República da Irlanda
Irlanda do Norte
Assuntos gerais
– a ilha da Irlanda é dividida também em 4 províncias: Leinster, Munster, Connacht e Ulster. Quando os ingleses vieram pra Irlanda eles se concentraram mais na província de Ulster, que pega todos os condados da Irlanda do Norte e 3 da República da Irlanda. Por isso também que o domínio inglês na Irlanda do Norte foi bem mais forte do que no resto da ilha.
– a ilha é pequena e os sotaques são muitos! Apesar do Gaélico (Irlandês) ser um dos idiomas oficiais, você não vai encontrar pessoas falando o idioma na rua, a maioria do povo só sabe o básico já que são obrigados a estudar na época da escola e depois não usam mais pra nada. Isso aqui na República, no Norte eles não são obrigados a estudar o idioma na escola, só quem quiser. Mas algumas vilas/cidades pequenas (principalmente na costa oeste) e os mais idosos ainda falam ou pelo menos tentam manter as tradições do idioma.
O sotaque Inglês de algumas regiões tem influência do Gaélico ou eles usam algumas palavras no Inglês. Só aqui em Dublin o sotaque é dividido entre o norte e o sul da cidade, a diferença é gritante dependendo da pessoa, sendo o sotaque do sul bem mais fácil de entender. É comum dizer que o sotaque irlandês fica no meio entre o americano e o britânico, eu costumo dizer que é sotaque de Leprechaun (doende) mesmo. Já na Irlanda do Norte o inglês é um pouco mais puxado para o sotaque escocês, eles usam o famoso ‘aye’ também.
Sempre lembro de 'Sunday Bloody Sunday' quando começo a ler sobre os conflitos e a Guerra de Independência. A história das duas Irlandas é tão rica que é uma pena que, na escola, a gente só estude isso de maneira superficial. Tudo o que sei sobre (e não é nem tanto assim, haha), aprendi por conta própria pois sou a maior curiosa de História – quase fiz vestibular para História, na verdade! Quando eu tiver um tempinho, darei uma procurada nesses documentários e filmes que indicou, o 50 Dead Men Walking me interessou bastante.
Quando terminei a leitura do seu post fiquei pensando na questão da Escócia, que "rejeitou" sua independência, digamos assim. Será que algo do tipo, um referendo, é impraticável na Irlanda do Norte? Não sei a fundo como está a política lá hoje em dia, mas antigamente era muito forte a urgência em se tornarem independentes, aí, como você bem explicou, com o abafamento do IRA, parece que as coisas se aquietaram por hora. Será que eles não podem opinar sobre isso? Não sei, na minha cabeça é tão retrógrado que ainda existam países sob domínio de outros! Países que podem ser super autônomos, "anexados" por outros. Enfim, divagações, haha.
AMEI o post, de verdade. ♥
Com os assuntos sobre o referendo eu também pensei nessa possibilidade pra Irlanda do Norte, mas acho que no caso deles o assunto é bem delicado, com certeza iria gerar o maior caos de novo.
Mas muita gente não quer ser independente, pelo simples fato da incerteza, sabe? Foi o que aconteceu com a Escócia, muita gente que votou não, queria ser sim um país independente, mas não queria arriscar em uma coisa que não sabia o que viria depois.
Awnn Thay, também amo História e fiquei feliz que você como uma outra curiosa por História gostou do post! 🙂
Que post mega interessante e gostoso de ler! Aprendi muita coisa, amei! 🙂
beijos
Fico feliz em ouvir isso, Marcela!! <3
Post muito, muito, muito bacana! Quem não conhece muito de Irlanda acaba confundindo mesmo, né? Acho que nessa altura do campeonato, uma separação da Irlanda do Norte do Reino Unido seria besteira – o país é muito dividido e sofreu demais com esse "fica ou não fica". Infelizmente, é meio isso que você falou: se a pessoa se considera mais "republicana", ela se diz irlandesa; caso contrário, se considera british mesmo… enfim, quando alguém me perguntar sobre diferença entre as Irlandas, vou direcioná-los pra cá! 🙂
Obrigada, Barbara! Fico feliz que tenha gostado… Pois é, eu não sei se uma separação a essa altura do campeonato iria ser bom..O caso deles é bem delicado e 'sofrido'.
Eu sabia que havia "duas" Irlandas porque me lembro vagamente das aulas de geografia no ensino médio, assim como o IRA, mas só isso, eu não era uma das alunas mais atentas hahahaha!
Muito legal o seu post adorei saber mais sobre a ilha e a diferença entre as duas Irlandas, consegui aprender mais neste post que na escola hahaha! E estou no aguardo dos posts sobre sua viagem a Irlanda do Norte <3
Hahaha já posso virar professora então 😛
Adorei saber um pouco mais sobre as "duas" Irlandas Taís, que post mais completo e informativo!
Um filme que eu me lembro com essa temática do IRA é o "Em Nome do Pai", de 1993 (http://www.imdb.com/title/tt0107207/), com o Daniel Day-Lewis (impressionante no papel aliás). O Ken Loach, que é um diretor que eu gosto muito, também fez um filme sobre os conflitos na Irlanda no começo do século passado chamado "Ventos da Liberdade", de 2006 (http://www.imdb.com/title/tt0460989/), mas esse eu ainda não assisti.
Tenho curiosidade de saber se é tranquilo viajar dentro da Irlanda, de um condado para o outro. O transporte público é bacana Taís? Depois conta mais sobre isso aqui no blog!
Beijo querida (e desculpa sempre as mil indicações de filmes, hahaha!).
Camila, tá pouco de filme, manda mais! haha
Pode indicar quantas vezes você quiser, não se preocupe <3
E pode deixar que eu vou fazer um post sobre o transporte aqui, espero que em breve.
🙂
Taís, que super aula você deu! Muita coisa que você escreveu é novidade para mim, apesar de saber dos conflitos, das distinções, etc. Adorei aprender um pouco mais!
Eu estava pensando no filme que a Cá falou aí no comentário de cima, Em nome do Pai
beijos
Saber um pouco mais sobre as duas Irlandas nunca é demais.
Eu também faço um monte de confusões em relaçã a elas, especialmente sobre os conflitos.
Muito bom o post Taís! Já sabia umas coisas e aprendi outras. Amo a Irlanda e não acredito que ainda não fui visitar. Vou procurar os filmes depois.
Engraçada que aqui na Holanda já me perguntaram algumas vezes se eu sou irlandesa por causa do jeito que eu pronuncio o R em holandês. =)
Vem pra Irlanda, Tessa! 😀
CARA como adorei ler tudo isso! Aprendi bastante sobre as duas Irlandas, coisa que sempre tive curiosidade, principalmente quando vejo Downton Abbey ahahahah
cada vez que venho aqui fico com mais e mais vontade de conhecer esse lugar e ter contato com tudo que você mostra, é tão bacana ver o ponto de vista de quem vai pro lugar e encontra coisas boas, principalmente qnd nao tem uma visao romantizada da coisa como você não tem…
e eu tive a mesma curiosidade da Camila, se o transporte da Irlanda onde você tá é tranquilo ou se eh complicado de conhecer a propria Irlanda como é complicado pra nós conhecermos nosso país (excluindo a dimensão dele)…
Beeeijos!
Ingrid, sua linda! Fico feliz que você tenha aprendido e gostado..
Como disse pra Camila, vou sim fazer um post sobre o transporte, espero que muito em breve.
🙂
Cool post! Tô devendo uma visita a Dublin há tempos pra completar a minha "Panic Tour" (ouça "Panic" dos Smiths e entenda, haha) e tô planejando pra esse inverno. Vi o comentário sobre Sunday Bloody Sunday e de que quando era criança eu achava que a Irlanda fosse tipo a Faixa de Gaza e vivesse em guerras por causa das músicas do U2, hahahaha, help.
Hahaha 😀 😀
Vem pra cá, Lolla! 🙂
Não tinha certeza se sabia da existência das duas Irlandas ou não haha Há uns anos meu irmão me passou um filme para assistir (não me lembro agora o nome), mas que tinha relações com o IRA, greves de fome, enfim. Achei bem interessante o post, principalmente porque não conhecia esses detalhezinhos! 🙂
Primeira vez visitando o teu espaço. Vim parar aqui seguindo o link no blog da Lolla e… wow! Que post fantástico!
Eu vi há um tempinho um filme que fala sobre o Domingo Sangrento que se chama, justamente, Bloody Sunday http://www.imdb.com/title/tt0280491/
Muito interessante!
Depois de ler o teu post me deu vontade de revê-lo 🙂
Que querida você, Graziela.. muito obrigada e fico feliz que tenha gostado 🙂
E eu nao assisti ainda esse filme, obrigada pelo link, vou tentar assistir em breve
^^
Amei esse post! Quero mto fazer intercâmbio na Irlanda, fiquei com medo de uns tal de Knackers, dizem que têm bastante Dublin, sabe de algo?
Que post bacana! Muito esclarecedor e fácil de ler! Aprendi muito! Parabéns!
MUITO BACANA O SEU POST!!!!!
PARABÉNS!!!!!
ABRAÇO FORTE
Affari
Muito obrigado
Foi extremamente útil
Foi legal cara. Um relato sem maiores pretenções e com um nível muito interessante de informações . Parabéns e obrigado por despertar mais curiosidade ainda sobre essa região.
Adorei teu post, esclarecer e com uma linguagem bem facil de entender, mas com muita consistencia
Me sentindo muito burra por não saber que a Irlanda não é uma coisa só.
Tem um filme incrível sobre o IRA: Em Nome do Pai (em inglês: In the Name of the Father), um filme irlando-britânico de 1993, do gênero drama, dirigido por Jim Sheridan e baseado no livro autobiográfico “Proved Innocent”, de Gerry Conlon.
Em 1974, um atentado à bomba do IRA mata cinco pessoas num pub de Guilford, próximo à Londres. O jovem rebelde irlandês Gerry Conlon e três amigos são acusados pelo crime, presos e condenados. Giuseppe Conlon, pai de Gerry, tenta ajudar o filho e também é condenado, mas pede ajuda à advogada Gareth Peirce, que passa a investigar as irregularidades do caso. (Wikipédia).
Vale à pena indicar, Taís.
Um dia vou às Irlandas visitar.
Tudo de bom! Feliz Natal!
Adorei a postagem. Parabéns!
Showww!!
Excelente texto e muito útil!
Estou estudando algumas questões do Brexit, e essa divisão é uma delas, e você ajudou muito guria!
Obrigada!
Leis an gceist seo de BrExit, chuaigh mé ar líne chun iarracht a dhéanamh níos mó a thuiscint faoin dá Ghaeilge. Le mo chuid sonas, thit mé ar do phost, Taís. Go héasca, shoiléirigh tú go leor rudaí dom agus shoiléirigh tú na hamhrais a bhí acu. Comhghairdeas as an bpost agus as an mbealach sobhlasta a scríobhann tú. Go gairid, buailfidh mo bhean chéile agus mé leis na Gaeilge.
Parabéns pelo post! Amei!! Muito esclarecedor. Vou para um congresso em Londonderry na Irlanda do Norte, mas comprei a passagem aérea para Dublin, por ser mais barato que Belfest. É tranquilo ir de trem para Londonderry? Que dicas você dá?
Muito bom! Adorei. Muito esclarecedor. Obrigada