, mudando para opções veganas e o resultado tem sido bem legal.
    Adorei essa marca que tem as embalagens de bambu!

  11. Eu também ainda tenho ~ e uso bastante ~ o batom que a Clara me deu! 🙂
    Por aqui estou há meses na saga procurando-um-desodorante-natural-que-segure-o-calor-do-Rio-de-Janeiro. Tá difícil, viu? Vou começar a testar um da Dr.Organic, que apesar da embalagem terrível de plástico, é vegano e dizem que é ótimo. Vamos ver…

    Beijo, beijo :*

  12. Que post mais lindo do mundo! É tão importante lembrar o quanto esses pequenos atos fazem SIM a diferença, assim como disseminá-los. Não fazia ideia de que existiam makes com embalagens assim e AMEI conhecer. A ideia do desodorante também já quero aderir. Queria abraçar esse post e grudar nele até sentir que estou seguindo os mesmos caminhos. Lindeza demais!

    http://www.semquases.com

  13. Vou dar uma passada na Lush e comprar um shampoo em barra para testar. Meu cabelo é curto, mas eu lavo todo dia. Se bem que tem dia que não passo shampoo, então acho que vai durar muuuuito!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.


Notice: genesis_footer_creds_text is deprecated since version 3.1.0! Use genesis_pre_get_option_footer_text instead. This filter is no longer supported. You can now modify your footer text using the Theme Settings. in /home/jw1nrhfa/public_html/wp-includes/functions.php on line 4716

© 2019 Nýr Dagur · by MinimaDesign