Potosí – e seus 4.090m de altitude

Acordamos por volta das 05:30 da manhã e fomos tomar um desayuno no Mercado Central de Sucre para seguir viagem, o próximo destino era Potosí e tínhamos que ir até o terminal de ônibus ver os horários pra poder comprar as passagens.

Achamos um que iria sair dentro de meia hora. Nos terminais além de comprar a passagem você tem que pagar a taxa da rodoviária (varia, mas normalmente é bem baratinho -1,50 bolivianos).

E foi na hora de pegar o troco das passagens que a gente pensou que já seriamos enganados pelos bolivianos malandros, o cara tinha que devolver 2 bolivianos de troco e sabe o que ele fez? Pegou o nosso dinheiro, trocou, devolveu trocadinho e pediu pra gente pagar agora que estava trocado – um tanto quanto confuso- ficamos sem entender o que ele fez, mas no final das contas estava tudo certo e não fomos enganos.  A viagem inteira brincamos dizendo:   Bolívia o país de contrastes e o país que não tem troco’  e é sempre bom já pagar tudo trocadinho pra não correr esses riscos de ser enganado na hora de cambiar seu dinheiro, fiquem espertos!

A viagem até Potosí foi meio tensa, estrada um pouco perigosa, ônibus apertado, parecia que não chegava nunca.

Chegamos no hostel (simples, dasayuno razoável… mas não gostamos muito) e deixamos nossas coisas pra ir almoçar e conhecer a cidade – foi aí que altitude começou a dizer oi. MUITA falta de ar, você respira e parece que o ar não é suficiente, tudo se torna cansativo como por exemplo comer ou subir uma escada. E no meio disso estra a hoja de coca! No começo ela é muito ruim e é bem amarga, mas depois você vai acostumando e ela meio que adormece sua boca, o resultado? Você fica mais disposto e alivia todos esses sintomas causados pela altitude.

– Detalhes de uma Potosí que já foi a cidade mais rica do mundo-
3 mochilao-005 _mg_4985

Potosí é uma cidade declarada Patrimônio Histórico da Humanindade e pelas ruas você vê os detalhes de uma cidade que foi dominada pelos Europeus. Surgiu pela descoberta da prata e era a maior produtora do mundo, sendo considerada também a mais rica do mundo deixando Paris e Londres para trás.  Quando os espanhóis chegaram na América do Sul e descobriram Potosí sua história mudou.
– Montanha (minas) de Cerro Rico ao fundo
2 mochilao-008 _mg_5024

Não fizemos o passeio para conhecer as minas de Cerro Rico, achamos que seria meio puxado e também ali você vê todo trabalho árduo dos mineiros e não queríamos carregar aquela lembrança das situações precárias que esses mineradores passam, mas de fato seria muito interessante pela experiência, então fica a dica pra quem tiver  oportunidade.

Passamos rapidinho na Casa de la Moneda, mas não estramos no seu Museo só tiramos algumas fotos.

mochilao-009 mochilao-011 mochilao-013 _mg_5038 _mg_5040

Fizemos outro passeio que vale muito a pena na Iglesia e Museo Mirador San Francisco, um passeio guiado muito legal, ali tá toda a história da cidade e dá pra viajar um pouco no tempo e imaginar como era tudo aquilo.

-Muito bonito o local, uma pena que começou a chover muito-
mochilao-021 mochilao-022 _mg_5071

A parte mais legal também foi visitar a cripta, que na época eles enterravam os espanhóis ~ricos~

-O que restou dos espanhóis-
_mg_5075 _mg_5079 _mg_5082 _mg_5090

– O mirador que a gente não aproveitou muito por causa da chuva
_mg_5099

Não gosto de lembrar dessa chuva que nos molhou muito, nossas roupas ficaram molhadas e geladas e não iriam secar até o dia seguinte, nunca passei tanto frio! Voltamos para o Hostel para nos secar e ficar quentinhos e depois sair pra jantar, pensei que iria morrer de tanto frio e não é exagero!
Posso estar falando besteira mas acho que a altitude interfere na hora de cozinhar os pratos, nossos pedidos demoravam horrores para chegar e normalmente só tinha uma pessoa atendendo, um fato curioso que presenciamos em quase 99% dos restaurantes que fomos em toda a viagem.

Quando a noite chegou os sintomas da altitude só pioraram, nós não conseguimos dormir direito com muita falta de ar, dores de cabeça e enjoo, também o frio continuava e forte – ainda bem que nosso saco de dormir não nos deixou na mão. Tomamos os devidos remédios e claro a hoja de coca, mas não compramos Sorojchi Pills, o remédio pra mal de altura.

O dia seguinte chegou e nossa vontade era logo de ir para o próximo destino, ficamos desanimados por causa da chuva, a nossa estadia em Potosí poderia ter sido melhor sem ela!

Uyuni era o próximo destino e este era o nosso transporte! Destaque para o bagageiro e os pneus carecas.
_mg_5106

Sentiram o clima? Aveeentuuuuura hahahaha
Êêê vida de mochilheiros!!!

Comments

1. Se eu não tivesse passado tão mal em Potosí, iria gostar bastante da cidade!
    Seus posts estão ficando muito legais amori, dá vontade de passar por tudo de novo! 🙂
    Sempre que bater as saudades, vou entrar aqui!

2. Que pena que a chuva atrapalhou tanto, sem contar na dificuldade em se adaptar a 'viver' em um lugar tão alto assim x). Mas as fotos ficaram lindas, já quero um emprego pra juntar dinheiro e mochilar pela América do Sul, hehe.

3. Gente eu fico aqui morrendo de inveja vendo essas fotos *-* Dá vontade de juntar uma grana e ir direto pra lá.
    Muito lindo mesmo.
    As ruas são tão estreitas >.<

4. Experiências que eu quero pra minha vida! Morro de inveja vendo essas fotos e a vontade de viajar só fica mais aguçada.

Adorei as fotos e eu AMO te cabelo. (já deve ser a milésima vez que falo isso mas né)

5. Deu uma falta de ar só de imaginar vocês lá! Bom que tem como dar um jeito nisso…Mas é complicado né.
    Incrivel essa cidade, os detalhes são incriveis, bom que virou patrimonio histórico.E o mais lindo ainda é a montanha ao fundo…

Eu morreria de medo dessa cripta, não por ser uma cripta…mas sei lá, deve dar uma certa claustrofobia! hahaha