Presente em toda região do Ártico, essas raposas são um dos animais mais interessantes que eu já vi. Além de absurdamente lindas, elas têm uma relação com o meio onde vivem muito interessante. Esses animais conseguem viver em temperatuas muito baixas, bem negativas mesmo e se adaptam muito bem, seja no inverno congelante do Ártico, como nas estações mais quentes também. No inverno elas têm essa pelagem bem branca como a neve, mas no verão elas trocam de pelagem, ficando em tons de cinza e marrom, assim elas conseguem se camuflar tanto no inverno com a neve, como também no verão entre as rochas e a vegetação. Demais, né?
Outra coisa legal é que elas têm o mesmo parceiro por toda a vida, escolhem seu par e assim sempre procriam juntos.
Raposa do Ártico e a Aurora Boreal
Vocês já conheciam essa história sobre a Aurora Boreal na mitologia nórdica ou já tinham ouvido falar sobre esses animais incríveis lá do Ártico?
Espero que tenham gostado de mais uma edição Animal Planet do blog. haha – acho que gostei do nome. 😛
>Deixando claro que as fotos do post não são minhas, mas não achei fontes seguras com créditos para os seus respectivos donos. Mas esse ilustração fofa, vocês podem comprar aqui no Etsy.
Eu não sabia nem das raposas nem dessa parte da mitologia nórdica e achei tudo lindo, maravilhoso! Raposas são incríveis mesmo. Enfim, adorei aprender um pouco mais lendo o seu post!
Conhecia essas lindinhas já, mas não sabia dessa história delas com a aurora boreal (que também amo, por sinal), muito lindo! <3
Como não amar raposas <3
Não sabia dessa relação das raposas do ártico com a aurora boreal, que legal! Vivendo a aprendendo rs
Ai Taís, que raposinhas mais lindas… Sou apaixonada por raposa, mas até hoje só vi uma "ao vivo". Acho que iria morrer de fofura se me deparasse com uma lindeza dessas. Fiquei encantada com essa história da Aurora Boreal, nunca soube disso… Agora tenho mais um motivo para desejar ardentemente ver o fenômeno de pertinho!
Ah, e não se você já assistiu "Nanook of the North", um filme dos anos 20 que mistura ficção e documentário, mas a Raposa do Ártico aparece em uma das cenas e eu nunca me esqueci… O filme é incrível, vale a pena assistir! (http://www.imdb.com/title/tt0013427/)
Beijo!
Owwwn gente, que lindeza! Fiquei apaixonada, nunca tinha visto. Raposas são animais super interessantes.
http://www.cerejasnotopo.com
adorei esse lance da raposa com a aurora 🙂
e que animal mais fofo meu deux
Eu gosto de Raposas desde criança comecei a gostar por causa dos animes e da cultura japonesa a raposa no japão é cheia de mistérios e tem uma mitologia linda. Ainda não conhecia essa lenda. Amo entrar no seu blog e ver essas coisas lindas e essas dicas da cultura Nórdica, continue fazendo o/ ta?
Essa ilustração da Raposa e Revontulet (como se pronuncia?) é linda demais *.*
Beijos Tais
Caroline
Ahhhhh que lindeza isso Taís! Com certeza meu namorado que é fissurado por raposas vai amar esse post! adorei a lenda das raposas e a aurora boreal..acho o máximo como isso tudo foi construídos e as vezes perduram esses "ares místicos" nos animais até hoje…pena q a maioria é negativamente, tipo gato preto, corvo, urso preto etc…
beeeijos lindona e aí? achou o esmalte azul dos sonhos?
Que coisinha mais fofa!
Não conhecia a lenda. Adorei saber mais sobre esses animais!
Beijo
Que linda esta história da Raposa com a Aurora Boreal. Assim como vc, eu amo este fenômeno e sonho ver pessoalmente, pro culpa da Islândia.
Adoro as curiosidades que você posta no blog 🙂
To passada com esse post. Nunca soube dessa mitologia que envolvia raposas e aurora boreal. Aliás, amo muito os dois tb.
E essa raposa linda? Pena que ela dá uma sumida justamente quando está mais bonita, né?
Bjs!!!!
Quando estudei na Noruega, nas aulas de biologia era bem comum citar as raposas do Ártico pela capacidade delas de se manterem. Eu só não sabia que o nome delas era esse em português (em norueguês significa, literalmente, raposa da montanha). Acho que os humanos caçavam elas pra conseguir o pelo, já que ele isola bem, mas se não me engando isso também se tornou ilegal (por motivos óbvios). Eu não sabia da história da aurora boreal, acho que eles não curtem muito ensinar mitologia/folclore nas escolas, risos. 🙂
Ai meu deus, que coisas mais amadas da vida! ♥
Adorei saber sobre essas raposinhas fofas, gostei da vibe Animal Planet do post. E que coisa linda essa relação com a aurora boreal – fenômeno que também PRECISO ver isso nessa vida ainda – adoro saber sobre esse tipo de coisa, folclore é algo que precisava ser mais difundido, é tão interessante ver as histórias que os antigos contavam para justificar algumas coisas, eu adoro.
(ah, então outra coisa que tenho que fazer nessa vida ainda é cantar num karaokê com você, haha! Eu também não canto nada, mas certeza que arrasaríamos!)
=**
esse pum da raposa é poderoso, hein? hahaha (sorry, não resisti!!)
Que animal encantador e com um olhar tão cativante, a 4ª foto é perfeita. Adorei o post estilo AP 😉
Amei a conexão da raposa com a aurora boreal. Que bichinho lindo!
Vou perguntar pra minha colega finlandesa se ela conhece a história 😉
já conhecia a historia das raposas, mas me chama mais a atenção a parte mistica mitológica! super curti o post, muito nutritivo ♥♥
gislei.com
Lindinhas demais! O que eu fico sem entender é como alguns humanos têm coragem de caçar essas fofuras… E como outros humanos têm coragem de usar as peles de cichinhos como esse para se esquentar. Claro que quando faz parte da cultura de sobrevivência de pequenos povos que vivem no ártico a gente pode até entender, mas a grande escala? Como marcas estilo Canada Goose fazem? Sinceramente, eu acho nojento!
Beijos,
Lidia.