Viagens

Letônia: Riga roubou meu coração

Riga é a capital da Letônia e é a maior cidade dos países Bálticos. Já tinha ouvido falar muito bem, mas até então nada fez cair a ficha de que seria um lugar que eu iria gostar tanto!

Chegamos de ônibus vindo de Vilnius e da rodoviária deu pra ir andando até o apartamento que iríamos ficar. O host era um australiano que mora há muito tempo na Letônia e ele foi bem simpático. Assim como Vilnius, nossa passagem por Riga seria curta e o plano era só andar pela cidade mesmo. Tinha mais ou menos uma ideia do que eu queria ver, mas nada muito mirabolante. Assim que a gente chegou, o host pegou um mapa, sentou com a gente e foi dizendo o que seria legal pra fazer tendo apenas 1 dia na cidade.

Seguimos quase que 100% o roteiro improvisado que recebemos. E mesmo sem ter ido explorar Riga, aquele sentimento de que eu precisava voltar já tinha tomado conta.

Processed with VSCO with a6 presetIMG_2213IMG_2222IMG_2220

Riga tem uma presença arquitetônica muito forte, além da sua história. Desde alemães, reis suecos e soviéticos deixaram suas marcas por lá.

O Momumento da Liberdade que fica na região central da cidade, com toda sua imponência, é um momorial para representar aqueles que morreram na Guerra da Independência da Letônia, que aconteceu por volta de 1918-1920. Dali é um bom ponto de partida pra começar as andaças pelo centro histórico de Riga.

Processed with VSCO with a6 presetIMG_2216 IMG_2218

A Old Town também é Patrimônio Mundial pela UNESCO e é uma delícia entrar em cada ruazinha. Construções belíssimas, cafés, restaurantes. E tivemos sorte de pegar um dia bem bonito, com uma luz tão linda. Impossível resistir a esse charme todo, foi tão fácil pra Riga roubar meu coração. Posso dizer que é definitivamente uma das cidades mais bonitas que já tive a oportunidade de conhecer.

Processed with VSCO with a6 presetProcessed with VSCO with a6 presetProcessed with VSCO with a6 presetIMG_2226IMG_2241IMG_2239IMG_2230 IMG_2235 IMG_2233 IMG_2231IMG_2229Processed with VSCO with a6 presetIMG_2244

De olhos brilhando, achando que eu já tinha me apaixonado o suficiente por Riga, me deparo com uma coisa dessas: um hostel para gatinhos. Andando pelas ruas da Old Town, vejo que em uma esquininha tinha uma casinha, com uns buraquinhos pros felinos entrarem. Lá dentro cheio de mantas e ao redor tinha potes com água e comida. Uma cidade que proporciona isso pros gatinhos de rua, como não se apaixonar ainda mais? E aparentemente tem mais desses pela cidade. Simplesmente fez o meu dia!

IMG_2248

Aproveitando o assunto gato, pra dizer que o símbolo de Riga é um gato preto. ♥
No centro histórico de Riga tem um edifícil que mistura medieval com Art Nouveau. E no topo dele tem dois gatos pretos com a cauda pra cima. Tem várias lendas sobre esses gatos estarem lá, mas a mais contada é a seguinte: um comerciante letão, que era dono desse prédio, queria fazer parte da câmera de comércio da cidade, que ficava ali perto. Nessa época de ocupações, não sei dizer ao certo se eram os alemães ou os soviéticos que comandavam o pedaço, recusaram a entrada dele para a câmera porque ele era um cidadão letão. Ele ficou muito revoltado com essa rejeição por conta da sua nacionalidade e colocou dois gatos pretos, com a cauda pra cima, numa representação de que os gatos estivessem ”fazendo cocô” pra câmera de comércio. Claro, a bunda dos gatos era virada na direção deles. haha

Obviamente eles não gostaram daquele gesto ~ofensivo~ e pediram pra ele virar os gatos pra outra direção. A condição dele? Que ele fosse aceito pra câmera. E assim esses gatos viraram um símbolo pra Riga, já que de certa forma de acordo com as lendas, eles representam a liberdade do povo letão. Se é verdade ou não eu não sei, mas é uma história legal! Você vai ver o gato preto em tudo quanto é lugar, lojas de souvenir.. etc.

IMG_2249IMG_2250Processed with VSCO with a6 preset

Outra construção muito interessante de ver é a House of the Blackheads, que fica na pracinha central da Old Town. A construção original é do século 14 (foi destruída e a última vez que foi reconstruída foi entre 1995-1999) e era para a Irmandade dos Cabeças Negras – que eram comerciantes solteiros alemães (ou estrangeiros) que atuavam nessa região da Livonia, as atuais Letônia e Estônia.

Processed with VSCO with a6 presetProcessed with VSCO with a6 presetIMG_2270

O centro histórico de Riga é medieval e a cidade explora essa temática, você vai achar restaurantes medievais, por exemplo. Mas Riga é conhecida por ser a capital da Art Nouveau, é lá que tem a maior concentração de edifícios nesse estilo do mundo. O host falou pra gente andar em umas ruas fora desse círculo da Old Town pra ver mais dessas construções. Seja medieval ou Art Nouveau, é tudo tão absurdamente lindo nessa cidade. Ai Riga! ♥

IMG_2254IMG_2264-horzIMG_2258IMG_2272IMG_2271Processed with VSCO with a6 presetProcessed with VSCO with a5 presetProcessed with VSCO with a6 presetIMG_2278

E pra ~fechar com chave de ouro~, Riga vista de cima! Acho que vocês tão carecas aí de saber que eu amo ver as coisas de cima e ter visto essa cidade nessa perspectiva foi ainda mais especial.

Um lugar ótimo pra fazer isso é o Skyline Bar que fica no topo do hotel Radisson Blu. Você pode subir lá, não paga nada e não é algo exclusivo só para os hóspedes do hotel. Dá pra subir, tirar umas fotos da vista (até do banheiro a vista é maravilhosa) e ir embora. Mas garanto que vale a pena ficar e pedir uns bons drinks apreciando aquela vista. Os drinks pro padrão Riga são um pouquinho caros (preço de Dublin, na verdade), mas ó, vale a pena. Pedi um Mojito e um drink com morango e chocolate e os dois estavam muito bons. Com aquela vista então, ficou melhor ainda. ♥

Processed with VSCO with a6 presetIMG_2282IMG_2280Processed with VSCO with b5 presetProcessed with VSCO with a6 presetProcessed with VSCO with a6 presetProcessed with VSCO with a6 presetProcessed with VSCO with b5 preset

Riga tem muito mais a oferecer, um dia é muito pouco. Se eu tivesse mais tempo também adoraria dar um pulinho pra conhecer Sigulda, que de acordo com as descrições é lugar de conto de fadas (fica aí a dica, é perto de Riga).

Me espera que um dia eu volto, Letônia! ♥

//You Might Also Like

//18 Comments

  1. Visitando os países Bálticos - Nýr Dagur

    abril 23, 2018 at 8:04 pm

    […] Veja o post sobre Riga: Letônia: Riga roubou meu coração […]

  2. Gabi

    abril 24, 2018 at 2:11 pm

    Que cidade maravilhosa! Sério, to babando nesses posts da sua viagem. E esses predinhos, esse hostelzinho de gatos <3 Que amor!!!!
    Adoto que você da uns detalhes da história haha. adorei a historia dos gatos pretos!!!

    1. Taís

      abril 26, 2018 at 10:07 pm

      hahaha essa história dos gatos é legal xD

  3. Ana Poli

    abril 24, 2018 at 3:50 pm

    Linda cidade e lindas fotos, Taís! Adorei ver um pouco da cidade através dos seus olhos, já que até agora nao tive muuuita vontade de ir visitar. Você sabia que estónios e letónios tem uma certa rivalidade (tipo brasileiros e portugueses) e os estónios gostam de zoar e dizer que os vizinhos tem seis dedos em cada pé? 😀

    1. Taís

      abril 26, 2018 at 10:30 pm

      hahahahaha sério??

      1. Ana Poli

        abril 27, 2018 at 7:39 pm

        simmm! hahaha e a cada oportunidade que eles tenham de usar a piada, eles zoam!! 😀

  4. Katarina

    abril 25, 2018 at 2:19 pm

    Hoje mesmo olhei valor de passagem, acredita? Hahahaha. Preciso conhecer esse lugar! As fotos estão demais, to apaixonada por essa tua na janela ♥

    1. Taís

      abril 26, 2018 at 10:33 pm

      Awnn ♥
      Ai Kat, só vai, tu vai gostar!!!

  5. Váh

    abril 25, 2018 at 5:25 pm

    Que lugar mais incrível ♥
    Muito fofo esse hostel para gatinhos e que legal que o símbolo da cidade é um gato preto aaaaaawn 🙂
    E adoro saber sobre essas lendas nas cidades, é tão legal 😀

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    1. Taís

      abril 26, 2018 at 10:42 pm

      Tb adoro ouvir essas lendas! haha 🙂

  6. Camila Faria

    abril 25, 2018 at 9:17 pm

    Riga, nunca te vi, sempre te amei. ♥
    PRECISO conhecer.

    1. Taís

      abril 26, 2018 at 10:47 pm

      Siiiimm, é tão maravilhosa, Cá!

  7. Claudia Hi

    abril 26, 2018 at 12:46 pm

    Ah que lindeza ♥

    Suas fotos ficaram incríveis Taís! A do gatinho na janela redonda, das construções, das ruas com árvores secas, e claro, a sua andando pelas ruas de Riga!

    Ah e adorei o cat hostel! Interessante a história dos gatinhos haha

    1. Taís

      abril 26, 2018 at 10:48 pm

      Fico muito feliz que tenha gostado, Claudia! ^^

  8. Clara Rocha

    abril 27, 2018 at 1:50 am

    impressionada com a beleza desse lugar ! estou sem palavras de tão lindo. eu ia ficar embasbacada de ver prédios tão bonitos.
    e hostel para gatos ♥ chorei aqui de tão emocionada que estou!
    aqui no rio os prédios não permitem muito que a gente suba e veja o rio de cima como é em sp, mas confesso que uma vez eu e meu amigo entramos em um prédio comercial da praça quinze e fomos no 54 andar HAHAHHA foi legal, mas tivemos que ir embora rápido 🙁

  9. Marcela

    abril 30, 2018 at 11:08 pm

    Riga roubou meu coração também e eu nem fui pra lá! Só de ver esse post eu já morri de amores, e pra mim o hostel pra gatos e o gato preto ser símbolo da cidade foi a cereja do bolo. Bucket list com certeza!

  10. Bia

    maio 15, 2018 at 3:38 pm

    Que cidade bem bonita mesmo!! Bem estilo leste europeu mesmo! Adorei que o símbolo são gatinhos. <3 <3 <3
    Você acha que apenas 1 dia é suficiente para conhecer a cidade? Eu não tenho muita noção de quanto tempo ficar em uma cidade dessas (que não conheço nada da cultura). Ótimas fotos!!

    1. Taís

      maio 16, 2018 at 8:53 pm

      Oi Bia.. eu tive 1 dia e achei pouco! O ideal mesmo é ter pelo menos dois dias 🙂

//Leave a Reply