Como boa viciada em música adoro descobrir talentos novos com música de boa qualidade e minha recente descoberta foi uma banda brasileira.. Tuatha de Dannan. Eu me pergunto por que eu ainda não conhecia, talvez em minhas viagens à florestas encantadas e castelos medievais eu já tenha encontrado, só não sabia o nome.
A banda foi formada em 1995, inicialmente com o nome Pendragon, seu estilo é folk metal e é a pioneira do gênero aqui no Brasil. No começo o som era mais doom metal (já tendo influências celtas) e assim foi se destacando no cenário nacional, após isso a banda alterou o nome para Tuatha de Dannan que correspondia mais com o propósito da banda, Tuatha de Dannan significa ‘o povo da deusa Danu’ na mitologia celta, eram seres encantados que habitavam a Irlanda e dominavam a arte, ciência, poesia e magia, lendas dizem que os elfos eram descendentes dos Tuathas de Dannan.
Conheci essa maravilha graças ao meu namorado que tem o cd da banda “The Delirium has just began”, é difícil escolher qual é a melhor música deles, mas não tem como não se encantar com Abracadabra, é linda!
Escócia, Irlanda ou qualquer outro lugar que você poderia imaginar, mas não, são brasileiros de Minas Gerais.
Infelizmente minha descoberta foi um pouco tarde, a banda já não está mais em atividade desde 2010 quando o vocalista Bruno Maia anunciou seu desligamento para se dedicar ao seu projeto chamado Braia que cujo nome nada mais é que a junção de seu nome e sobrenome. O projeto conta com participações de artistas convidados e também membros do Tuatha, aborda como tema o folclore e a musicalidade dos celtas, simplesmente mágico! E diferente do Tuatha que as músicas são em inglês as do Braia são em português! É diferente de tudo que eu já ouvi, uma mistura sensacional!
“Lembra-se do tempo em que bailávamos celebrando as estações? Nossa mãe lua sempre era honrada Nossos campos lindos em esplendor…”
Tortha de Dannone <3
Tortha de Maçann <3
Nunca tinha ouvido *-* Gostei.
Beijos.
Achei seu blog por acaso, pelo Flickr, acho. Man, também AMO Tuatha de Dannan. Braia também é muito bom, a vocalista é super simpática, tinha ela no Orkut há pouco tempo hehe. Na verdade adoro toda e qualquer coisa relacionada com os celtas, devoro livros, documentários, filmes, e muito e inclusive, a música, lógico. *-* Não à toa minha banda preferida é o Eluveitie, conhece? :] Luar na Lubre é MUITO bom também.
Bisous!